sábado, 3 de abril de 2021

ACEITAR....

 Imagem da net



O amor nos tira o sono, nos tira do sério, tira o tapete debaixo dos nossos pés, 
faz com que nos defrontemos com medos e fraquezas aparentemente superados, mas também com insuspeita audácia e generosidade. E como habitualmente tem um fim - que é dor - complica a vida. 
Por outro lado, é um maravilhoso ladrão da nossa arrogância. 
Quem nos quiser amar agora terá de vir com calma, terá de vir com jeito. 
Somos um território mais difícil de invadir, porque levantamos muros, 
inseguros de nossas forças disfarçamos a fragilidade com altas torres e ares imponentes. 
A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura

Às vezes é preciso recolher-se. 

 Lya Luft, in pensador


Estamos na Páscoa, época de reflexão....
Aceitemos com a leveza possível o que a vida nos vai trazendo a cada instante
Paz e saúde, Amigos!

Emília Pinto

40 comentários:

  1. Concordo totalmente. A maturidade está no saber aceitar e/ou aceitar-se tal como se é ou as coisas são ... Deixo votos de uma Páscoa muito feliz, com muitas amêndoas, coelhinhos e ovinhos de chocolate, e muita, muita Saúde, Amor e Paz, extensivo à sua família e amigo/as.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Ricardo, só com tempo vamos aprendendo a valorizar o que temos e, principalmente, o que somos, tentando sempre corrigir o que achamos mal e melhorar a cada dia. Obrigada pela visita, Amigo. SAÚDE, sempre! Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  2. Concordo plenamente! Amei!
    -
    É preciso união... a esperança não acabou
    -
    Um excelente fim de semana de Páscoa, para todos, com; Saúde, Paz, Compreensão e muita Prudência, extensivo a todos os vossos familiares e amigos. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cidália! A Páscoa foi boa e agora é seguir, com esperança de que as coisas melhorem, no país e no mundo. Um beijinho e tudo de bom, com SAÚDE, principalmente
      Emilia

      Eliminar
  3. Meditar em quem somos e o que queremos verdadeiramente... às vezes, perdemos tempo com coisas que não são necessárias.
    Boa Páscoa...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Marta! A Páscoa foi diferente, mas, mesmo assim, não posso dizer que não foi boa. Foi risonha, com sol e todos com SAÚDE, por isso nada a reclamar. Amiga, tentemos aceitar estes tempos conturbados, da melhor maneira possIvel, pois não temos outra alternativa. Um beijinho e que a vida te abençoe sempre.
      Emilia

      Eliminar
  4. Lindo texto da Lya Luft de quem muito gosto! bela e sábia reflexão! Feliz, doce e muito abençoada Páscoa! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi passada com SAÚDE, Chica e isso é o que mais importa. Espero que este virus continue a não nos encontrar e que, de vez, desapareça de nossas vidas. Fico contente que tenhas gostado, Amiga! Beijinhos e SAÚDE para todos vós. Que o nosso querido Brasil encontre o seu rumo!
      Emilia

      Eliminar
  5. Feliz Páscoa, querida amiga Emília!
    Um lindo texto da Lya. Muita apropriadamente escolhido por você.
    "Quem nos quiser amar agora terá de vir com calma, terá de vir com jeito. "
    Sempre bom que seja assim... De mansinho para não nos assustar. O 💙 já não confia em ninguém.
    Às vezes é preciso recolher-se...
    Só não podemos asfixiar o Amor em nós. Ele precisa ter lugar cativo.
    Muito linda mensagem, amiga.
    Neste dia de Ressurreição, venho lhe desejar paz e serenidade.
    Tenha uma Oitava pascal abençoada!
    Beijinhos Pascais
    🍬🌻🐇🕊️😘

    ResponderEliminar
  6. Com o passar dos anos vamos ficando diferentes; vamos construindo muros para nos protegermos, mas, ao mesmo tempo, vamos derrubando outros, pois temos a consciência de que somos seres em constante evolução e, por isso não nos podemos fechar ao mundo; temos, sim, a obrigação de começar a entendê-lo melhor. Obrigada, querida Amiga! Espero que esteja tudo bem contigo e com os teus. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Um texto de Lya Luft muito inspirador. A maturidade. Quantas vezes nos sentimos imaturos para lidar com os nossos próprios sentimentos, talvez porque nos custa aceitar o que somos e o que não somos.
    Cuide-se bem, minha Amiga Emília.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Graça, só a maturidade nos dá a capacidade de nos aceitarmos, como somos, sem complexos e isso inclui tanto no aspecto fisico, quanto no interior. Agora, já somos capazes de reconhecer os nossos defeitos e qualidades e seguir em frente, procurando corrigir esses tais defeitos. Com certeza nunca o conseguiremos, porque somos somos humanos e, como tal, imperfeitos. Obrigada, querida Amiga e SAÚDE para todos aí em casa. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  8. O comentário ficou. Obrigada minha Amiga Emília.

    ResponderEliminar
  9. Um lindo texto amei de coração💗...um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Natércia. Fiquei contente por teres vindo conhecer o Começar de novo e espero ver-te por aqui mais vezes. Um beijinho e SAÚDE!
      Emilia

      Eliminar
  10. Que fantástica essa postagem, querida Emília! Fui lendo sem ver de quem seria, talvez porque quisesse fazer uma surpresa para meu inconsciente, e deu nada menos do que a maravilhosa Lya Luft, daqui de Porto Alegre, para nosso orgulho, mulher madura que descobriu há muito que a maturidade pode nos trazer muita felicidade, também. Nossas escolhas podem ser TOP!
    Foste feliz na tua escolha, amiga!
    Um beijinho, uma boa semana, Portugal já está bem melhor, são as notícias que vemos aqui, que bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Tais! Estou a ver que a tua cidade é muito rica em cultura e fico contente por ter trazido uma personalidade tão iluste e que vos enche de orgulho. Gosto muito da Lya Luft, embora conheça muito pouco da sua obra. Obrigada, querida Amiga e desejo que estejam bem e que as coisas no nosso querido Brasil comecem a melhorar em todos os aspectos. Dói-me muiro saber o que se passa por aí. Um abração e SAÚDE!
      Emilia

      Eliminar
  11. Olá Emília!
    Obrigada pela visita lá no meu tacho fiquei muito feliz embora não goste de cozinhar eu não sei fazer o que faz mas gosto muito de apreciar...um beijinho e resto de uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Natércia, por teres voltado cá. Não gosto de cozinhar, mas não me livro dos " tachos", como deves calcular e portanto ver o que se passa nesse mundo, é sempre interessante. Um beijinho e SAÚDE para todos aí.
      Emilia

      Eliminar
  12. Uma ótima reflexão, Emília, e faz todo sentido!
    A maturidade é nossa bagagem do que sobrou de perdas e ganhos, dá uma sensatez que não tem preço ou juventude que pague.
    Adorei o texto, abração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que boa definição de maturidade, Dalva! Dava uma boa pétala para a nossa Amiga Teresa colocar no seu " pétalas de sabedoria. Quem sabe ela não a aproveita. Eu concordo, " é a nossa bagagem do que sobrou de perdas e ganhos ", sim! Um beijinho, Amiga e desejo que todos aí em casa continuem de boa SAÚDE
      Emilia

      Eliminar
    2. Pois muito bem, hoje mesmo o Pétalas publica uma pétala da amiga Dalva. E se ela permitir, outras apanharei no seu blog. Vou levar esta, com a concordância das duas.
      Beijos, e obrigada Emilia por me «apresentares"» Lya Luft.

      Eliminar
    3. Acho bem, Teresa e creio que a Dalva não se importa. Já vi as tuas pétalas de hoje, aliás, passo sempre pelo relvado cobertinho de pétalas coloridas; como fica lindo esse " tapete " mesclado de variados tons, Amiga! Obrigada pela visita e , misturadinho a essas pétalas, encontras facilmente um abracinho daqueles nossos. Não precisas de procurar muito...ele " salta à vista ".
      Emilia

      Eliminar
  13. Oi Emília
    Um presente o texto de Lya Luft .Faz um tempinho que não lia nada dela. Obrigada da lembrança.
    A maturidade algumas vezes nos faz sentir saudade de quando a vida transcorria com mais ilusões. Sofria menos rs mas ela torna-se necessária para estarmos preparadas para nossa luta diária.
    Obrigada, Emília pelo carinho e mensagem especial que deixou no meu blog_ muito bom ter você como companhia nessa nossa ferramenta de lazer e prazer .
    Sei o quanto gosta do Brasil e precisamos usar nossas preces para que a situação se reverta. Está bastante desconfortável, com semanas sequentes com muitos óbitos e além das vidas perdidas há a complexidade do desemprego e o vai e vem da economia despencando e a pobreza se agravando . Enfim, resta-nos ajoelhar e aguardar.
    Felizmente, a família vai bem estamos vencendo!
    abraços Emilia e bons dias , fica bem, amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Lis, somos pequenas demais para resolver os problemas do nosso querido Brasil podemos só fazer a nossa parte e esperar que as coisas se vão resolvendo. Mantenhamos a esperança, querida Amiga! Um beijinho e muito obrigada pela visita tão carinhosa. SAÚDE!
      Emilia

      Eliminar
  14. A asserção que antecede o texto, aliás muito oportuno, é assertiva e profunda.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho, Juvenal! É importante que aprendamos a aceitar aquilo que independe da nossa vontade; há coisas que não podemos mudar por mais que nos esforcemos e " aceitar " é a única solução. Amigo, muito obrigada pela visita e tudo de bom, especialmente que estejam todos de saúde. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  15. Palavras de grande sabedoria... a aceitação, é um exercício constante, em permanente aperfeiçoamento à medida que amadurecemos... tal como a tolerância!
    Belíssima partilha, Emília! Estimo que tenha passado a sua Páscoa da melhor forma possível! Por aqui, foi tranquila... sem saídas. Com mãe recuperando da segunda toma da vacina, que desta vez a deixou muito caidita, por uma semana... mas consta ser bom, haver reacção à segunda dose...
    Vamos esperar que a próxima Páscoa já possa ser assinalada em clima de bem maior normalidade...
    Um beijinho! Continuação de uma boa semana, com saúde, para si e todos os seus!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, fiquei contente por saber que a tua mãe já está vacinada e a recuperar dos incomodos deixados pela vacina. Também já ouvi dizer que os sintomas são um bom sinal; espero que assim seja. Não estou muito esperançosa de que as coisas melhorem, Ana; os números já começaram a subir e, se calhar, só nos veremos livres desta pandemia quando todos estiverem vacinados, ou, pelo menos, uma grande parte. Obrigada, querida Amiga, pela visita e desejo-vos um bom fim de semana, com muita saúde. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  16. Desejo e espero que tenha tido uma Páscoa Feliz e que esteja de saúde.
    Grata pela partilha de tão bela mensagem.
    Ainda não tomamos vacinas, a consulta de pneumologia foi adiada para Maio a dos olhos que era a 17/2 foi cancelada e ainda não veio a tal carta que disseram que havia de vir com a nova data, e os olhos estão cada vez pior.
    Enfim coisas próprias deste tempo que estamos atravessando.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Elvira, por enquanto estamos todos bem. Temos tido bastante cuidado e o virus ainda não nos descobriu, mas, como também não fomos vacinados, corremos o risco de sermos apanhados. A nossa Páscoa foi boa, só com a filha, netinha e genro. O filho mais velho e seus dois filhotes ficaram em casa, pois moram noutro concelho; assim os riscos foram menores. Amigam obrigada pelo carinho e espero, sinceramente, que as tuas consultas sejam remarcadas depressa para que os olhos melhorem. Um bom fim de semana, com SAÚDE. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  17. o MUndo vai mudando, por vezes, devagar ... devagarinho... mas muda

    beijinho, amiga Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo muda, Manuel e com esse " tudo", mudamos nós também, em todos os aspectos e, infelizmente, nem sempre para melhor. Tentamos, é certo, mas nem sempre conseguimos aquilo que devemos, que é melhorar com a idade. Obrigada pela visita e um bom fim de semana, com SAÚDE para todos vós. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  18. Olá, querida amiga Emília, quanta verdade tem esse texto de Lya Luft, escritora que lemos, Taís e eu, há muitos anos. Temos a sorte de morar na mesma cidade dessa grande romancista, contista, cronista, poeta e uma das melhores tradutoras da língua alemã ( ela traduziu para a Livraria Globo de Porto Alegre as obras clássicas alemãs da maior importância literária.
    Não raro encontramos com Lya em nossa cidade, poie ela mora não muito distante do nosso bairro.
    Gostei muito dessa tua postagem.
    Uma boa semana, com muita saúde.
    Beijo, amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro! Sabia que ela era de Portalegre, pois a Taís disse, mas desconhecia que morava tão pertinho de vocês Que bom! Também fiquei agora a conhecer mais um pouco desta escritora que é uma tradutora de grandes obras da literatura alemã. Aprende-se muito, neste mundo dos blogues. Um beijinho, Pedro e espero que continuem, todos, livres deste maldito virus.
      Emilia

      Eliminar
  19. Querida Emília

    Um texto precioso este que nos trouxeste, sobre a Maturidade, algo escorregadio, por vezes.

    O tempo passa e nem sempre nos traz esse bem precioso no sentido de sermos melhores pessoas. Os traumas, as mágoas, fazem estragos que os anos não conseguem ultrapassar.

    Mas sim, a passagem que assinalas é bela e tomara todos nós conseguirmos essa paz de espírito que a autora preconiza.

    Um belo texto, para nossa reflexão.

    Desejo-te saúde, junto à Família. Beijokinhas à pequenina Beatriz.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Olinda, nem sempre conseguimos a maturidade que a idade nos proporciona, umas vezes por não tentarmos, outras por sermos incapazes disso. Costumo dizer que temos obrigação de aprender com a idade, mas, uma coisa é dizer, outra bem diferente é conseguir. Tentemos, pelo menos, não é Amiga!. Muito obrigada pela presença sempre carinhosa e deixo um beijinho muito especial para todos, com votos de que a SAÚDE continue boa.
      Emilia

      Eliminar
  20. Mãe Imaculada, mãe amável , mae do bom conselho, mãe admirável , mãe do salvador , mãe da graça , Nossa Senhora de Lourdes rogai a Deus por todos nós ❤️🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹

    ResponderEliminar