terça-feira, 1 de junho de 2021

CRIANÇAS

 

Imagem Pixabay 


Em louvor das crianças


 Se há na terra um reino que nos seja familiar e ao mesmo tempo estranho, fechado nos seus limites e simultaneamente sem fronteiras, esse reino é o da infância. A esse país inocente, donde se é expulso sempre demasiado cedo, apenas se regressa em momentos privilegiados — a tais regressos se chama, às vezes, poesia. Essa espécie de terra mítica é habitada por seres de uma tão grande formosura que os anjos tiveram neles o seu modelo, e foi às crianças, como todos sabem pelos evangelhos, que foi prometido o Paraíso. A sedução das crianças provém, antes de mais, da sua proximidade com os animais — a sua relação com o mundo não é a da utilidade, mas a do prazer. Elas não conhecem ainda os dois grandes inimigos da alma, que são, como disse Saint-Exupéry, o dinheiro e a vaidade. Estas frágeis criaturas, as únicas desde a origem destinadas à imortalidade, são também as mais vulneráveis — elas têm o peito aberto às maravilhas do mundo, mas estão sem defesa para a bestialidade humana que, apesar de tanta tecnologia de ponta, não diminui nem se extingue. O sofrimento de uma criança é de uma ordem tão monstruosa que, frequentemente, é usado como argumento para a negação da bondade divina. Não, não há salvação para quem faça sofrer uma criança, que isto se grave indelevelmente nos vossos espíritos. O simples facto de consentirmos que milhões e milhões de crianças padeçam fome, e reguem com as suas lágrimas a terra onde terão ainda de lutar um dia pela justiça e pela liberdade, prova bem que não somos filhos de Deus.

 Eugénio de Andrade, in 'Rosto Precário'


Hoje, celebra-se   o ´DIA DAS CRIANÇAS e, com esta publicação, eu quero homenagear todas as crianças que sofrem, com fome, com as guerras e, lamentavelmente , ás mãos dos seus progenitores. São tantas.... tantas....tantas....tantas....
Para essas, o meu LOUVOR

Voltarei às crianças, neste mês de Junho

Emília Pinto 

28 comentários:

  1. Um texto muito actual... Um sorriso de uma criança ilumina-nos a alma...
    Feliz dia para elas...hoje e sempre....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Marta, " um sorriso de uma criança ilumina-nos a alma, " uns olhinhos tristes qpertam-nos o coração. Criança não deveria sofrer, Amiga! Muito obrigada e desejo-te tudo de bom, especialmente saúde . Beijinhos e desculpa a ausência
      Emilia

      Eliminar
  2. Bom Dia das Crianças, querida amiga Emília!
    No Brasil, minha 🌺, está uma calamidade o que fazem com as crianças.
    Todo santo dia é um martírio e ainda tem gente que culpa as crianças das atrocidades.
    Mesmo que tenham sido introduzidas na prostituição, eu as absorvo de toda "culpa" e não sinto conivência com os assassinos da inocência, da pureza...
    Este assunto é muito melindroso, criança é a Pupila dos Olhos de Deus.
    "Deixai vinde a Mim as criancinhas."
    Fico até sem palavras ante tanta maldade que tem sido feito por adultos monstruosos às criancinhas. Cada vez de menor idade.
    Tenha um mês de Junho abençoado!
    Beijinhos carinhosos e fraternos.
    🙏👼🕊️💐😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falaste num assunto muito pertinente e doloroso, Roselia, a prostituição infantil, um drama que ninguém consegue dominar. Um sofrimento atroz para as crianças que são forçadas a isso, por autênticas bestas humanas. Obrigada, Amiga e, por favor, desculpa a ausência. Tenho tido de cuidar da minha netinha e, com ela, nada posso fazer; está numa idade muito perigosa. Um beijinhos e, SAÚDE para todos.
      Emilia

      Eliminar
  3. Adorei o texto em homenagem às crianças!Lindo! Feliz JUNHO, beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica! As crianças merecem que todos os dias sejam a elas dedicados, pois não pediram para vir ao mundo e, se as quiseram, devem tratá-las com todo o amor e respeito. Um beijinho, Amiga e um bom feriado SAÚDE
      Emilia.

      Eliminar
  4. Que o Grande Espírito proteja todas as crianças, muito especialmente as que sofrem bombardeamentos, doenças, fome, violações e abusos.

    Te abraço, desejando boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me São, que todas as entidades espirituais estão a desempenhar um papel bastante mau; não protegem as crianças, seres inocentes que nada fazem de mal e são " castigadas " de forma muito cruel. Umas abençoadas, outras bastante torturadaa de variadas formas. Obrigada, querida Amiga e SAÚDE! Um beijinho e a minga sincera amizade
      Emilia

      Eliminar
  5. Fizeste uma excelente escolha, Emília.
    Primeiro, porque gosto muito de Eugénio de Andrade, depois porque este texto é muito, muito bom, e finalmente porque eu adoro crianças.
    Infelizmente há tanta maldade, crueldade, mesmo, que as crianças mereciam, TODAS, que todos os dias fossem Dia da Criança.
    Esforcemo-nos para que o mundo seja melhor, com crianças mais felizes.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Mariazita, que te agradei tanto! As crianças, mereciam todas que as tivessemos na nossa preocupação sempre e não só num dia do ano. Somos icapazes de resolver o problema de tantas crianças que sofrem, mas, podemos fazer a nossa parte, colaborando para que nenhuma, à nossa volta, passe fome ou tenha frio. Às vezes não agimos por puro comodismo, Amiga! Obrigada pelo simpático comentario e pelo carinho. Fica bem, com SAÚDE para todos aí em casa. Um beijinho e boa noite, Mariazita!
      Emilia

      Eliminar
  6. Oi Emília, excelente texto, adorei!
    Precisamos parar de falar em deus e agirmos, fica muito fácil colocar a culpa em diabos ou desejos em um suposto deus, chega de "se deus quiser" ou isso é coisa de quem não tem deus. Isso é coisa de gente ruim, simples assim.
    AS crianças precisam de proteção e oportunidades, no mínimo, sem demora.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Dalva, vieste ao encontro das minhas ideias quanto a esse " se Deus quiser" ou qualquer outra entidade religiosa. Há muito que deixei de pensar em entidades ditas " Perfeitas, que olham por nós, que, esyando cpm Elas estamos protegidas. Não quero nem posso pensar assim, porque considero-me uma pessoa abençoada em todos os aspectos e sei, de certeza, que não fiz nada de especial para ter saúde, conforto e tranquilidade. Que fizeram de mal as crianças que sofrem de doenças incuráveis, aquelas cujos pais não têm condições para lhes matar a fome, aquelas que morrem no mediterrâneo, nas guerras, etc, etc? Onde está o Deus justo, perfeito, que cuida dos seus filhos? Cuida de uns e maltrata outros? Lamento ter de dizer que deixei de acreditar em toda essa protecção dovina, Prefiro acreditar que as doenças acontecem porque o corpo humano não é perfeito e todas as outras desgraças, pelo menos, a maioria, são fruto da maldade humana, da ganância da luta pelo poder. Se não fosse a desumanidade do ser humano , não haveria crianças com fome, pais desesperados tentando protegê-las dos canhões, arriscando a vida em travessias perigosas para dar um futuro melhor aos seus filhos. Uma vez, estava com uma amiga num café e vimos um casal de meia idade, sentados a uma mesa, tendo junto deles uma adolescente em cadeira de rodas completamente dependente, Essa amiga disse-me" " temos que dar muitas graças a Deus por termos tido filhos e netos saudáveis " Sabes o que respondi, Dalva ? Disse: " e aquele casal o que deve fazer? O que fizeram eles de tão grave para Deus não os ajudar? Que fizemos nós de especial para termos tido essa benção?" Ela respondeu": é verdade, tens razão "!
      Tenho de pensar assim, Amiga, e deixar Deus lá quietinho no dito paraiso, lugar para onde iremos se nos " portarmos bem". Sabes como agradeço à vida o que de bom me ter dado? Tentando retribuir esse bem, ajudando quando posso e vivendo com o máximo respeito por tudo e por todos. Não sou melhor do que ninguém, mas tento todos os dias viver com ética, não fazendo aos outros aquilo que não quero para mim. Querida Amiga, obrigada pelo belo comentário e desculpa o desabafo, mas, não posso ver crianças a sofrer e ao mesmo tempo olhar os meus netos tão felizes, vivendo com o conforto que todas as crianças deveriam ter. Um abraço, querida amiga e SAÚDE para todos vós
      Emilia

      Eliminar
    2. Emília,querida, enriqueceu ainda mais a postagem maravilhosa com esse comentário, perfeito! Abraço.saúde para você e os seus, e na verdade para toda gente!

      Eliminar
    3. Muito obrigada, Dalva! É assim que penso. Há queagir e não esperar que alguma divindade resolva os problemas graves das nossas crianças. Um beijinho e tudo de bomm Amiga!
      Emilia

      Eliminar
  7. Não se fica indiferente à leitura de um texto de Eugénio de Andrade.
    " Não, não há salvação para quem faça sofrer uma criança"... Só posso concordar. E há tantas crianças que são vítimas de violência física e psicológica, de fome, de frio, de carências de tudo o que é necessário para se viver com dignidade. Bonita esta sua homenagem, minha querida Amiga Emília. Muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até ficamos angustiadas se pensarmos a sério no sofrimento atroz de tantas crianças, Graça . É inadmissivel, é vergonhoso , enfim...até me faltam as palvras para classificar tamanha desumanidade. Obrigada, querida Amiga e fiquem bem, todos com SAÚDE. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  8. Aqui está um texto de leitura obrigatória.
    Linda homenagem, querida amiga.
    (Conheço mal a obra em prosa de Eugénio de Andrade.)
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, lamentavelmente, conheço mal a prosa e também a poesia do nosso grande Eugénio de Andrade, portanto estou pior do que tu, Teresa. Obrigada pela visita e boa noite. Um abracinho, de amizade carregadinho
      Emilia

      Eliminar
  9. Querida Emília

    Cheguei um pouco atrasada para a leitura deste belíssimo texto de Eugénio Andrade que nos trouxeste no Dia da Criança, mas a tempo para apreciá-lo e reconhecê-lo como um dos mais talentosos autores da Literatura Portuguesa.

    Ele diz tudo o que o mundo deveria ter sempre presente, no amor e protecção às crianças.
    Nunca é demais dizê-lo.
    E praticá-lo.

    Desejo-te saúde junto à Família, minha Amiga.
    Minminhos à pequenina Beatriz.:)

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca chegas tarde, querida Olinda e, se, por acaso não chegas, não tem importância, porque sei que estás aí, sempre presente e atenta. É verdade, Eugénio de Andrade diz, neste pequeno texto, tudo o que as crianças merecem; todas, sem excepção, têm direitos que, infelizmente lhes são negados, por vezes pelos próprios pais. Só o bicho homem é capaz de tamanhas atrocidades; nenhum outro, na natureza, maltrata as crias. É triste, mas é a pura realidade. Amiga, muito obrigada pslo carinho da visita e desejo a todos vós uma boa semana, especialmente com SAÚDE.
      Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  10. O texto, sendo de Eugénio de Andrade, teria que ser muito bom.
    Obrigado pela partilha.
    Bom fim de semana, amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei deste texto, Jaime, para homenagear as crianças, pois, em poucas linhas ele diz tudo. Obrigada, Amigo! SAÚDE para todos! Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  11. Querida Emília, cheguei atrasada, porém esse texto e essa data não tem dia, é eterno. É um texto forte, e teria que ser. Como vemos criancinhas abandonadas, pedindo coisas nos semáforos mandadas pelos pais, que horror isso. Usarem as crianças para obterem coisas, deveria ser o contrário. Mas isso, amiga, nunca vai acabar, o ser humano não corrige seus erros e sua insensibilidade porque ele nasce assim, e sentimentos não se aprende na escola, nascemos com sentimentos bons ou ruins. Podemos aperfeiçoá-los, e olha lá...não creio muito.
    Um beijinho, amiga, uma boa semana, um beijinho na Beatriz, imagino que lindo "Dia" que passou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atrasada? Chegas sempre a tempo, querida Amiga e, como bem dizes, todos os dias deveriam ser dedicadoa às crianças , principalmente àquelas que tanto sofrem, de fome, de frio, nas guerras e o que é mais arrepiante, nas mãos dos próprios pais . Não consigo entender a brutalidade com que são tratados estes seres que não pediram para vir ao mundo e que são tantas vezes mortos por aqueles que lhes deram a vida. São de arrepiar as noticias que todos os dias ouvimos sobre atrocidades cometidas contra as crianças. Taís, muito obrigada pelo carinho da visita e espero que estejam mais animados . O nosso querido Brasil está a passar um " mau bocado ", mas o seu povo é forte e vai " dar a volta por cima " Um beijinho e boa noite
      Emilia

      Eliminar
  12. Passando para agradecer o teu último comentário ao SEGREDOS e, ao mesmo tempo, responder-te:
    - Por enquanto continuarei a postar ao 1º. dia de cada mês, mas coisas mais ligeirinhas, que não demorem muito tempo a ler 😀

    Entretanto, amiga, desejo-te boa saúde para ti e tua família.

    Feliz Terça-feira e uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que boa notícia, querida Mariazita! Não me importo se vais publicar coisas mais ligeirinhas ou assuntos mais sérios e longos; o que me interessa é saber que não vais " fugir " das nossas vidas e que a casa da Mariquinhas continuará de portas abertas, pronta a receber os muitos amigos que há tantos anos a visitam com grande satisfação. Obrigada, pela excelente notícia, Amiga! Um beijinho e que todos aí em casa estejam de boa SAÚDE
      Emilia

      Eliminar
  13. Um texto maravilhoso, de Eugénio! Mas o mundo... começa lentamente a mudar... e infelizmente o dinheiro e a vaidade, entraam cada vez mais cedo no mundo das crianças... a pressão do marketing para serem crianças bem aceites por todos... se usarem as marcas tais, nas roupas, ténis e mochilas... nos gadgets... nos sumos... nos lanches...
    Infelizmente, acho que é mesmo o mundo dos adultos, que cada vez encurta mais, esta fase... em que as crianças... nascem crianças, e apreendem o mundo em toda a sua pureza e inocência...
    Uma lindíssima forma de assinalar este dia! Pois cada vez, parece que é cada vez mais difícil, ser-se criança... tanto nos cenários de guerra, como nas sociedades de consumo, onde supostamente tudo deveria ser perfeito e harmonioso...
    O mundo está a mudar cada vez mais rápido... e o agente de modificação... é o homem... não sei que mundo é este, onde se descaracterizam a essência das relações humanas... e em que já se modificou a grande parte da superfície do planeta... sinceramente, não sei que mundo é este que alteramos em nome de um progresso... que nos levou ao ponto em que estamos... vivendo que nem toupeiras... talvez em consequência de algo... que eventulamente, também poderá ter tido a mão do homem... o tempo, o dirá!
    Belíssima publicação, Emília, que uma vez mais, me fez divagar, por aqui, em vertentes várias...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E divagaste, muito bem, Ana! Eu também acho que os maiores culpados do " consumismo " das crianças são os pais; desde cedo começam a vesti-los com roupas de marca, ainda muito novos já têm telemóvel de última geração e outros " luxos que a criança não pede. Os pais querem que os filhos tenham tudo o que os outros têm e muitas vezes, como dizia uma amiga minha, em casa falta fruta e comida de qualidade. Além disso, os pais não se preocupam que os seus filhos tenham tempo para brincar e sobrecarregam-nos com actividades que não interessam, mas que estão na moda. Muito triste, Ana! Um beijinho e espero que esteja tudo a correr bem por aí, em especial com a tua mãe
      Emilia

      Eliminar