segunda-feira, 12 de maio de 2014

EM LOUVOR DAS CRIANÇAS




Se há na terra um reino que nos seja familiar e ao mesmo tempo estranho, fechado nos seus limites e simultaneamente sem fronteiras, esse reino é o da infância. A esse país inocente, donde se é expulso sempre demasiado cedo, apenas se regressa em momentos privilegiados — a tais regressos se chama, às vezes, poesia.
 Essa espécie de terra mítica é habitada por seres de uma tão grande formosura que os anjos tiveram neles o seu modelo e foi às crianças, como todos sabem pelos evangelhos, que foi prometido o Paraíso. A sedução das crianças provém, antes de mais, da sua proximidade com os animais a sua relação com o mundo não é a da utilidade, mas a do prazer. Elas não conhecem ainda os dois grandes inimigos da alma, que são, como disse Saint-Exupéry, o dinheiro e a vaidade. Estas frágeis criaturas, as únicas desde a origem destinadas à imortalidade, são também as mais vulneráveis — elas têm o peito aberto às maravilhas do mundo, mas estão sem defesa para a bestialidade humana que, apesar de tanta tecnologia de ponta, não diminui nem se extingue. O sofrimento de uma criança é de uma ordem tão monstruosa que, frequentemente, é usado como argumento para a negação da bondade divina. Não, não há salvação para quem faça sofrer uma criança, que isto se grave indelevelmente nos vossos espíritos. O simples facto de consentirmos que milhões e milhões de crianças padeçam fome, e reguem com as suas lágrimas a terra onde terão ainda de lutar um dia pela justiça e pela liberdade, prova bem que não somos filhos de Deus.


 Eugénio de Andrade, in 'Rosto Precário'


 As crianças vão ser os adultos de amanhã  e, graças ao meio onde estão inseridas, inevitavelmente  conhecerão os grandes " inimigos da alma, o dinheiro e a vaidade "


Emília Pinto

36 comentários:

  1. Foi muito agradável encontrar aqui um poeta que acho ser o autor de muitos dos mais belos poemas de amor que conheço.

    Amiga, abraço com votos de excelente semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aqui está um texto também de amor, São, do amor que todas as crianças merecem e muitas delas não têm. Só dão amor, as crianças e infelizmente os adultos tratam-nas muito, muito mal. Amiga, uma bela semana e muito obrigada pelo carinho. Um beijo
      Mila

      Eliminar
  2. OI EMÍLIA!
    CHEGA A SER CONSTRANGEDOR, DE TÃO CLARO E VERDADEIRO ESTE TEXTO, FAZENDO-NOS VER, O QUANTO SOMOS RESPONSÁVEIS POR CADA CRIANÇA QUE SOFRE E DA QUAL SABEMOS, SEM NADA FAZERMOS, POIS EM CADA ESQUINA HÁ UM EXEMPLO, BASTA QUE QUEIRAMOS VER.
    LINDO DEMAIS.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Zilani, em cada esquina vemos crianças a precisarem de ajuda e nós, indiferentes, nem um olhar lhes lançamos. A culpa é de toda uma sociedade egoísta que só pensa em dinheiro, mas cada um de nós tem uma parte da culpa. Quantas vezes não ignoramos uma criança que, triste, nos estende a mão? Muitas vezes, amiga! Um beijinho e uma boa semana. Obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  3. Sim, o melhor do mundo são as crianças! Ou deveriam ser!

    O seu mundo é feito de simplicidade, longe de saberem o que os espera em adultos.
    Infelizmente, ainda há e continuará a haver crianças/adultos, sem direito a sorrir!

    Beijinhos.

    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, Lisa, " deveriam ser ", porque infelizmente, sempre houve, há e continuará a haver " crianças sem direito a sorrir ". Com certeza leste o livro os " esteiros " , relatando a vida de meninos que nunca foram crianças ", Tentemos, por isso, amiga, o que estiver ao nosso alcance para que não haja crianças com fome. No nosso país, estamos a ter muitas que já vão para a escola sem uma refeição.. Beijinhos e espero que tenhas uma boa semana. Obrigada pelo carinho.
      Emília

      Eliminar
  4. E o que dizer do texto deste poeta de palavras simples, mas mágicas? Apenas abrir o coração e preservar o riso cristalino das crianças...Que a ambição desenfreada apaga..
    Obrigada pela partilha.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vemos tantas crianças hoje no nosso país com o olhar triste, não é Marta? Umas, porque lhes falta a atenção dos pais preocupados em demasia com o dinheiro e a vaidade, outras pela falta de um simples pão. Para quê tanto desenvolvimento tecnológico
      se não sabemos tratar das nossas crianças? Não serve de nada!. Beijinhos e muito obrigada pela visita. Uma bela semana, amiga!
      Emília

      Eliminar
  5. Uma grande verdade amiga. E o pior é que cada vez o mundo está mais egoísta e cada vez menos atento aos mais desprotegidos.
    Um abraço e uma bos semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começamos todos a perder as esperanças de que alguma vez vejamos as crianças a viverem a vida de amor que elas desejam. Pedem tão pouco e os pais teimam em dar-lhes demais. Quantas vezes vemos crianças pobres e com um olhar brilhante de felicidade e outras cheias de tudo e completamente vazias de afecto? É a vaidade que vence fazendo com que os pais esqueçam que o seu filho apenas pede carinho e atenção. Um beijinho, Elvira e muito obrigada pela visita.
      Emília.

      Eliminar
  6. Uma maravilha este texto de Eugénio de Andrade...Se o melhor do mundo são as crianças no dizer de Pessoa...o que fazemos nós por elas? Limita-mo-nos a amar e a cuidar daquelas que estão no nosso circulo familiar...e as outras? Cuidamos de uma gota e esquece-mo-nos do mar imenso e profundo...e ás vezes, elas só pedem um pouco de carinho e atenção...
    Beijo Amiga e uma boa semana.
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, Graça, fazemos muito pouco ou melhor, nada. Limitamo-nos a ajudar quando há campanhas, quando recebemos em casa pedidos da unicef e em outras situações semelhantes. Quando muitas vezes as vemos na rua pedindo esmola nem sempre paramos para lhe fazer um mimo, perguntar se tem fome. O que de imediato pensamos é que estão ali obrigadas pelos pais para levarem " trocos " para casa e nem sequer junto delas vamos. Muitas vezes é isso mesmo, mas que culpa têm elas? Porque não agimos de maneira diferente, conversando um pouco e perguntando se querem comer? Isso seria o mínimo que poderíamos fazer. O pior; Graça, é que muitas são maltratadas no seio familiar, por aqueles que mais as deveriam amar Um beijinho, querida amiga e obrigada pelo carinho. Que os teus dias tenham muitos momentos felizes.
      Emília.

      Eliminar
  7. São as crianças (e os filhos das crianças no futuro) que impedem que o Homem morra quando parte desta vida.
    O texto é magnífico, obrigado pela partilha.
    Tem uma boa semana, querida amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua afirmação, Nilson está certíssima e por isso é que as crianças deveriam ser a nossa prioridade maior, para que assim a humanidade fosse melhor do que é agora. Penso que não lhes estamos a dar a atenção necessária para que sejam Homens com humanidade no coração. Tentemos fazer a nossa parte, não é amigo? Muito obrigada pela simpatia e uma boa noite. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  8. Uma pequena delicia este texto! as crianças deviam ser a nossa prioridade pois são elas o futuro mas, cada vez mais me preocupa esse futuro...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso problema é precisamente esse, Lilás, esquecer que as nossas crianças serão os homens de amanhã e se continuarmos a maltratá-las desta maneira a " bestialidade humana " . Além de estarem a ser ignoradas, não estão a ser devidamente preparadas pelos pais para serem cidadãos de verdade e isso também contribui para que não sejam felizes e se tornem adultos inseguros. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  9. Aqui no Brasil, uma madrasta, provavelmente com o conhecimento de um pai, mataram um inocente de 11 anos. Este menino pediu socorro pessoalmente na justiça, mas não foi atendido.

    E a historia cruel se repete com a vida de 250 meninas da Nigéria, milhares de outras crianças no mundo, frágeis, ingenuas, ainda Anjinhos de Deus na Terra, que carecem de amor, educação, saúde e respeito.

    Se as crianças são o futuro de um povo, é obrigação de zelar por elas.

    Beijios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soube dessa notícia, Sissym pelas notícias e chocou-me que esse menino não tivesse tido a ajuda que tanto pediu. Os adultos têm sempre a mania que sabem tudo e que as crianças não sabem nada e por isso não lhes dão ouvidos, o que é uma pena. Aqui há muitos anos morreu uma menina de 10 anos e até hoje não se encontrou o corpo; tudo indica que foi morta pela mãe que está presa; essa menina também tinha dado todos os sinais possíveis, mesmo na escola, mas não se conseguiu evitar essa tragédia. Há em todo o mundo tanto descaso com os nosso pequeninos que até assusta, amiga. Não sei até onde chegará a " bestialidade" do ser humano ". Um beijinho, amiga e obrigada pelo carinho. Até breve!
      Emília

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. " A sedução das crianças provém, antes de mais, da sua proximidade com os animais — a sua relação com o mundo não é a da utilidade, mas a do prazer. Elas não conhecem ainda os dois grandes inimigos da alma, que são, como disse Saint-Exupéry, o dinheiro e a vaidade " .

    Como lamento que o acima dito esteja a ficar cada vez mais longe .

    Hoje há as crianças que sofrem horrores , desde a fome aos mais terríveis maus tratos , e há as que são compradas com os objectos mais disparatados , e nada educativos . O amor tem que ser dado .

    Crianças que terão que fazer muito por elas , para não serem os adultos desestruturados que existem cada vez mais .

    Felizmente que ainda há pais e educadores atentos , para que o amanhã não seja um desastre completo .

    E o mais importante , dar o exemplo , e não esquecermos a nossa interior .


    Um beijo , de agradecimento por este belo texto , Emilia ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Maria, temos dois extremos que em nada beneficiam a criança. Por um lado aquelas que sofrem de fome, frio e maus tratos e do outro crianças " sufocadas " de bens materiais mas sem o mínimo de calor humano e de bons exemplos. Os pais pensam que as deixam felizes dando-lhes o que de melhor há no mercado, mas o que estão a fazer é a criar adultos inseguros, sem valores e muitas vezes " pequenos tiranos " Há boas excepções, amiga, tanto nas famílias quanto na sociedade em geral, mas isso não chega; é preciso também acabar com as guerras, com o preconceito e com a ganância dos países ricos que levam à miséria os países mais pobres onde, também aqui, as crianças são as mais afectadas. Muito obrigada, Maria pelo belíssimo comentário que muito acrescenta à mensagem que quis passar com o texto. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  12. Um texto maravilhoso, tenho a nítida impressão de que não evoluímos, e sim regredimos a cada dia. A crueldade sem limite, a fome, a ruptura desenfreada dos valores sagrados da vida, atinge fatalmente a infância, que deveria ser preservada, e receber exemplos para prolongar essa fase. Na verdade a infância agora parece nem existir mais para alguns.
    Obrigada por partilhar .
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lourdinha. É um gosto muito grande ter-te aqui. Eu também penso que neste aspecto,regredimos muito. Antigamente não havia esta " sede " exagerada pelo consumo, esta ânsia de ter cada vez mais. As crianças não precisavam de ter todas as novas tecnologias que têm hoje e os pais tinham mais tempo para elas. Além disso os divórcios não eram em tão grande número e isso evitava muito sofrimento aos filhos; hoje em muitos casos de separação elas são uns " joguetes " nas mãos dos pais que as usam sem o mínimo de respeito para mostrarem a raiva que têm um do outro.. É verdade, amiga, para alguns não existe sequer infância. Muito obrigada pelo carinhoso comentário e até breve. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  13. Com o crescimento da violência, em toda parte, ( no Brasil está um terror !), percebe-se que aquela dirigida à infância tem se destacado assustadoramente, nos noticiários. O que causa mais espanto é que, na maioria das vezes, a agressão parte de adultos da própria família. Para mim, a desagregação da família e a falta de política dos governantes, para o atendimento e proteção às crianças, são as maiores causas das ocorrências que as atingem. As populações precisam se mobilizar constantemente, nos pequenos e grandes centros pressionando o poder público e às organizações civis para um COMPLETA ATENÇÃO À INFÂNCIA...as campanhas não devem parar, devem estar sempre em ALERTA...
    Emília, que tema tão oportuno, tão necessário... Parabéns, obrigada!
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui passa-se a mesma coisa, Lúcia e também acho que a desagregação da família é um problema muito sério nesta questão. Os pais, num divórcio, não sabem deixar de lado a criança; metem-na na briga e aqui já têm acontecido casos dramáticos por causa disso. Há nas autarquias centros de apoio à criança e cada vez mais a população denuncia e a segurança social actua, mas nem sempre vai a tempo. Foi criado há já uns anos aqui em Portugal a " família de acolhimento ", famílias que se oferecem para terem em casa crianças que foram tiradas do seio familiar pela acção social; não são para adopção, ficam com a família de acolhimento até que se resolva o problema da própria família que muitas vezes é droga, alcool ou outro situação do género. É uma solução que me parece boa, mas ao mesmo tempo acho que a criança sofre;; acostuma-se ´`a familia que a acolheu e onde é tratada muito bem e com todo o conforto e mais tarde terá de saír e voltar a casa. Não sei... Eu poderia até candidatar-me a esse projeto, mas tenho medo do resultado final;; um dia a criança vai e o sofrimento será grande. Muito obrigada, querida amiga pelo belo testemunho e pelo " debate " que com ele ajudas a cria aqui. Fico muito feliz que tenhas gostado do tema. É de facto muito oportuno perante noticias sempre assustadoras em relação às crianças do nosso mundo tão carente de humanidade.Um beijinhode grande amizade.
      Emília

      Eliminar
  14. Emilia

    volto para dizer
    A quem mesmo longe

    foi visitando o meu blogue

    Obrigada, senti a força e
    E o abraço!...

    Um beijo e muita amizade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi com grande alegria que te recebi aqui, querida Lili e agora o que mais desejo é que tudo continue a correr bem para que não precises de te ausentar da " casa " dos teus amigos. Tenho a certeza que todos sentiram a tua falta e que estão felizes com o teu regresso. Beijinho carinhoso e o meu agradecimento pelo abraço que me soube tão bem! Até sempre!
      Emília

      Eliminar
  15. Olá! A criança é alvo de muita violência, inclusive da mídia né! Agradeço muito seu sábio comentário em meu blog! Tenha um bom final de semana, muita paz, abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Ives! A mídia não poupa ninguém, nem mesmo as crianças; o que importam são as audiências e se para isso tiverem que expôr as crianças o respeito por elas é colocado de lado. Não trens que agradecer, amigo; é um prazer ler o que tão bem escreves. Um beijinho e um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  16. O GRANDE Eugénio de Andrade deixou-nos de herança uma vasta obra, na qual se inclui, além do óptimo livro que aqui recordas - ROSTO PRECÁRIO - um poema que adoro, e me vem sempre à lembrança quando se fala de Eugénio de Andrade : "Passamos pelas coisas sem as ver..." - Magnífico!

    Sobre as crianças... já várias vezes tive a oportunidade de manifestar o meu enorme repúdio pela violência de que, em pleno século XXI ainda são vítimas.
    Confrange-me saber que há milhares e milhares (se não milhões...) de crianças a sofrer os horrores da guerra, a passar fome e sede, submetidas a toda a espécie de violência física e não só... enfim, tudo de que deveriam estar bem afastadas.
    Toda a divulgação que se der a factos de que tenhamos conhecimento nunca será demais!

    Um bom fim de semana.
    Beijinhos

    PS - Muito obrigada pelas tuas palavras, sempre gentis, na minha «CASA».
    Bem hajas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena não teres colocado aqui o poema, Mariazita. Não o conheço, mas pelo titulo de certeza que é muito interessante. Não só passamos pelas coisas sem as ver, como também passamos por muitas crianças pedindo ajuda e nem nelas reparamos o que ainda é pior. Todos nós conhecemos crianças que sofrem e penso que a sociedade está mais atenta, havendo casos em que os próprios vizinhos denunciam. Penso que devemos perder o mundo e comunicar às entidades competentes sempre que saibamos de sofrimentos causados às crianças.É sempre um prazer ir a tua casa e venho de lá sempre mais rica. Já sabes, Mariazita se cá vieres coloca aqui o poema, pois ele "encaixa " muito bem nesta mensagem, isto, claro, se quiseres. Fico sempre muito contente quando os meus amigos acrescentam algo à mensagem que tento passar.. Obrigada pelo carinho e um bom fim de semana. Um beijinho de grande amizade
      Emília

      Eliminar
  17. Querida Emília

    Um texto maravilhoso de Eugénio de Andrade que realça a formosura e inocência das crianças. Elas são seres, como ele bem diz, que não conhecem o dinheiro nem a vaidade e por isso possuem uma alma pura.

    Infelizmente, pela sua fragilidade estão sujeitas a sofrer nas mãos de adultos sem coração. Violência que parte em muitos casos da própria família, de pessoas conhecidas e de um sem número de agressores sem rosto. Com bem referes um pouco acima, é nossa obrigação dar parte às autoridades de agressões de que tenhamos conhecimento.

    Tenhamos a esperança de que, com a participação de todos, um dia as Crianças de todo o Mundo poderão viver com Alegria a sua infância.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Olinda pelo carinho e belo comentário. É sempre muito incompreensível que os principais abusadores das crianças sejam aqueles que mais deveriam amá-las e neste aspecto os animais irracionais dão-nos verdadeiras lições com o amor e cuidado que têm pelas suas crias. Fazem tudo por elas e não as abandonam . Aliás, já soubemos pelas notícias de casos em que cães salvaram crianças que tinham sido abandonadas pelas mâes. Uma cadela salvou do lixo um recém nascido e levou-o para junto das suas crias, amamentando-o. Isto é de fazer corar de vergonha qualquer ser humano, amiga. Um beijinho e espero que tenhas uma bela semana.
      Emília

      Eliminar
  18. Nem sei comentar, perante este texto e os comentários aqui escritos.
    Está tudo dito.
    As crianças deviam ser poupadoas de tudo.
    Deviam viver, simplesmente.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Deviam viver, simplesmente " e nesta frase disseste tudo,cantinho. Infelizmente muito há a fazer para que elas vivam como crianças que são. Um beijinho e obrigada pela visita
      Emília.

      Eliminar