quinta-feira, 16 de abril de 2009

16 de Abril- Dia Mundial da Voz






Dia Nacional da Voz é a oportunidade para a valorização da comunicação
O Brasil foi o primeiro país do mundo a comemorar o Dia Nacional da Voz. Em 1999, fonoaudiólogos, médicos, cantores, preocupados em orientar a população sobre os cuidados e a prevenção de disfonias, instituíram que 16 de abril seria o dia voltado para acções sociais para a valorização da voz em todo o país.

Argentina e Portugal foram os primeiros países que abraçaram a causa e também passaram a utilizar a mesma data para essa comemoração. Em 2000, a Academia Americana de Otorrinoloaringologia reconheceu a mesma data como o Dia Mundial da Voz. O reconhecimento oficial da data ocorreu em 18 de junho de 2008 quando foi promulgada pelo governo brasileiro a Lei 11.704 que instituiu o Dia Nacional da Voz com o "objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados com a voz.

Não há discussão sobre a importância deste dia. A cada ano aumentam os profissionais que necessitam da voz no exercício das atividades. São cantores, atores, locutores, repórteres, professores, palestrantes, advogados, vendedores e no mundo corporativo, todos aqueles que necessitam se comunicar com os clientes internos ou externos, destacando aí os operadores de telesserviço, ocupação que mais cresce nos últimos anos. Diante deste argumento de profissionais da voz, é necessário que todos, sem excpeção, recebam informações consistentes sobre como utilizar esse recurso de comunicação de modo expressivo e preservando a saúde e o bem estar.
In, callcenter.inf.br
Emília Pinto

6 comentários:

  1. OI!Emilia
    Como sempre a aprender....
    A voz é um instrumento de comunicação....serve de diferentes formas...daí a termos de preservar,certos empregos exigem muito dela, esses terão os tecnicos para o ensino da sua utilização, outros como os cantores, terão de serem sempre acompanhados para uma boa colocação de voz sem ferir as cordas vocais, e muitos outros...daí a escolherem um dia para que seja lembrada a sua importância.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  2. Olá. Uma colega e amiga da escola, acabou de me oferecer um rebuçado para a voz.
    Não me tinha apercebido do dia.
    Agora, no intervalo para almoço, porque hoje é o meu dia GRANDE na escola, pois tenho 3 blocos de aulas de 90´e um de 45', fico extremamente cansada.
    Coincidência que abri este blog no momento em que falava do assunto "voz".
    E a minha fica bastante sensível e, por vezes, falha.
    É um dom precioso que temos, mas que ninguém sabe como a utilizar no dia a dia.
    Nas profissões em que se usa a voz, deveria haver formação para aprendizagem de colocação da voz. Fazia-me imensa falta.
    Obrigado pelo post.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que foi útil, cantinhodacasa. De facto cuidamos pouco da nossa voz e eu nem sabia que havia um dia dedicado a ela.Soube ontem pelas notícias.Já precisa muito da sua por causa da profissão, cuide bem dela. Um beijinho e até breve
    Emília Pinto

    ResponderEliminar
  4. "quem canta, seu mal espanta" Diz o ditado, e penso que certo...Contudo, considero a voz imprecindível ao homem, pois é com ela, nem sempre a cantar...que conseguimos,por vezes, ajudar o próximo, transmitindo palavras de esperança, tolerancia e ânimo...logo, é um bem precioso
    beijos
    Lurdes Neves

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada, Lurdes pela sua visita e pelo lindo comentário. falou aqui de um aspecto importantíssimo da voz: é com ela que podemos ajudar uma pessoa com palavreas de carinho e conforto. Quantas vezes essa ajuda, dada através da voz,não é muito mais importante do que qualquer outra? Continue a presentear-nos com as suas opiniões tão valiosas. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Só agora reparei que dei um erro na palavra"imprescindível" .Não se admite, mas o muito importante é a mensagem...não é verdade?
    Uma beijoca
    Lurdes Neves

    ResponderEliminar