sexta-feira, 6 de março de 2009

Dialogar


«A criatura humana é um ser coletivo, por excelência. Ela necessita de comunicar-se constantemente com os outros. Quando foge, isolando-se do contacto com o semelhante, embrutece-se. Momentos há, em verdade, que necessitamos ficar a sós, fechando-nos em uma introspecção sadia, numa auto-análise do próprio mundo íntimo, a fim de nos conhecer melhor. Tais ocasiões, mais excepção que regra, é que nos tornarão capazes de entender e conviver com os demais em sociedade. Uma das atitudes mais simples e essenciais ao ser humano é dialogar. Quando conversamos, estabelecemos contacto vital com o mundo à nossa volta. Dialogar é a maior fonte de prazer que possuímos. Através deste intercâmbio, transmitimos experiências e absorvemos as dos outros, o que nos será muito útil. Além do enriquecimento pessoal, avaliamos nossos sentimentos de solidariedade e cooperação. Reportamo-nos aqui aos diálogos construtivos e enobrecedores. Não desperdice os diálogos e incentive-os na própria vida.»


Autor:Do livro "Pequenas Atitudes", de Joamar Z. Nazareth


Não nos esqueçamos! Com DIÁLOGO tudo se resolve!

Emília Pinto

3 comentários:

  1. E que o mundo entenda que, DIALOGAR não é discutir e nem impor opiniões.Para que ele aconteça, é necessário que, além de escutar, as pessoas SE DISPONHAM A ENTENDER o ponto de vista de quem está falando, ainda que seja diferente do seu. Exercício dificíl !!!...rss..
    Beijinhos
    Lilás

    ResponderEliminar
  2. Olá Lilás, como vai? Que bom vê-la por cá. Dialogar é isso mesmo: trocar idéias e experiências, tendo sempre respeito pelas opiniões dos outros. Somos indivíduos e, como o nome indica, somos diferentes em tudo; não há uma pessoa igual à outra, pois não seria individuo.Portanto, há que resolver as diferenças com diálogo para evitar que essas mesmas diferênças causem conflito. Claro que é difícil; que o digam as guerras que nunca acabam. Também..., o ser humano às vezes nem na sua própria casa consegue a paz...Temos que tentar, pelo menos, não é? Beijinhos e volte sempre
    Mila

    ResponderEliminar
  3. Oi!Emila
    Comunicar é viver!.
    Mas, que se viva duma forma sadia,trocar ideias,trocar opiniões,resultam novos conhecimemtos.É preciso fundamentalmente respeitsr as ideias do outro,e opôr-se quando entender ,sem ofender, assim é o diálogo.A calma é a mãe do entendimento.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar