quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O CAMINHO...






... da gente é resvaloso.
Mas também, cair não prejudica demais
A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!...
O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim:
Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,
Sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.
Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria,
E ainda mais alegre no meio da tristeza..


João Guimarães Rosa

E neste nosso caminho que a cada dia se mostra mais " resvaloso" é preciso seguir em frente e sermos capazes de sorrir transmitindo assim algum optimismo à nossa volta. Ficar " alegre no meio da tristeza " requer alguma coragem e é isso precisamente o que a vida quer de nós.
O nosso povo precisa de alegria e cada um de nós pode contribuir para isso colocando no rosto o nosso melhor sorriso. Vamos a isso! CORAGEM!

Emília Pinto


QUEM FOI João Guimarães Rosa?
João Guimarães Rosa (Cordisburgo, 27 de junho de 1908Minas Gerais, 19 de novembro de 1967), foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata[1].
Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas[2].

Contexto literário
Realismo mágico, regionalismo, liberdades e invenções linguísticas e neologismos são algumas das características fundamentais da literatura de Guimarães Rosa, mas não as suficientes para explicar seu sucesso. Guimarães Rosa prova o quão importante é ter a linguagem a serviço da temática, e vice-versa, uma potencializando a outra. Nesse sentido, o escritor mineiro inaugura uma metamorfose no regionalismo brasileiro que o traria de novo ao centro da ficção brasileira[3].
Wikipédia, a enciclopédia livre.

36 comentários:

  1. Penso que atraves dos blogues se dá muita
    divulgação a escritores,poetas,pintores,etc.
    Estou com dificuldade em escrever aqui.
    Virei noutr momento.Bjs.Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho isso Irene. Muita coisa boa se divulga por este meio e é por isso que sempre bendigo a hora em que resolvi criar o Começar de Novo. Muito obrigada, amiga e, então, cá espero a tua volta. Um beijinho e até breve
      Emília

      Eliminar
  2. Faz-se o caminho, caminhando.
    É uma grande verdade.
    Dar um só passo já pode representar um imenso esforço.
    Mas também concordo que seja preciso dá-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. às vezes dar um passo é mesmo uma tortura, mas, como dizes, temos que o dar e então o melhor é fazê-lo, tentando vislumbrar umas florzinhas lindas que sempre aparecem aqui e ali Obrigada pelo carinho da visita. Um beijinho e até sempre!
      Emília.

      Eliminar
  3. Hoje, a angústia entranhou-se na maioria dos portugueses.

    É precisa força para sobreviver , coragem para aprender a voltar a viver e forças para enfrentar os obstáculos do dia a dia.

    Temo que não seja fácil!

    Beijinhos.


    ResponderEliminar
  4. Sentimos que a nossa vida está toda " embrulhada ", Lisa" É preciso muita coragem para seguir em frente e, como tu, " temo que não seja fácil " para muitos dos portugueses ter essa força, pois não sabem mais onde procurá-la. Sentem-se perdidos. Mas...vamos lá seguir o concelho do ultimo post e tentar pensar em coisas lindas. Muito obrigada, amiga, pela visita e espero que tenhas uns dias com bastantes momentos alegres apesar do cinzento do Inverno. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga

    Para quem crê
    na vida,
    cada queda
    é também
    um aprendizado.

    Que todos os dias
    os sonhos nasçam em ti,
    como nasce o sol pela manhã...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Aluísoi, a cada queda aprende-se mais um pouco e a cada erro nos tornamos mais assertivos. Tem que se aprender com os ensinamentos que a vida nos vai dando com os seus caminhos " resvalosos " Muito obrigada pela visita e pelas palavras sempre tão simpáticas. Um beijinh. amigo e até breve.
      Emília

      Eliminar
  6. Olá Emília,[

    Tenho estado em desanimo total, perdi alguém que amo muito, e como não há nenhuma chance de reconciliação, me entreguei completamente ao trabalho, tem dias que viro a noite, 24 horas dentro do hospital.

    As vezes já não sei quem sou, meu sorriso que era alegre, doce, feliz, acabou em nada, absolutamente nada.

    Sinto apenas desesperança.

    Mas amei o seu texto, e procuro retirar forças nesse tipo de exposição sobre a vida.

    bjs. sonia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sonia. Não sei se vale a pena sofrer tanto por alguém que não nos dá valor, mas...falar é fácil, como se costuma dizer´
      Não adianta dar conselhos, pois como diz Shakespeare, "toda a gente entende uma dor, menos a nossa". Espero, amiga, que se recupere rapidamente e não se esqueça que o descanso é muito importante no seu trabalho. Fico feliz que tenha gostado do texto e não se esqueça: Se esse amor fugiu é porque não era verdadeiro e por isso tenha paciência que o verdadeiro vai surgir quando menos esperar. Um beijinho muito, muito especial.
      Emília

      Eliminar
  7. Tristeza puxa tristeza por isso vamos lá colocar o tal sorriso...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. È verdade, Lilas, tristeza puxa tristeza, por isso o melhor é fazermos um esforço e colocarmos o sorriso nos lábios e pensarmos só em coisas lindas. Não é fácil, até por que este tempo chuvoso e cinzento nada ajuda.Mas...o melhor é tentar e tentar. Beijinhos e obrigada pela visita. Um bom fim de semana, amiga!
      Emilia

      Eliminar
  8. Concordo que é complicado, mas um sorriso, mesmo que haja lágrimas escondidas, ajuda...Principalmente a saber que não estamos sozinhos..
    Escolha óptima....
    Bom dia...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Mesmo que haja lágrimas escondidas " devemos tentar colocar o nosso melhore sorriso. Não é fácil, mas, como nos fará muito bem, o melhor é tentarmos as vezes que forem necessária. Um beijinho carinhosos e os votos de um bom fim de semana, apesar do tempo chuvoso e triste.
      Emílias

      Eliminar

  9. Querida Emília

    Estas palavras de João Guimarães Rosa, que aqui nos trazem, são muito oportunas, pois, neste momento da vida do nosso país, as pessoas sentem-se um tanto desencorajadas correndo o risco de, muitas, caírem em depressão.
    Pois é verdade, neste processo de 'cair e levantar' vamos ganhando resistência, procurando descobrir a réstia de alegria que se esconde no meio dos dissabores. E para isso, realmente, é preciso muita coragem. Adoptar uma postura de optimismo contribuirá para fortalecer a nossa saúde mental e ver a vida com cores menos sombria.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas andam desencorajadas e os meios de comunicação não ajudam em nada, constantemente com notícias más. A todo o instante se noticia crise e desgraça. Para piorar as coisas temos este tempo cinzento, chuvosos e frio. O sol faz falta, mas parece que nem ele quer ajudar o povo. Não nos resta alternativa senão tentarmos " adoptar uma postura de optimismo " pois isso ajuda-nos imenso. E...apareceres por aqui, Olinda, é sempre bom; uma boa conversa, mesmo pequena, ocupa a mente e alegra o coração. Muito obrigada, amiga e espero que o tempo te permita ter um bom fim de semana. Beijinhos e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  10. Ainda hoje comentava num outro blog que o meu maior medo era viver morrendo, pois assiste-se muito a isto. Mas, como diz João G. Rosa, "o que a vida quer da gente é coragem", e eu acrescento: é não morrer, é vida.
    Obrigado Emília por este "Caminho" :)

    Beijinhos e bf de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, Rita, vê-se muitos casos, não só devido aos problemas financeiros, mas também pelo isolamento em que hoje em dia todos vivem; não há tanta convivência entre amigos, entre vizinhos e isso acaba por deixar as pessoas desalentadas. Ainda não percebemos que é preciso viver com qualidade e não com quantidade.. Muito obrigada pela visita e pelo comentário tão pertinente. Um beijinho e um bom fim de semana.
      Emília

      Eliminar
  11. Nossos caminhos são sempre cheios de obstáculos, mas não tem problemas, esses mesmos obstáculos servem para nos manter sempre em alertas.

    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá J. Araújo, como vai? Espero que esteja tudo bem! É verdade...não podemos querer que a vida decorra sem obstáculos, pois eles são normais; o que gostaríamos é que eles não fossem intransponiveis de modo que com coragem e fé consigamos ultrapassá-los. Se assim for, só saíremos mais enriquecidos e fortes. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Até breve.
      Emília

      Eliminar
  12. Há momentos na vida que sinto que estamos a ser postos á prova .
    Como que a fazer alguns deveres de casa que não completamos noutra vida .
    Um deles é a fé acompanhada da coragem .
    Acredito que com ambas em ação até o cinzento se dilui .

    Um beijo , para as duas , e bom fim de semana ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também creio que a vida está constantemente a por-nos à prova, pois ela a cada dia nos apresente deveres e problemas diferentes. Muitos são difíceis e exigem de nós muita coragem. É com ela sempre presente que devemos seguir em frente, dando o nosso melhor. Um beijinho, Lilaz e um bom fim de semana. Obrigada pelo carinho da visita.
      Emília

      Eliminar
  13. Respostas
    1. Que bom que gostaste, amigo. Obrigada pela visita. Desejo que os teus caminhos não sejam muito " resvalosos " e que consigas seguir em frente com otimismo. Um beijinho e fica bem!
      Emília

      Eliminar
  14. Já li alguma coisa de Guimarães Rosa...Hoje, perante este texto, acho que li muito pouco! Precisamos tanto desta coragem que ele fala...para cada um de nós e, para os outros!! Dar, dar sempre...quanto mais não seja um sorriso a dizer: Para a frente e muita força!
    Há muita gente a deitar abaixo...a enterrar-nos vivos!! Precisamos de ler com URGÊNCIA...Guimarães Rosa!
    Beijo e uma semana feliz.
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou-te toda a razão, Graça! Foi por isso que escolhi esta mensagem de Guimarães Rosa que também desconhecia. Não podemos deixar que nos derrubem por mais que tentem e por isso vamos lá...seguir em frente com toda a CORAGEM que conseguirmos. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita e comentário. Uma bela semana!
      Emília

      Eliminar
  15. OI Patroa!!!!!!!!!!!!!!
    Como vê ,já tenho o meu PC...e vim logo ver o que andou a fazer!
    É preciso muita coragem e muita força, para enfrentar todos os problemas que vão surgindo, dia após dia, é que um arrasta outro, o povo tem sempre razão" em casa que NÃO HAJA PÃO, todos ralham e ninguém tem razão", e é isto mesmo o que começa a acontecer.
    A minha postura é : rir de dia e chorar de noite, acontece já em centenas de casas, temos de encorajar quem precisa, mas também as nossas forças commeçam-se a esgotar.
    Assim , no meio de todo este desespero, resta-nos o que temos de bom, alguma saude, que é o mais importante, assim , é esperar que os ventos mudem e que o emprego ou trabalho ,(o que lhe quiserem chamar)venha com essa mudança, pois o cansaço já é demais.
    Todo o otimismo que possamos interiorizar e possamos transmitir , é a chave para toda esta xarada!
    Ainda tenho Esperança! Emigrar passa pela solução,mas também passa pela idade.
    Gostei !
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é , Hermínia, mas, como não podemos resolver a situação do País, resta-nos tentar" PENSAR EM COISAS LINDAS " e prosseguir o caminho sempre com muita coragem, pois segundo Guimarães Rosa " o que a vida quer da gente é CORAGEM "
      Fique bem e um beijinho. Obrigada pelo comentário. Até...
      Emília

      Eliminar
  16. O poema é bonito, a mensagem ainda mais.
    Precisamos todos, sim.
    Mas a alma portuguesa nem sempre corresponde às palavras aqui registadas.
    Precisamos de mais moderação, mais paciência.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamos de " paciência " pois como diz o povo " depois da tempestade vem a bonança ", então há que esperar, pois tudo muda. Não resolvemos a situação com pessimismo e ele só prejudica a nossa saúde, por isso a melhor solução é seguir em frente, pensando em coisas lindas e carregando sempre connosco, a paciência, a esperança e a coragem. Obrigada, amiga pela visita e fica bem. Até breve!
      Emília

      Eliminar
  17. OI EMÍLIA E HERMÍNIA!
    JOÃO GUIMARÃES ROSA, ENCERRA NESTE TEXTO A ALMA BRASILEIRA, CONTINUAR SEMPRE, NUNCA ESMORECER E QUE PARA LUTAR NÃO PRECISAMOS DEIXAR DE SORRIR...
    ESPERO QUE ASSIM SEJA PARA NOSSOS AMIGOS PORTUGUESES, NÃO ESMOREÇAM, NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE...
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ser esse o caminho também para nós, Zilani, pois os tempos são difíceis e só com muita coragem e optimismo conseguiremos ultrapassar e viver melhor. Muito obrigada pelo carinho da vista e espero que tenhas um bom carnaval. Um beijinho muito especial e até breve.
      Emília

      Eliminar
  18. Es un canto de esperanza.
    Debemos valorar la vida y saber vivirla dignamente.

    Cariños

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste muito bem, Abuela..." É um canto de Esperança " e é com essa esperança e muita coragem que devemos viver a vida, tentando sempre o optimismo, pois ele ajuda-nos muito.
      Obrigada pela visita e desejo-te um belo fim de semana
      Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  19. Desejo-te um bom carnaval amiga linda,espero que te divirtas imenso e que aproveites para ser feliz,beijinhos grandes e fica bem linda e carinhosa amiga!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cristiana pelo carinho. Desejo-te também um bom Carnaval e que a alegria própria destes dias continue na tua vida sempre. Um beijinho e até breve
      Emília

      Eliminar