quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

FAZENDO ESCOLHAS CERTAS NA VIDA




Tudo na vida depende de escolhas que fazemos. Até mesmo pequenas escolhas podem influenciar toda uma vida. Você escolhe aceitar ou não, ser responsável ou não, revidar ou não, comprometer-se ou não, mudar ou não, resistir ou não. Se fizermos escolhas certas, certamente conquistaremos nossos objetivos.Mas como se sabe qual é a escolha certa, principalmente em momentos críticos, tenebrosos onde tudo parece tão obscuro?O maior dom do ser humano é a liberdade para fazer escolhas. Ele é o produto de suas escolhas. Viver é uma sequência de escolhas certas ou erradas com consequências positivas ou negativas para o envolvido e os demais. Não há dúvida de que as escolhas são o principal fator determinante da vida.Por que é tão difícil escolher? Fazer escolhas é ponderar entre o conhecido e desconhecido, analisar os poucos benefícios do certo e os enormes do duvidoso ou refletir sobre os riscos e oportunidades. Tudo isso mesclado, pensado e repensado, colocado na balança junto com o medo, a coragem e as incertezas, para se chegar finalmente à escolha que se espera ser a melhor. As dificuldades para optar pelo caminho certo são muitas. Fazer regime ou assumir o próprio corpo? Viver para trabalhar ou trabalhar para viver? Economizar para o futuro ou desfrutar melhor o presente? Ter um filho aos 25 ou aos 35 anos? Trocar o carro usado por um novo, ou viajar? Trabalhar numa empresa de grande porte ou ter o próprio negócio? Muitas pessoas não se dão conta que a escolha e a renúncia são como as duas faces da mesma moeda. Ao pensarmos nas vantagens de optar por uma alternativa, também teremos que ter consciência das desvantagens de renunciar à outra. Como fazer a melhor escolha? Às vezes não é muito difícil, pois basta optar entre uma alternativa cheia de obstáculos e outra muito mais agradável. Em outras ocasiões aparece o dilema de escolher a opção menos ruim... Ao fazer escolhas as pessoas não podem esquecer a importância de se manter em sintonia com seus valores e crenças, para não se arrependerem mais tarde, entrando em conflito consigo mesmas.
No processo de escolhas, existem três tipos de pessoas.
As “pessoas do ontem” que escolhem se lamentar sobre o que passou, tentando modificar o que não pode ser mudado, como se fosse possível viajar na máquina do tempo e não aproveitando as coisas boas do presente.
As “pessoas do amanhã” que são exclusivamente voltadas para o futuro sem viver o presente, com escolhas ilusórias, decisões instáveis, se preocupando com problemas que nunca acontecerão e sempre sonhando com os olhos fechados.
As “pessoas do hoje” que são centradas na realidade e desfrutam verdadeiramente cada momento, pesando suas escolhas com sabedoria, um olho no passado para não repetir os mesmos erros e outro no futuro provável procurando escolher certo no presente.
O ser humano deve escolher sendo honesto consigo mesmo, pois ele será escravo de suas escolhas, muitas delas irreversíveis, com sequelas terríveis em caso de mudança. Nem sempre ele irá conseguir o que deseja, mas certamente terá obtido o que escolheu.
Existem duas coisas das quais as pessoas não conseguem escapar: a morte e fazer escolhas. Portanto, cada um deve acordar pela manhã e ir à luta selecionando o melhor caminho para realizar seus sonhos de olhos acordados e conquistar seus desafios.


(Baseado em texto de Laércio Garrido)


Ps.Gostei deste texto é o nosso dia a dia, é a ponte ,que parece que cai ,mas não cai, é o arriscar, é o arrependimento, é o passo que tanto se pensa nele, são as noites mal dormidas, transformando-se num tormento , logo... foi mesmo o dia certo, o passo bem dado, foi o sonho realizado.

São estes desafios, que nos mantêm frenéticos , que nos dão aquela força, tão necessária para prosseguir o caminho!


Herminia

49 comentários:

  1. A vida é feita de escolhas, cada dá o que consegue e vive como pode, muito bem lembrado cada uma das 3 escolhas, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Realmente a vida é feita de escolhas, embora nem sempre consigamos realizar as que queremos.
    Viver é um constante desafio!
    Falo por mim...nunca desisti de viver, acreditei que acabaria por conseguir contornar os obstáculos e hoje virei uma página e vou prosseguir a minha caminhada com calma e com a certeza de conseguir alcançar algumas metas...

    Bjs.

    Lisa

    ResponderEliminar
  3. Belo texto, Hermínia! Gostaria de afirmar que me incluo nas " pessoas de hoje " naquelas que vivem o dia a dia desfrutando com entusiasmo de cada pormenor desse dia; não consigo ser sempre assim, essa é a verdade! Costumo dizer que faço sempre o que o meu coração manda; às vezes erro, com certeza porque não interpretei bem as indicações do meu coração, mas costumo responder a mim mesma: " não faz mal..não deu certo...paciência...se fosse hoje voltaria a fazê-lo, pois fiz o que me mandou o coração". É assim que lido com os meus erros, sem arrependimento e procurando da próxima vez entender e interpretar melhor os conselhos do meu coração. As escolhas tem de ser feitas e muitas vezes não temos tempo bastante para refletir, mas, não nos devemos preocupar muito com o erro, pois errar é humano e só não erra quem não arrisca nem tenta: Parabéns por esta escolha, Hermínia. Foi uma BOA ESCOLHA! Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  4. Oi Lisete!
    Dizem que nós complicamos, mas eu estou certa que não, somos humanos e como tal não somos perfeitos, daí, coisas há, que é bem dificil dar o tal passo!
    Até breve e volte!
    Herminia

    ResponderEliminar
  5. Oi Lisa!
    Fortes são aqueles, que conseguem virar a página!
    Por isso seja qual for a que a fez mover ,vai daqui o meu apoio e toda a força, escolheu e vá enfrente!
    Até breve
    e volte
    Herminia
    Herminia

    ResponderEliminar
  6. Oi Emilia!
    Quem me dera ter tantas certezas, ir enfrente, mas o receio de não dar certo, o pânico , o de não ser feliz, o se, o se , vai derretendo o ser!
    Mas já entendi que não vale a pena sofrer as coisas acontecem ,e acontecem mesmo,assim viver o momento será mais certo, com o passado, algum enterrá-lo,outro boas recordações donde se tiram boas lições.
    Que espero ? Que a ultima etapa da vida a siga pelo caminho certo,fazendo as escolhas certas!Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  7. As opções, são sempre dificeis de ser tomadas ...mas ,a verdade, é que não podemos viver sempre em indecisões atrasando o futuro e, mais tarde, arrependidas de não termos feito o que deveriamos. Depois de uma decisão tomada, devemos seguir em frente,esquecendo as outras, numa atitude muito forte e concisa de que tudo irá dar certo! Sofrer po antecipação, não é uma medida eficaz. Cada dia trará o momento certo para ser trabalhado a fim de atingirmos os nossos objectivos.
    É que a vida passa demasiado depressa e por isso, requer, opções mais ou menos acertadas,
    Beijocas.
    Graça

    ResponderEliminar
  8. Emilia
    Li-te atentamente amiga. esta é a nossa sociedade. ´`e o mundo real . a partilha é mais fácil comos que têm pouco quem tem muito quer mais e mais.
    Eu digo que em São Tomé dou em exemplo um pão a um menino que está num grupo. ele não leva o pão +ara casa divide-o por quantos lá estiverem todos comem . nós não somos assim...aqui vemos uma festa atiram balões para o povo um homem se puder apanhar uma dúzia leva-os todos mesmo que veja um menino a chorar segue depois em casa pode deitá-los fora mas no momento foi a sua glória

    o Homem não presta..

    um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  9. Todo amor verte de Deus. No fundo, todo consolo que você recebe deriva das mãos de Deus.
    Nada lhe chega de forma diferente, mesmo quando vem pelos outros. Na ajuda, o ajudador é o mais beneficiado.
    A energia amorosa, que expande, passa primeiro por ele antes de atingir o objetivo.
    Por isso, quando você ajudar alguém, não se orgulhe. Lembre-se de que Deus é que lhe dá essa oportunidade.
    Agradeça a Ele por isto. Faça o auxiliado saber que tudo o que recebe lhe veio de Deus. "...
    Hoje pesso que leia minha postagem por favor.
    Tem um mimo de Natal na lateral do blog caso você goste foi feito com enorme carinho para você.
    Uma linda noite beijos no coração.
    Evanir

    ResponderEliminar
  10. Minha Querida Hermínia:
    Excelente este texto.
    Passamos a vida a fazer escolhas sem que tenhamos propriamente consciência disso. E quando temos consciência de que estamos a escolher, então, torna-se bem mais difícil tomar uma decisão, por medo de ser incapaz de optar pela alternativa certa. É ue escolher por vezes é tão difícil que até desejaríamos que houvesse alguém a decidir por nós.
    Minha Amiga: Deixei resposta para ti e para a Emília em "Luz de África".
    Um beijo e um feliz feriado.

    ResponderEliminar
  11. Minha Querida Hermínia:
    Excelente este texto.
    Passamos a vida a fazer escolhas sem que tenhamos propriamente consciência disso. E quando temos consciência de que estamos a escolher, então, torna-se bem mais difícil tomar uma decisão, por medo de ser incapaz de optar pela alternativa certa. É ue escolher por vezes é tão difícil que até desejaríamos que houvesse alguém a decidir por nós.
    Minha Amiga: Deixei resposta para ti e para a Emília em "Luz de África".
    Um beijo e um feliz feriado.

    ResponderEliminar
  12. Boa prosa:)!
    Escolhas estamos sempre a fazê-las mesmo inconscientemente.
    Quando as efectuamos conscientemente...maior a indecisão.
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Olá Hermínia

    Aí é que está! Não há a volta dar-lhe, temos de fazer escolhas e cada escolha implica uma renúncia.É a parte mais angustiante, porque muitas vezes não sabemos se o caminho escolhido é o mais acertado.Bem podemos invocar princípios, valores, que a coisa continua difícil. Mas como não podemos virar as costas e não devemos lançar-nos numa de lamentações temos é de enfrentar a realidade, pondo o nosso livre arbítrio em acção. Focar-nos no presente parece-me perfeito, embora haja momentos em que também é saudável sonhar e divagar um pouco.

    Excelente texto!

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  14. Escolher!
    Eis o dilema entre o que o EU gosta e o que o EGO quer? E que tem isso a ver com as escolhas? Tantas vezes as escolhas são a amálgama desta luta entre o que queremos e entre o que devemos...
    E o silêncio (eu e o silêncio...) é a melhor forma de nos concentrarmos em nós, para depois transmitir ao outro, o melhor de nós...
    Essa é escolha, esse o desafio. E difícil fazer escolha, porque dói, porque custa...e o ego não gosta de sofrer. Daí o altruísmo do nosso EU...
    E agora é a hora da escolha. Ontem é tarde...amanhã, uma incógnita. Hoje é o dia, sim Hermínia! Como sempre, com posts para pensar...meditar!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  15. Abraço carinhoso desejando bom fim de semana para você!
    Sobre escolhas -são elas que contam no final do nosso dia bem como nossos afetos,ao menos tem sido assim para mim.Somos dotados de livre-arbítrio,mas são poucos os que sabem bem usá-lo.Mesmo com tanto frenesi nessa vida moderna conta muito uma pausa,uma reflexão sobre o que move nossas ações,como estamos conduzinhdo nossos passos a fim de alcançarmos certos objetivos.

    ResponderEliminar
  16. Minha querida

    Um texto muito claro do que é a vida e as escolhas que temos de fazer e que por vezes por falta de coragem e por tantas outras razões sabemos que queríamos ir para determinado lugar mas por diversas razões não o podemos fazer...é muito complicado fazer as opções certas.
    Um texto maravilhoso que escolheu para pensar.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  17. O eterno problema das escolhas, amiga Hermínia...
    nada fácil, mesmo!

    Parabéns pelo belíssimo texto.

    Beijo

    ResponderEliminar
  18. As escolhas,são de fundamental importância.
    É necessário prudência, em tudo que vamos realizar. Em mutas situações é mesmo difícil, fazê-las. Nem sempre acertamos, mas aí aprendemos lições, que nos servirão para outras escolhas, estaremos mais amadurecidas...

    Esse texto, Hermínia, foi excelente, veio em boa hora, no encerrar de um ano.

    Um grande abraço,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  19. Oi Graça!
    Quanta determiniação!
    Eu já sofro...esbarro bem, mas depois de estar dentro ..é como o outro"siga", mas que é doloroso é!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  20. Oi África!
    Também tens razão! A ganância empobrece os espiritos!
    Simples são os pobres há harmonia familiar!
    Até b reve
    obrigada por ter vindo
    Herminia

    ResponderEliminar
  21. Oi Evanir!
    Agradeço, as suas palavras, sou crente ,tenho fé , daí todo o meu procedimento na relação com ou outros, nunca me pesa, faço por fazer o melhor, nunca ferindo se o fizer é inconcientemente !
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  22. Oi Isabel.!
    às vezes até fico complexada, parece que não tenho poder de decisão, mas....amiga coisa há que nem temos poder de escolha, acontece..csai mesmo na "sopa"
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  23. Oi Alvaro!
    Há escolhas simples ,nem nelas se pensam, outras amigo, talvez nunca se chegam a fazer!
    É vida mesmo, sem escolha possivel! Mas sempre a Esperança!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  24. Oi Olinda!
    Todas as suas palavras estão cobertas de razão, é o dia de hoje,as escolhas quando há duvias, são sempre más de fazer.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  25. Oi Manuela!
    Quem meditou agora fui eu ,no seu comentário.
    Gostei, é realmente dificil a escolha, há sempre uma grande indecisão, mas há que prosseguir,sem medos!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  26. Oi Bergilde!
    Sofre-se por antecipação realmente neste mundo de correrias.O sossego é pouco, viver o dia a dia, será realmente o melhor,resolver os problemas na altura, mas tamb+em creio que já faz parte do ser humano um pouco bulicioso e daí o sofrimento.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  27. Oi Sonhadora!
    Tem razão se as escolhas, pelo meio não envolvessem outras escolhas, então seriam bem mais simples, assim escolhas há que ficam amarradas, sem poder de escolha.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  28. O)i Ná!
    Para mim é dificil, mas conheci alguém que nada era dificil, resolvia, decidia , e se tinha duvida perguntava, era-lhe dado o parcer, mas fazia sempre o que tinha na ideia, igual nunca mais conheci
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  29. Adorei o texto, Hermínia. Somos, sem dúvida a escolha que fazemos, são as escolhas que nos definem. É a capacidade de escolha que nos permite, também, progredir a cada passo. Que bom sermos uma infinidade de possibilidades e podermos optimizá-las até ao final dos nossos dias!
    Um feliz domingo pleno de lindas escolhas. Abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
  30. Oi Lucia!
    Tudo o quer me faz meditar ,o que me faz reler, tudo o que me faz "mastigar", gosto.
    Daí ter escolhido este texto, dá-me força e sentido à vida!
    Até breve
    Hermnia

    ResponderEliminar
  31. Excelente esta bem elaborada exposição de uma convicção profunda e real.

    ResponderEliminar
  32. Parabéns pelo texto, é precioso, nós somos realmente o fruto das escolhas que todos os dias temos pela frente. Dizem que o caminho faz-se caminhando, e, é um pouco isso vais-se desbravando percursos por vezes íngremes e difíceis, outras de tão fáceis que parecem ser desconfiamos, mas essa é a diferença entre o êxito ou o fracasso.

    Adorei, bom domingo

    ResponderEliminar
  33. Querida amiga

    Para cada escolha
    duas perguntas:
    A primeira: nos faz feliz?
    A segunda: faz o outro feliz?

    Se as duas respostas
    forem sim,
    a escolha decidida
    foi a correta.


    Para cada dia de tua vida
    um novo sonho.

    ResponderEliminar
  34. Olá Emília e Hermínia,

    Antes de mais é bom estar de volta e estar "perto". Gosto imenso do visual natalício do blog! Em relação ao texto, é verdade, nós somos as escolhas que fazemos, e considero que somos uns sortudos por ter a hipótese de escolher de entre tantos caminhos. Por vezes não é fácil escolher, mas a vida é mesmo assim e se um caminho não dá resultado, há sempre outros a percorrer.

    Um beijinho grande
    Joana

    ResponderEliminar
  35. Oi Rouxinol!
    Li e gostei.Encontramo-nos com a realidade!
    Até breve e volte1
    Herminia

    ResponderEliminar
  36. Oi Aluisio!
    É verdade todos os dias somos confrontados com escolhas, umas simples, nem sequer refletimos, outras amigo, mesmo bem ponderadas, fica sempre a desconfiança, e assim crescemos!
    Até breve e volte.
    Herminia

    ResponderEliminar
  37. Oi Antonio!
    Começam as escolhas ainda no berço, parecem inconcientes ,mas não, já não queremos mesmo, e o certo a nossa escolha pervalece.
    Com os anos as escolhas tornam-se mais dificeis,aí baloiçamos, bem, mas nem todos, conheço boa gente, que a decisão é rápida e acarretam as suas consequências.Viram a página com facilidade!
    Até breve e volte.
    Herminia

    ResponderEliminar
  38. Oi Joaninha!
    Bom te ver!
    Ainda bem que gostaste do nosso "NATAL"!
    Tá giro ..coisas da minha "patroa"!
    Quanto so texto muitos caminhos ,muitas escolhas, nem sempre as melhores, coisas há que não voltam, mesmo depois do arrependimento, outras, quando há muitas duvidas, vai quase de olhos fechados e seja o que Deus quiser, estou agora metida numa, e parece que vai mesmo de olhos fechados.....
    Até breve
    Volta sempre
    Herminia e Emilia

    ResponderEliminar
  39. Vim saber das minhas meninas e desejar uma boa semana, com muito carinho
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Querida amiga, as escolhas as vezes são difícil, e por vezes escolhemos errado, pensando fazer o certo. Mas precisamos decidir pela felicidade na hora da escolha, isso é o que conta pra mim. Ótimo texto. Beijos e ótima semana.

    ResponderEliminar
  41. Oi Teresa!
    Eu em parte concordo contigo, são as nossas escolhas, mas e as escolhas?, se muitas das vezes, nem escolhas há?
    Quantos andam a deriva? Hoje estão ...quem pode escolher?
    E quando aparece , logo o medo de não acertar , escolher o pior caminho, a indecisão constante, parece amiga, quando se dá o tiro no escuro a coisa sai certa!
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  42. Oi Ná!
    Obrigada pelo sentimento, estamos bem, estive com a Emilia precisamente ontem, fazemos voluntariado numa loja social, e talvez ainda esta semana nos vamos encontrar ,começam os jantares de Natal....
    Obrigada e até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  43. Oi Smareis!
    Tem hora queé mesmo assim, decidimos porque o coração manda e naquela altura está certo, depois... é só esperar!
    Dando certo felizes ficamos , se der errado, o tempo ajuda à cura!
    Até breve e volte
    Herminia

    ResponderEliminar
  44. ...e hoje fiz a minha escolha!
    Nesta visita, deixar o meu sorriso de natal!
    E desejar-vos, Emília e Hermínia, um FELIZ NATAL. E PAZ e ALEGRIA!
    E agradecer ao Universo encontrar amizades que são dádivas! Obrigada!~
    Terno abraço

    ResponderEliminar
  45. felizmente temos o livre arbitro de fazer escolhas, certas ou erradas, benéficas ou não...até não querer agir já é uma escolha feita, porém não devemos fugir das responsabilidades de nossas escolhas e muitos menos ignorar os nossos erros!!
    Abraços a todos !!

    ResponderEliminar
  46. A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS...

    1. Escolhi pelo amor e pela razão a minha PROFISSÃO, esta foi à primeira escolha que fiz na vida e não faria outra se começasse de novo.

    2. Primeiro CASAMENTO pelo amor e pela razão e durou quase duas décadas, foi estragado por conflitos familiares.

    3. Ser EMANCIPADA EMOCIONALMENTE E FINANCEIRAMENTE outra escolha que impus à minha vida e jamais abrirei mão disto.

    4. VIAJAR ENQUANTO JOVEM, foi um investimento financeiro grande, mas, valeu cada centavo gasto. Na maturidade estou bucólica, reservada, amo a minha companhia por isto cuido bem da minha privacidade.

    5. RESIDÊNCIA se não tivesse medo e alergia às picadas dos insetos iria morar no sítio... Então, optei por cidade interiorana mais fácil de combater insetos.


    “A busca insana pelo sucesso”... FILME: “As Palavras”...
    http://www.adorocinema.com/filmes/filme-190358/criticas-adorocinema/

    Se há algo que fascina no filme “As Palavras”... “É o fato de nos darmos conta de que a ficção e a realidade, na literatura, tem limites tênues”... http://www.eleonorarosset.com.br/as-palavras/

    ResponderEliminar
  47. Gostei muito do texto,são as boas escolhas que define nosso futuro.

    ResponderEliminar
  48. Espero que ajude alguem -
    https://www.youtube.com/watch?v=L1uvXxsg1vU

    ResponderEliminar