sexta-feira, 15 de maio de 2009

15 de Maio - dia internacional das FAMÍLIAS


«A família deve se reunir para firmar os laços afectivos
O dia da família é uma data internacionalmente conhecida, comemorada em 15 de maio, desde 1994. Nesta data, a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o ano internacional da família, através do tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”.
A família é composta por pessoas ligadas através de laços sanguíneos, constituída por todos os parentescos, como pais, avós, tios, primos, netos, sobrinhos, dentre outros.
Antigamente as famílias eram patriarcais, se apresentavam com um núcleo composto por marido, mulher e filhos. Os pais eram muito distantes dos filhos, quase não conversavam com os mesmos e eram tidos como os chefes das famílias, tendo que ser respeitados por todos. Era um tempo muito severo.
Hoje em dia as famílias se transformaram muito, em razão das mudanças socioculturais, econômicas e religiosas. Os fatores que mais influenciaram na transformação das famílias foram as modernidades, as conquistas da mulher no mercado de trabalho. As mulheres não se encontram mais dependentes dos maridos, conseguem se manter financeiramente e por isso o número de divórcios aumentou muito nos últimos anos.
Nesta data é importante que as pessoas revejam seus conceitos sobre família, assim como os papéis de cada um dentro dessa, pois temos visto problemas familiares sérios, em razão das pessoas casarem e não assumirem suas responsabilidades dentro do lar. São homens que priorizam outras atividades e deixam mulheres e filhos sozinhos em casa, assim como mulheres que não querem assumir o papel de esposa, tomando as responsabilidades da casa, mesmo trabalhando fora.
É muito importante a vida em família, pois as pessoas necessitam umas das outras. Além disso, compartilhar momentos de afectividade com os parentes só faz bem para as pessoas, traz proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho, sentimentos que as pessoas precisam para serem felizes.»
in Brasil escola
Não se esqueçam que, apesar de todos os problemas das famílias na sociedade actual, elas continuam a ser o único porto de abrigo, onde sempre nos podemos refugiar. Ponhamos a nossa família sempre em primeiro lugar!
Emília Pinto

1 comentário:

  1. Oi! Emilia
    Mais uma data, que não sabia,ainda bem, que se lembraram que a familia é a base da sociedade.
    Aqui se apreende e ensina todos os mandamentos precisos para o funcionamento duma sociedade correcta.
    A escola da vida começa no seio da familia, onde o amor , a compreensão e respeito, são os elementos principais,foi a educação recebida e a educação transmitada, seria bem melhor o mundo, se cada um transmitisse e por sua vez cada um recebesse, um pouquinho do que nos foi ensinado.
    Hooje um elemento da nossa familia faz anos lá estarão, filhos, noras, netos e bisnetos...assim cumprimos o que no berço nos foi ensinado, reunir a familia sempre que nos seja possivel.....
    Até breve
    Herminia Coelho Lopes

    ResponderEliminar