sábado, 25 de abril de 2009

A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

Este menino do 3º ano explica muito bem o que aconteceu neste dia. Resolvi homenageá-lo, colocando a explicação dele neste Blog.


Afinal, o que foi o 25 de Abril? O que aconteceu de tão importante nessa data?

«Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, quem governou Portugal até esse dia foi Salazar e, logo a seguir, Marcelo Caetano. Foi a ditadura.
Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.
Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país: acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos. As pessoas gritavam «O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO».
Por este motivo, o dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e é feriado nacional.

António Pedro (3ºano)


Emília Pinto

4 comentários:

  1. Olá.
    Acabei de editar um post com uma foto e a frase "O povo unido jamais será vencido".
    Mas este povo perdeu-se.
    Viva a liberdade! Mas com respeito por mim, pelo meu companheiro do lado, pela sociedade.
    Enquanto não se recuperarem os valores perdido a liberdade é uma ficção.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. oi! Emilia
    Luto por todos os valores que o 25 de Abril nos trouxe.....MAS TANTOS JÁ SE FORAM....
    Gostaria antes de partir ver certas justiças...como tenho ESPERANÇA...espero ...NÃO CANSO....

    Herminia Coelho Lopes

    ResponderEliminar
  3. Olá cantinhodacasa. tem toda a razão! A liberdade foi-se..., o sonho foi bonito, mas não fomos capazes de o realizar. Não temos respeito pelos outros, pelos animais, pelo planeta..., só olhamos para o nosso umbigo.., fazemos o que nos apetece..., passamos por cima de tudo e de todos..., não se olha a meios para se atingir o que se quer. Enquanto assim for..., os cravos serão vermelhos apenas nas gravuras...., mesmo nos jardins já há poucos...; infelizmente, até dos jardins estamos a dar cabo. Beijinhos e há que, pelo menos ter a esparança de que ainda vamos ver as coisas a mudarem. Até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  4. Oi Hermínia. Eu também luto pelos ideais de Abril. Muito se perdeu..., não fomos capazes de atingir os ideais pretendidos, mas há que ter fé..; quem sabe o homem não se encontra? Ainda há tempo! Beijinhos

    Emília

    ResponderEliminar