quarta-feira, 15 de abril de 2009

ÉRICO VERÌSSIMO. Quem foi?

O escritor modernista da segunda fase Érico Veríssimo (1905-1975) era de uma família arruinada financeiramente e exerceu várias profissões na juventude. Farmacêutico, sua farmácia faliu porque: a) se desentendia com os fregueses, b) recusava-se a vender certos remédios, c) passava o tempo todo lendo Ibsen e escrevendo no papel de embrulho da farmácia e principalmente porque d) havia uma garota de olhos azuis que morava na frente da farmácia, Mafalda, com quem se casaria e teria seus dois filhos. Deixou o interior do RS após a separação dos pais e foi para POA, onde foi jornalista e secretário de revista.

Entre suas obras mais famosas estão Clarissa, Música ao longe, Caminhos Cruzados, Um lugar ao Sol, Olhai os Lírios do Campo, Saga e O resto é silêncio (primeira fase, romances urbanos); O Tempo e O Vento (a mais famosa), dividido em três partes: O Continente, O Retrato e O Arquipélago (segunda fase, romances históricos); O Senhor embaixador, O prisioneiro e Incidente em Antares (terceira fase, romances políticos). Escreveu também Noite (a ovelha negra de sua bibliografia, como ele chamava) e outras coisas: livros infantis, roteiros de viagem, biografias, uma autobiografia (a excelente Solo de Clarineta) e um livro sobre a Literatura Brasileira.

Curiosidades: É pai de Luis Fernando Veríssimo

Emília Pinto

5 comentários:

  1. achei muito interessante porque estou fazendo um trabalho e gostei muito de entrar nesse site porque tem varias coisas sobre ele é muito bom continuem assim

    ResponderEliminar
  2. Estou fazendo u trabalho cientifico sobre a vida do Érico Veríssimo,pois bem estou precisando de mais coisa sobre ele para poder termina esse meu trabalho. :)Muito Obrigado por essa informações

    ResponderEliminar
  3. estou fazendo um trabalho cientifico sobre a vida do filho do erico verissimo

    ResponderEliminar
  4. muito obrigado pelas informações sobre o Érico Veríssimo !!!!!!
    continuem ASSIM

    ResponderEliminar
  5. estou fazendo na minha escola erico cavinato um trabalho de historia e cada aluno tinha q fazer um trabalho de cada pessoa q estava escrito no quadro eu escolhi ERICO VERISSIMO .obrigado amei escrever sobre erico verissimo .

    ResponderEliminar