domingo, 25 de novembro de 2018

DIFERENTE, MAS....INTERESSANTE!




Poderei dizer que este post é uma homenagem à minha amiga Mariazita do blog A Casa da Mariquinhas. Explico: Sempre que eu e ela trocamos e-mails, o dela traz um provérbio relacionado com o mês em que estamos e eu gosto muito e acho interessantíssimo. Como estamos quase no fim do ano e prestes a começar um novo, resolvi pesquisar e partilhar com os amigos estas curiosidades. 



JANEIRO          Não há luar como o de Janeiro, nem amor como o primeiro
FEVEREIRO     Quando não chove em Fevereiro, nem bom prado nem bom celeiro
MARÇO             marçagão, de manhã Inverno à tarde Verão
ABRIL                Se não chove em Abril, perde o lavrador couro e quadril
MAIO                 pardo e ventoso faz o ano farto e formoso
JUNHO               chuvoso: ano perigoso
JULHO                quente, seco e ventoso: trabalha sem repouso.
AGOSTO             amadurece, Setembro vindimece
SETEMBRO        Mês dos figos e cara de poucos amigos
OUTUBRO          Logo que Outubro venha, prepara a lenha
NOVEMBRO      Em Novembro, prova o vinho e semeia o cebolinho
DEZEMBRO       Em Dezembro, treme de frio cada membro.

Espero que gostem! Obrigada, Mariazita!

Emília Pinto

55 comentários:

  1. Boa noite, querida amiga Emília!
    Muito interessante para meditarmos que cada mês traz um ensinamento e assim, vamos vivendo com esperança a cada mês e a cada ano que se finda levamos ao novo um rastro de experiências várias.
    Gostei muito da partilha e agradeço.
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rosélia! Cada mês tem uma caracteristica e o povo, sempre sábio, tratou logo de as definir de um modo muito interessante. Beijinhos e que em todos os dias do ano tenhas momentos abençoados. Beijinhos, amiga e ate breve
      Emilia

      Eliminar
  2. Adorei! Bem interessante mesmo e saber dos ditos é sempre legal1 bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho muita Graca aos ditos populares e estes, dos meses agradaram-me muito e por isso resolvi partilhar. Claro, aí no Brasil serão diferentes, pois as estações do anos também o são, mas acho que deu para entender bem. Vivi aí muitos anos, mas não me lembro de nenhum. Sabes o que me agradava muito, Chica? As frase que os camioneiros colocam atrás do camião. Sāo famosas! Beijinhos e obrigada, amiga.
      Emília

      Eliminar
  3. Adorei a publicação e a simbologia dos meses :))

    Hoje : As palavras ternas do meu dicionário

    Bjos
    Votos de uma Segunda-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Larissa, ainda não consegui visitar-te e por isso agradeço-te muito a tua constante presença no meu cantinho. Muito obrigada e boa noite. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  4. Gosto imenso de ditados populares. São a voz do povo e cheios de sabedoria. Alguns destes não conhecia.
    Uma boa semana, minha Amiga Emília.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto, Graça e por isso resolvi partilhar, pois relativos a meses eu não conhecia. Obrigada, amiga e desejo-te uma noite tranquila para que o teu dia de amanhã comece bem. Beijinhos e até breve.
      Emilia

      Eliminar
  5. Interessantes... Conhecida alguns...
    Obrigada pela partilha...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste, Marta! Eu fiquei a conhecer alguns, como disse, através da amiga Mariazita e achei-os tão interessantes que resolvi partilhar. Para mim, estes adágios relativos a meses eram completamente desconhecidos para mim. Beijinhos, amiga e boa noite
      Emilia

      Eliminar
  6. Conhecia alguns outros não.
    Posso acrescentar alguns se não se importa.

    Janeiro
    A pescada de Janeiro vale por carneiro
    Bons dias em Janeiro, enganam os homens em Fevereiro
    Vinho verde em Janeiro, é mortalha no telheiro
    Fevereiro
    "An có nhai, nói có nghi"
    (Para comer é preciso mastigar; para falar é preciso pensar)
    Provérbio Vietnamita
    Março
    Se houver luz na alma, haverá beleza na pessoa,
    Se houver beleza na pessoa, haverá harmonia na casa
    Se houver harmonia na casa, haverá ordem na nação
    Se houver ordem na nação, haverá paz no mundo
    Provérbio chinês.
    Abril
    Uma água de Maio e três de Abril, valem por mil.
    Maio
    Um machado na boca, faz mais mal que um machado na mão.

    É raro encontrar alguém que pese as falhas dos outros sem colocar os seus próprios polegares na balança.
    Provérbios paraguaios
    Junho
    Pelo S. João, a sardinha pinga no pão.
    Julho
    O mês de Julho dá o pão e o gorgulho.
    Agosto
    Agosto nos farta, Agosto nos mata
    Quem não debulha em Agosto debulha com mau gosto
    Setembro.
    Em Setembro colhendo e comendo.
    Vindima molhada, pipa depressa despejada.
    Outubro
    Em Outubro sê prudente. guarda pão, guarda semente.
    Outubro chuvoso, faz o lavrador venturoso.
    Novembro
    Novembro à porta, geada na horta.
    Dezembro
    Pelo Natal, cada ovelha no seu curral.
    Se queres um bom alhal, planta-o pelo Natal.

    Penso que ainda tenho por aí mais alguns. Antigamente registava-os num caderno.
    Abraço e uma boa semana


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o complemento que deste ao meu post, Elvira e olha que uma amiga já se manifestou dizendo que gostou mais do teu Setembro do que o meu, por isso já foi útil; ela iria ficar triste e assim o teu provérbio alegrou-a mais. O meu mês é mau tanto na tua lista quanto na minha, pois é Dezembro , aliás, os 4 em casa somos de Dezembro. Beijinhos, querida Elvira; saude, alegria e também noites tranquilas com aquele sono reparador.
      Emilia

      Eliminar
  7. Minha querida amiga
    OBRIGADA!
    Não vim mais cedo porque a minha rotina está de pernas para o ar.
    Não sei se te disse... que a minha filha divorciou-se e, enquanto espera para fazer escritura de uma casa que comprou para viver com os filhos, veio (com os meus netos) cá para casa. Duas semanas depois de cá estar foi vítima de um enfarte do miocárdio.
    Em resultado de tudo isto... a minha vida está uma bagunça 🤢
    A minha actividade a nível de blogs está resumida ao mínimo.
    Tenho andado a preparar o post para o dia 1/12 - que não será mais um capítulo do meu livro mas as fotos das minhas férias (como faço todos os anos), e a coisa está preta... O tempo que tenho disponível é muito pouco... Alguma coisa se há-de arranjar.

    Fiquei muito feliz por te teres lembrado de mim e dos meus provérbios.
    És uma AMIGA com maiúsculas. Nunca te esquecerei.
    Obrigada mais uma vez.

    Feliz Terça-feira e uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, não sabia de nada, mas parece até que adivinhei que estavas a precisar de um miminho , poi não passou de um miminho esta minha homenagem, pois mereces muito mais; tens un coração do tamanho do mundo e sabes que não é " à toa " que o digo. Já te mandei um e-mail ( sem provérbio )
      , mas quero também deixar aqui um abraço solidário com o mau momento que estás a passar e também os desejos de que a tua filha recupere de tantos
      problemss. Tudo vai dar certo, Amiga! Muita força!
      Emilia

      Eliminar
    2. Minha querida AMIGA
      Antes do Natal espero ter alguns dias com um pouco de sossego… e enviar-te-ei email. A minha filha vai à consulta de cardiologia no dia 20 e esperamos que o médico a "libere" para ir para a sua nova casa. Será altura de eu voltar à rotina habitual. Mesmo indo lá ajudá-la a pôr as coisas em ordem - sabes o que implica uma mudança de casa, receber todos os móveis que estão armazenados, guardar roupas, utensílios, etc., etc. - enfim, é uma trabalheira, mas tudo se faz, com boa vontade.

      Quero agradecer todo o teu carinho, embora eu saiba que a única maneira de o agradecer é retribuí-lo… :))) Mas isso já tu sabes que eu faço :)))

      Um beijinho especial para a princesinha e para ti todo o meu amor fraterno.

      Feliz Terça-feira e uma boa semana.
      Beijinhos
      MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

      Eliminar
    3. Claro que sei, querida Mariazita! Sempre recebi te ti um grand e carinho e também sei que posso contar contigo e com a tua sincera amizade.SEMPRE.
      Nāo te preocupes com o e-mail; o que importa agora é que a tua filha se recupere para que a vida dela e a tua entrem na normalidade. As mudanças são sempre muito trabalhosas, mas tudo se há-de arranjsr, se a saúde assim o permitir. Tudo vai dar dar derto, querida amiga e o ano de 2019 vai, de certeza, ,ser melhor que o final deste ano. É preciso força e, quando se trata dos filhos., vamos buscar essa força e coragem ao fim do mundo, se preciso for, não é verdade? Sei que a terás, amiga! Procurarei saber noticias! Entretanto, deixo-te um grande abraço e com ele vai a minha sincera amizade e os votos de que o resultado da consulta da tua filha seja o esperado e assim ela possa retomar a sua vida. Boa noite, querida amiga. Obrigada por teres voltado cá para me dares noticias
      Emilia

      Eliminar
  8. Oláá, tudo bem? Meu nome é Tanara e estou voltando pro mundo blogueiro agora! Adorei teu cantinho e espero que visite e siga o meu, caso queira! Fico no aguardo! (: Beijinhos!

    PS: adorei maio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tanara. Fiquei muito contente com a tua visita e espero ver-te por aqui mais vezes. Já te fui visitar e, logo que possa, irei de novo ao teu cantinho. Enyretanto, fica um beijinho e os votos de que tenhas um bom fim d3 semana
      Emilia

      Eliminar
  9. Que lindo, querida amiga!
    É lindo mas eu não fiquei muito contente com o provérbio do meu mês «Mês dos figos e cara de poucos amigos»...
    O provérbio da Elvira tem mais a ver comigo «... colhendo e comendo»...
    Brincadeirinha à parte, deixo beijos para ti, para a Mariazita e para a Elvira (que deixou a minha balança pulando de contentamento...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, nāo me lembrei que o teu mês era Setembro, pois teria escolhido outro provérbio; sabes que a Beatriz também é do mesmo mês e a fofinha não merece este adágio, nem ela, nem tu e olha, o da Elvira também combina mais com a Beatriz, pois ela adora comer; só chora quando tem fome e parece um " relóginho ", quando começa a chegar a hora ela dá logo sinal. Foi mesmo uma falha minha, Teresa, mas, olhas...que me dizes do mês de
      Dezembro ? Achas bom ? Nem o meu, nem o da Elvira; detesto frio e não tenho jeitinho nenhum, em para plantar nem para tratar de ovelhas. Deve ser o pior mês, querida amiga. Mas...que se ha-de fazer? Na desgraça acompanham-me o meu marido e os meus filhos e assim, não fico sozinha a tremer. Beijinho, Teresa e um bom fim de semana. Adorei a brincadeira!!!
      Emilia

      Eliminar
  10. Esse eu não conhecia, também gosto dos provérbios populares, trazem sempre muitas verdades, mesmo que algumas não servem como uma luva para nós, como cita a Teresa. A Mariazita é uma queridona, seus emails são ótimos, inteligentes, curiosos.
    Beijos para as duas!
    (deixei uma respostinha...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tais, estes dos meses nāo conhecia e foi com a Mariazita que comecei a interessar-me por eles. Sabes, lembro-me sempre daquelas frases dos camiões aí no Brasil; eram tão interessantes! Um dia vou pesquisar e fazer um post com elas que achas ? Quanto à " respostinha " já fui ver, sim. Obrigada! Hoje fiquei com a Beatriz para a minha filha ir ao cinema; está aqui na sala a
      dormir sossegadinha, com o calorzinho da lareira. Está muito frio, como deves imaginar. Amiga, desejo-te um bom fim de semana e deixo um beijinho de boa noite para os dois.
      Emilia

      Eliminar
  11. Sabe que achei uma graça? Até já guardei
    para passar adiante k.
    Sempre tem algo que podemos aproveitar nesses ditos populares.
    r. Sabe que um unico vaso ou um jardim para mim a unica diferença
    é o trabalho mas a sensação de satisfação é a mesma de estar mexendo
    em plantas; no apê da cidade a atenção que dou aos vasos
    é a mesma atenção do jardim do sítio k. Eu não vejo diferença amor
    é algo que não se mede k; a gente só dá k.
    Com certeza deves amar teus vasos de plantas e flores k.
    Boa entrada de mês de dezembro.
    Abraços a ti e aos teus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente que o post te tenha agradado, Jannice! Muito obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso. É como dizes, as plantas agradam quer estejam em vasos ou no jardim; enfeitam a nossa vida e mexer na terra faz-nos bem. Tudo de bom, querida amiga e até Janeiro aí no teu sitio. Um bom Natal e muita saúde para todos. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  12. Fantástico!
    Uma bela coleção de sapiência, cultura e tradição portuguesa
    Obrigada
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cinderela! Também gosto muito de provérbios e estes, relacionados aos meses eram quase todos desconhecidos: sabia um ou outro, só. Amiga, desculpa nāo ter ido ainda ao teu blog, mas, tenho andado um pouco ocupada; logo que posaa irei ver o final do teu conto. Um beijinho e boa noite.
      Emília

      Eliminar
  13. Emilia,

    deixo-te uma alternativa para o mês de Abril, que em, certa medida, nega a tua versão: "em Abril águas mil/peneiradinhas por um mandil..."

    gosto de provérbios - encerram muita sabedoria.

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver, Manuel, que nasceste em Abril e eu já conhecia esse de " Abril, águas mil, mas o resto não....e nem sei o que é um " mandil "; vou pesquisar, certo? Mais um provérbio que aprendi! Sabes, com este post, fiquei a saber a data de aniversário dos meus amigos e, se nāo estiver enganada, fazes no mês do meu pai * faleceu há um ano com 89 ); falta saber o dia...
      Amigo, muito obrigada pela visita e vou ver se não me esqueço de te dar os parabéns em Abril; sempre que for ao teu blog, nesse mês, deixo-te os parabéns, certo?. Um beijinho e até breve lá no " famoso relógio".
      Emilia

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Muito obrigada, Maresia! Espero ver-te por aqui mais vezes. Um beijinho e tudo de bom.
      Emilia

      Eliminar
  15. Olá de novo amiga Emília

    Só venho dizer que já pode ler o novo Capítulo de Um Oceano entre nós - IV. Espero que goste.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse acima, ando um pouvo ocupada, mas, logo quecpossa irei ver como terminou o teu conto. Entretanto, deixo-te um beijinho e as minhas desculpas pela ausência
      Emilia

      Eliminar
  16. Gosto imenso de ditados populares, e a grande maioria não conhecia!...
    Pelo que foi um post verdadeiramente enriquecedor, Emília!
    Gosto imenso do espaço da Mariazita... pelo que aproveito para deixar um beijinho para ambas... e os meus votos de um excelente mês de Dezembro!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana, pela visita. Tenho andado bastante ausente dos blogs amigos, mas nāo vos esqueço. Logo que possa la6 estarei para ver as novidades, sempre muito interessantes. Um beijinho e os meus votos de que estejam todos de saúde, em especial a tua mãe
      Emilia

      Eliminar
  17. Muita da sabedoria popular encontra-se nos provérbios.
    Não conhecia alguns.
    Obrigado pela partilha, extensivo à Mariazita.
    Emília, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Jaime, os provérbios dizem-nos muito sobre a cultura dos povos e dncerram sempre muita sabedoria. Obrigada pela visita e espero que estejam todos bem por aí. Um beijinho

      Eliminar
  18. Querida Emilia

    Adorei este teu post. Sou uma grande fã de provérbios e tenho uma grande tendência para citar um ou outro de vez em quando. Penso que eles, os provérbios, nos trazem esse saber popular que vai ao encontro de grandes verdades.
    Uma homenagem merecidíssima para a nossa querida Mariazita. Vejo que está a atravessar momentos difíceis e aproveito para lhe enviar votos de que tudo se resolva, em especial a saúde da filha.

    Desejo-te muita saúde e alegria ao lado das tuas meninas e de toda a família.

    Beijinhos.

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim, de vez em quando, também me sai um provérbio, mas, confesso que conhecia muito pouco aqueles relacionados com os meses; um ou dois e nada mais. Fico feliz que tenhas gostado e quanto à Mariazita, sim. pelo que conta, a vida dela tem sido dificil nestes últimos tempos, mas, vai dar tudo certo, se Deus quiser e ha-se querer, sim! Obrigada, querida Olinda e desejo saúde e serenidade para todos aí em casa. Tenho andado um pouco ausente dos blogs, com as minhas visitas atrasadas, mas, como um dia me disseste, a monotonia dos meus dias acabou; claro que acho uma delicia que a Beatriz venha todas as tardes com a mãe para casa da vovó, mas perco-me bastante com ela e muitas vezes acabam por jantar aqui. Ainda nos falsm8s antes do Natal, com toda a certeza. Um beijinho e até breve aí no teu xaile fofinho; com este frio, sabe muito bem!
      Emilia

      Eliminar
  19. Olá Emília, amei e achei muito interessante, mas eu não tenho cara de poucos amigos, em compensação gosto muito de figos kkkk...
    Parabéns a você e a Mariazita, pela criatividade.
    Beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mês de Setembro está a desagradar bastante, mas, como já disse acima, o Dezembro e muito pior. Apesar de ser o mês do Natal, o frio é muito, a chuva também e por isso não gosto deste mês. Paciência. .. cada um tem de aceitar o que lhe " saiu na rifa ", não é verdade, Léah? Sabes que a mnha netinha que tem dois meses também nasceu em Setembro? Coitadinha...é tão sorridente!!!
      Beijinhos, querida amiga e aproveita esta quadra para comeres bastantes figos secos: adoro-os! Ainda tenciono falar contigo antes, mas, se não der, deixo aqui já os meus votos de que tenhas um Natal alegre com os familiares todos juntos e com saúde, pois ela é fundamental
      Emilia

      Eliminar
  20. Aproveitando, que passei por aqui, a espreitar as novidades, deixo um beijinho e votos de continuação de uma excelente semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana. Demorei a ter novidades, mas hoje já ye, Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  21. Adorei...!
    Assim fiquei sabendo um pouco mais sobre o clima e os costumes do povo português.Abraços, Emília!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Sandra! Os provérbios ensinam muito e para vocês, na realidade, indicam pormenores desconhecidos. E agora lembrei que, apesar de fer vivido no Brasil, não me lembro deste tipo de adágios. Sabes alguns, amiga? Beijinhos e obrigada pela visita
      Emília

      Eliminar
  22. Bom, como sou de setembro justifica meu seblante serio. rsrs Ah, Mariazita! Essa merece todas as homenagens possíveis! Tenho cá comigo um apreço também por Mariazita. Pode -se dizer que conversamos sobre livros e já até pedi acoselhamentos. Bom estar aqui mais uma vez com você , querida Emilia.Postagem curiosa e agradável. Grande beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beto. Desculpa só agora responder, mas nāo tinha visto o teu comentário. Sim, sei que tu e a Mariazita sois grandes amigos, pois vejo-vos com frequência na casa um do outro. Fico muito feliz que tenhas gostado, mas...uma pessoa que escreve tanta poesia nāo pode ter " cara de poucos amigos ", por isso não dês importância. Obrigada, querido amigo e muita leveza na tua vida, sempre com saúde. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  23. It’s remarkable to go to see this web site and reading the views of all mates about this paragraph, while I am also eager of getting know-how.

    야한소설
    텍사스홀덤사이트

    ResponderEliminar
  24. I’m impressed, I must say. I’m here for the first time. Superb! I simply must tell you that I really love your blogs page. My boyfriend enjoys your blogs.

    대딸방
    텍사스홀덤

    ResponderEliminar
  25. As I apply more and more of these insights to my daily life I can see how your education has transformed you into a top expert in this industry. I talked about these very points to my professor today and she couldn’t argue any of these points. After seeing this I know I will not be the same. Be cool if you were close to me so we could hang. I don’t know why but this site takes almost a minute to fully load on my friends laptop. Reading your content is way better than snuggles.

    마사지블루
    홀덤

    ResponderEliminar
  26. Don’t be afraid to spread your thoughts. You have just made my year a great one! You are clearly an influence in this field so I'm sure many of these concepts probably come easily to someone like yourself however, I am still not understanding some things you’ve written here. What a highly descriptive and well written post. Any more feedback? It would be greatly appreciated.

    건마탑
    포커게임

    ResponderEliminar
  27. This is a great inspiring article.I am pretty pleased with your good work 파워볼

    ResponderEliminar