quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

SÃO AS PESSOAS COMO TU....







..... que fazem com que o nada queira dizer-nos algo, as coisas vulgares se tornem coisas importantes e as preocupações maiores sejam de facto mais pequenas. São as pessoas como tu que dão outra dimensão aos dias, transformando a chuva em delirante orvalho e fazendo do inverno uma estação de rosas rubras.
As pessoas como tu possuem não uma, mas todas as vidas. Pessoas que amam e se entregam porque amar é também partilhar as mãos e o corpo. Pessoas que nos escutam e nos beijam e sabem transformar o cansaço numa esperança aliciante, tocando-nos o rosto com dedos de água pura, soltando-nos os cabelos com a leveza do pássaro ou a firmeza da flecha. São as pessoas como tu que nos respiram e nos fazem inspirar com elas o azul que há no dorso das manhãs, e nos estendem os braços e nos apertam até sentirmos o coração transformar o peito numa música infinita. São as pessoas como tu que não nos pedem nada mas têm sempre tudo para dar, e que fazem de nós nem ícaros nem prisioneiros, mas homens e mulheres com a estatura da vida, capazes da beleza e da justiça, do sofrimento e do amor. São as pessoas como tu que, interrogando-nos, se interrogam, e encontram a resposta para todas as perguntas nos nossos olhos e no nosso coração. As pessoas que por toda a parte deixam uma flor para que ela possa levar beleza e ternura a outras mãos. Essas pessoas que estão sempre ao nosso lado para nos ensinar em todos os momentos, ou em qualquer momento, a não sentir o medo, a reparar num gesto, a escutar um violino. São as pessoas como tu que ajudam a transformar o mundo.

Joaquim Pessoa, in 'Ano Comum'



E são as pessoas como vós, meus grandes amigos, que me ajudam em alguns momentos menos bons do meu dia a dia com as vossas mensagens carinhosas, os vossos desabafos, as vossas experiências...enfim...com todo o vosso carinho. Que neste ano que há pouco começou a nossa amizade continue e se fortaleça a cada visita, a cada opinião deixada, a cada palavra escrita.. Não seria a mesma se me faltassem " AS PESSOAS COMO TU "

Um beijinho muito especial e o meu agradecimento por tanto que me têm dado.

Emília Pinto

42 comentários:

  1. É bom conhecer pessoas assim que nos tornam melhores.
    Lindo o texto postado.
    Passei e deixo um beijo.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. Antes quero pedir desculpas pela falta de visitas, mas, agora, passada esta época voltarei a ser mais assídua, prometo. Com certeza que são as pessoas como as que tenho encontrado na blogosfera que fazem muita diferença nos meus dias; esta troca de experiências têm-me enriquecido muito e bendigo a hora em que resolvi criar o Começar de Novo. Obrigada por tanto carinho e espero que continues a passar por aqui, pois " SÃO AS PESSOAS COMO TU que fazem com que goste cada vez mais desta troca de palavras. Fica bem, amiga e ate breve na tua casa.Um beijinho muito especial e obrigada pela visita
      Em]ilia

      Eliminar
  2. O texto é lindo! e é incrível como são importantes as amizades que se fazem na blogosfera!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim as pessoas são muito importantes, Lilas e por isso achei oportuno publicar esta mensagem, pois cada vez menos dizemos :"São as pessoas como tu " que dão importância à minha vida. Foste, Maria, uma dessas pessoas e espero que, neste ano que se quer novo isso seja uma das coisas que não mude. Agradeço do coração o carinho mostrado para com o começar de Novo e quero que saibas que podes sempre contar com a minha sincera amizade. Fica bem, amiga E NÃO TE ESQUEÇAS DE ser feliz.
      Emília

      Eliminar
  3. Eu é que agradeço a vossa Amizade que tanto prezo!
    Bom Ano.
    Muita Saúde,Paz,Amor.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma amizade que nasceu através das palavras, mas que nem por isso deixa de ser grande e sincera. Foi um prazer muito grande ter-te " conhecido ",Isa, e agora, podes ter a certeza que não te livrarás de mim. Agradeço todo o carinho que sempre senti nas tuas palavras e espero que este 2013 te dê muitos momentos felizes, sempre rodeada de pessoas especiais Um beijinho carregadinho de carinho e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  4. Olá amigas!
    Que belo texto para ler e interiorizar!
    Ah! Se no mundo cada um de nós procurasse dar-se em amor, abrir-se em carinho e atenção aos que nos rodeiam...como este vale de lágrimas seria bem diferente. Vamos tentar melhorar cada dia.
    Um grande abraço.
    M. Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazer a nossa parte é isso mesmo, Emília, tentar melhorar a cada dia para melhor entendermos os outros e os ajudarmos. Afinal somos uma sociedade, dependemos uns dos outros e por consequência " temos que nos abrir em carinho e atenção aos que nos odeiam" Um beijinho, querida amiga e obrigada pelo carinho sempre demonstrado para com o Começar de Novo. Agora que nos " conhecemos" vamos tentar prosseguir com esta amizade que nasceu através das palavras, mas que é sincera como se de real se tratasse. Até sempre!
      Emília

      Eliminar
  5. E sao essoas com as que econtramos na blogra que nos dão o calorda amizade sincera.Beijo querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma coisa que nunca pensei pudesse acontecer, encontrar pessoas extraordinárias neste meio e estreitar com elas laços de grande amizade. Muito obrigada, Inae, pelo grande carinho e cá vamos nós neste novo ano continuar a fortalelecer a nossa amizade. Um beijinho grande e..sê feliz, agora e sempre
      Emília

      Eliminar
  6. E são pessoas especiais como a Emília e a Hermínia que me fazem ver o mundo com outros olhos ...

    Obrigada pela partilha de mais um belíssimo texto!

    Beijinhos às duas.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho,Lisa! É muito bom vir aqui e receber um miminho destes. Quem não gosta de mimos? Eu gosto e soube-me muito bem. Foi também muito bom ter-te conhecido, primeiro, durante um passeio maravilhoso e depois através desta troca de mensagens e experiências que muito me têm enriquecido. És para mim uma pessoa muito especial e só espero que a vida nos permita continuar esta nossa amizade que nasceu de uma maneira diferente, mas que nem por isso deixa de ser grande e sincera. Fica bem, amiga e até sempre.
      Um beijinho muito especial.
      Emília

      Eliminar
  7. Um conselho, uma palavra e a vida faz todo o sentido....Por muito amarga que seja...E sobretudo que compreendam que, às vezes, as lágrimas têm que se soltar...
    Texto brilhante...Obrigada pelas visitas, pelo carinho...
    Bom Ano 2013..
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " As lágrimas têm que se soltar " e não podemos esperar que elas sejam só de alegria e de emoção; são muitas vezes de dor, mas isso faz parte da vida. Para consolo temos sempre os amigos e os familiares que devem ser o nosso apoio. Uma palavra amiga, um sorriso, um olhar carinhoso fazem a diferença neste nosso caminho às vezes tão tortuoso e é por isso que devemos sempre contar com as tais pessoas especiais. Para mim as pessoas são muito importantes e sem algumas não seria a mesma. Muito obrigada pela visita, Marta e podes crer que são as pessoas como tu que preenchem o vazio que às vezes se instala nos meus dias. Fica bem, amiga e até breve aí em tua casa. Estás pronta a oferecer-me um cafézinho? Então...até já!
      Emília

      Eliminar
  8. "Mais amor por favor" é urgente, é necessário, é imprescindível.
    Pessoas que dão carinho, amor, são pessoas como vós, Emília e Hermínia.

    Bom ano 2013 e um abraço cheio de carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te por cá, cantinho! Afinal és uma das nossas primeiras seguidoras e só espero que neste 2013 arranjemos mais oportunidades para nos encontrarmos; afinal...moramos tão pertinho!!!
      Um beijinho muito especial e obrigada por todo o carinho. " São as pessoas como tu " que alegram e da vida ao Começar de Novo.A nossa amizade continuará com toda a certeza. Sê feliz, amiga!
      Emília

      Eliminar
  9. Disse e continuo a reiterar o meu pensamento: os teus posts Emília são de uma enorme dimensão. Porque são também pessoas como tu que são a presença nas palavras que não têm a mesma musica para todos. São pessoas como tu que acordam o sono letárgico da indiferença. São pessoas como tu que vibram com a energia escondida na mensagem das ideias e que entretanto soam como se se tocasse o mesmo diapasão. E são pessoas como tu por que vale a pena ter um blog para te ouvir!
    Depois do Menino Jesus, que o ano te seja auspicioso
    Um terno abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " São pessoas como tu por que vale a pena ter um blog". É isso também que penso, Manuela. Através dele tenho " conhecido pessoas fantásticas e a Manuela é uma dessas pessoas especiais que sabe "esconder" em cada palavra ensinamentos profundos; em cada uma das suas frases, bem misturadas a pormenores da vida e da natureza estão sempre mensagens que nos alertam...que nos levam a refletir...que nos enchem a alma de essência. Só desejo que a vida nos permita continuar esta amizade e esta troca de experiências que tanto me enriquece. Muito obrigada, querida amiga e que o teu ano te traga muitos momentos felizes. Um beijinho e uma bela semana
      Emília

      Eliminar
  10. Minhas amigas o agradecimento é recíproco .

    Beijinhos para as duas e bom fim de semana ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua presença aqui sempre e o carinho que nos dedicas já é um belo reconhecimento; não é preciso mais nada, amiga. Um belo ano para ti e espero poder continuar a retribui esse carinho todo que sentimos da tua parte. Um beijinho muito especial, Maria e até sempre
      Emília

      Eliminar
  11. A minha fragilidade, é suportada por si.
    Não sou aquele pilar que gostaria de ser.....sou quase perfeitinha , mas mesmo assim, sou aquela amiga incondicional, que sabe escutar.
    Assim, um café, um encontro, um olhar é o meu sentir, é um elo que difilcimente poderá romper.
    Porte-se bem "patroinha".
    Gostei do texto,quem não gosta de um miminho?
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos nós, Hermínia , somos " aprendizes de amigo" Nunca conseguimos ser aquele amigo perfeito, mas a perfeição não existe e por isso a cada dia tentamos ser melhores. Sei que posso sempre contar com a sua amizade e espero que também tenha a certeza da minha. Claro que tenho consciência que nem sempre sou a amiga que espera de mim, mas, pode crer que me esforço, pois para mim a amizade tem um enorme valot. Não se esqueça de se portar bem e até sempre. Um beijinho carregadinho de carinho
      Emília

      Eliminar
  12. E por que não combinar um café, um lanche com as pessoas que vivem aqui no norte?
    Vamos pensar nisso. Lá para março, com a chegada da primavera?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, cantinho! Vamos lá tratar disso quando o tempo melhorar. Olha que do Norte, somos capazes de juntar bastante gente. Prometido....lá para a Primavera começaremos os preparativos. Um beijinho e obrigada
      Emília

      Eliminar
  13. Emilia, são as pessoas especiais, reais ou vituais, que passam por nós, que nos ajudam a superar as tempestades da vida.
    Quantas vezes basta um comentário amigo, mesmo que sendo virtual, para aliviar um pouco a nossa alma e coração.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Maria, neste aspecto o mundo virtual para mim foi uma surpresa.Nunca esperei encontrar tanta gente boa com a criação do blog. É mesmo como dizes...às vezes basta vir aqui e ler o que os amigos escrevem, para a nossa disposição melhorar e a troca de experiências que se faz, enriquece-nos muito. Muito obrigada, Maria por seres uma dessas pessoas que fazem diferença na minha vida e podes crer que estarei sempre aqui com uma grande amizade para te oferecer.. Um beijinho e uma bela semana
      Emília

      Eliminar

  14. Minha querida

    Este texto de Joaquim Pessoa foi muito bem escolhido, porque nos faz sentir como é bom estarmos aqui a dar e a receber Amizade, em que nos comunicamos através de palavras que nos confortam.

    É muito bom sentir a vossa presença sempre amiga, indicando-nos caminhos, relembrando valores e boas práticas, com uma disponibilidade que nos sensibiliza.

    Querida Emília agradeço-te a ti e à Hermínia as vossas visitas, as vossas palavras amáveis, e, da minha parte, também 'não se vão ver livres de mim'. :) Já sabem, virei sempre a este vosso calmo recanto buscar alimento para o espírito e normas para a vida.

    Um Bom Domingo.

    Muitos Beijinhos.

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente, Olinda, por saber " que não nos vamos ver livres de ti" Que bom, amiga! És daquelas pessoas que fazem muita falta aqui e já não saberia passar sem o aconchegante xaile de seda; aquece a alma, às vezes tão fria com estes dias sombrios de Inverno. E como é fofo o teu Xaile de seda!!! Obrigada, amiga por tanto carinho e pelas palavras sempre tão simpáticas. Não sei se as mereço, mas que sabem bem....isso sabem!!!!. Um beijinho e uma excelente semana
      Emília

      Eliminar
  15. É um excelente texto
    Um abraço e desculpe se comento menos. Estou com problemas nos olhos, em tratamento, e por isso como estou proibida de passar muito tempo no pc, por vezes visito, leio, mas não comento. Para poder visitar mais amigos e ler mais artigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elvira. Não tem que se desculpar, pois sei que, se os amigos deixam de aparecer, algum motivo forte devem ter. Tem que cuidar dos seus olhos e o computador, nesse aspecto, não é um bom amigo. Demore o tempo que for necessário e desejo sinceramente que o tratamento dê certo e que depressa possa voltar a fazer aquilo que tanto gosta, ler e escreve. Muito obrigada pelo carinho e até breve lá na sua casa. Um beijinho muito especial, Elvira.
      Emília

      Eliminar
  16. Parabéns, gostei muito do seu espaço, tem muito assunto interessante.
    Estarei sempre por aqui.
    Até mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Fico muito feliz que tenha gostado do nosso blog e espero que volte mais vezes e dê a sua opinião. Para mim isso é muito importante. Fique bem e muito obrigada pela visita. Um beijinho e até breve
      Emília

      Eliminar
  17. Boa noite, Emília
    Este texto, tão impregnado de poesia, de Joaquim Pessoa, aquece-nos o coração.
    Tenho a dita de ter conhecido (e conhecer) algumas pessoas com esses dons incomuns, que mais não fazem que espalhar felicidade em seu redor.
    Acredito que, como dizes, os teus amigos te tragam carinho, te dêm consolo em momentos menos bons. Mas o que acontece é que apenas estão retribuindo o calor com que aqui são recebidos, aquela palavrinha simpática que sempre sabes pronunciar (escrever) no momento oportuno...
    Tu, minha amiga, pertences ao grupo das "PESSOAS COMO TU".
    (Olha que eu sei do que falo...)

    Que continues com uma semana risonha, e recebe meus beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. PS - Eu não disse... mas está implícito que as minhas palavras são dirigidas à Emília e à Hermínia, também.
    Afinal o blog é das duas, e a ambas devo muito carinho e atenções.

    Beijinhos- para as duas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu disse, Mariazita, é a pura verdade. Nunca pensei que a criação de um blog me trouxesse tantos momentos bons. Tenho " conhecido " pessoas fantásticas e de cada visita que lhes faço saio sempre mais rica. Por exemplo agora...achas que não é muito reconfortante receber miminhos como esses que me deste, depois de um dia frio, chuvoso e cinzento?. É muito bom ir dormir com a alma cheia de elogios e palavras simpáticas. Muito, muito obrigada, pelo carinho, amiga e olha que eu também sei do que falo...tu és daquelas " PESSOAS COMO TU " e só espero que a vida nos permita continuar esta nossa amizade por muito mais tempo e que, quem sabe, um dia me conceda o privilégio de te conhecer pessoalmente. Até sempre. Mariazita e...vou para a cama toda babada!!! Um beijinho muito especial meu e da Hermínia que com certeza lerá o teu recado.
      Emília

      Eliminar
  19. As pessoas como tu - estão na vida como uma missão e sabem que, ás vezes basta uma palavra amiga, carinhosa, para remover dificuldades na vida dos outros. Uma saudade que chega num dia cinzento, uma angústia que se abate inesperadamente no coração...e uma porta que se abre, ainda que virtual, a dizer: Olá, está tudo bem por aqui? E vai-se embora a solidão e a vida ganhou cor.
    São assim as pessoas como tu: dão, dão muito e ás vezes nem sabem como deram.
    Mil beijos de gratidão
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Graça!!! Às vezes nem nos damos conta da importância que tem a nossa visita, mesmo que virtual a deixar o nosso olá. Eu sei que para mim tem muita importância, porque naqueles momentos menos bom, visito os amigos, leio as suas mensagens e o problema, pelo menos naqueles momentos desaparece ou suaviza-se.Foi um prazer muito grande ter-te " conhecido " e só espero que a vida nos permita continuar esta amizade e que um dia, quem sabe, nos possamos conhecer pessoalmente. Muito obrigada, amiga, pelo carinho e pela companhia reconfortante que tantas vezes me fazes. Um beijinho grande e até sempre
      Emília

      Eliminar
  20. Mensagem de imensa importância. Certamente, uma pessoa como você (e tantas, tantas mais!) vai(vão) entender a minha ausência, no final do ano passado e inicio deste 2013. Que tudo continue como antes, nesta troca de visitas e de palavras que confortam. É sempre muito prazeroso, vir aqui, fazer a minha leitura, deixar um comentário. Do mesmo jeito que é grande o prazer em recebê-la, na Cadeirinha e ler seus comentários. Tudo isso já faz parte das nossas vidas. Nos acostumamos uns aos outros, como uma família.
    Obrigada, Emília, pelo carinho e amizade. Palavras extensivas à Hermínia.

    Um beijo, pleno de afeto,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Lúcia, " já nos acostumamos uns aos outros" e, quando começam alguns a deixar de postar, continuando lá os blogs, a gente começa logo a preocupra-se e a pensar no que terá acontecido com essa pessoa. Há casos em que eu continuo a ir lá, tentando assim, saber notícias. E há um especial em que depois de muito tempo, chegou a noticia que me abalou; não morreu, mas está com problemas de saúde sérios. Pois é, amiga, somos como uma família. Assim a vida nos permita continuar esta troca de afectos e de experiências cimentando assim a nossa amizade. Muito obrigada pelo carinho que sempre me dedicas e, claro...entendo muito bem a tua ausência; aí são férias e há que descansar!!! Um beijinho muito especial e quero que saibas que é muito bom ter comigo " PESSOAS COMO TU "Fica bem e até sempre
      Emília

      Eliminar
  21. OI EMÍLIA E HERMÍNIA!
    LENDO ESTE SÁBIO TEXTO, ME DOU CONTA, QUE BOM TERMOS "PESSOAS COMO TU", PARA ESCOLHER ALGO TÃO BELO E VERDADEIRO, PARA ATRAVÉS DE UMA VISITA PODERMOS TOMAR CONHECIMENTO.
    ABRÇS AMIGA
    http zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI://

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Zilani, neste mundo dos blogs encontrei tanta gente fantástica que, com as suas mensagens me ajudam naqueles momentos mais sombrios que todos temos. Em poesia...em prosa, escritas por outros ou pelo próprio, lá vão as palavras incentivando...aliviando...aconchegando e enriquecendo almas. Foi muito bom ter-te " encontrado " por aqui e espero que a vida nos permita a continuação desta troca de experiências que já fazem parte do meu dia a dia. Muito obrigada, amiga! Um beijinho muito especial e desejo do coração que o teu 2013 seja pleno de momentos felizes. Até sempre!
      Emília

      Eliminar
  22. São pessoas como vocês que tornam este mundo bem mais bonito de se viver. Muito obrigada, AMIGAS!

    ResponderEliminar