Estamos a construir uma sociedade de egoístas. Se a ti te dizem que o que importa é o que compras, e segundo o que compras têm mais ou menos consideração por ti, então convertes-te num ser que não pensa senão em satisfazer os seus gostos, os seus desejos e nada mais.
Não existe em nenhuma faculdade uma disciplina do egoísmo, mas não é preciso, é a própria experiência social que nos vai fazendo assim. Ao longo da História as igrejas e as catedrais eram os lugares onde se procurava um valor espiritual determinado. Agora os valores adquirem-se nos centros comerciais. São as catedrais do nosso tempo.
José Saramago, in 'El Mundo (2000)
Hoje, pelos meios de comunicação, vi um alto dignatário das Nações Unidas. dando a conhecer ao mundo as dificuldades com que esta organização se debate para fazer face às necessidades das populações que estão a sofrer com a fome, com as catástrofes naturais, com as guerras e outros males, As contribuições das grandes potências, principalmente dos Estados Unidos, estão a diminuir drasticamente; as guerras continuam por toda a parte e a indústria do armamento enriquece com as nações cada vez mais preocupadas com a segurança.
Os recursos diminuem e com eles, desaparecem a EMPATIA global e a preocupação com a miséria humana.
E assim, a ABASTANÇA tem vindo a dar lugar a uma " sociedade egoísta, uma sociedade cujos valores se adquirem nos centros comerciais; são as catedrais do nosso tempo "
Emília Pinto

Sem comentários:
Enviar um comentário