quarta-feira, 1 de abril de 2009

DIA 1 DE ABRIL





Hoje em dia, o 1º de Abril é um dia especial para pregar partidas e mentiras aos outros para todos nos rirmos um bocadinho dos sustos e enganos que causámos.É uma bela altura para pôr sal no açucareiro e açúcar no saleiro, é dia de pregar partidas para nos divertirmos, porque pregar partidas por maldade, é ser mau.
Quatro regras para as partidas do Primeiro de Abril:


1 - Não se pode magoar ou fazer mal à pessoa.

2 - A vítima tem de acreditar (ou não estar nada à espera).

3 - A vítima, quando descobre, tem pelo menos de sorrir.

4 - NArtigo não original, retirado do site "Júnior.TE", veja sites favoritosessa altura tem de se gritar: "1º de Abril!". Para os adultos é sobretudo nos jornais e na televisão que se inventam histórias que são grandes mentiras, mas que têm de parecer verdade. A piada é tentar-se adivinhar se é mesmo verdade... ou não.Um pouco de história Bem, o que acontece com o 1º de Abril é mais ou menos comum a festas deste tipo: há várias explicações e não se sabe qual é a real.


Uma delas refere que começou em França, pois havia a celebração do equinócio da Primavera que marcava o Ano Novo.Em 1564, o rei francês Carlos IX mudou o calendário para o que usamos hoje - o Gregoriano e o Ano Novo passou a começar a 1 de Janeiro.Aos que ainda celebravam o ano novo em Abril chamavam-lhes tolos (em inglês são os "April's Fools'").Como no ano novo anterior (Abril) se trocavam prendas, começaram a dar-se, nesta altura, prendas para gozar com os outros.

Na Escócia a ideia de pregar partidas foi bem aceite e a mais praticada (ainda hoje) é a de mandar alguém caçar gambuzinos (cuckoo hunt - caça ao cuco).
Outra explicação fala de um festival romano, o da Cerelia, que celebra a história de Proserpina.Parece que Proserpina estava a colher lírios no vale quando foi raptada por Plutão, o deus romano.
A mãe dela, Ceres, ficou tão atrapalhada que começou a procurá-la sem muito método (e sem resultados) - tudo isto tem a ver com a caça aos gambuzinos, que é a ideia de procurar algo que nunca se vai achar.
Pregar partidas é tão divertido, que muitos países têm esta celebração, mas noutros dias...No México é a 28 de Dezembro. Na Roma antiga era a 25 de Março. Na Índia é a 31 de Março. Em França há mais umas explicações para o 1º de AbrilNesse país, este dia chama-se "poisson d'avril" (peixe de Abril) e as crianças fazem um jogo típico que é o de colar ou prender um peixe recortado em papel nas costas de alguém, sem essa pessoa dar por isso. Quando ela nota, grita-se: " Poisson d'avril! Poisson d'avril!".Uma outra explicação francesa diz que, dantes, era o dia em que fechava a época da pesca e era a última hipótese para os pescadores que não tinham pescado nada... Então atiravam-se peixes aos rios para os safar da vergonha de não levarem nada para casa.

Artigo não original, retirado do site "Júnior.TE", veja sites favoritos
Ps.Amigos ...hoje vale uma mentirinha.....
Herminia Coslho Lopes

1 comentário:

  1. Hoje o nosso blog está muito « mentiroso»!!!!Não sei se alguém vai acreditar no que escrevemos!!!! Logo dois pinóquios???? Espero que se lembrem que é só a brincar!!! Afinal.., é dia 1 de Abril!!!Beijinhos

    Emília

    ResponderEliminar