terça-feira, 31 de março de 2009

Optimizar em vez de ser Optimista


Ser optimista é bom, mas tem os seus perigos. O optimista pode não perceber bem os problemas dos outros, pode não dar o verdadeiro valor ao mal. Outra coisa é ter a capacidade de optimizar. Optimizar é tirar o melhor partido possível de tudo o que acontece, mesmo de uma catástrofe. Perante ela, quem sabe optimizar põe-se numa atitude positiva, anima os outros e reage bem. Mais vale optimizar que ser optimista.
(Padre) Vasco Pinto de Magalhães, in 'Não Há Soluções, Há Caminhos'


Não é nada fácil, perante uma catástrofe, por exemplo, termos um atitude positiva, mas, por que não tentar?

Emília Pinto

2 comentários:

  1. Oi Emilia
    Vou interiorizar este texto,tirar o lado positivo das coisas, é que doutra maneira conseguimos afastar os amigos de nós porque só dá "mau tempo no canal". Força faz-se , mas nem sempre é possivel, se mostramos desânimo constante ,quem se quer juntar a nós?
    Mas a verdade é que toda gente gosta de ser
    optmista.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  2. É melhor acompanhar pessoas optimistas, de facto, mas cada um é como é!!!Claro que pode-se sempre fazer um esforço para olharmos mais para o lado positivo das coisas. Se pensarmos bem, somos capazes de ter mais coisas boas do que más, portanto há que contrariar essa mania se se dar mais importância às negativas.Afinal, isso só nos faz mal. À luta, amiga!!!Beijinhos

    Emília

    ResponderEliminar