sexta-feira, 22 de maio de 2009

INFORMAÇÃO- O poeta do Neiva.

Francisco Sá de Miranda, o Poeta do Neiva
Francisco de Sá de Miranda, nascido em Coimbra, em 1487, e falecido na Quinta da Tapada em Fiscal (Amares) ou em Duas Igrejas (Vila Verde), em 1558, é um dos maiores poetas portugueses. Carácter íntegro e cidadão exemplar, suscitou a admiração das sucessivas gerações, ao longo dos séculos, pelo que a sua obra literária, particularmente a poética (é também dramaturgo, em prosa) mereceu múltiplas reedições.
Tendo abandonado a Corte no tempo do seu amigo, protector e admirador D. João III, refugiou-se em terras do Minho por volta de 1530. De posse da Comenda de Duas Igrejas, da Ordem de Cristo, fixou residência nas margens do Neiva, onde escreveu boa parte da sua obra e onde viveu até 1552.


Numa altura em que se cumprem 450 anos sobre a morte do grande escritor renascentista Francisco de Sá de Miranda e tendo em conta a sua forte ligação a este Concelho, a Câmara Municipal de Vila Verde, a PROVIVER E.M. e a Escola Básica Integrada de Ribeira do Neiva estão a organizar as Jornadas SÁ DE MIRANDA, numa evocação que terá o seu momento alto no próximo dia 22 de Maio.

in, Florescer do Neiva


O saber não ocupa lugar, nâo é?

Emília Pinto

3 comentários:

  1. Oi Emilia
    Mais uma informação, mais uma para a cultura geral.Sabia sim, que Sá de Miranda introduziu os sonetos em Portugal, isto quando eu estudava.....tempos de "menina e moça" daí amigo de Bernardim..
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    É claro que o saber não ocupa lugar, a cultura nunca fez mal a ninguém.
    Mas percebi que ou és de Amares ou resides lá??? É uma zona linda do nosso País! Estive aí, o ano passado, numa escapadinha de três dias, na "Quinta do Burgo". Só nós dois, como dois namorados...Que bem que soube...a paisagem repousante...belos passeios a pé...
    óptima gastronomia...

    Quem dera voltar este ano novamente...

    Noite doce amiga
    Margarida

    ResponderEliminar
  3. oiamiga.Não sou de Amares. Sou de perto, de Famalicão. Estudei em Braga 2 anos Quando quiser voltar para estes lados é só dizer, teri todo o prazer em lhe mostrar o Norte e o Douro tb. Não sei se já conhece, Beijinhos e obrigada pela visita-

    Emília

    ResponderEliminar