quinta-feira, 26 de março de 2009

SINCERIDADE


Sincera é uma palavra doce e confiável. Sincera é uma palavra que acolhe…e essa é uma palavra que deveria estar no vocabulário de toda alma.
Sincera foi uma palavra inventada pelos romanos. Sincero vem do velho, do velhíssimo latim…Eis a poética viagem que fez sincero de Roma até aqui:
Os romanos fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era às vezes tão pura e perfeita, que os vasos se tornavam trasparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinquir um objecto, um colar, uma pulseira ou um dado, que estivesse colocado no interior do vaso. Para o vaso, assim fino e límpido, dizia o romano vaidoso:
- Como é lindo!!! Parece até que não tem cera!!!
Sine-cera” queria dizer “sem cera”uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes, e da antiga cerâmica romana, o vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado.
Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações.
O sincero, a semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras, os nobres sentimentos de seu coração.

Malba Tahan
de Cirilo Veloso Maraes
Gostei de saber a origem da palavra SINCERA! Estamos sempre a aprender!
Esta é uma das qualidades que mais aprecio numa pessoa...; gosto de a ver integra..., verdadeira..., autêntica ...; transparente como o vaso..., límpida..., sem cera...., sincera.

Emília Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário