segunda-feira, 30 de março de 2009

Mário Quintana


Publiquei aqui algumas coisas de Mário Quintana.Gosto de ler o que escreve! Hoje resolvi partilhar convosco algo mais sobre este escritor. Eis o que ele diz de si mesmo:

Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Há ! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas... Aí vai !

Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas : ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a eternidade.
Nasci do rigor do inverno, temperatura : 1 grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não estava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro – o mesmo tendo acontecido a Sir Isaac Newton ! Excusez du peu..
Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que nunca acho que escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso ! sou é caladão, instrospectivo. Não sei por que sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros
Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras. Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de fármacia durante 5 anos. Note-se que é o mesmo caso de Carlos Drummond de Andrade, de Alberto de Oliveira, de Erico Veríssimo – que bem sabem ( ou souberam) , o que é a luta amorosa com as palavras.

porMario Quintana.


Nota: Nasceu em 1906 e morreu em 1994

Emília Pinto

3 comentários:

  1. Oi Emilia
    Gostei de saber quem era esse tal de Mário Quintana,pois tanta coisa li dele aqui no blog´Foi um homem simples ao retratar-se, repare que é sempre assim ,quando há algum valor.Tou com ele quando diz que o poema vem da alma,expôe o que sente,
    Se me conhecesse ....chamava-me chata....(falo de mais....).
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito dele, coloco muitas coisas dele e achei interessante sabermos algo mais sobre este escritor tão simples. Ainda bem que gostou. Entede-o bem, pois é uma poetisa e pêras!!!!Beijinhos

    Emília

    ResponderEliminar
  3. Vantagem dos blogs, poderem passar-se anos e estarem sempre vivos e tantas vezes actuais!
    Foi a Teresa do optimismo em construção que me enviou este site (é assim que se diz?)... e ela sabia que eu ía gostar... e gostei mesmo!, tanto que não resisti a comentar mesmo depois de tanto tempo, porque para mim, ele é presente. Obrigada, à Teresa e ao Começar de Novo!
    Sempre,
    Isabel

    ResponderEliminar