quinta-feira, 19 de maio de 2022

AINDA....MAIO

 

Soneto de Maio


Suavemente Maio se insinua 
Por entre os véus de Abril, o mês cruel 
E lava o ar de anil, alegra a rua 
Alumbra os astros e aproxima o céu. 

Até a lua, a casta e branca lua 
Esquecido o pudor, baixa o dossel 
E em seu leito de plumas fica nua 
A destilar seu luminoso mel. 

Raia a aurora tão tímida e tão frágil 
Que através do seu corpo transparente 
Dir-se-ia poder-se ver o rosto 

Carregado de inveja e de presságio 
Dos irmãos Junho e Julho, friamente 
Preparando as catástrofes de Agosto... 

 Ouro Preto, maio de 1967 Vinicius de Moraes


Achei muito interessante este poema de Vinicius, dedicado ao mês de Maio, aqui Primavera, lá Outono
Não o conhecia. Espero que gostem!

Não se assustem com " as catástrofes de Agosto ". Este mês não é do agrado do povo brasileiro e eu nunca entendi o motivo . Talvez  deixem aqui alguma explicação, quem sabe?

Emilia Pinto 

25 comentários:

  1. Bom dia, querida amiga!
    Vinícius de Morais, adoro seus sonetos e poemas! Muito do nosso cotidiano retratado com sensibilidade e beleza que sempre mostrou. Seus poemas falando de amor, lindos e sem ser brega.
    Tão bom ver Vinícius aqui, Emília! E esse poema eu não conhecia. Gostei muito.
    Bem que sabes o espírito dos brasileiros, viveste aqui, metade portuguesa, metade brasileira!
    Existem diversas crenças e também variados acontecimentos históricos que podem levar a diferentes explicações sobre esse mês que não é muito bem-vindo. Coloque no Google "Agosto, mês do cachorro louco - Brasil." rsss Brasileiro não deixa escapar nada.

    "Carregado de inveja e de presságio
    Dos irmãos Junho e Julho, friamente
    Preparando as catástrofes de Agosto... "

    Bem, Agosto é famoso aqui por ser o mês de "cachorro louco", um mês de muita chuva, um mês intermediário entre o inverno que vai indo e abrindo caminho para a linda Primavera. E de tanta inveja, nunca se "arrumou na vida"! Mas Setembro e Outubro já são lindos!
    Beijinho, amiga! Saúde a todos aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca achei este mês feio, só mais frio um pouco, mas sabia da vossa aversão por ele. Já aqui, é considerado o nosso melhor mês de verão e tudo fica lotado, praias, restaurantes etc, etc. A mioria dos casamentos é feita nesse mês e eu não fugi à regra. Tu já deste uma explicação e agora vamos esperar mais algumas. Tu não conhecias este poema de Vinicius ? Eu também não, mas assim, pesquisando temas, vou aprendendo alguma coisinha. Obrigada, Amiga e, lá por Guaratinguetá nunca tinha ouvido falar no " mês do cachorro louco ", mas sim outras crenças. O Brasil é enorme e em cada estado é como se fosse um país diferente. Beijinhos e fiquem bem, todos com saúde, especialmente
      Emilia

      Eliminar
  2. Eu penso que é um mês de muita chuva... e nalgumas regiões de frio possivelmente... mas o poema é incrível e representa uma escolha perfeita.

    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada pela visita, Cidália! Um beijinho e boa noite. Saúde para todos aí em casa
      Emilia

      Eliminar
  4. Gostei de chegar aqui,
    E foi muito bom ver o poema de Vinicius, também não conhecia.
    Existem várias "estorias" que marcam Agosto com má memória.
    Lembro de numa dada altura falar com uma amiga brasileira que disse que tinha sido em Agosto que Getúlio Vargas se tinha suicidado e que uma tia dela tinha morrido no mesmo dia que Carmen Miranda,tudo em Agosto...
    Quem sabe possa ser coisas assim.
    Eu gosto de todos os meses...Maio é o meu mês.
    Brisas doces *


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Amiga, por ter vindo conhecer o Começar de novo. Espero que volte mais vezes. Sim, aconteceram esses factos no mês de Agosto e ainda outras desgraças e, com certeza foi isso que provocou este Agosto tão mal amado pelo povo brasileiro. E depois, também é inverno e recomeço das aulas após as férias do mês de Julho. Bem...o que importa é que tenhas gostado do poema e que te veja aqui mais vezes. Já fui ao teu dantinho e fiz-me tua seguidora. Voltarei lá com toda a certeza. Um beijinho e que a vida te abençoe com saúde
      Emilia

      Eliminar
  5. Impossível não gostar da poesia de Vinicius de Moraes. Este soneto ao mês de maio é muito belo. Não o conhecia e gostei de o ler aqui. Em maio nasceu a minha filha.
    Sabia que o mês de agosto não é um mês apreciado pelos brasileiros dada a imensa chuva que cai nesse mês (quando não há seca...) e traz algumas desgraças.
    Um bom domingo, minha querida amiga Emília.
    Muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito de Vinicius e desconhecia este poema, mas foi bom tê-lo descoberto, Graça. O mês de Maio é muito bonito, já com algum calorzinho e flores por todo o lado e por isso resolvi dedicar-lhe vários posts. Como sabes, vivi no Brasil e a única coisa que me desagradava neste mês de Agosto era o friozinho que se sentia na região onde eu morava, mas nada comparado ao nosso frio, claro. Era muito parado e poucos arriscavam a fazer alguma celebração neste mês, porque dava azar. . Enfim...crendices. Obrigada, Graça , pela visita e pelo carinhoso comentário. Espero que estejam todos de saúde aí em casa, pois o virus continua a amedrontar-nos e a guerra sem fim à vista. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  6. Gostei da tua escolha poética.
    O poema e o poeta são excelentes.
    Tem uma boa semana, minha querida amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Gostei deste poema de Vinicius de morais que não conhecia. Não é só no Brasil que não gostam do mês de Agosto. Eu casei neste mês e foi uma luta com a família, que queria que casasse antes ou depois, pois me diziam que "quem casa em Agosto, vive em desgosto" Anos mais tarde uma vizinha me disse que Agosto regulava o ano. Se fosse mês seco e quente, o ano seguinte ia ser de seca, se fosse chuvoso e ventoso, o ano seguinte ia ser de tempestades. Por isso como vê, não é só no Brasil.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que aqui em Portugal também não gostavam do mês de Agosto, Elvira. Olha, também eu escolhi este mês para o meu casamento e já lá vão 46 anos. Não vou dizer que não tenha havido algum " desgosto " pelo meio, mas lá se foram acertando as coisas e cá estamos, cada dia consertando aquilo que se vai deteriorando com o passar do tempo. Tem que ser assim, sempre com muita paciência e respeito se queremos que um relacionamento dure. Amiga, muito obrigada, pelo.o carinho da visita e tudo de bom, especialmente com saúde para todos aí em casa. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  8. Olá, querida amiga Emília!
    O poeta Vinícius é do agrado de muitos de nós.
    O poema acima é belo com os meses em versos ressaltando algo neles.
    Perdi meu pai em agosto.
    O céu o ganhou.
    O que é desgosto de agosto para uns, não o é para outros.
    Interessante pergunta nos põe no final.
    Tenha uma nova semana abençoada de paz!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é , Roselia, para uns é um mês de desgosto, para oitros não, depende do que tiver acontecido nessa data. Olha, eu casei nesse mês e aqui em Portugal, por ser verão é um mês em que se realizam muitas cerimónias e também quando a maioria dos trabalhadores tira férias. Eu adorei este poema de Vinicius e não o conhecia, aliás, não posso dizer que o conheça muito bem a obra deste grande Senhor. Um beijinho, Rosélia e muito obrigada pelo carinho. Espero que estejas melhor, Amiga!
      Emilia

      Eliminar
  9. Querida Emília

    Maio é o mês do coração, também o Mês de Maria segundo a liturgia
    católica. De Abril traz os resquícios, chuva, vento, isso numa interpretação
    minha no que diz respeito a este ano :)

    Maio é o Mês em que a Primavera acentua a sua florescência, por isso perfumado.
    O mês de Agosto, pleno Verão, é geralmente quente, a convidar-nos para a praia.
    Conheço a tradição de não ser propício casamento nesse mês. Parece que é
    de mau agouro, rimando Agosto com desgosto. Dizeres do povo...mas nunca
    fiando. Gostei de ler aqui as explicações sobre esse mês no Brasil.

    Desejo-te boa semana, querida amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Olinda, o mês de Maio é lindo, pois o calorzinho começa a aparecer, coisa que muito me agrada. Não conhecia este belo poema de Vinicius e achei-o muito interessante, embora para ele o mês de Maio não tenha a mesma graça que o nosso, pois é outono. Já Agosto, o interessante é ser o dia do pai, festejado no primeiro domingo deste mês e que, eu saiba, os pais não se importam de serem lembrados no mês do desgosto Pois é Amiga, são coisas que se vão associando a algumas desgraças acontecidas nessa mês e depois , o " coitado " leva com o apelido de agoirento. Tadinho!!! Amiga, obrigada pela visita e desejo a todos vós dias serenos e com saúde Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  10. Olá, minha querida amiga Emília,
    sempre é muito bom vir a esse simpático espaço, mas
    melhor ainda, quando aqui encontramos o nosso poeta
    Vinícius de Morais com este seu belíssimo poema, do qual
    fiz mais de uma leitura para gravar bem o canto do poeta.
    Então, amiga Emília, resta-me agradecer pela excelente partilha e.
    desejar a você e sua família uma ótima semana com saúde e esperança.
    Um beijo, amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, sim, tenho de te agradecer a simpática visita, Pedro. Não conhecia este poema leve e também engraçado do grande Vinicius. . Digo engraçado , porque notei um certo humor, principalmente no último terceto. Fico feliz que tenhas gostado, Amigo! Um beijinho e uma boa semana, com saúde para todos.
      Emilia

      Eliminar
  11. Maio, o mês do Sol, da brisa suave...Não conhecia o soneto de Vinicius e também não gosto do mês de Agosto. Sempre ouvi dizer que " Agosto é desgosto" e pessoalmente, acho-o muito quente, muito seco, muito abafado.
    Estou em isolamento pois estou infectada com COVID e hoje está a ser um dia bom (sem febre, sem grandes ataques de tosse).
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Marta, com certeza o isolamento já terminou, mas espero que não tenhas ficado com sequelas, pois há algumas pessoas que ficam Olha Amiga, até agora, o virus não me atingiu, apesar de ter andado pertinho, em toda a minha família. . Espero que continue assim, pois continuo com os mesmos cuidados, embora isso não signifique que não m3 vai descobrir. Olha, Marta, obrigada, por teres vindo cá, apesar de doente e desejo que a semana seja boa com saúde e sem vestigios desta " peste " Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  12. Grande Vinícius.
    Fizeste uma excelente escolha, este poema é maravilhoso.
    Há dias que li e comentei, mas o meu comentário não aparece. Terá ido para o spam do blogue?
    Boa semana, amiga Ailime.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. O comentário desapareceu...
    Acho que me enganei no teu nome...
    Beijo, querida amiga Emília.

    ResponderEliminar
  14. Gostei imenso deste soneto que não conhecia! Pessoalmente, gosto imenso do mês de Maio, que nos parece devolver uma energia diferente no ar, com a chegada da Primavera... a estação dos recomeços... embora para mim, também esteja ligada a algumas perdas, de pessoas que me eram bem próximas... pai inclusivé!...
    Um beijinho! Votos de uma feliz semana, e um óptimo mês de Julho, com saúde para si e todos os seus, Emília!
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Queridos Amigos, Ana, Jaime, Isa e João, descobri hoje os vossos comentários no spam e por isso peço desculpas por não responder a cada um , como de costume . OBRIGADA ! Beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar