segunda-feira, 27 de julho de 2009

PARA QUÊ JULGAR?


«Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.”

“O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós... Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.”
"Sempre recebi os elogios como incentivos dos amigos para que eu venha a ser o que tenho consciência de que ainda não sou...”
"Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!...”

Chico Xavier
Emília Pinto

18 comentários:

  1. Também eu!

    Sinto-me muito mais mal se (por acaso) ofender alguém

    que ao contrário.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Tento fazer isso todos os dias. Não julgar as pessoas, não julgar uma situação da qual não tenho a certeza de como se passou, não me precipitar, porque já alguém dizia: uma desculpa não se pede, evita-se.
    Bjns

    ResponderEliminar
  3. O amigo, na hora certa, é sol ao meio-dia,
    estrela na escuridão.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga!
    Lindo texto este!
    E cada um terá as suas razoes não é? podemos não concordar mas a vida não é nossa por isso, não existe o direito de julgar.

    Beijinhos amiga

    Joana

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada Vieira Calado, cuidandodemim e princesa. Eu também não gosto de magoar alguém e quando sinto que o fiz, fico com uma pressa enorme de me encontrar com essa pesoa para resolver essa mágoa. As aparências iludem, por isso há que ter cautela com as impressões à 1º vista; quantas vezes a 1ª impressão nos revelou um engano completo? A mim já me aconteceu...; depois de alguns dias essa pessoa tornou-se o Amigo, na hora certa, como o sol ao meio dia. Um beijinho para os três e uma boa semana.
    Emília Pinto

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana. É isso..., somos individuos, portanto cada um tem a sua individualidade. devemos pois respeitar essas diferenças, sem julgar as atitudes de cada um. Beijinhos e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Pena este blog nao ter imagens..(porque costumo dizer que uma imagem vale por mil palavras)..
    Se tivesse deixa-vos aqui um abraço bem apertadinho!

    ..e quem não numca errou que atire a primeira pedra!..quem somos Nós para julgar os outros? Podemos gostar mais ou menos..ou até nem gostar, mas respeitar sempre!!

    Obrigada às duas..

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Este blog não tem imagens..., mas, vi o teu abraço e senti-o bem apertado. Não sabes como me fez bem!!!Senti-me acarinhada, como se estivesses aqui junto a mim a conversar e a trocar desabafos. Sabes tão bem quanto eu como às vezes precisamos desses desabafos.., dessas conversas. Muito obrigada, amiga e um abraço bem apertadinho também. Boa noite!

    Emília

    ResponderEliminar
  9. Amigas,

    Julgar é tão fácil...o difícil é julgar bem..

    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  10. Tens toda a razão, Margarida!Julgar bem é complicadissimo.., aliás, acho que nem sequer sabemos se estamos a julgar bem ou mal, porque estes dois conceitos são muito relativos, portanto, o melhor é tentar não julgar, só entender.Beijinhos e obrigada pela visita

    ResponderEliminar
  11. Olá Amigas...vendo bem não creio que o julgar alguem em si seja assim tão grave,
    o grave é de seguida fechar os olhos e nada dizer ou fazer...não foi o caso ,vi arrependimento e dor e vontade de remediar e isso é para mim o mais louvavel só mostra um coração generoso,pois o reconhecer um erro é a parte mais dificil e somente alguns o fazem.
    Beijinhos muitos e doce dia...RUI.

    ResponderEliminar
  12. Tens razão, Rui, por isso é que se diz» é bom falar,mas...»; isto, porque muitas vezes sabemos criticar, mas somos incapazes dum gesto para ajudar ou aconselhar. Se não queremos fazer nada, o melhor é não falar nada. Obrigada e um beijinho.
    Emília

    ResponderEliminar
  13. Comcordo plenamente para que julgar os outros, belo texto
    Pensamos que a vida nos vai
    dar tempo para sempre
    E vamos deixando a
    felicidade esperar.
    Tudo de bom lhe desejo
    um beijo

    ResponderEliminar
  14. È verdade, princesa. Não espere mais e seja feliz aqui e agora. É isso que interessa. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília Pinto

    ResponderEliminar
  15. Realmente, com a idade que tenho, não tenho pretensões de julgar seja quem for...Já cheguei áquele patamar de onde sabe melhor observar sem tirar juizos precipitados, claro que a idade vai mostrando a razão...
    E, havendo compreensão, a vida segue sendo um lugar onde todos gostariam de viver...na calmaria. beijinho d alaura..

    ResponderEliminar
  16. É normal,quandosomos jovens e menos jovens, julgar os outros, mas à medida que vamos crescendo, no nosso pensamento e vivências, vamos tendo consciência de que nem sempre devemos julgar.
    O "nunca digas nunca", tem-me feito entender que não posso julgar pelo que não sei nem vi.
    Julgo, por vezes, pela minha intuição. Condeno-me também por julgar. Mas tenho corrigido dizendo a mim mesma " Vá lá, não penses isso; não critiques. Tu nem sabes o que pode estar por detrás disso..."
    Gostei do post.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Seja bem-vinda Laura! Obrigada pela visita e pelo comentário. Tenho uma amiga que costuma dizer « com a idade tenho aprendido muito...; fico irritada quando vejo pessoas que continuam com as mesmas atitudes de quando eram jovens.., não aprenderam nada com os erros » Ela tem razão. A idade tem que ter essa vantagem. Um beijinho e volte sempre
    Emília Pinto
    Emília

    ResponderEliminar
  18. Olha cantinhodacasa, passa-se o mesmo comigo. Com o passar dos anos vamos aprendendo e somos muito mais tolerantes e assertivas. Quantas vezes eu não disse o mesmo a mim mesma? Quantas vezes não voltei atrás no meu primeiro impulso para criticar? Mas o que interessa é termos a consciência de que não devemos atirar pedras. Cada um é livre de fazer o que quiser com a sua vida. Um beijinho e obrigada.
    Emília Pinto

    ResponderEliminar