quarta-feira, 14 de abril de 2021

JUSTIÇA

 

Imagem - pixabay


 A Justiça continuou e continua a morrer todos os dias. Agora mesmo, neste instante em que vos falo, longe ou aqui ao lado, à porta da nossa casa, alguém a está matando. De cada vez que morre, é como se afinal nunca tivesse existido para aqueles que nela tinham confiado, para aqueles que dela esperavam o que da Justiça todos temos o direito de esperar: justiça, simplesmente justiça. Não a que se envolve em túnicas de teatro e nos confunde com flores de vã retórica judicialista,não a que  permitiu que lhe vendassem os olhos e viciassem os pesos da balança, não a da espada que sempre corta mais para um lado que para o outro, mas uma justiça pedestre, uma justiça companheira quotidiana dos homens, uma justiça para quem o justo seria o mais exato e rigoroso  sinônimo do ético, uma justiça que chegasse a ser tão indispensável à felicidade do espírito como indispensável à vida é o alimento do corpo.


 José Saramago - in Pensador


O maior problema da nossa justiça é a morosidade para a qual contribuem o poder e o dinheiro

Emília Pinto

35 comentários:

  1. A danada da Justiça e suas injustiças...Fui advogada e por não acreditar na justiça, resolvi abandonar a carreira...Não é o meu estilo... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha lido em algum lugar que desististe da carreira por não acreditares na justiça, Chica! Acho que a maioria das pessoas já desistiu da justica, porque, inflizmente, ela funcionan muito mal. Obrigada, Amiga e um bom fim de semana, na medida do possivel. SAÚDE!
      Emilia

      Eliminar
  2. Emília, tudo é corruptível onde existe a inteligência humana, no fundo a gente se ilude esperando um mundo ético e justo. Podemos até ter isso em um grupo pequeno ou individualmente, mas uma sociedade assim com o nível de "inteligência" e novos valores que estamos admirando...acho muito pouco provável, infelizmente.
    Amiga, ando muito amarga, tenho até vontade de parar de comentar, não me sinto esperançosa de pessoas melhores e com senso de justiça. Os fatos mostram diariamente esse caos moral e ético que vivemos em plena pandemia, que teoricamente nos uniria, traria luz.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o teu estado de espirito, Dalva, mas, acredita que não és a única com esse sentimento. Qualquer pessoa sensivel desanima com as sociedades actuais. Amiga, não há pandemia capaz de mudar certas mentalidades, capaz de fazer com que as pessoas olhem mais para o que se passa à sua volta e façam alguma coisa para melhorar. Há os que fazem, mas, são tão poucos e tão pequenos que não conseguem alterar a situação. Não penses que a corrupção existe só aí, querida Amiga e este post vem precisamente por causa da nossa corrupção e da morosidade da nossa justiça quando se trata dos poderosos. Infelizmente, é uma " peste " que parece contagiosa; ninguém se livra dela. Dalva, minha Amiga, muito obrigada pela visita, pelo desabafo e espero que sigas em frente e não te falte o ânimo para continuares a visitar os amigos que te querem tão bem. Eu também ando bastante desanimada e cansada de tantos confinamentos, mas....que fazer? Temos de continuar! Um beijinho e um fim de semana com SAÚDE e a alegria possivel
      Emilia

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Está sim, Cidália! Só podem contar com ela, os poderosos!
      Um beijinho e obrigada. Um bom fim de semana e SAÚDE
      Emilia

      Eliminar
  4. Muitas situações sempre nos remeteram no identificar de uma Justiça fictícia. Aqui no “Brasil”, por exemplo, O “STF - Supremo Tribunal Federal”, sancionou as novas regras de congelamento dos salários do funcionarismo público básico (educadores e médicos - principalmente), enquanto nos “três poderes”, continua a farra de sempre com o dinheiro público e hoje, para piorar aquilo que sempre foi ruim, estamos dentro de uma crise sanitária e humanitária.
    Ficou só nos desenhos, o tempo que a Justiça era somente cega, minha querida amiga Emília... Faz algum tempo, que “ela” é também muda, surda e tetraplégica.
    Beijos e continue se cuidando bem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A justiça, infelizmente, em todo o lado, é boa para os poderosos, Amigo Douglas. Como deves imaginar, estou a par do que se passa aí no Brasil e, de facto, esse Supremo Tribunal Federal, não parece composto de juizes; são inexplicáveis determinadas decisões. Mas que havemos de fazer, Amigo? Aguentar, porque o povo pouco pode fazer . Um beijinho e muito obrigada pela visita e pelas palavras de desabafo que aqui deixas . Espero que, pelo menos, as coisas melhorem no aspecto sanitário , porque, sem saúde, a economia pouco interessa. SAÚDE, Amigo !
      Emilia

      Eliminar
  5. A justiça (com letra pequena , mesmo) está mal desde D.Duarte a quem seu irmão D.Pedro, o das Sete Partidas e cujo corpo ficou no campo de Alfarrobeira durante três dias escandalizando toda a Europa, escreveu na Carta de Bruges algo como a Justiça deixar de o ser quando tarda.


    Que estejas bem de saúde, minha amiga, e que assim contineus.

    Forte abraço e bom resto de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, São, sempre houve poderosos e, como tal, a justiça foi sempre dominada por eles ; conseguem que ela demore até prescrever e, claro, a isso não se pode chamar Justiça. O " pobre coitado ", esse, não escapa, porque falta-lhe dinheiro para os bons advogados e estes não trabalham de graça. Amiga, muito obrigada, pelo carinho e desejo que estejas de saúde e assim continues, tu e os teus. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  6. Justiça? Que justiça você fala, querida amiga?
    Aqui, 'justiça' talvez tenha havido um pouco num passado remoto, mas há muito que ela não dá as caras por aqui nesse imenso país! As coisas por aqui dão vergonha; prendem, soltam, soltam, prendem. Casualmente hoje vi pela TV um indivíduo que foi preso e solto já 6 vezes! E ainda não aprenderam que esse delinquente vai aprontar mais, sempre mais.
    Como as penas são muito brandas, e outras vezes inexistem, a coisa só cresce. E no topo da pirâmide, ninguém conhece essa palavrinha 'justiça', quanto mais serem refém dela. A palavra mais conhecida e protegida é chama-se corrupção.
    Essas coisas entristecem e envergonham os brasileiros de boa fé.
    Você sabe o que acontece por aqui, percebo. E tem a mesma visão, a mesma opinião de milhões de brasileiros, só não se manifesta porque você é muito educada! Mas te digo, Emília, é triste, decepcionante, frustrante a gente não conseguir acreditar...O tombo cada vez é maior.
    Beijinho, querida amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De que justiça eu falo, Tais? Daquela que, dada a morosidade, favorece os poderosos que acabam por não pagarem pelos crimes, principalmente, quando se trata de corrupção. São crimes de grande complexidade e, como há sempre muito dinheiro, vai-se " abafando " factos, vai-se recorrendo vezes sem conta e os corruptos continuam a sua vidinha de riqueza; o povo fica indignado, mas de pouco lhe vale, Taís e não penses que só o povo brasileiro se envergonha dessa " tolerância " para com os poderosos...a corrupção, principalmente nos politicos que nos representam choca e desacredita o valor mais importante em qualquer sociedade que se diz democrática, a Justiça. Quando se permite que se demore décadas a julgar casos de grande corrupção, não podemos deixar de dizer que o poder judicial é injusto e muito parcial; aliás, aqui não falta corrupção envolvendo juizes, infelizmente. Amiga, em todo o lado, o poder corrompe. Beijinhos e vamos lá...mantenhamos a esperança numa melhoria, mesmo que tenhamos de nos sentar para essa espera ( será longa....)
      SAÚDE!
      Emilia

      Eliminar
  7. Não há justiça... Apenas injustiças...
    Brilhante o excerto de Saramago.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que nos leva a pensar estes casos de grande corrupção que nunca mais se resolve, Marta. Não há vontade e por outro lado, há muito dinheiro a circular. Um beijinho e obrigada, Amiga!
      Emilia

      Eliminar
  8. Um excelente texto do Saramago. A visão dele era tão lúcida que alguns políticos até se arrepiavam...
    Bom fim de semana, querida amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Pena que não continuem a arrepiar-se, Jaime! A justiça é tão má que eles fazem de conta que essa palavra nem existe, ou melhor, a palavra existe, mas, para esses politicos corruptos, não vale nada. Amigo, obrigad pela visita e desejo-te tudo de bom, principalmente saúde. Um beijo
    Emilia

    ResponderEliminar
  10. "uma justiça para quem o justo seria o mais exato e rigoroso sinónimo do ético". Saramago, sempre lúcido. É muito perigoso quando deixamos de acreditar na justiça porque ela é essencial para a nossa vida como cidadãos que desejam ser livres. Infelizmente a morosidade dos processos daqueles que são acusados de crimes que lesam o poder público e a democracia, deixa que esses mesmos crimes prescrevam... Isto repete-se há muitos anos. Até quando?
    Uma reflexão, este texto. Obrigada, minha Amiga Emília.
    Cuide-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Até quando, Graça? " Um pergunta de dificil resposta. É preciso um combate sério à corrupção, mas é dificial, porque, em geral envolve muita gente poderosa e portanto ninguém colabora; forma-se como que uma teia enorme, com um emaranhado de fios, dificeis de serem esticados para se saber onde começou a trama e até onde vai. Não há por isso vontade que as coisas mudem, porque muita gante
      lucra. Amiga, muito obrigada pela visita e vamos lá....mantendo a esperança de que algo mude para melhor, neste campo tão essencial à nossa vida. Um beijinho e SAÚDE para todos
      Emilia

      Eliminar
  11. O que os grandes escritores tem de bom é que o que escreveram há muitos anos continua atual. O que tem de mal a humanidade é que ela continua fiel apenas aos seus interesses. E a Justiça? Bom essa coitada não tem como ser boa. É feita pelos humanos e a humanidade há muito está corrompida. E depois, como se pode pedir justiça, num país que começou com um filho a bater na mãe?
    Desculpe Emília, pensava que tinha comentado este post.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Elvira, achei muita graça ao que escreveste : " como se pode pedir justiça, num país que começou com um filho a bater na mãe ? " É verdade... a injustiça aqui no nosso Portugal já vem de longe...lembraste bem, Amiga!
      Outra coisa, que é isso de pedires desculpa? Tu, que não faltas aqui, nunca? Só tenho a agradecer e nada, mesmo nada a desculpar. Beijinhos e espero que os teus pequenos contratempos já estejam resolvidos. SAÚDE!
      Emilia

      Eliminar
  12. Dizes bem, querida Emília, a morosidade da Justiça faz prescrever processos judiciais e que crimes graves não sejam julgados. Isso leva-nos a descrer e a pensar que quando se trata do "pequenino" tudo é feito com a maior celeridade e que nada fica sem castigo.

    Em sociedade é fundamental sentirmos que as Instituições funcionam e que todos são tratados em pé de igualdade.

    Excelente e oportuno texto de Saramago que nos trouxeste, minha amiga, dando-nos a oportunidade de reflectir sobre a matéria.

    Desejo-te Saúde junto à Família.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ė, Olinda, o " o pequenino " é sempre o que mais sofre e, com ele não há demoras, depressa se julga e se prende e, por vezes, por crimes menos graves do que estes que têm sido comentados nos últimos tempos. Se calhar, não há vontade, pois, geralmente, há muita gente envolvida e não convém que as coisas sejam tratadas no devido tempo. Enfim...é triste que a justiça seja tão injusta, mas, nada podemos fazer a não ser sermos justos com os que nos rodeiam, a começar por não julgarmos " a torto e a direito " como se costuma dizer. Obrigada, querida Amiga e espero que continuem todos de SAÚDE. Que a vacina chegue depressa e a todos! Estou ansiosa que me chamem. Um beijinho carregadinho de amizade,
      Emilia

      Eliminar
  13. Actualíssimo este excerto do nosso Nobel.
    Pois é amiga, depois de tanta e fedorenta sujeira não duvido que a justiça é cega!
    Beijo, fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A justiça é cega, mas só quando lhe convém, Amiga. Para os " pequeninos " ela vê até demais...nada lhe escapa! Teresa, obrigada pela visita e que tudo esteja a correr bem por esses lados. Um abraço do tamanho do mundo
      Emilia

      Eliminar
  14. Infelizmente cada vez mais se vive uma justiça... sem justiça.
    .
    Saudações poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Ricardo, uma justiça que se mostra " justa " só para os poderosos, infelizmente. Um beijinho e bom fim de semana, com SAÚDE. Obrigada!
      Emilia

      Eliminar
    2. Uma verdade indesmentível. Votos de um bom inicio de semana
      Um beijinho poético.

      Eliminar
  15. Olá, querida amiga Emília!
    A questão da justiça está recheada de injustiça... Pelo menos aqui no Brasil.
    Creio, piamente, na justiça divina, na dos homens, ela é lenta e falha.
    Mas, por crer, a Vitória vem...
    Que seus dias sejam abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Roselia, pela visita. Costuma-se dizer que a justiça divina não falha, mas, Amiga, nós temos de viver com a justiça dos homens e essa está a falhar muito e não é só aí no Brasil...é em todo o lado. Um beijinho e que a vida te abençoe com SAÚDE. Um bom fim de semana.
      Emilia

      Eliminar
  16. Saramago sempre atual. Ele ao escrever esse texto, certamente já vislumbrava a crise institucional de Poderes em todo o mundo. Sabia que a espécie humana ainda tão inferior e imperfeita, não haveria de pautar leis equânime.
    Somente a Justiça Divina é perfeita e imutável. Demore o tempo que for preciso, mas confiemos nela.
    Parabéns, gostei dessa postagem, onde pude filosofar um pouco. Abraços .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sementes Preciosas! Fiquei contente por ver que gostaste do texto, permitindo-te, como dizes, filosofar um pouco. Espero que voltes mais vezes. Já fui ao teu cantinho e já me fiz tua seguidora. Voltarei outras vezes para ler com cuidado e deixar o meu comentário. Desejo-te um bom domingo e que a SAÚDE não te falte, nem a tim nem aos teus. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  17. O maior problema da nossa justiça é a morosidade para a qual contribuem o poder e o dinheiro

    OLÁ EMÍLIA
    pois é, de tal forma que os crimes mais graves não levam castigo porque fizeram os possíveis e os impossíveis para PRESCREVER

    TUDO BEM CONSIGO?

    E porque por estes dias se celebrou o Dia do meu aniversário,
    convido-a a ver o que andei a fazer...em sonhos,
    e tbm na realidade, conjuguei tudo em 2 artigos
    em blogues diferentes, num o passado
    e no outro o presente e o futuro

    Quando quiser passe por aqui:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    http://pensamentosimagens.blogspot.com/

    Beijinhos e boa semana.
    Tulipa

    Continuar a viver... eu bem queria
    Uma nova etapa na vida, quando se faz aniversário
    e esta etapa é crucial
    com a toma da vacina, ainda não tive coragem,
    estou em pânico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tulioa! Que bom ver-te por cá. Felizmente, temos andado bem , mas sempre com muitas cautelas. Eu vou tomar a vacina no dia 3 de Maio e, embora esteja com receio das reacções desagradáveis que provoca em algumas pessoas, nunca pensei em rejeitå-la. Lá estarei nesse dia, Amiga. Penso que não precisas de estar " em pânico " Tulipa, porque, se formos a ver, todos os medicamentos têm efeitos colaterais e nós temos de os tomar, por isso , há que a tomar se queremos que esta maldita pandemia nos deixa em paz. Vamos lá, Amiga! Coragem! Irei, sim, ver os seus cantinhos, logo que possivel e, já agora, apesar de atrasados, deixo-te os parabéns e votos de que a vida te abençoe com muita saude. Beijinhos e até breve
      Emilia

      Eliminar
  18. O maior problema da justiça, é não se combater os meandros legais, que fazem com que a prescrição, seja o caminho para um campo de injustiças florescente...
    Continuamos com uma justiça... com uma prazo de validade quase tão grande, como os iogurtes... e a ser um verdadeiro oásis, para os verdadeiramente bons advogados... que a peso de ouro... fazem o seu trabalhinho... fazer as prescrições funcionar em pleno. A justiça... é um pormenor em todo este processo de formalismos convenientes...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana, com saúde, para si e todos os seus, e tudo a correr pelo melhor, Emília!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem, Ana, há quem possa ter " bons advogados que, a peso de ouro, fazem o seu trabalhinho ", conseguindo que o processo ande até prescrever, Quem não tem dinheiro, logo é apanhado e vai para o lugar certo, a cadeia. Infelizmente, assim é! Um abraço carregadinho de amizade
      Emilia

      Eliminar