segunda-feira, 19 de maio de 2014

A MAIOR FLOR DO MUNDO




Temos  muito a aprender com as crianças!

Emília Pinto

50 comentários:

  1. Esse vídeo é mesmo muito lindo! Ótima semana,beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ensina-nos muitas coisas, não, Chica? Obrigada pelo carinho e até sempre.Beijos
      Emília

      Eliminar
  2. Gostei muito. Obrigado por compartilhar.
    Se me permites, estou a segui-la.
    Grande abraço, do Brasil.
    Gilson.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gilson! É com grande gosto que te recebo aqui. Espero que tenhas gostado e voltes sempre. Já fui conhecer o teu " Imaginário " e já sou tua seguidora. Um abraço e até breve.
      Emília

      Eliminar
  3. Devíamos aprender com elas, sem dúvida!
    As crianças arriscam, pois acreditam que conseguem...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é. Lisa e nós nem sempre as apoiamos nessa segurança,nesse acreditar. Ensinamos-lhes muitas coisas, mas depois não agimos em conformidade o que faz com que depois elas se tornem adultos iguais a nós. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  4. Gostei do vídeo...As crianças, são os nossos mestres...Verticais e transparentes...
    Ai se o mundo as seguisse...tudo seria diferente!
    Beijo amigo e uma boa semana
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São isso mesmo, Graça, mas com os exemplos que lhes damos, muitas delas deixam de o ser e deixam-se contaminar pelo meio onde estão inseridas. Tornam-se adultas e, como nós, esquecem o que tanto as encantava quando eram crianças. Por isso há que dar o exemplo para que tenhamos adultos "verticais e transparentes " Obrigada, querida amiga e um beijinho de grande amizade. Até sempre!
      Emília

      Eliminar
  5. Minha querida

    Adorei este vídeo, um grande ensinamento, que infelizmente os adultos não tomam como exemplo. o mundo seria melhor.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo seria muito melhor se tivessemos sabido conservar o espírito de criança, mas, infelizmente na maioria dos casos isso perdeu-se e assim resta-nos cuidar das nossas crianças e formá-las de modo a que não façam com nós quando crescerem. Um beijinho, Rosa e muito obrigada pelo carinho.
      Emília

      Eliminar
  6. Tudo seria mais simples realmente...Hesitamos tanto, perdemos oportunidades porque estamos presos ao "parece mal"... Estou como as crianças: não gosto de palavras complicadas...
    Obrigada pela visita.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, Marta, esse " parece mal " faz com que não sejamos sinceros perante a vida e perante os outros e isso leva-nos à desconfiança e ao medo de agir em conformidade com o que sentimos e isso é muito maus.Hoje em dia desconfiamos de tudo e de todos, pois temos consciência de que o " politicamente correcto " impera. Com as crianças não acontece nada disso, são verdadeiras. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Fica bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  7. Querida amiga

    Pena que esquecemos
    como são sábias as crianças,
    com seu mundo,
    sua simplicidades,
    sua ordem de importância
    para o mundo...

    Reencontrar sonhos,
    é reaprender o sentido da vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu, Aluísio és " mestre na matéria " , pois lidas com crianças e sei que tentas fazer com que elas sigam os seus sonhos e aprendam " o sentido da vida ". Muito obrigada, amigo pelo belo comentário, simples como as crianças gostam e entendem. Um beijinho e fica bem!
      Emília

      Eliminar
  8. OI EMÍLIA!
    AS CRIANÇAS TEM AINDA LATENTE, COISAS QUE NÓS, ADULTOS, ESQUECEMOS.
    LINDO DEMAIS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Zilani, têm latente coisas que foram transmitidas por nós, mas que, nós, com o passar do tempo e pela ganância e vaidade fomos esquecendo. Por isso temos de dar o exemplo para que as crianças não se esqueçam desses valores quando adultos forem. Um beijinho e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  9. Já li o livro que não é nada infantil. Aliás, as crianças têm alguma dificuldade em compreende-lo pela fora como Saramago escreve.

    Mas, a mensagem é linda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso que os livros infantis têm que ser escritos numa linguagem simples, porque se não a mensagem não passa. Obrigada, Pérolo e muito obrigada pela visita. Um beijinho de grande amizade.
      Emília

      Eliminar
  10. Amiga Emília, um video que me emocionou que achei maravilhoso. O engraçado é que sempre li histórias para crianças, mesmo depois das crianças ficarem crescidas. Agora vou lê-las para a minha neta. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom ler histórias para as crianças e, claro, também as li para os meus filhos. Agora não leio para os meus netinhos, porque não os tenho perto de mim e por isso são os pais que as lêem. Fico muito feliz ao ver que o meu filho e nora incentivam muito os filhos à leitura e isso faz-se contando histórias para eles; vão-se familiarizando com os livros. Fico muito contente que tenha vindo ao Começar de Novo e espero vê-la por cá mais vezes. Até breve, então. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  11. Gostei, mas vendo do ponto de vista de José Saramago, isto é, ele gostaria de saber escrever estórias para crianças.
    O que me entristece, nos dias de hoje, e sim, aprendemos muito com elas, é que hoje, elas não tratam a natureza com respeito, conservando-a, mas destruindo-a.
    Sendo ensinadas, sobretudo nos jardins infância e nas escolas, a mensagem fica mas por dias...
    Quando lecionava Português, o que mais prazer me dava, era ler as histórias que eram depois da interpretadas, exploradas, trabalhadas.
    Ainda hoje gosto dos autores de histórias. Sophia Mello Breyner, foi uma delas, entre muitos.
    Adorei o vídeo e ver o personagem José Saramago "contar" a sua história.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, cantinho, as crianças são fruto do meio em que vivem e não adianta aprenderem na escola a cuidar da natureza e depois chegarem a casa e verem que os pais não se importam com isso. Não adianta, temos de nos convencer que os valores têm de partir do seio familiar e desde o berço. A escola não pode fazer tudo e por mais que se esforce não consegue nada se as crianças não virem o resto da sociedade a comportar-se com civismo.. Fico contente que tenhas gostado, amiga!
      Um beijinho e boa noite.
      Emília

      Eliminar
  12. Olá.

    Para você, os meus sentimentos carinho.
    Meus desejos de um tempo de harmonia e contentamentos.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, José Maria! É muito bom quando conseguimos que os nossos dias sejam harmoniosos. Fica bem e tudo de bom! Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  13. como seria bem viver se cada ser soubesse socorrer um outro! Seria uma cadeia de incondicional amor! E neste...eu acredito ainda.
    Há muitos anos, ofereci esta história a meus filhos, encantada antecipadamente por ela.. Respondia à minha filosofia de vida que queria deixar em herança aos meus.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de continuar a acreditar nessa " cadeia de incondicional amor, Maria, porque só assim podemos passar a mensagem aos mais novos. Se não acreditarmos como poderemos querer que as crianças acreditem que vale a pena amar e respeitar os outros ? Temos de ser o exemplo a seguir e é nisso que nos devemos concentrar se quisermos que os futuros cidadãos sejam pessoas de bem!. Muito obrigada, Maria pelo belo comentário. Um beijinho e fica bem!. Até sempre, amiga!
      Emília

      Eliminar
  14. Querida Emília

    Escrever histórias para crianças é realmente uma arte. Alimentam-lhes a imaginação e, ao mesmo tempo, formam-lhes a personalidade, transmitindo-lhes valores. Por isso mesmo é tão difícil.

    Esta história é linda. Mostra-nos um milagre de amor: A flor salva por umas gotas de água e por acção de um menino. A história transcende a própria criança e traz aos adultos uma lição, bem ao modo de Saramago.

    Eu gosto muito de livros infanto-juvenis. De vez em quando lá estou eu a ler um desses livros. E também gosto de ver desenhos animados... Eterna criança, eu. :)

    Muito obrigada, minha amiga.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Olinda que te sentes uma eterna criança! Agora com os meus netos eu estou de novo a ver desenhos animados, pois eles gostam que me sente com eles a vê-los. São diferentes dos do tempo dos meus filhos, mas têm mensagens muito boas. Concordo que nem todos sejam capazes de escrever para crianças; há que ter muito cuidado para que a mensagem entre nelas de maneira a que a entendam de imediato. Tem que ser simples como simples são as crianças.. Muito obrigada, Olinda pela visita e desejo-te um belo fim de semana. Fica bem, amiga! Beijinhos e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  15. Obrigada Emília por compartilhar algo tão prazero e delicado! Bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Sonica! Que bom ver-te por cá! Fico feliz que tenha gostado desta bela história, " prazeirosa e delicada ", como bem dizes. Um beijinho e obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  17. Respostas
    1. Olá Vieira Calado, como vai? Fico sempre muito contente quando o vejo por cá. Como escritor que é, com certeza concorda com Saramago, na dificuldade em escrever livros para crianças. Temos que descer até ao mundo simples delas para que a nossa mensagem seja entendida , mas isso não é muito fácil, pois o espírito de criança que deveria existir em nós já se foi, o que é lamentável. Obrigada, amigo, pela visita e um bom fim de semana. Beijinhos
      Emília

      Eliminar

  18. Li o livro e acontece , não só com José Saramago , que quem o compreende são os adultos .

    Mas está na nossas mãos transmitir - lhes esses valores .
    Sem as fazer crescer demasiado rápido . Para isso temos a vida .
    Sartre diz " Há dois tipos de pessoas que dizem a verdade . . . as crianças e os loucos. Os loucos são internados em hospícios. As crianças, educadas.
    Temos que pensar , e bem , o que é educar uma criança .
    E não esquecermos a que existe em nós .

    Um beijo , Emilia , e bom fim de semana ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compete, sim a nós transmitir-lhes esses valores, Maria e eu creio que os pais estão fazendo as crianças crescerem rápido demais com excesso de actividades, não lhes dando tempo para brincarem; hoje criança não brinca na rua,ou está na escola ou em actividades. Claro que há muito medo por causa da violência, mas se os pais fossem com os filhos eles poderiam brincar na rua ou nos parques, mas dificilmente isso se vê; temos crianças melhor informadas, " peritas " em novas tecnologias, mas não são tão felizes como as de antigamente. Como bem dizes " temos a vida " para os tornar adultos e " educar uma criança " é saber deixá-la viver cada fase da sua vida ao ritmo próprio sem que queiramos que sejam super crianças. Gostei muito do teu comentário, Maria. Muito obrigada! Um bom fim de semana e um beijinho.
      Emília

      Eliminar
  19. Não te vou dizer nada , porque a Maria (Lilaz da Violeta ) e tu já expuseram exactamente aquilo que eu penso.

    Enorme abraço às duas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, São! Foi bom saber que comungas da nossa opinião. Agradeço-te a vinda cá e espero que o resultado das eleições sejam do teu agrado. Pelo pouco que´vi, já me agradou alguma coisa. Vamos ver como fica no final. Um beijinho e uma boa semana
      Emília

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Obrigada, Lisette, pelo carinho. Um beijinho e espero que esteja tudo bem contigo. Aé sempre, amiga!
      Emíliat

      Eliminar
  21. Olá Emília!
    Uma bela história escrita por um grande senhor da nossa literatura e que nos encheu de orgulho com o Nobel.(só a alguns).Acho que além de inteligente, respirava amor por todos os poros.
    Penso que temos que dar às nossas crianças as" bases" para a vida e é o que está a faltar, cada vez mais.
    Obrigada pelo comentário no meu blog. Devo dizer que sei muito pouco de informática, que os blogs, o mail, o facebook...tudo me foi feito por quem sabe,eu só memorizei como ir colocando os meus trabalhos..abrir e reencaminhar mails. Bom domingo, amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só uma pessoa que " respira amor por todos os lados " pode referir-se às crianças desta maneira. Apesar de ser um grande escritor tem consciência de que não sabe escrever para crianças, porque elas são especiais e nem sempre é fácil para os adultos entrar no coraçãozinho delas. Quanto à informática, Emília, eu sei o mínimo; para uma coisinha mais dificil tenho que pedir ajuda, em geral ao meu filho. Mas...não admira, pois a nossa época não é a das novas tecnologias e por isso penso até que me estou a saír muito bem; aos poucos lá vou indo..
      Muito obrigada, querida amiga pela visita e espero que esteja tudo bem. Um beijinho e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  22. Obrigado pela partilha.
    Saramago é um grande escritor, pena ter partido.
    Tem um bom resto de domingo e uma boa semana.
    Um beijo, querida amiga Emília.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nilson. Já se foi um dos nossos grandes escritores, mas o legado que deixou foi enorme e pt será sempre lembrado. Um beijinho e fica bem! Obrigada pela visita
      Emília

      Eliminar
  23. Que lindo, Emília!
    Só uma pessoa de coração terno poderia partilhar essa beleza...
    Obrigada, viu?
    Em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As crianças " tocam-me" muito, Sonia e custa sempre a aceitar que elas sejam tão maltratadas,muitas vezes por aqueles que mais deveriam amá-las. Fico muito feliz por vê.la por aqui e um dia destes far-lhe-ei uma visita. Já há muito tempo que não " vou a sua casa " e por isso peço desculpas. Fique bem, querida amiga e muito obrigada pelo carinho. Um beijio e até breve!
      Emília

      Eliminar
  24. Uma beleza. Obrigada pela partilha.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei muito deste video, Elvira e achei-o uma ternura. Fico muito feliz que tenha apreciado. Obrigada, querida amiga! Um beijinho de muita amizade.
      Emília

      Eliminar
  25. E não confirmamos o nosso deslumbramento com tantas frases de sabedoria ditas por algumas crianças' ? E hoje mais do que nunca, elas são um veículo de liçoes que já desaprendemos.
    Uma linda história, Emília
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Manuela, as crianças deslumbram-nos muitas vezes com o tanto que sabem e é interessante vermos nelas ensinamentos dados por nós e que entretanto fomos esquecendo. E porque será? Com certeza, como diz o nosso Eugénio de Andrade,no post anterior, porque já conhecemos os grandes inimigos da alma ", o dinheiro e a vaidade " e o nosso espírito de criança desapareceu. Um beijinho, querida Manuela e muito obrigada pelo carinho. Gosto muito de te ver por cá. Até breve, lá na tua casa com o teu Anjo azul como companhia..
      Emília.

      Eliminar
  26. Que maravilha. Um grande escritor, uma grande história. Suave como uma criança.
    Fiquei encantada. Parabéns por escolher um vídeo tão bonito e reflexivo. Obrigada.
    bjs. Uma linda e doce semana pra você.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um video que me encantou também a mim, Lourdinha, pela sua suavidade, ternura e uma grande lição para todos os adultos. Muito obrigada, amiga pela simpatia e até breve. Um beijinho
      Emília

      Eliminar