quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

POR MUITO TEMPO...


".... eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade.
Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar a viver, um trabalho não terminado, uma conta a ser paga; aí sim, a vida de verdade começaria.

Por fim, cheguei à conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade.

Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade.
A felicidade é o caminho! Assim, aproveite todos os momentos que você tem.
E aproveite-os mais se você tem alguém especial para compartilhar, especial o suficiente para passar seu tempo. E lembre-se que o tempo não espera ninguém.
Portanto, pare de esperar até que você termine a faculdade, até que você volte para a faculdade, até que você perca 5 kg, até que você ganhe 5 kg, até que seus filhos tenham saído de casa, até que você se case, até que você se divorcie, até sexta à noite até segunda de manhã, até que você tenha comprado um carro ou uma casa nova, até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos, até o próximo verão, outono, inverno; até que você esteja aposentado; até que a sua música toque; até que você tenha terminado seu drink; até que você esteja sóbrio de novo; até que você morra e decida que não há hora melhor para ser feliz do que agora mesmo...
Lembre-se: felicidade é uma viagem, não um destino. "

Henfil

Por muito tempo perdemos tempo....ele corre....não se compadece e nem espera por nós; já é tempo de começarmos a pensar que AGORA é o tempo para SERMOS FELIZES


Quem foi Henfil?

Como outros dois de seus irmãos — o sociólogo Betinho e o músico Chico Mário, herdou da mãe a hemofilia.


Com o advento do AI-5 — garantindo a censura dos meios de comunicação, e os órgãos de repressão prendendo e torturando os "subversivos" —, Henfil, em 1972, lançou a revista Fradim pela editora Codecri, que tornou seus personagens conhecidos. Além dos fradinhos Cumprido e Baixim, a revista reuniu a Graúna, o Bode Orelana, o nordestino Zeferino e, mais tarde, Ubaldo, o paranoico.[1]

Henfil envolveu-se também com cinema, teatro, televisão (trabalhou na Rede Globo, como redator do extinto programa TV Mulher) e literatura, mas ficou marcado mesmo por sua atuação nos movimentos sociais e políticos brasileiros. Ele tentou seguir carreira nos Estados Unidos, mas não teve lugar nos tradicionais jornais estadunidenses, sendo renegado a publicações underground. Ele então retornou ao Brasil, publicando mais um livro.

Após uma transfusão de sangue acabou contraindo o vírus da AIDS. Ele faleceu vítima das complicações da doença no auge de sua carreira, com seu trabalho aparecendo nas principais revistas brasileiras

in Wikipédia


Emília Pinto



47 comentários:

  1. Uma caminhada viva e activa.
    A felicidade será sempre relativa, mas os conselhos aqui deixados ajudam-nos a caminhar seguramente para ela vencendo os obstáculos de cada dia.

    ResponderEliminar
  2. Verdade, Luis, cada um tem o seu jeito de ser feliz, mas uma coisa é certa, essa forma deve ser procurada no aqui e agora e não deixarmos sempre para amanhã. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Conselhos que certamente levam ao caminho da felicidade.
    Teoricamente é tão bem mais fácil amiga querida Emília.
    Tentemos pelo menos.

    Beijinhos e obrigada pelo teu carinho.

    ResponderEliminar
  4. Rico texto para uma época como a que estamos a passar, com a mesma procuraremos alcançar os melhores caminhos para encontrar a felicidade (quer seja a nível profissional ou a nível particular).

    Um Abraço grande e obrigada mais uma vez por este texto, gostei.

    ResponderEliminar
  5. eu quero ser feliz AGORA!!!

    inaier.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Claro que na prática nem sempre é fácil sentirmo-nos felizes; precisamos ser muito fortes para superarmos os obstáculos da vida com optimismo, mas, como bem dizes,Ná, há que tentar a cada dia. Um beijinho e votos de que tenhas uns dias cheios de cor, apesar do cinzento destes dias de Inverno. Volta sempre, amiga e não te esqueças: SÊ FELIZ!
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Olá Isa. Estamos a viver épocas conturbadas a todos os níveis e por isso nunca são demais estas mensagens que nos lembram de que com optimismo e esperança teremos mais capacidades para escolher o melhor caminho. O pessimismo não nos leva a lugar nenhum, embora nem sempre seja fácil enfrentar os problemas da vida. Mas, há que tentar, amiga! Um beijinho e muito obrigada pelo carinho.
    Emília

    ResponderEliminar
  8. Fazes muito bem, inaer! O aqui e o agora são o que interessa. Não vale a pena andarmos a pensar demasiadamente no futuro, pois não sabemos se o teremos. Este é o momento certo para sermos felizes. Nem sempre conseguimos pensar assim, mas temos que tentar. Um beijinho e muito obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Emília e Hermínia,
    Às vezes me pergunto por que tantas "choramingas e dramalhões" fazemos da vida...
    Ah, meu Deus! Porque nunca estamos contentes com nada. Nada mesmo!
    Sempre estamos a reclamar de algo, de alguém, do frio, da chuva ou do sol, do dinheiro, do governo, da nação...
    Sem saber nós que muitas vezes nossa vida só tem sentido com tudo isso. Ora nas dificuldades, ora na alegria, ora com receio, ora enfrentado as crises, e como diz aqui, “arregaçando as mangas”.
    E quando teremos o país dos nossos sonhos, a casa, o carro, o trabalho e tudo dentro do ideal que sonhamos?
    O tempo passa por nós.
    Então volto a dizer que nossas "choramingas e dramalhões", só reverterão em felicidade, quando nos atirarmos às nossas aflições no sentido de amenizá-las. Quem sabe a dos outros também?
    O tempo está passando...
    Quero aproveitar este momento para refletir...
    Um abraço, um beijo de coração.

    ResponderEliminar
  10. Amigas,
    Felicidade...
    Será que não fazemos dela uma utopia?

    ResponderEliminar
  11. Olá António! Adorei o seu comentário. E como diz Henfil "Por fim, cheguei à conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade." Ele tem toda a razão! Por mais que esperemos que eles acabem, mais tempo perdemos, porque eles fazem parte de vida. E, claro..carro de sonho, casa, governo, tudo no ideal que sonhamos será mesmo uma utopia, pois nunca teremos tudo o que queremos nem tudo o que um dia imaginamos. Por isso há que parar de reclamar e de choramingar. A felicidade está bem perto de nós, naquilo que temos e somos e nós fazemos dela, sim senhor, uma utopia. Tens razão, amigo! O tempo voa e precisamos de uma vez por toda de deixar de ser " choramingas e dramalhões" e enfrentar as nossas aflições tentando amenizá-las para que nos sintamos bem. Muito obrigada por esta bela " conversa" e fica bem, amigo. Até breve.
    Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  12. ESTA É UMA GRANDE VERDADE!!!!!!!!!!
    ...É incrível como perdemos tempo nesse adiar sucessivo!... e de como nos esquecemos de que a vida é AGORA e de que o importante é vivê-la tal qual desejamos, queremos e podemos... fazendo o possível por estar o mais proximo possível de fazer, fazer... sem adiar até à oportunidade que desejamos e que se manterá eternamente adiada e longe, se não fizermos do caminho viagem e não destino!
    Obrigada!
    tenho mesmo muitas saudades... e não posso continuar a adiar!
    Beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  13. Que bom vê-la por cá, Isabel. São grandes verdade e o Henfil estava certo, pois infelizmente morreu cedo e sabia do que estava a falar. Não podemos adiar nada, pois amanhã talvez já nos falte o tempo. Não sei se viu mas coloquei aqui, há algumas semanas um dos videos de Robert Happé e foi muito apreciado. Obrigada por tê-lo partilhado comigo e também por me ter visitado. Foi um carinho muito grande que recebi hoje com o seu comentário. Fique bem, amiga e não se esqueça de SER FELIZ. Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  14. Acho que nunca estamos plenamente satisfeitos, porq sempre estamos querendo mais e mais...
    Se a gente procurar curtir aquele momento de forma mais plena, veremos que a felicidade não está tão longe assim de cada um de nós!

    Achei o texto maravilhoso, Emília!

    Abraços e parabéns

    ResponderEliminar
  15. É muito bom receber uma nova amiga aqui no Começar de Novo e ainda mais agradável por ser brasileira; o Brasil é a minha 2ª pátria, pois aí vivi muitos anos e os meus filhos são brasileiros. Seja bem vinda, Leira e fico contente que tenha gostado do texto. O ser humano é complexo e como se costuma dizer: " nunca está bem com o bem que tem"; esse é o nosso maior problema e enquanto não entendermos que para se ser feliz basta ter o suficiente, o mundo não mudará. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Espero que volte mais vezes. Irei já fazer-lhe uma visita. Seja feliz, amiga!
    Emília

    ResponderEliminar
  16. Obrigada, já estou me sentindo em casa! :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Não deixei de sorrir com o grande apreço pelas suas dissertações, Emília! Os seus posts são de uma enorme riqueza para nos espraiarmos em cogitações!
    Na verdade, se tivermos um pouco de atenção, deixamos tudo ou muito para "quando...". E esse Quando pode na realidade não chegar tão cedo ou, na pior das hipóteses, chegar tarde demais! E QUANDO fazemos, aquele "quando" que deixamos previsto...queremos cumpri-lo o mais depressa possível! Depois da tarefa, ou da festa, chega o vazio. Ficamos mais sós! Porque uma coisa é verdade: Realmente, não interessa só o destino, mas também a viagem para lá chegar. E aprendi a amar a preparação da viagem, tirar partido deste prazer, porque ela já faz parte do mundo que criamos dentro de nós, enquanto se sonha com a alegria da chegada! E neste corrida inexorável do tempo, há sim que saber aproveitar sofregamente todos os momentos de paz e alegria interior, partilhando-os com os outros.
    E este tempo está aí: O Natal!
    E aproveito para lhes desejar uma FESTAS FELIZES e de ALEGRIA.
    Muitos Bjis

    ResponderEliminar
  18. Que bom, Leila! Sinta-se em casa! Obrigada pelo carinho
    Um beijo
    Emília

    ResponderEliminar
  19. Bom dia prezada amiga,
    Venho agradecer o seu carinho, atenção e compreensão durante este ano que foi coberto de lindas rosas e com alguns espinhos, que me ajudaram a crescer e a compreender ainda mais o valor da minha vida!
    Amiga muito obrigada por cada uma de suas carinhosas visitas, sua companhia, sua presença e sua força e apoio.
    Quero pedir desculpas pelo meu silencio, mas gostaria que soubesse que não foi proposital! Mas por conta de alguns desafios que a vida me trousse.
    Gostaria de lhe desejar um Santo Natal e que o Ano 2012 venha coberto de muita paz e Amor!
    Gostaria de lhe oferecer o selinho de Natal , tem dois pode leva-los ou escolha o que mais gostar, tem também o selinho de 400 seguidores que fiz com muito carinho!
    Dentro do mundo magico do coração quero muito lhe agradecer por tudo! Muito Obrigada de todo o coração!

    Tenha um lindo dia!
    Abraço Amigo!

    ResponderEliminar
  20. Agora foi a minha vez de apreciar a sua dissertações, Manuela. Acho que não mereço tão grande elogio, mas vou guardá-lo com muito carinho, pois manifestações de afeto são tão raras nos dias de hoje que temos de as saborear; sabem tão bem!!! E..." aprender a amar a preparação da viagem, tirar partido desse prazer.." é um aprendizado que se vai fazendo ao longo da caminhada, porque requer maturidade e muito esforço; nem sempre é fácil encarar os obstáculos da vida com otimismo reconhecendo que eles fazem parte do nosso dia a dia e portanto são normais. E é esta partilha de sentimentos, de saberes, de opiniões que me agrada neste mundo dos blogs, Manuela. Gosto muito de conversar e por isso agradeço-lhe a oportunidade que me deu de " bater um papinho" consigo sobre este assunto tão interessante e assim saber a sua opinião sobre ele. Considero que o Natal é uma época em que o ser humano procura ser feliz e proporcionar aos outros um pouco dessa felicidade; mostra nesta quadra aquilo que tem de melhor, a sua solidariedade. Pena que, na maioria dos casos tudo acabe, mal se apaguem as luzes que por todo o lado se acenderam. Temos que manter a esperança de que algumas delas não se apaguem e que a preocupação pelos outros continue. Desejo-lhe também um Feliz Natal e que o Novo Ano seja para si e para os seus um ano de saúde, paz e muita, muita amizade. Fique bem, amiga e muito obrigada pelo carinho. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  21. Olá Alice. Fico sempre muito contente com a sua visita e agradeço-lhe o carinho que sempre tem para com o Começar de Novo. Espero que esteja bem e aproveito para lhe desejar um Feliz Natal e um 2012 cheio de paz, saúde e alegria. Seja feliz agora e sempre, amiga! Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  22. Vida muito fácil, não é vida, é passagem direta, sem apreciação, sem luta, sem vitórias, por não ter havido obstáculos.

    Que belo exemplo, você trouxe, Emília, para ilustrar este post: Henfil e seus irmãos homofílicos. Acompanhei a vida dos três. Fui leitora assídua do Pasquim, para "devorar" os quadrinhos com os maravilhosos personagens do Henfil. A mãe desses filhos maravilhosos, inteligentíssimos e sofredores, foi uma heroina.
    E pensar que tem gente que reclama de bobagens!

    Obrigada, amiga, pela excelente postagem, nesta época tão carente de solidariedade e confraternizção.

    Feliz Natal e Ano Novo!
    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  23. Sabia que ia gostar, Lúcia! É verdade, como disse acima um amigo do Começar de Novo " somos uns choramingas e dramalhões", queixamos-nos e resmungamos de tudo; nunca estamos satisfeito com nada, sabendo nós que há gente que realmente sofre muito e segue em frente com coragem. Um beijinho, Lucia e aproveito para lhe deixar os meus votos de um Feliz Natal e que o Novo ano seja para si e os seus um ano de paz, saúde e muita amizade. Que ele permite que continuemos a encontrar-nos por aqui, fortalecendo assim a nossa amizade que por acaso começou, mas que não é por acaso que continua. Fique bem, amiga e até breve. Muito obrigada pelo carinho
    Emília

    ResponderEliminar
  24. Olá, Emília, minha amiga
    A felicidade, como um todo, não existe; ela é a soma de todos (muitos) momentos felizes que vamos vivendo ao longo da vida.
    E é claro que para alcançar esses momentos geralmente é necessário vencer obstáculos.
    Mas também é certo que quanto maiores as barreiras a vencer maior o sabor da vitória.

    Gostei muito do texto de Henfil (qua não conhecia). Gostei de saber de sua vida, não muito fácil, por vezes...

    Estou cumprindo a disciplina que me impus de visitar três ou quatro blogs amigos por dia.
    E também para não esquecer... vou publicar um post amanhã.

    Voltarei antes do Natal para desejar Boas Festas.

    Beijinhos com amizade

    ResponderEliminar
  25. Faz muito bem em visitar os amigos; é sinal de que está a melhorar e todos ficamos contentes por isso. Pode contar comigo para ver e apreciar o seu post. Fico contente por ter contribuido para que conhecesse o Henfil que, como viu, foi uma pessoa fantástica e vítima de tanta negligência que houve quando começou a aparecer o virus da Sida. Espero que o seu Natal seja feliz e que todos os outros seus dias tenham muitos momentos felizes, pois como muito bem diz, é deles que se compõe a felicidade Um beijinho, Mariazita e fique bem! Muito obrigada pelo carinho.
    Emília

    ResponderEliminar
  26. Oi Emília, boa tarde!

    Aproveitei essa tarde de sábado para ler as postagens anteriores e gostei muito de tudo que li.
    Olha que coincidência, hoje mesmo estava conversando com uma amiga sobre o poder que as pessoas tem em fazer julgamentos, em se sentir superior aos outros e de repente vejo o maravilhoso texto de Cecília Meireles, onde entre outras coisas, ela fala "É difícil perdoar?
    Mas quem disse que é fácil se arrepender?"
    PERFEITO! Eu penso assim tbm, se perdoar é difícil, para a pessoa que errou, tbm não é nada fácil reconhecer seu erro e pedir perdão!

    Um final de semana maravilhoso, querida!

    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Minhas queridas

    Um texto para reflectir sobre o que é importante na vida.
    Por vezes queremos o que a vida não nos pode dar e nem damos conta que ela é curta e feita de pequenos momentos de felicidade que devemos agarrar sempre.

    Deixo o meu beijinho com carinho para as duas
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  28. Que bom, Leila! São estas coincidências que nos fazem acreditar que estamos todos unidos neste grande universo e é assim que temos de pensar; somos uma sociedade, todos interligados e como tal deveremos pensar sempre em todos os outros, contribuindo da melhor maneira para o bem do mundo inteiro. Um beijinho e muito obrigada por teres visitado o começar de Novo e teres te dado ao trabalhos de ler as antigas postagens. Um bom fim de semana e volta sempre.Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  29. Olá sonhadora. O tempo passa rápido demais e não há tempo para adiarmos nada, principalmente os afetos. Viver cada dia como se fosse o último e aproveitar os pequenos momentos felizes que temos, pois são esses que fazem a nossa felicidade. Um excelente fim de semana e obrigada pelo carinho. Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  30. Querida amiga

    Hoje minha visita é para agradecer
    o presente que é para mim
    a sua amizade,
    e também desejar
    um maravilhoso Natal,
    onde possas encontrar nestes dias
    ainda mais inspiração
    para a alegria de ser feliz,
    e para o milagre de fazer
    quem passa por tua vida feliz.

    Que o teu olhar seja a mais perfeita
    luz do Natal a enfeitar o mundo.

    ResponderEliminar
  31. Mas que lindo presente recebi agora, Aluisio!
    Nem sempre conseguimos encontrar a felicidade onde ela realmente está que é nas pequenas coisas belas do dia a dia; não a encontrando nós, não poderemos transmiti-la aos outros. É isso que temos de tentar todos os dias. Espero sinceramente que sejas feliz não só nesta quadra natalícia, mas em todos os dias da tua vida. Um Bom Natal, Luis, com muita alegria, saúde e muita, muita amizade. Um beijinho muito especial e obrigada pelo carinho.
    Emília

    ResponderEliminar
  32. Verdade! A hora de ser feliz é sempre o momento presente.

    Votos de um santo e feliz Natal, e um Ano Novo de Paz, Amor e Luz,
    sempre com esperança num mundo melhor!

    ResponderEliminar
  33. Lindo demais seu post amiga. Ótimo pra refletir, o melhor momento é o presente.

    Desejo uma ótima semana pra ti!
    Ja deixo meu desejo de um Feliz Natal e um Ano recheado de sonhos e desejos realizados. Obrigada por ter caminhado comigo durante esse Ano, e que no próximo Ano estejamos juntos novamente... Beijos grande!

    ResponderEliminar
  34. Olá Fá menor, como vai? É sim agora que temos de procurar ser felizes e nesta época Natalícia em que todos procuram sê-lo eu espero que esse espírito se mantenha em todos nós e que nunca nos cansemos de procurar em cada dia os momentos de felicidade que ele nos oferece. Um bom Natal, amiga e seja feliz, SEMPRE! Um beijinho e muito obrigada.
    Emília

    ResponderEliminar
  35. Claro, Smareis, que no próximo ano estaremos juntas, nesta amizade que por acaso começou, mas que não será por acaso que continuará. Amigos são preciosos e por isso devemos mantê-los, quer sejam virtuais ou reais; para mim isso pouca importância tem. Um Feliz Natal e espero que consiga encontrar muitos momentos felizes nos seus dias. Muito obrigada pelo carinho e fique bem, amiga!
    Emília

    ResponderEliminar
  36. Querida Emília

    Perdão pelo “copy & paste”, mas não dá para individualizar…
    Trago votos de BOAS FESTAS, fazendo minhas as palavras de Gandhi…
    “Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos;
    A consciência de aprender tudo o que for ensinado pelo tempo afora;
    Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem;
    A capacidade de escolher novos rumos;
    Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável:
    Além do pão, o trabalho; Além do trabalho, a acção.
    E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
    O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."
    (Gandhi)

    BOM E SANTO NATAL E FELIZ ANO NOVO

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Oi Mami. Óptimo post. Beijos, Dé

    ResponderEliminar
  38. Não poderia ter feito escolha melhor para me desejar um Feliz Natal, pois Gandhi é um dos líderes que mais aprecio. Tentemos seguir o conselho dele e buscar no interior de cada um de nós o segredo para melhor sabermos caminhar. Muito obrigada Mariazita pelo carinho e retribuo em dobro tudo o que me deseja. Um beijinho e até sempre.
    Emília

    ResponderEliminar
  39. Já há muito não aparecias por cá, Dé, mas sei que isso não significa que não te interesses pelo blog da tua mami.Sei que o aprecias e cuidas dele. Fiquei contente por teres gostado do post sobre o Henfil. Um beijão, filho e sê feliz AGORA. NÃO ADIES!
    Mami

    ResponderEliminar
  40. Estamos a poucos dias do Natal esse dia especial que vemos passar por nós
    incansavelmente ao longo de toda a vida.
    vamos abrir as portas dar ao Menino Deus as boas vindas ao aniversáriante.
    Um Feliz Natal ..Paz Amor E Luz De Jesus.
    Obrigada por estar presente na minha vida no decorrer desse ano que breve chegara ao final.
    Deus permita que nossa amizade seja iluminada pelo menino Jesus.
    Um dia lindo.
    Um Natal De Felicidade Para Você Familia E Amigos.
    Beijos ternos e carinhosos.
    Evanir.
    Tem um presente de Natal no blog se gostar esta a seu dispor.

    ResponderEliminar
  41. Muito obrigada, Evanir por todo o carinho. Desejo que tenha um excelente Natal e que o 2012 lhe traga muita saúde, paz e muitos, muitos amigos. Um beijinho e seja feliz!
    Emília

    ResponderEliminar
  42. Querida Emília!

    A vida é o agora, é hoje. Estamos sempre a repetir esta verdade evidente, mas falhamos muito na prática e esta é a realidade. Falo por mim.
    Adio, vou adiando às vezes a própria vida, por um filho, por um conforto que temo perder, por mil e uma razões...
    O melhor seria ser livre e ser mais egoísta, mas nem sempre o Eu está antes.
    Acho que me entendes.

    Feliz Natal às meninas lindas deste Blog onde me sinto como na minha própria casa, com o mesmo conforto e onde sinto o carinho de ambas.
    Muito obrigada e que este Natal seja Mágico para ambas.

    Beijinhos mil.

    "Sou uma árvore de Natal diferente

    Um dia senti,
    Que a terra ardia.
    Pensei, ser eu
    Que estava febril,
    Delirante,
    Ou tinha mesmo acordado
    Atordoada,
    De uma noite mal dormida.
    O tempo era de Verão,
    O vento que soprava
    E a gente que passava.
    Grande era o alarido
    Que num instante
    Virou clamor e fundiu o espanto
    Em pranto de dor.
    Não estava febril, afinal,
    Nem mesmo mal acordada.
    Tudo ardia em meu redor
    Ao som de gemidos e estalidos
    Em tom de sinfonia gritada,
    E logo em cinzas eu via
    A minha terra,
    A minha gente,
    O meu adro
    E o meu terreiro…
    Holocausto em nome de nada.
    A dor foi passando
    Como a água do ribeiro
    Ao encontro da outra margem.
    Do meu chão,
    Erva verde, frágil e mansa
    Foi crescendo,
    Relembrando a cada instante
    A minha solidão,
    A negrura,
    Que em tom de amargura
    Se havia instalado
    Em todo o canto de mim.
    Sem ramos, nem folhas,
    Sem filhos, nem amigos
    Desistia da vida,
    Mesmo,
    Que o vento me açoitasse
    E as lágrimas teimassem
    Em saltar porta fora.
    O tempo foi passando
    Estirada naquele chão,
    Espreitava o dia acontecer,
    No desejo de me arrastar
    Para além do mar.

    Um dia,
    Um outro dia…
    O chão estremeceu.
    Do céu, uma fresta de luz
    Incandesceu,
    E não sei mesmo
    O que me aconteceu.
    Senti mãos,
    Escutei vozes,
    E fiz viagem até esta paragem.
    E aqui estou eu!
    Nesta sala iluminada,
    Neste sítio ajeitado no abraço,
    Neste canto todo feito de ternura.
    Continuo feia e queimada,
    Ressequida e enquistada,
    Não mo lembrem, …sei bem.
    Mesmo sem ramos, nem folhas,
    Mesmo tendo perdido o vigor
    E a robustez doutros tempos,
    Neste espaço tão mimado
    E com laços brancos enfeitada,
    Sinto-me noiva, amante
    Deste tempo de Natal.
    Saibam de mim!
    Escutem a voz do meu coração,
    Olhem bem em meu redor…
    E mesmo que a noite seja fria
    Não há maior alegria
    Do que aquela
    Que a minha alma canta.
    De braços queimados,
    E toda vestida de branco,
    Oh gente de Campos,
    Oh gente desta terra
    Bem-haja!
    Obrigada.

    Natal de 2011
    Poema de Maria José Areal"

    ResponderEliminar
  43. O tempo passa, não venho cá com frequência, mas leio e comento, quando posso.
    A felicidade está num momento, está naquilo que fazemos todos os dias da nossa vida.
    Amanhã, logo, talvez daqui a pouco, poderemos não estar mais aqui.
    Começar de novo é o que eu espero, todas as manhãs, quando me levanto e peço a Deus que o dia seja de trabalho, porém cheio de realização pessoal.
    Feliz Natal , Emília e Herminia.

    (perdoe-me nem sempre responder aos seus/vossos comentários)

    Maria

    ResponderEliminar
  44. Mas que belo presente recebeu o Começar de Novo, Ná! Um poema de Maria José Areal aqui! Muito, muito obrigada por tamanho carinho, amiga! Fiquei mesmo muito feliz. Estamos sempre a ler mensagens a alertarem-nos de que temos de aproveitar o aqui e o agora, mas não adianta, vamos sempre adiando aquilo que não pode ser adiado e então, quando somos mães o assunto complica; adiamos o nosso momento para proporcionar aos filhos todos os bocadinhos de felicidade possíveis, esquecendo-nos muitas vezes de que isso não adianta, porque se não virem felicidade em nós, também não a conseguem ter. Mas olha, Ná, tentando todos os dia, acredito que chegaremos lá. E...como diz a Maria José: "Um dia,
    Um outro dia…
    O chão estremeceu.
    Do céu, uma fresta de luz
    Incandesceu,
    É isso, amiga que te desejo do fundo do coração: que o céu estremeça e que dele uma fresta de luz incandesça e ilumine todos os momentos dos teus dias. Um excelente Natal para ti e todos os que te rodeiam e que o 2012 venha com tudo aquilo que mais queiras, não faltando a saúde, paz e muita, muita amizade. A nossa de certeza continuará. Fica bem, amiga e SÊ FELIZ" Um beijinho e o meu sincero muito obrigada pelo teu carinho
    Emília

    ResponderEliminar
  45. Não temos de perdoar nada, Maria. Sabemos que temos em ti uma grande amiga e o tempo nem sempre dá para comentar todos os blogs amigos. Começar de Novo é o que temos de fazer todos os dias tentando fazer de cada um deles um dia especial. Nem sempre conseguimos, mas há que tentar. A vida nos dá essa possibilidade a cada dia que começa. Um excelente Natal e que o 2012 te traga tudo o que mais desejares, não faltando a saúde, paz e amigos. Um beijinho muita especial e não te esqueças: SÊ FELIZ
    Emília

    ResponderEliminar
  46. Minha querida

    Que o Natal traga todos os sorrisos...todos os sonhos...todas as emoções...que a plenitude do amor ilumine a vida com estrelas de esperança e nos faça acreditar num tempo de paz e prosperidade.
    Desejo um Natal muito feliz...pleno de amor e paz junto de todos que amas.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  47. Oi Emilia!
    Atrasadinha eu...? Nunca!
    Tenho andado num corropio...por isso estou desculpada..
    Este texto foi de encomenda só para mim! Tenho de viver o momento, eu quero, eu posso...,mas logo logo aí estou eu "no massacre", prometo que me vou emendar, vou viver o hoje, vou aproveitar o momento!
    Seja Feliz também!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar