terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PENSAR EM COISAS LINDAS




Oswaldo Montenegro

Quando anoitece no vale encantado,
Fica só um fiozinho de luz vermelha
Lá no horizonte.
E todas as crianças do mundo param pra ver o pôr do sol.
Ah, o deus das fadas fica tão triste se a gente deixa
De ver o pôr do sol!
A linha vermelha, puxa uma carruagem cheia de estrelas,
Onde está a deusas dos sonhos e seu pó mágico,
Que faz a gente sonhar coisas lindas...
Quando vocês estiverem tristes, pensem em coisas lindas:
Balas, travessuras, carinho, carrinho, beijo de mãe,
Brincadeira de queimado, árvore de natal,
Árvore de jabuticaba, céu amarelo, bolas azuis,
Risadas, colo de pai, história de avó...
Quando vocês forem grandes e acharem que a vida não é linda
Pensem em coisas lindas.
Mas pensem com força, com muita força,
Porque aí o céu vai ficar cheio de vacas gordas amarelas,
Cachorro bonzinho, bruxa simpática,
Sorvete de chocolate, caramelos e amigos
Vamos, vamos lá! vamos pensar só em coisas lindas!
Brincar na chuva, boneca nova, boneca velha, bola grande,
Mar verde, submarino amarelo, fruta molhada, banho de rio,
Guerra de travesseiro, boneco de areia, princesas,
Heróis, cavalos voadores...
Ih! já tá anoitecendo no vale encantado!
Dorme em paz, minha criança querida
Vamos pensar em coisas lindas até amanhecer



" Vamos, vamos lá! vamos pensar só em COISAS LINDAS!" Apesar do frio...apesar das grandes chuvadas...dos ventos fortes e, principalmente, apesar dos graves  problemas da nossas sociedade vale a pena tentar só pensar em coisas lindas, mas com " força...muita força " porque a vida, mesmo assim é LINDA!

Emília Pinto

59 comentários:

  1. Viver é a coisa mais bela do mundo.

    Estamos num vale "cinzento". Vamos tentar colori-lo com força e união!

    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o melhor que temos a fazer, Lisa! Afinal, o vale está cinzento e assim ficará se, pelo menos, não o colorirmos com os nossos olhares. Muito obrigada pela visita. Um beijinho e espero que consigas ver um sol brilhante nestes dias chuvosos e frios. Vou ver se consigo fazer isso também!
      Emília

      Eliminar
  2. E vamos,vamos lá!
    Vamos pensar positivo e atrair coisas boas.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se conseguimos atraír coisas boas, mas que ficamos muito mais bem dispostas, isso, tenho a certeza, Isa. Por isso vamos lá seguir a mensagem e OLHAR SÓ COISAS LINDAS! Há muitas por aí! Obrigada pela visita, amiga e fica bem. Um beijinho e até breve.
      Emília

      Eliminar
  3. Eu quero pensar em coisas lindas...boas de verdade...
    Mas as coisas lindas são poucas e passam rápido..
    Depois ficamos parados e só nos lembram as tristes...
    Que coisas nem com óculos as coisas mudam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Luis! As coisas boas são poucas e passam rápido, por isso é que temos de tentar e tentar. Se não o fizermos a nossa saúde mental ficará em perigo de tanta desgraça que nos aparece à frente dos olhos. Força, amigo...e vamos lá...tentar olhar só para as coisas linda, porque elas ainda existem. Um beijinho e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  4. O amanhecer promete muita coisa; temos mesmo que abrir a janela respirar fundo...As coisas más acontecem, podemos chorar por minutos, mas depois temos que seguir em frente, pensando num sorriso, num abraço...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não temos outra solução, Marta! As coisas não mudam só por ficarmos tristes; isso só nos prejudica, por isso o melhor é seguir em frente tentando buscar optimismo em tudo aquilo que
      de bom ainda temos. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  5. Querida amiga, estamos em perfeita sincronia! estou a empregar muita força:" porque a vida, mesmo assim é LINDA!"
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo,Lilás!!!A força nota-se nas tuas palavras que muito agradeço. Foi bom vir aqui antes de dormir...enchi-me de ânimo, pois ele não tem andado lá essas coisas, penso que, muito por culpa deste maldito tempo. Chuvas, frio e dias sombrios. Mas...FORÇA, pois mesmo assim a VIDA É LINDA. O sol chegará. Beijinhos e boa noite. Volta sempre! Até breve
      Emília

      Eliminar
  6. OI EMÍLIA E HERMÍNIA!
    LINDA MÚSICA DE OSVALDO MONTENEGRO, QUE É UM GRANDE POETA, CANTOR.
    QUANDO UM POVO SE UNE PARA A LUTA SEMPRE SERÁ ABENÇOADO PELO "PAI" QUE NÃO QUER QUE NINGUÉM SOFRA.
    ENTÃO PORQUE NÃO UNIR-SE PELA LUTA DO BOM PENSAMENTO DAS BOAS PALAVRAS E DA ESPERANÇA DE DIAS MELHORES.
    NA CERTA DARÁ CERTO.

    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Zilani pelo carinho da visita. Tens razão, amiga! Dá sempre certo quando tentamos contornar os problemas com positividade, com carinho pelos outros e com a troca de afetos. Achei esta música muito apropriada para nós, principalmente, nós portugueses, não só pela crise que estamos a atravessar, mas também pelas condições climatéricas que nos deixam sempre mais deprimidos. O nosso Inverno tem sido frio, com muita chuva e ventos fortes; isso obriga-nos a ficar mais em casa e há 2 semanas que o sol mal aparece e ele faz-me muita falta. Mas, não há nada a fazer...é assim que tem que ser e o melhor é seguir os conselhos do Oswaldo Montenegro e tentar " Olhar mais para as coisas lindas ", pois o Inverno também as tem.Um beijinho e até sempre
      Emília

      Eliminar
  7. Porque felizmente não precisamos pagar para ver o pôr do sol.

    E, quem sabe, se pensarmos com muita força nessas coisas lindas, se tornem realidade.

    Beijinhos, é sempre bom passar por este cantinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda estamos livres desse imposto, não é amiga? Ver o sol a pôr-se, pensar nas coisas lindas da nossa vida e da natureza, visitar os amigos tudo isso podemos fazer e, mesmo que as coisas não mudem, pelo menos nós passamos a andar mais bem dispostas e isso ajuda muito. Muito obrigada pela visita e palavras sempre carinhosas. Um beijinho e fica bem!
      Emília

      Eliminar
  8. Olá, bom dia!
    Vamos fazer por isso, vamos fazer por isso!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom vê-lo por cá, amigo Vieira Calado! Temos que " fazer por isso ", sim, pois é a única solução que temos para preservarmos a nossa saúde mental. Muito obrigada pelo carinho da visita. Fica bem e até breve!
      Emília

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Acontece tantas coisas antes da urgencia de se pensar em coisas lindas, Emília! E ou as coisas lindas surgem involuntariamnte no nosso cérebro porque é o reflexo do que nele criamos ou se nos esforçarmos é uma pintura que não tem o colorido da alma. Assim, nao sendo geneticmente muto esfusiante, quero ser antes o reflexo de mim. Com uma preocupação: Não "contaminar" os outros.
    Depois, a vida será linda sim às vezes, muitas vezes. Mas só diremos isso quando "as coisas lindas" batem à porta. Senão, vivendo como os lírios do campo...
    muito obrigada sempre por palavras tão cheias de coração.
    grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Manuela, também não sou nada " esfusiante" e isso creio que é mesmo genético; esforço-me até porque não devo contaminar, principalmente os que vivem comigo..dois " esfusiantes, sempre de bem com a vida e duas nada esfusiantes. Mas, já aceitei esse facto como natural e não me preocupa mais. Forçar muito seria " uma pintura que não tem o colorido da alma ". As coisas lindas estão por toda a parte e eu sei que elas lá estão, algumas até dentro da minha própria casa, mas, confesso...nem sempre as aprecio como deveria. Teria que agradecer à vida todas as coisas lindas que me tem proporcionado, aliás, acho que tenho sido abençoada, mas....como bem diz " não sou nada esfusiante" e às vezes até dou a ideia de que tudo me corre mal. Bom, Manuela, cada um é como é, mas vou tentar dar mais valor às coisas lindas que sempre vejo. Bem...antes disso, tem que terminar o frio; com este tempo tão cinzento acho que não sou capaz. Muito obrigada pelas palavras sempre tão carinhosas e volte, pois a sua opinião é muito importante para o Começar de Novo. Um beijinho, amiga e boa noite. Não se esqueça de ser feliz!
      Emília

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Também achei uma maravilha, Lisette e, nestes tempos tão conturbados, é bom que tenhamos coragem para olharmos as coisas lindas. Não é fácil, mas, se o conseguirmos, ficará mais fácil a caminhada. Muito obrigada pela visita. Um beijinho carregadinho de carinho. Fica bem e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  12. Osvaldo Montenegro. Sabe que gosto muito dele?
    "Porque metade de mim é amor...
    e a outra metade também"
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Elvira! Linda essa " Metade.." e também a Lista. Gosto muito das letras que ele escreve. Fico feliz que tenha ido ao encontro dos teus gostos. Muito obrigada pelo carinho da visita, Elvira. Um beijinho muito especial e boa noite. Até sempre, amiga!
      Emília

      Eliminar
  13. Oi Emilia!
    É bom ler coisas lindas, para alegrar o coração, e pensar que talvez seja o amanhã... que vai trazer essas coisas lindas, um pouco de terra firme para dar asas aos sonhos.
    Gostei!
    Beijinhope e aré breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá patroínha, como vai? Até que enfim apareceu!!! Nem sempre é fácil, Hermínia, mas é muito melhor para nós "pensar em coisas lindas". Ficamos mais optimistas e tudo parece correr melhor. Fico contente que tenha gostado. Um beijinho e obrigada
      Emília

      Eliminar
  14. Querida Emilia,

    tive saudades e que bem me fez encontrar uma casa cheia de coisas lindas...para pensar...para alegrar...para esquecer do feio que o nosso mundo (o dos humanos) está se tornando...és uma boa amiga e poder chegar aqui e receber um abraço de esperança é muito bom...

    Beijinhos com carinho
    desta tua amiga que nunca te esquece
    margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom " pensar em coisas lindas e muito bom mesmo receber carinho de uma amiga tão especial. Sabem bem os miminhos! Muito obrigada. Miguxa, pela visita carinhosa e sabes que podes sempre contar com a minha amizade. Um beijinho e que os teus dias tenham muitos momentos felizes.
      Emília

      Eliminar
  15. E tanta "coisa linda" há para contemplar e absorver!!
    As máquinas fotográficas têm uma opção de focar/desfocar, e mais uma série de funções, tudo isto para dizer que, o nosso olhar também devia ter esta função. Necessitamos de limpar o nosso angulo de visão que está direcionado para a cor cinzenta do mundo. Com outro olhar, um olhar mais focado, e sobretudo com um coração mais disponivel em paz, a visão tornar-se-á muito mais saborosa porque iremos conseguir ver e não só olhar para as coisas, para além de conseguirmos descobrir a cor!

    Um imenso beijinho para ambas e que esteja tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaninha! Que bom ver-te por cá! Gostei da comparação que fizeste da máquina fotográfica. É isso mesmo...nem sempre vemos as coisas com a beleza que elas contêm; há que focar bem e saber tirar algo de bom daquilo que vemos, sentimos e temos.
      " Há sempre coisas lindas misturadas na " cor cinzenta do mundo" e só não pensamos nelas se não quisermos. Isso só nos faz bem! Muito obrigada, querida amiga, pela visita e carinho. Fica bem, Joana! Um beijinho e até sempre
      Emília

      Eliminar
  16. oi Emilia
    Obrigada pelo comentário e presença tão querida! estou devagar nos posts e nas visitinhas pra descansar nesse verão _é a época de férias por todo lado.Sei do frio e chuvas pelo seu País , o nosso verão começou tão quente tão quente ,quase insuportável que resultou em chuvas grossas prejudicando quem mora em áreas de risco_aqui temos muitas colinas e morros _ e são construídas desordenadamente,nessa época sempre acontece as tragédias.
    De verdade ,o clima também já não é o mesmo ,não é? só se vê a natureza se revoltando contra a leviandade do homem _ Vamos pedir que as chuvas cheguem brandas ,o frio e o calor sejam suportáveis,
    Ando muito pelas praias em todas as épocas , e minhas fotos são sempre desse cotidiano,
    Bom voce gostar do nosso Brasil Emília , também gosto muito de Portugal e torço pra que voltem a normalidade a alegria e o prazer de estar em suas terras,
    grande abraço e é sempre um prazer falar com voces,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo sempre as notícias do Brasil e, como sempre acontece, as desgraças com as chuvas continuam; muitas delas poderiam ser evitadas com mais fiscalização na construção de casas em determinadas àreas. Mas...nem sempre isso acontece, infelizmente. Não sei se já sabias, mas eu vivi no Brasil 14 anos, em Guaratinguetá SP. Os meus filhos são brasileiros e os meus pais e irmão ainda moram lá, por isso considero-me Luso- Brasileira Adorei viver nessa cidadezinha e o Brasil está sempre no meu coração. Vou lá quase todos os anos. Muito obrigada pelo carinho da visita e espero que continues a ter umas boas férias. Um beijinho, amiga e até breve.
      Emília

      Eliminar
  17. Olá Emília. Adoro Oswaldo Montenegro, Chico Buarque... assim como você. Temos um gosto muito parecido para música. Adorei o seu comentário no Arca. Beijos.

    ResponderEliminar
  18. Que bom, Maria José! Fico feliz quando vou de encontro aos gostos dos meus amigos. Penso que não é só na música que temos afinidades, pois os assuntos que coloca no Arca são muito do meu gosto. Muito obrigada, amiga, pelo carinho da visita e vamos lá então tentar só " PENSAR EM COISAS LINDAS ". Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  19. Pensar em coisas lindas...talvez seja o melhor da vida.
    Bem melhor do que pensar a vida.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Maria, o melhor é pensarmos em coias lindas, pois não lucramos nada em pensar nos problemas do dia dia. O optimismo faz com que tudo pareça mais fácil. Muito obrigada, Maria, pela visita. Espero que sejas capaz de pensar só em coisa lindas, pois estou convencida que é disso que precisamos. Tento todos os dias fazer isso.. Um beijinho e um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  20. Que pôr-do-sol e imaginação nos estendam sempre um horizonte.

    Bjinhs

    ResponderEliminar
  21. Olá amiga! Que todas as coisas lindas nos dêem animo apara seguirmos em frente com mais facilidade. Elas ajudam se tivermos sempre a preocupação de não deixar que as coisas cinzentas fiquem tempo demais na nossa mente. Às vezes não é fácil, mas é muito melhor e vale a pena tentar. Espero que tenhas um bom Domingo e muito obrigada pel visita. Um beijinho, Fá!
    Emília

    ResponderEliminar
  22. Sim, é importante pensar em coisas bonitas para aliviar a alma das agruras do dia-a-dia.
    Bom restinho de sabado e um domingo pleo de paz e harmonia.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje o Sábado esteve mais bonito, pois o sol apareceu, Gosto de sol e espero que ele amanhã nos volte a visitar; ele ajuda-nos a pensar mais em coisas lindas. Muito obrigada, Maria, pela visita e desejo que os teus dias tenham muitos momentos felizes, com paz interior e harmonia; é muito importante que tenhamos essa harmonia no nosso dia a dia. Um beijinho muito especial, amiga,
      Emília

      Eliminar
  23. É isso , temos que nos agarrar , e com força , a tudo que nos tire o cinzento que nos quer envolver .
    A beleza nunca falta , tenhamos os olhos e o coração abertos para ela .

    Um beijo , para as duas e bom domingo ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, amiga, as coisas belas estão por toda a parte; é só tentarmos pensar nelas, pois o nosso coração precisa disso para que deixe de estar tão cinzento quanto os dias nestes tempos conturbados. Vamos lá então..abrir o coração e pensar nas coisas lindas. Tudo de bom para ti, Maria e muito obrigada pela visita . Um beijinho e até sempre
      Emília

      Eliminar
  24. Emilia vamos esquecer o qe é de mau e pensr sempre em coisas lindas e belas coisas boas da vida. Gostei do texto.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do texto. Apesar dos tempos conturbados, há gente muito boa e coisas muito belas; é uma questão de começarmos a olhar para elas em vez de estarmos sempre a dar mais importância ao negativo. Muito obrigada pela vista, Santa Cruz e desejo -lhe uma boa semana- Um abraço e até sempre-
      Emília

      Eliminar
  25. Minha querida

    Temos mesmo que pensar em coisas menos negativas e pintar o sol de azul, mesmo que o cinzento fique por baixo da tela.
    Não podemos perder a esperança.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma tentativa que temos de fazer todos os dias, porque sabemos que não é fácil. Porém, se não o fizermos, os maiores prejudicados seremos nós, então o melhor é afastar o pessimismo e tentar " PENSAR EM COISAS LINDAS " Muito obrigada, Rosa, pelo carinho e desejo que tenha uns dias cheios de coisas lindas. Um beijinho e até sempre.
      Emília.

      Eliminar
  26. Gostei muito deste seu post.Sabe amiga o meu sinfoniaesol
    coloca muita poesia, mas achei que deveria diversificar um pouco
    na medida em que assim poderia ter um leque maior de interesse
    para quem o visita, concorda?

    Beijinhos e uma boa semana.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sempre muito feliz quando agrado aos meus amigos, Irene! Gosto muito do seu sinfoniaesol, mas concordo que ao diversificar um pouco mais aumente o leque de interesse para quem a visita. Faz bem sim, amiga em variar. Um dia destes me terá aí em sua casa de novo. Muito obrigada pelo carinho e volte, pois gosto muito da opinião dos amigos sobre aquilo que coloco. Desejo que tenha uma semana repleta de momentos felizes. Um beijinho muito especial
      Emília

      Eliminar
  27. Respostas
    1. Olá Blue Shell! Fico feliz que tenha gostado e mais feliz ainda ficarei se voltar. Muito obrigada pela visita e espero que tenha uma boa semana. Um beijinho e fique bem!
      Emília.

      Eliminar
  28. Já faz parte do meu dia pensar assim, vem só reforçar o fantástico concelho.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel Luis. Antes de mais, quero agradecer-te a visita ao Começar de Novo. Espero que tenhas gostado e que apareças sempre. Que bom que consegues " Pensar em coisas lindas! Todos sabemos que nem sempre é fácil, mas também temos a certeza de que é a melhor maneira de enfrentarmos os desafios que a vida nos apresenta todos os dias. Um beijinho e, espero, até sempre.
      Emília

      Eliminar
  29. Começar de novo, é um programa que sigo na antena 1 ao Domingo depois das 13h, convido a ouvires.
    Também eu já comecei de novo em 75.
    Queria fazer um blogue com este titulo e foi assim que parei nesta bem elaborada pagina, ficarei para te acompanhar, espero que te sintas bem.
    Aceita então um beijo fraterno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre gostei muito desta canção interpretada por Ivan Lins, mas o que mais aprecio nela é a mensagem. Acho que a vida é um constante Começar de Novo; a cada instante temos um novo começo; nada é igual...a cada segundo tudo muda e há então um novo começo que é preciso de novo começar. Fico feliz que tenhas gostado deste nome. Quanto ao programa, não conheço, pois dificilmente ouço rádio, mas prometo que irei ficar atenta. De certeza que é interessante. Obrigada pela informação e pela atenção que tiveste em voltar aqui. Um beijinho. Manuel Luis e até breve!
      Emília

      Eliminar
  30. Sempre me esforço, para pensar só em coisas lindas. O que atrapalha são as notícias que tenho de assistir, pelos canais competentes (para não ficar alienada), que anuviam aquele propósito...Fora isso, tenho visto coisas lindas, como agora mesmo nesse vídeo maravilhoso, ouvindo só palavras animadoras. Precisamos, desse alto-astral! Não fora isso, ficaria difícil conviver com o lado "feio" da realidade.
    Sejamos crianças, quase sempre, "fantasiando" o viver do dia-a-dia!

    Valeu, Emília, essa "injeção" de otimismo e beleza.
    Beijos,
    da Lúcia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil sim, amiga, quando ouvimos as noticias, pensar em coisas lindas. Ainda agora com essa triste tragédia que abalou o Brasil e todos aqueles que têm algum senso de humanidade. Como podemos pensar em coisas lindas vendo tanta dor ao nosso lado? É difícil, mas para preservarmos a nossa saúde mental e também para podermos ajudar há que fazer um esforço e pensar em tantas coisas lindas que nos aparecem a cada canto. Muito obrigada pela visita e pelas coisas lindas que sempre nos diz. Um beijinho e até breve, Lúcia.
      Emília

      Eliminar

  31. Querida Emília

    Excelente mensagem! Este vale encantado tem tudo para nos maravilhar e navegar é preciso e pensar em coisas lindas também e tudo está à nossa vista e as coisas simples que nos trazem felicidade são tantas e tão boas.

    Vamos lá embarcar nesta barca bela, andar nesta floresta mágica, cavalgar neste cavalo alado!

    :)

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, Olinda!!! Bela mensagem de optimismo a que aqui nos deixas. E eu contigo vou também " embarcar nessa barca bela ". Pelo menos tentarei!!! Beijinhos, amiga e muito obrigada pelo carinho
      Emília

      Eliminar
  32. Não gosto da musica do video mas o video em si transporta imagens de grande beleza,adorei ver. O que escreveste por baixo do video é absolutamente encantador e bonitinho,simplesmente adorei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristiana. Fico contente que tenhas gostado. Espero que voltes mais vezes, pois é sempre bom receber amigos em casa. Um beijinho e muito obrigada pelas palavras carinhosas. Fica bem
      Emília

      Eliminar