quarta-feira, 27 de novembro de 2013

VINICIUS...TERIA AGORA 100 ANOS!




Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado.
 Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
 Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.
 Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles.

 Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver.
 E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ' Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !' Aí, então derrame uma lágrima.
 Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu.
 Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele.
 E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele.
 Você acredita nessas coisas ? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito

. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo

. Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele !


E se foi isto que Vinicius de Moraes pediu aos seus amigos, com certeza que eles cumpriram o seu desejo,, pois a amizade só faz sentido se soubermos recordar os amigos exactamente como eles foram...com os seus defeitos...com as suas qualidades...com os seus erros...com os seus acertos;  deixaram com certeza um grande significado nas nossas vidas e ficarão,  por isso, eternos nos nossos corações. Obrigada, Vinicius pelo tanto que nos deste!

Emília Pinto


44 comentários:

  1. Ele deixou maravilhas por aqui!!! Linda homenagem! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As maravilhas de Vinicius chegaram aqui também e penso que ao resto do mundo. Adorei este poema dele, Chica. Obrigada por ter vindo e um beijinho. Até sempre.
      Emília

      Eliminar
  2. Respostas
    1. A obra que deixou fará dele eterno, sim, Lisette. Um beijinho e muito obrigada pelo carinho. Volte sempre!
      Emília

      Eliminar
  3. Olá Emília

    Um poema magnífico que desconhecia.
    Li-o e reli-o .
    Fez-me bem!

    Obrigada pela partilha.

    Beijinhos.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora goste muito de Vinicius, não conhecia este poema e adorei. Também já o li várias vezes, pois " tem muito o que se lhe diga ". Beijinhos e muito obrigada por estares sempre presente aqui no Começar de Novo Boa noite, amiga!
      Emília

      Eliminar
  4. É assim mesmo - chorar se tivermos vontade de o fazer ou então rir com a memória de um momento feliz passado com um amigo...Porque o amamos....
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre doloroso ver um amigo a partir, mas temos de o lembrar sempre seja rindo, seja chorando, seja falando dele aos outros; como diz Vinícius, um amigo é um pedaço do céu que a vida nos dá. Um beijinho, Marta e obrigada pelo carinho. Um bom dia e que estejas rodeada de bons amigos.
      Emília,

      Eliminar
  5. OI EMÍLIA!
    UM TEXTO LINDO DE UM POETA MARAVILHOSO.
    FIZESTE UMA FELIZ ESCOLHA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia deixar de homenagear este Senhor e gostei tanto deste poema que não resisti a publicá-lo Sabia que ias gostar, Zilani! Muito obrigada pela tua presença sempre tão carinhosa aqui no Começar de Novo. Fica bem, amiga com muitos beijinhos daqui deste lado.
      Emília

      Eliminar
  6. " Obrigada, Vinicius pelo tanto que nos deste! "
    Faço minhas as tuas palavras , Amiga .

    Um Beijo , Emilia ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. Há pessoas que se vão e deixam obras que nos encantam, que nos ajudam a fazer a caminhada por vezes repleta de problemas. Por isso, amiga, temos de lhes agradecer, não é verdade? Beijinhos e muito obrigada pela visita. Boa noite!
      Emília

      Eliminar
  7. Vinicius, eterno.
    E assim ficou a segunda musica mais tocada no mundo GAROTA DE IPANEMA.
    A musa é Heloisa Pinheiro. hoje com 68 anos., bonita de bem humorada.Na altura que li uma entrevista na revista Sábado, era casada e a familia do marido portuguesa o pai de Penafiel e a mãe das Taipas. Então quando ela vinha do colégio com 16 anos, passava em frente dum bar, onde sempre estava TOm Jobim e o Vinicius , brincavam com ela , era uma miuda timida..
    Então daí a musica:"olha que cosa mais linda, mais cheia de graça......"
    Guardei a revista , adoro musica brasileira, Vinicius e tantos e tantos outros que marcaram a minha geração.
    Gostei
    At´e breve
    Herminia


    ,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Hermínia, muitas recordações nos trazem a música brasileira e as de Vinicius não fogem à regra. Quando estava no Brasil via muitas vezes a Heloísa Pinheiro na televisão; agora já há muito não a vejo, mas deve continuar linda.Não sabia que era de descendência de portugueses, mas isso é muito comum no Brasil; rara é a pessoa que não tenha pais ou avós de cá. Já levei vários amigos meus do Brasil a conhecer os locais de nascimento de seus antepassados. É emocionante ver como ficam felizes; o que mais me comoveu foi aquele amigo meu que cá veio, conheceu a terra dos seus avós e um mês depois de chegar ao Brasil morreu. Esse, parece-me já sabia que não tinha muito tempo de vida, pois a emoção de pisar a terra dos seus antepassados ( não conseguimos encontrar nenhum familiar ) foi grande demais...emocionou-nos muito. Beijinhos e obrigada pelas informações dadas no seu comentário.
      Emília.

      Eliminar
  8. Ola amigas,adorei esta visitinha tão amável e carinhosa.Linda postagem ,homenageando Vinicius ,tão grande personagem que passou por nossas vidas deixando lembranças imortais.Meu grande abraço.SU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sue, agradeço-te imenso por teres aceitado o meu convite. Sabia que ias gostar, pois com certeza cantas muitas vezes o grande Vinicius. Gostei muito deste poema que não conhecia e por isso resolvi partilhar. Fica bem, amiga e até breve lá no teu cantinho. Obrigada e beijinhos carinhosos.
      Emília

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Obrigada, Maria José! Não podia deixar " em branco " o centenário deste grande poeta, não é verdade? Um beijinho e um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  10. Emília, obrigada pela partilha deste texto lindíssimo, que eu desconhecia.

    Abraços para ti , com votos de excelente final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não o conhecia e achei-o muito, muito interessante. Um bom fim de semana e muito obrigada pela visita, São. Fica bem! Um beijinho e ate sempre!
      Emília

      Eliminar
  11. Gosto muito dos poemas de Vinicius. Também não conhecia esse texto. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que foi bom ter partilhado este poema, pois é pouco conhecido. Além do mais a mensagem é interessantíssima. Muito obrigada pela visita e um bom fim de semana. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  12. Gosto e conheço bastantes poemas de Vinicius mas este foi novidade! e gostei muito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Que bom, Lilás! Fico muito contente quando agradam as minhas publicações e afinal não era só eu que desconhecia; assim sendo, foi mais útil o post. Beijinhos e muito obrigada pela visita.Um bom Domingo, de preferência rodeada de bons amigos.
    Emília

    ResponderEliminar
  14. http://orientevsocidente.blogspot.pt/

    vim espreitar
    e gostei
    de mais um momento
    de bela poesia que ADORO!
    Obrigado pela partilha
    ...
    sobre o meu "Oriente"
    grata por o ter visitado
    e deixou um comentário;

    acredite que o faço
    sempre com o pensamento
    em si e todos aqueles
    que não poderão visitar
    o Oriente,
    para mostrar o que existe
    noutros locais do Mundo.

    infelizmente
    sou e serei
    sempre
    incompreendida
    porque a sensação que tenho
    é que as pessoas
    NÃO ESTÃO NEM AÍ...

    borrifam-se para o que
    existe no mundo
    apenas vegetam
    não sabem VIVER.

    um beijo meu .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, há " pessoas que não estão nem aí ", mas há sempre muitas mais que se interessam, Kalinka e é com essas que nos devemos preocupar. Muito obrigada pelo carinho da visita e desejo que tenhas uma boa semana. Beijinhos, amiga e até sempre!
      Emília

      Eliminar
  15. Seria também a idade do meu pai...

    Beijinhos

    Fa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com toda a certeza ele ainda vive no teu coração; será eterno no significado que deu à tua vida. Beijinhos, Fá e muito obrigada por teres vindo.
      Uma boa semana, amiga! Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  16. Algumas vezes eu me surpreendo quando leio outras poesias e textos de Vinicius, ele era unico e deixou suas marcas de muitas formas poeticas.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Sissym! Há tanta coisa bela que Vinicius nos deixou que é difícil conhecermos tudo. Eu adorei esta mensagem que desconhecia por completo. Uma boa semana, amiga e obrigada! Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  17. Minha querida amiga

    Vinicius apresenta-nos aqui a verdadeira amizade, sentimento que se prolonga para além da vida, desta vida, porque tem continuação num sítio ainda melhor. Ele homenageia a Amizade na sua forma mais comovente e abnegada:

    'Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo
    Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele !

    E com o seu sentido de humor e sabedoria que eram peculiares escreve o próprio 'epitáfio', lembrando-nos como é importante a pessoa continuar a ser a mesma com erros e virtudes, mesmo depois da morte, contrariando a tendência que há em 'santificar' quem morre.

    Uma carta, um testamento, um texto belíssimo, que nos trouxeste, de um grande autor por quem tenho a maior admiração, na data do centenário do seu nascimento.

    Muito obrigada, querida Emília. E também pelas palavras tão lindas que dedicas aos meus posts. Fico sempre muito emocionada.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando perdemos um amigo, Olinda, penso que a melhor homenagem que lhe podemos fazer é recordá-lo da maneira que ele realmente era; era amigo...era humano e como tal, com defeitos, qualidades, erros e acertos. O grande amigo é aquele que nos aceita com todos os nossos defeitos e erros e se há amizade sincera é também assim que temos de o aceitar, por isso depois que se vai deve ficar em nós a lembrança daquele ser que simplesmente foi AMIGO e que por isso teve uma grande influência na nossa vida. Muito obrigada, Olinda, pelas palavras carinhosas que sempre me dedicas; são um miminho que me faz muito bem. Bela interpretação das palavras de Vinicius que sempre complementa a mensagem que aqui tento deixar. Um beijinho carinhoso e boa noite, amiga!
      Emília

      Eliminar
    2. Querida Emília

      Deixei-te um recado no post da Hermínia.

      :)

      Bj

      Olinda

      Eliminar
    3. Já vi, Olinda e muito obrigada pelo convite. Irei lá com todo o gosto. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  18. Este texto é maravilhoso.
    Já conhecia mas sabe sempre bem reler e interiorizar.
    Vivemos numa sociedade de consumo em que pouco se cultivam os valores aqui referidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também o achei maravilhoso, Luis, mas não o conhecia. É verdade, sim que nesta correria dos dias de hoje não temos tempo para os amigos, mas depois que se vão, aí, sim. sentimos pesar por não termos cultivado essa amizade. Hoje fui a um funeral; a igreja estava lotada; de certeza que
      a grande maioria das pessoas não o visitou durante a sua doença. Agora o tempo foi conseguido para o acompanhar à sua última morada. Beijinhos; amigo e muito obrigada por teres vindo. Boa noite.
      Emília

      Eliminar
  19. Só mesmo Vinícius para escrever um texto assim, maravilhoso.
    Gostei muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rita, só poderia ser dele; com a ironia que lhe era característica deixa uma mensagem profunda na qual devemos refletir. Beijinhos, amiga e muito obrigada pelo carinho da visita. Fica bem e até sempre
      Emília

      Eliminar
  20. "Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam."
    Grande Vinicius.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cantinho! Antes de mais lamento aquela polémica à qual respondi. Fui sincera como sempre! O Grande Vinícius que continua a surpreender-nos. Bela mensagem neste poema que desconhecia. Obrigada pela visita e fica bem. Não te preocupes com as más linguas!!! Beijinhos carinhosos
      Emília

      Eliminar
  21. Um texto que faz meditar, que nos acalenta a alma e reconforta quando os verdadeiros amigos estão perto. O sabor da presença inestimável de um ombro são, macio, forte . A delicadeza do afeto sem condições. A partilha dos encantos e desencantos esperando a cada esquina. Amizade, não tem preço. Amizade é uma outra face do Amor. Não é escolhida. Ela nasce da empatia, da força anímica que nos impele no sentir de acordo com a outra faace da paz. Simples e complexo Emília!
    E é com enorme amizade que aqui deixo o meu abraço fraterno!
    E Bjis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Simples e complexo "! Sim, Manuela, parece simples a amizade, mas não é! Para uma amizade sincera há que saber aceitar o amigo do jeito que é...aceitar quando nos diz não do mesmo modo que ficamos felizes quando concorda connosco...quando nos apoia sem condições. Se o consideramos amigo devemos saber que o não dele é para nosso bem Se fosse simples Fernando Pessoa.não teria escrito aquele belo poema " Amigo aprendiz ". Gostei muito deste texto que não conhecia e por isso resolvi partilhar. Obrigada, Manuela pela amizade que me dedica e pelo carinho que sempre mostra nas suas palavras. Um beijinho também carregadinho de amizade. Uma amiga minha brasileira que conhecia pessoalmente e tinha um blog faleceu há talvez 2 anos de cancro; ela achava muita graça a este meu " carregadinho " e sempre que utilizo este termo lembro muito dela. Grande amiga e com um coração do tamanho do mundo. Fique bem, amiga! E...um abraço
      Emília

      Eliminar
  22. Lindo momento, pela mensagem e pelo poeta.também me prezo de ser alguém que não esquece os amigos.
    Obrigada.
    Beijos.
    Maria

    ResponderEliminar
  23. This post is worth everyone's attention.
    Where can I find out more?

    My blog business continuity studios

    ResponderEliminar