domingo, 13 de dezembro de 2009

ÁRVORE DE NATAL







Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre



Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.
Na Roma Antiga, os Romanos penduravam máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de "Saturnália", que coincidia com o nosso Natal.


PS. Tantas histórias ,que envolvem a árvore de Natal, esta deveria ser mesmo igual à noite estrelada do nascimento de Jesus,
Lindo!
Não se esqueçam , façam a árvore de Natal , bem não deixem de pôr as luzinhas!


Herminia

8 comentários:

  1. ES un inmenso placer disfrutar de tus escritos..

    Un beso..

    Un abrazo
    Saludos fraternos..

    Que tengas un feliz fin de semana..

    ResponderEliminar
  2. Há de facto muitas versões para a origem desta tradição, mas eu escolho esta, pois é este o sentido que me parece que todos queremos dar à nossa árvore de Nata; a minha já está feita e não esqueci as luzinhas. Um beijinho, Hermínia e não se esqueça de colocar na sua árvore uma luz com um brilho diferente, representando a nossa amizade. Um bom Domingo!
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Sempre tive a árvore de Natal e, quando era pequena, ainda faziamos o presépio, com as figuras principais e uns bocadinhos de musgo que conseguiamos encontrar por perto ou comprar na mercearia da rua. Vivia em Coimbra e não no campo, como vivo agora.
    Os meus pais sempre tiveram o cuidado destas pequenas manifestações natalícias, como agora eu também procuro transmitir aos meus filhos. E a nossa já está na sala, só à espera de um tempinho para lhe colocarmos as luzinhas, as bolas e as fitas coloridas. Tal como algumas pessoas dizem, bem coloridas, à saloia... Mas dispensar as luzinhas, isso nunca!
    Um beijinho para as duas amigas, Emília e Hermínia

    Romicas

    ResponderEliminar
  4. Oi Adolfo!
    Não se esqueça de fazer a sua arvore de Natal e as luzinhas vão inspirá-lo para os seus poemas.
    Até sempre
    Herminia

    ResponderEliminar
  5. OLÁ AMIGAS

    Neste final de Domingo, venho desejar-les uma nova semana com tudo de bom.

    Beijinhos

    Alvaro

    ResponderEliminar
  6. Oi Emilia!
    Sabe que a minha arvore de Natal ,já brilha ,quase desde o inicio do mês, é linda, é à minha maneira , e perco-me ao olhar para as luzinhas, às vezes fico tão longe da idade que tenho...mas é bom!
    A sua luzinha , já lá está e "pisca,pisca"!
    Tudo de bom
    Herminia

    ResponderEliminar
  7. Oi Romicas!
    Então as luzes ainda não estão acesas? Está na hora!
    ~Tudo a brilhar como esta linda quadra, a quadra das crianças, ver o menino Jesus ,a arvore e os presentes.Que as mais desfavorecidas também sejam premiadas! É o meu grande desejo vê-las felizes, e essas então contentam-se com tão pouquinho...
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  8. Oi Alvaro!
    Sempre satisfeitas com a sua visita.
    Tudo de bom.Obrigada
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar