segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

RECORDAÇÃO DO NATAL DE UMA CRIANÇA!






Em casa ouvia falar:

- Estamos quase a chegar ao Natal!
Palavra mágica no meu ouvido, a alegria era contagiante!
- Chegar ao Natal!
- Já escreveste a Carta ao menino Jesus?
Os dias aproximavam-se! Já estava tanto frio! Levávamos para a escola luvas e as socas de madeira com as meias grossas de lã; o nosso bafo parecia o fumo do cigarro...era só ver quem atirava mais longe!
O nariz vermelho bem frio! Lá íamos pelo caminho! Nas bermas calçávamos a geada, fazia barulho e escorregávamos...como era bom! Custava pegar na caneta, os dedos estavam gelados!
Pouco faltava para o Natal!
Chegava o dia da matança do porco! Tudo atarefado na noite anterior! Começavam os preparativos! As facas, os alguidares, tudo a postos na cozinha!

Logo ao romper da madrugava, acordava com o roncar do animal! Pequenita, corria para a janela que dava para cima da ramada que cobria o terreiro; via a fogueira! Chamuscavam o porco! As faúlhas subiam como estrelas! Era a sensação de contentamento... o dia a raiar, e ouvia:
- Minita vai para a cama, que ainda é cedo!
A minha mãe pressentia-me, pois não gostava que assistisse à matança, (agora sei que me queria poupar ao medo, que me causasse) mas, curiosita lá estava eu ...
Por aí sabia que o Natal estava mesmo, mesmo a chegar!
As chouriças e as morcelas eram postas a secar numa cana pendurada na chaminé!
Ai que cheirinho! Quase não tinham tempo de secar! Ouvia a minha mãe: "Sape gato!!!»



Era lindo o presépio!!!

Mais um dia... íamos arrancar o pinheirinho ao monte.
«Tragam-no arranjadinho, os ganos fartinhos para se poder enfeitar! Arranjem musgo para o presépio! Não venham com a noite!» Dizia a minha mãe.
Depois de muito escolher, lá trazíamos um pequenino; em cima duma mesa era adornado com guarda-chuvas de chocolate e uns tantos macinhos embrulhados numas fitinhas de cor; eram trazidos por uma tia que vinha de Lisboa passar o Natal connosco e eram esperados com ansiedade; depois umas fitinhas prateadas e algodão para lembrar a neve que estava tão perto de nós: debaixo ficava o presépio de barro colorido! Era lindo o nosso presépio!!! Tinha também umas luzinhas que cuidadosamente se apagavam quando íamos para a cama.
Chegava o dia da ceia!

As ruas da vila, muito cedo, ficavam desertas!
As poucas lojas fechavam cedo, pois todos queriam estar em casa com a família! Enchia-se a cozinha de mulheres... a minha avó, a minha mãe, a minha única tia (considero-a como mãe ), o Quim (primo-irmão da minha mãe e tia) , uma prima que era viúva, (a miquinhas), o marido da minha tia, o ti Manel, e as segundas tias que eram duas: a que vinha de Lisboa, era muito tagarela, contava, contava coisas, e trazia os chocolates para a árvore; a outra, mais senhora, ( estivera em França ); a esta íamos perguntando: «Tia como se diz bom dia em francês?» Ela, toda senhora do seu nariz, respondia e nós repetíamos (nós, quero dizer, eu, meus irmãos e meus primos, quase todos pela mesma idade, mais coisa, menos coisa.)



Vamos para a mesa o Avô já se sentou!

Havia também um segundo tio,(homem de poucas posses), cunhado da minha Avó que, por graça ficou lá por casa desde que a mulher morreu; esse era o que descascava as batatas, ia à lenha e fazia as leiras; era o Tio Salva! Bom homem que deixou saudades!
A mesa era comprida na cozinha! Bancos corridos, a família toda em volta e lá era servido o tradicional bacalhau com as batatas e grelos. Seguiam-se as sobremesas: o tradicional Bolo Rei (marca Paupério comprado na mercearia do Senhor Zé Pereira), a aletria, as rabanadas e as fritas de menina. Era uma alegria! Tudo falava quase ao mesmo tempo, mas só um mandava: o meu Avô, com o seu porte nobre, cabelos brancos e farto bigode.
A voz da minha tia ouvia-se:

-Vamos para a mesa o Avô já se sentou! Nini (minha mãe), vamos começar com as travessas!
Pelo tardio da noite ouvia-se cantar as boas festas; eram grupinhos de jovens que vinham à porta cantar e deixar a mensagem de um Feliz Natal ao dono da casa. Claro, o meu avô que era agarrado às notas, dava uma moeda para se levar à porta e assim agradecer.
Logo pedíamos ao Avô para irmos jogar ao Rapa, Deixa e Põe. Jogava-se com pinhões colocados dentro de uma saquinha de pano branco que a minha avó nos dava; jogávamos...jogávamos...zangávamo-nos, pois um ou outro roubava sempre o jogo ... no fim comíamos os pinhões....
Havia a Missa do Galo à meia noite, mas lá em casa ninguém saía.
Antes da meia-noite íamos para a cama, porque o Menino Jesus vinha trazer os presentes de Natal.
Então, deixávamos o sapato em cima do fogão de lenha ou dentro da fornalha. Era o encanto da noite do Natal! Recordações de menina....



Uma lágrima… um coração cheio de alegria

No dia de Natal, havia roupa nova... (vaidozita, ficou o jeito), íamos todos à missa do Hospital. As irmãzinhas faziam um grande presépio com todas as figuras; era lindo e todo o povo ia ver....
Ainda continuou com as minhas filhas pequeninas... com a viola, cantávamos ao Avô ," VENHA DAR AOS SEUS NETINHOS AS SOBRAS DO VOSSO BEM ....(bem, nunca se dava por achado, mas sempre babado...)
Hoje, das mulheres da casa só está entre nós uma tia,( a tal que considero mãe) já com netos e bisnetos no aconchego da sua família.
Eu construi a minha...não é grande, mas unida! Transmiti o espírito de Natal, a ligação e o bem estar da família.
Eram assim os Natais passados na casa dos meus Avós, na linda Vila de São Pedro do Sul, situada no concelho de Viseu, mais conhecida pela Sintra da Beira.
...
Uma lágrima… Uma saudade, um coração cheio de alegria, de amor.(ficou-me o jeito)
Deixo esta história para que a minha mãe no seu cantinho, quem sabe, possa ler e ficar feliz.
A TODOS OS QUE POR AQUI PASSAM, UM NATAL CHEIO DE AMOR, é o meu desejo do fundo, bem do fundo do meu coração.
BOM NATAL E QUE O PRÓXIMO ANO TRAGA MAIS UNIÃO ENTRE OS POVOS.

E QUE OS MAIS ABASTADOS SE LEMBREM QUE HÁ MUITA CRIANÇA CARENCIADA
.

DÊM AMOR, PROPORCIONEM O BEM ESTAR E LEMBREM-SE:

O CAMINHO CADA VEZ É MAIS CURTO!


Hermínia Coelho Lopes

18 comentários:

  1. Te dejo mis mejores vibraciones de paz para estas fiestas..

    Suerte en todo..

    Un abrazo
    Saludos fraternos..

    Que tengas una maravillosa semana..

    ResponderEliminar
  2. Era lindo o seu Natal em S. Pedro do Sul Hermínia!Na minha aldeia era também assim; a única diferença está na matança do Porco que não havia e no número de pessoas; o meu era só com os meus pais e meu irmão; pequeno e feliz; no fim da ceia lá íamos nós ver as iluminações de Natal ao Porto, pois quase náo se faziam em outro lugar; era um presentão que o meu pai nos dava.Tempos bons esses!!! Um beijinho e parabéns pelo conto.
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Amiga Herminia!
    Lindas estas memorias que partilhas connosco!

    Um optimo Natl e sobretudo um excelente novo ano!!

    Um grande beijinho

    Joana

    ResponderEliminar
  4. Oi Adolfo!
    Retribuo umas festas felizes, entre a paz o amor e carinho sempre.
    Obrigada
    Herminia

    ResponderEliminar
  5. Oi Emilia!
    Era mesmo assim o Natal ,na casa dos meus avós, as pessoas de quem tanto gostamos,vão partindo, connosco fica aquela saudade que mata , mas a vida continua, e ensinamos tudo aquilo de bom que aprendemos,e assim se seguirão outros natais, que virão a ser recordados .
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  6. Oi Joana.
    No longo percurso da vida, foi um dos bons momentos que passei, por isso há aquela saudade, não posso virar a página, ficará para sempre comigo.
    Creio que todos os miudos esperam com ansiedade aquele Menino Jesus ou aquele Pai Natal.
    Bom Natal ,Festas Felizes, e que o virar do calendário te traga, tudo o que mais desejas.Crê , que te desejo com todo o carinho.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  7. Mãe, lembro-me...já não havia pensão...mas ainda havia avó, avô (que mais tarde descobri que era meu bisavô) e tia (como tua mãe) e ainda cantavamos todos "VENHA DAR AOS SEUS NETINHOS AS SOBRAS DO VOSSO BEM"...
    Lembro bem do pinheiro adornado com fitas e chocolate mas o que mais me deixa saudades era o presépio...tinha musgo e tudo! A avó esmerava-se para receber os seus filhos e ainda as suas únicas netas...lembro-me bem daquele presépio debaixo do pinheiro...
    hoje...já não é nada disso, as figuras do presépio ganhram outras formas e muito menos o musgo faze parte!
    lembro bem que até banda de musica tinha...
    lembras do nosso menino jesus de bracinho partido? gostava dessa altura. Hoje as coisas sao bem diferentes mas ainda assim construimos o espirito de NATAL!
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. OI Minha Joana!
    Sei que gostaste do conto que te levou àqueles Natais em S.Pedro, era tudo bom.
    Eram tanto , mas tanto frio , que eu tinha medo que voçês viessem para a rua, e lembro-me o Avô (teu visavô) dizer:
    Deixa ir , o frio enrije-se os ossos!
    Saudades, agora sou eu e o pai a fazer os Natais ... já há boas lembranças e continuarão os Natais se Deus quiser, dou-vos sempre o melhor :O AMOR.
    Beijinhos
    Mãe

    ResponderEliminar
  9. olá!

    Partilhamos muitas das recordações do Natal, o meu em casa dos meus avós maternos... e que bom era... o frio de gelar lá fora, o cheiro a lareira lá dentro...e cá dentro... o espirito de natal...

    obrigado pela lembrança...
    Luís

    ResponderEliminar
  10. Emília querida,

    Lindíssima essa sua mensagem de Natal. Um verdadeiro festival para os sentidos. Provoca cheiros, sabores, sentimentos...

    Como é bom ler seus textos! Que energia positiva eles emanam! Obrigada por isso, viu?

    Querida, desejo a você um Natal maravilhoso e um ano novo repleto de boas surpresas e de muita paz.

    Encerro 2009 muito feliz por tê-la encontrado!

    Mil beijocas!

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Tânia. Eu e a minha amiga Hermínia ( o texto é dela)agradecemos e retribuimos os votos de Feliz Natal e para nós foi também um prazer muito grande tê-la encontrado. Muitos beijinhos e que seja sempre muito feliz.
    Emília e Hermíni

    ResponderEliminar
  12. Queridas amigas,

    Que bom foi partilhar convosco o carinho, a ternura , o calor de um Natal em Família.

    Para vós, do fundo do coração, votos de Um Santo Natal, repleto de Paz, saúde,Amor, alegria, junto dos que mais amam.
    Que 2010 nos traga a todos a felicidade desejada.

    Beijinhos doces
    Margarida

    ResponderEliminar
  13. Oi Luis!
    Que bom os seus Natais, trazeram t\ao boas lembran;as.
    Foram assim os meus, e j]a deixo para as minhas filhas.
    BOM NATAL AMIGO!
    At]e breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  14. OI Miguxa!
    Obrigada!
    Tudo de bom para si e Familia.
    Que no proximo ano se realizem todos os sonhos, que tanto anseia.
    Seja Feliz e BOM NATAL
    Ficamos }a sua espera!
    As amigas
    Herminia e Emilia

    ResponderEliminar
  15. Herminia & Emilia!

    A simplicidade do vosso sorriso
    Irradiou-me com brilho.
    Passei para lhes deixar uma árvore
    Com amizade.

    *

    **Paz**

    ***União***

    **** Amor****

    *****Saúde*****

    ******Alegrias*Harmonia******

    *******Sucessos*Esperança*******

    ****** Dignidade*Benevolência******

    *********Humildade*Igualdade*********

    **********Amizade*Liberdade**********

    ********Fraternidade*Respeito**********

    ********Fraternidade*Solidariedade********

    ******Prosperioridade*Felicidade****
    **Boms Sonhos*Feliz*AnoNovo****

    *2010*

    **2010**

    ***2010***

    ****2010****

    *****2010*****

    *2010*

    **2010**

    ***2010***

    ****2010 ****

    *****2010*****

    Jacarée

    ResponderEliminar
  16. Oi Jacaré!
    A tua passagem pelo nossa casa é sempre benvinda e esperada.
    Tudo de Bom na tua vida ,um 201O cheio de coisas doces.
    Até breve
    Herminia e Emilia

    ResponderEliminar
  17. Venho lhe agradecer, pelo seu imenso carinho. Amizade e ternura. Vc. que me acompanhou por um bom tempo. Se fazendo presente todas as manhãs, em todos os meus blogs.
    Hoje só tenho é agradecer esse momento lindo da nossa amizade.
    Que 2010, seja repleto de a alegrias, amor e saúde. Que no próximo ano, nossa amizade, continue tão bela, quanto agora.
    Muito obrigada pelo seu imenso carinho
    Sentirei saudades suas. Estou indo de Férias, e só retornarei em Janeiro. Passe lá e leve seus cartões.
    Deixo um grande abraço. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
    Com muito carinho
    Sandra

    ResponderEliminar
  18. Oi Sandra! É sempre um prazer visitar o seu blog e para nós foi um gosto conhecê-la. Muito obrigadas pelo carinho que sempre mostrou pelo Começar de Novo; queremos desejar-lhe um Feliz Natal e no próximo Ano esperamos que a vida nos deixe continuar esta bela amizade que, apesar de virtual é bonita e sincera. Muitos beijinhos e felicidades não só nesta quadra, mas sempre.
    Hermínia e Emília

    ResponderEliminar