quinta-feira, 5 de março de 2009

O TALENTO na Juventude e na Velhice


Nada menos exacto do que supor que o talento constitui privilégio da mocidade. Não. Nem da mocidade, nem da velhice. Não se é talentoso por se ser moço, nem genial por se ser velho. A certidão de idade não confere superioridade de espírito a ninguém. Nunca compreendi a hostilidade tradicional entre velhos e moços (que aliás enche a história das literaturas); e não percebo a razão por que os homens se lançam tantas vezes recíprocamente em rosto, como um agravo, a sua velhice ou a sua juventude. Ser idoso não quer dizer que se seja necessáriamente intolerante e retrógado; e engana-se quem supuser que a mocidade, por si só, constitui garantia de progresso ou de renovação mental. As grandes descobertas que ilustram a história da ciência e contribuiram para o progresso humano são, em geral, obra dos velhos sábios; e a mocidade literária, negando embora sistemáticamente o passado, é nele que se inspira, até que o escritor adquire (quando adquire) personalidade própria.
A paz entre idades sucederá um dia, decerto, à paz entre as nações - quando a velhice egoísta reconhecer, finalmente, que não deve menosprezar os moços, antes facilitar-lhes o caminho da vida, e quando, por seu turno, a juventude impaciente chegar à convicção de que não é atropelando nem injuriando que se vence, e de que, quando os jovens se instalaram no planeta , já os velhos o habitavam.
Júlio Dantas, in "Páginas de Memórias"
Temos sempre muito a aprender uns com os outros; os jovens aprendem com a experiência dos mais velhos e estes podem adquirir novos conhecimentos ao conviverem com os mais novos. Enquanto os ensinam a caminhar, vão encontrando novos caminhos.
Emília Pinto

1 comentário:

  1. Oi !Emilia
    Começa-se a apreender de novo e acaba-se, sem tudo aprender.O talento provém de muito trabalho, muita dedicação ao que se faz, dái,mais tarde a experiencia.Os novos com as novas tecnologias, têm mais facilidade no seu desenvolvimento ,mas o idoso com a sua experiência de vida ,mostra-lhe o caminho mais fácil a percorrer ,sem atropelos, nem agressividade,poder singrar sem ferir.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar