quarta-feira, 4 de março de 2009

LUDICIDADANIA. O que é?

"Trazer a ludicidade no ambiente sério da escola não é incompatível. É necessária a superação da idéia de que brincar se opõe a trabalhar, sendo considerado algo «fútil», explica.O professor define a ludicidadania como a prática educativa na escola e na cidade, onde são realizadas atividades lúdicas, educação para a identidade e para a singularidade. Neste caso, o educador deve se propor a acolher, nutrir, sustentar e confrontar a experiência do outro, acompanhando de forma simultânea com o que acontece consigo próprio.
Através do trabalho lúdico, o professor pode, através do grau de percepção, identificar potencialidades e lacunas na ocupação de espaços quotidianos. Com o auxílio da ludopedagogia - técnicas cujos elementos de ludicidade estimulam o prazer na aprendizagem -, o professor pode utilizar jogos e brincadeiras no processo educativo. "Para isso, o professor deve utilizar a brincadeira com algum objetivo pois, do contrário, a prática não funciona", salienta o professor Oliveira.
Um exemplo de aplicação da ludicidadania pode ser vista na peça teatral "Meu quintal", do Grupo Via Palco, formado por ex-alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O espetáculo mostra brincadeiras como pega-pega, seu mestre mandou, cantigas de roda e estátua como uma forma de demonstrar às crianças que, além dos jogos eletrônicos e brinquedos modernos, a imaginação pode proporcionar outras formas de brincar muito divertidas. E o principal de tudo, a criança consegue trabalhar a capacidade de se relacionar com os colegas, a ter visibilidade, a compartilhar experiências e a aprender sempre com o outro e consigo mesmo. Em outras palavras, a desenvolver o companheirismo, a harmonia, a paz e a amizade.»

Fonte: Folha Dirigida Bahia


Não é uma palavra muito usada, mas, pelo texto, vemos que é um método interessante para se ensinar às crianças o verdadeiro significado do termo CIDADANIA

Emília Pinto

2 comentários:

  1. Oi! Emilia
    Não conhecia o nome ,mas o certo é que através da minha Joana ,já conhecia o prendendo brincando, não sei se é muito comum por aqui,,,sei que até nós com o nosso PI,temos aprendido coisas brincando....partilhar coisas que a vida se encarrega de nos mostrar .."agridoce"

    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  2. Tem razão, Hermínia! Até nós, a brincar lá fomos indo e, hoje, cá estamos nós a saber muito mais. Beijinhos

    Emília Pinto

    ResponderEliminar