domingo, 25 de outubro de 2009

Tem razão ao dizer que....


SOMOS SERES LIMITADOS E ILIMITADOS
(Autor: Antonio Brás Constante)

«Somos seres limitados. Nosso espectro de visão é pequeno (muitos não conseguem ver além do próprio umbigo). Nossa audição consegue captar apenas uma pequena faixa de freqüência audível e alguns ainda pioram isso ouvindo “sons” em altíssimas alturas. Nosso habitat é em terra firme, em um mundo envolto por gigantescas poças de água salgada.

Necessitamos de ar para viver, algo bem escasso em um universo que se mantém no vácuo, isso sem falar que mesmo a nossa mordida é aproximadamente vinte vezes mais fraca do que a de qualquer aligátor do Mississipi (uma mordida como a deles seria muito útil para mastigar os bifes que são servidos em alguns restaurantes que existem por aí).

Mesmo com todas estas limitações, dispomos de algo que nos dá vantagem sobre outras criaturas conhecidas, algo que chamamos de criatividade. As coisas que o ser humano inventa, podem ser desde uma simples desculpa para seu chefe, esposa, ou mesmo para não precisar emprestar dinheiro para seu cunhado, até novas formas de se observar o universo micro e macro que nos rodeia e se desvenda como uma striper diante de nossos olhos.

A criatividade cria livros, fazendo com que autores troquem tempo por palavras, formando inclusive “pérolas textuais”, como a que está sendo devorada por seus olhos neste instante. Cada limitação que enfrentamos gera em nossas mentes um jeito novo de superar obstáculos, fluindo como água em meio aos rochedos.

Criamos armaduras para nos proteger do frio e do fogo, do mesmo modo que desenvolvemos nossa personalidade para suportar derrotas e decepções. Muitas vezes falhamos, e temos o livre arbítrio de parar ali e enfrentar os ônus da derrota, ou continuar (se for possível), para alcançar os bônus da vitória.

Devemos procurar sempre encarar as coisas com um foco positivo. Pensando dessa forma poderemos notar que a dona evolução procurou ser generosa conosco, transformando o limão dos primórdios de nossa existência, nesta atual limonada na qual nos encontramos.
Pena que nem todos parecem ter realmente evoluído, e tentam azedar a vida, pondo pimenta nos nossos olhos dizendo que é refresco. Podemos notar, por exemplo, que existem cérebros talhados em sua essência com uma mentalidade digna de decrépitos parasitas, atuando no mundo da política. Por outro lado, alguns nadadores olímpicos parecem ter conseguido manter suas nadadeiras de peixe.

Enfim, evoluir consiste principalmente em amestrar o macaco que existe em cada um de nós, para que possamos desenvolver as asas que ainda faltam em nossa consciência, e assim chegar ao paraíso que poderia existir ao nosso redor, e para tornar isso possível, bastaria apenas que passássemos a agir verdadeiramente como seres humanos.»



Esta última frase diz tudo « agir verdadeiramente como seres Humanos » Pensemos todos nisto!

Emília Pinto

48 comentários:

  1. Interesante reflexión, somos seres con limitaciones y al a vez sin ellas..

    Me quedo en silencio..

    Un beso


    Con un abrazo grande
    Y mis
    Saludos fraternos de siempre..

    ResponderEliminar
  2. como é poético o castelhano, não? Sempre me lembro do poema do Neruda na música Go Back dos Titãs....Ya no se encantarán mis ojos en tus ojos
    Ya no se endulzará junto a ti mi dolor
    Pero hacia donde vaya llevaré tu mirada
    Y hacia donde camines llevarás mi dolor
    Fui tuyo, fuiste mía
    ¿Qué más? Juntos hicimos un recuerdo en la ruta donde el amor pasó
    Fui tuyo, fuiste mía.
    Tú serás del que te ame
    Del que corte en tu huerto lo que he sembrado.
    Me voy, Estoy triste.
    Pero siempre estoy triste.
    Vengo desde tus brazos.
    No sé hacia donde voy.
    ...Desde tu corazón me dice adiós un niño y yo le digo adiós.
    Afinal não era só barulho, não é Mami? Bejos, Dé.

    ResponderEliminar
  3. Somos dotados de criatividade e cada qual com seu dom, mas todos temos um. Precisamos sim evoluir e não parar no tempo.


    Criar é um dom divino.
    Feliz daquele que pode criar,
    Criar alguma coisa pura e bela.
    Gerar algo que permaneça,
    Algo que fique e cresça.
    Originar sem negar as origens,
    As origens autênticas do ser.
    Produzir das pequenas as grandes coisas,
    Num sentido harmônico e perfeito,
    Sem que umas prejudiquem as outras.
    Inventar coisas cheias de originalidade.
    Imaginar com tudo que a inteligência
    Possui de real, grande e absoluto.
    Inteligência imã onde tudo gira
    Como um conjunto de esferas
    E funcionam como verdadeira precisão.
    Centelha que condensa as forças,
    Forças inspiradoras onde as artes
    Se irmanam e se igualam,
    Reino do fantástico onde vive:
    A magia espetacular das cores,
    A musicalidade dos sons
    E a beleza indiscutível da poesia!...

    Olympiades Guimarães Corrêa


    Um otimo final de semana
    Bjs
    ANdresa

    ResponderEliminar
  4. Não acredito, Dé!!! Tu sabes esse lindo poema castelhano de cor???? Fogo!!!Gostei! Não endendi aquela do barulho no final. Queres explicar? Beijinhos e Thanks por tão belo comentário
    Mami

    ResponderEliminar
  5. Lindo este poema que partilhaste connosco Andresa. É isso mesmo, temos o poder de criar e pt a obrigação de « produzir das pequenas grandes coisas num sentido harmónico e perfeito» Um beijinho e muito obrigada pelas visitas sempre tão simpáticas
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Querida Mami. O que eu quis dizer é que, ao contrário do que você pensava, as bandas da minha adolescência não eram só barulho. Bejos, Dé

    ResponderEliminar
  7. e by the way, eu não sei esse poema de cor, muito menos escrevê-lo num castelhano tão correcto... mas fiquei contente por ver que minha mãe coruja me tem em tão boa conta. Bejos, Dé

    ResponderEliminar
  8. Eu sei que as bandas da tua época não eram só barulho e, aliás, eu sei também que tu as sabias escolher bem. Isto não é corujice; aqui está a prova. Beijos

    Mami

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Bom post.
    Não seríamos limitados em superar nossas limitações? Somente onde existe limites é onde também há superação, onde pode existir criatividade para superar. E superando limites ilimitados criamos o universo.
    Beijos,

    ResponderEliminar
  10. Olá Emília.
    É verdade há pessoas limitadas e pessoas ilimitadas, em muitos sentidos. E há ainda quem seja limitado para algumas coisas e ilimitado para outras. Mas bom mesmo é ser limitado para as coisas más e ilimitado para as boas :)
    Bjns

    ResponderEliminar
  11. Obrigada, António pelo comentário! Gostei da fras« e superando limites ilimitados criamos o universo » É isso, sim! Um beijinho e até breve!
    Emília

    ResponderEliminar
  12. É verdade Hermínia! O ser humano é assim, limitado para o que deve e tem de fazer e ilimitado nas atitudes que eu chamo de irracionais. Um beijinho, amiga.
    Emília

    ResponderEliminar
  13. O homem continua largamente desconhecido de si mesmo. Quem somos, no fundo de nós?
    temo neste tema não conseguir ser eu...basta veres o tema do meu post "Perdida"
    Beijinhos e parabéns pelo conteudo profundo do teu tema.

    ResponderEliminar
  14. Gostaria muito de ler esse post, mas, como não assinou, não sei como lá ir. De qualquer modo, muito obrigada e fico contente por ter gostado. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  15. Oi Emilia
    Daqui a conclusão, que o homem é um ser imperfeito ,procurando a perfeição, procurando e sempre insatisfeito .
    Limitado em certas situações, mas "como a necessidade aguça o engenho" daí a sua criatividade ,o seu esforço, tornando-se num homem novo.Na criatividade,encontra duas vertentes, a que o eleva , e a que o enterra.....o ponto de partida é igual, mas os rumos por ele tomados são pela sua conciência, e pela sua formação,bom seria que todos tomassem conciencia da positividade...
    Bem Emilia ,eu leio assim o texto, mas não sou dona da verdade.
    O comentário ao qual respondeu não era meu, está desculpada.
    Até sempre
    Herminia

    ResponderEliminar
  16. Oi Hermínia, antes de mais, desculpe. Não sei como li Hermínia. Acho que estava cegueta dado as altas horas da noite. Não é a dona da verdade, mas cada um interepreta à sua maneira e isso é que é o interessante de uma mensagem.Beijinhos e até breve.
    Emília

    ResponderEliminar
  17. Oi cuidandodemim. Obrigada pelo comentário e descupe o meu engano; respondi-lhe, mas, não sei porquê fi-lo dirigindo-me à Hermínia. Não sei o que me deu!!! Estava cegueta. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  18. Adorei o post, achei muito comovente, e concordo plenamente nós seres humanos devemos sempre estar evoluindo...para melhor.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  19. Obrigada. Nathália pela visita. Infelizmente nem sempre o ser humano evolui para melhor; aliás há alguns que não evoluem nada; ficam parados no tempo. Um beijinho e volte sempre
    Emília

    ResponderEliminar
  20. Amigas
    O post faz pensar e gosto disso! Todos nós temos limitações e temos dons. As primeiras,
    as vezes por necessidade, fazem-nos abrir a mente e a criatividade, até mesmo para sobreviver.
    O segundo, é preciso entregá-lo a Quem nos deu, desenvolvido, acrescido em 100%.
    Somos resposáveis pela riqueza interior que nasceu connosco. É nossa obrigação aumentá-la em prol de nós próprios e de todo o mundo.
    Beijos e uma semana feliz.
    Graça

    ResponderEliminar
  21. Emília querida,

    Excelente texto! Por experiência própria trago como lema uma citação de Nietzsche: "O que não me mata, me fortalece".

    É isso aí, caindo e levantando é que a gente aprende a viver melhor. De tudo, até do sofrimento mais terrível, sempre se tira um aprendizado.

    Diante dos obstáculos que surgem, sempre há apenas duas escolhas: ficar se lamentando e não resolver ou aprender e seguir em frente. Não há dúvida sobre qual é o melhor caminho a seguir, né?

    Beijoca!!!

    ResponderEliminar
  22. Com a sua última frase a Graça disse tudo: « é nossa obrigação aumentá-la em prol de nós próprios e de todo o mundo ».Obrigada pelo belo comentário. Um beijinho e espero que tudo lhe corra bem sempre
    Emília

    ResponderEliminar
  23. Claro que perante os obstáculos é sempre melhor aprender e seguir em frente; afinal a vida está aí e a melhor opção é escolher SABER VIVÊ-LA.Um beijinho, Tânia , e obrigada pela visita. Volte sempre!
    Emília

    ResponderEliminar
  24. Hoje era a única espectadora do filme "O Solista".
    A propósito deste post, apeteceu-me referir o filme.
    Aconselho a ver.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Já me aconteceu de ir ver um filme aqui em Famalicão, que tinha ganhado um óscar, acho que era o soldado Ryan e só teve 4 assistente, eu, meu marido e um casal amigo. Imagine!!!Por isso agora não há nenhuma sala de cinema cá. Gosto muito de cinema;procurarei ver. Muito obrigada pela visita e pela indicação. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  26. Inteligencia adquirimos no decorrer dos anos de nossa vida, sabedoria é uma lição silenciosa de nossa consciencia existencial, nós seres humanos utilizimos menos de 5% de nossa capacidade mental.
    Seria um mundo maravilhoso, se as ´pessoas usassem a inteligencia para obeter bons resultados para toda uma comunidade no mínimo.
    Melhor ainda, transmitir com sabedoria, os amores e dissabores da vida, como conviver com os mesmos.
    E ainda melhor, transmitir com sabedoria o amor real e imutável, como o de mãe para filho.
    É desse amor, que os seres humanos precisam saber mais, amar mais, e tornar a nossa sobrevivencia nessa Terra com mais sabor, aprender a caminhar por caminhos árduos sem perder a fé, a esperança, de poder ensinar um ser humano, a amar a vida, tomá-la para si, e transformar-se numa pessoa muito melhor, alguém muito especial.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Obrigada pelo interessante comentário, Minhas Palavras; era bom que o ser humano ulilizasse as capacidades que tem para dar mais e melhor a este mundo; infelizmente isso não acontece e o pior é que não está a saber ensinar os mais novos o que é amar a vida, o próximo, o planeta; está a fazer muito pouco para que eles tenham amor e respeito por eles mesmos, o que é ainda pior. Mas há que ser optimistas e acreditar que este mundo ainda vai ser um lugar melhor do que é hoje.Um beijinho amiga e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  28. Olá Emília,
    obrigada por teres passado no meu cantinho e sem dúvida que estamos em sintonia sim :)
    Acima de tudo há que evoluir, viver, experienciar, ganhar maturidade e sermos cada vez melhores seres-humanos em tudo o que nos for possível. Acima de tudo devemos isso a nós próprios e depois a tudo o que nos rodeia.
    Um grande beijinho para ti querida amiga :)

    ResponderEliminar
  29. É isso mesmo, Sheila! Só sendo nós mesmos melhores seres humanos poderemos ajudar os outros a transformarem-se em seres dignos desse nome. Um beijinho e obrigada pela visita
    Emília

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  31. Oi Emilia!! Lindo texto!!

    Possuímos, na nossa essência Divina, a centelha que nos impulsiona à evolução consciencial. Transformar a nós mesmos é contribuir significativamente na transformação moral da humanidade e na saúde do planeta Terra, a nossa casa. É garantirmos a continuidade da espécie humana e o bem estar das futuras gerações. Ousar é enfrentar desafios. É ter coragem suficiente. É dar um passo à frente. É ter atitude para provocar mudanças... Porque estas, por si só não acontecem, pois somos a tripulação da nave Terra e temos a responsabilidade de assumir este comando que começa a ficar "à deriva". Conhecer-se é aumentar o nível do autoconhecimento. É projetar no outro o reflexo do nosso interior mais verdadeiro e despertar o amor ao próximo como a nós mesmos. É ter a segurança necessária para enfrentar desafios. Enfrentar desafios é dar dois passos à frente no sentido de assumir compromissos sociais. É adotar posturas ousadas, mas maduras e responsáveis consigo e com a realidade humana que nos rodeia.

    PS: Agradeço o carinho de sempre!! Beijos com desejo de paz no seu coração!

    ResponderEliminar
  32. « Somos a tripulação da nave Terra e temos a responsabilidade de assumir este comando que começa a ficar « à deriva». Disseste tudo com esta belíssima frase. Se não começarmos a pensar a sério neste assunto, naufragaremos todos. Muito obrigada amiga, pelo belo comentário. Um beijinho e até breve.
    Emília

    ResponderEliminar
  33. Oi Amigas E e H

    Escolheram o texto ideal para retratar a sociedade de hoje. MUITOS PARABÉNS.

    Se cada pessoa assumisse a sua responsabilidade,
    o seu direito de fazer, aprender a se tornar mais humano em relação ao que a rodeia todo teriam mais benefícios. O ser humano seria mais feliz e o Universo era mais harmonioso.
    Logo a nascença o Ser humano tem poderes e características fenomenais, temos é que saber usufruir e exercita-la em coisas valiosas, coisas positivas a vida...
    O Ser humano por vezes limita-se a Ele próprio, sobre as decisões q toma fase a sua vida,entre outras coisas, as frustrações e sucesso.
    Por vezes plantam raízes doentes, arranjam tormentos exemplo: disso é o emprego, as conquistas amorosas...os vícios...
    Será que cada pessoa não tem amor próprio para enfrentar essas vicissitudes... esses dramas.
    Há tantas pessoas q tem vários prob. de saúde porque fumam, no entanto são incapazes de parar, fazem as maiores loucuras por um cigarrinho. Enfim existem pessoas que gostam de sofrer, são masoquistas e gostam de fazer sofrer quem os rodeia.
    Realmente há milhões de pessoas com graves prob. sem solução tem que sofrer face aos malefícios e outros ...
    Chego a conclusão q muitos males que as sociedades atravessam é porque gostam de se tornar vitimas, são fracos ou seja a sua mente física, emocional, espiritual e mental é limitada.
    Amigas talvez este desabafo não se encaixe no vosso texto mas por vezes ando revoltado com estas e outras coisas que as sociedades inventam.

    Tentem ser felizes neste mundo complicado.
    Borrifes de Jacarée

    ResponderEliminar
  34. Claro que o teu comentário se encaixa muito bem no texto; está certíssimo; o homem não sabe usufruir das possibilidades que tem e não se mostra nem um pouco interessado em colocá-las ao serviço dos outros e do planeta; de vez em quando porta-se como se fosse ainda macaco e olha que estes bichinhos até se portam muito bem. Um beijinho e muito obrigado pelo delicioso comentário
    Emília

    ResponderEliminar
  35. Penso que na vida há uma coisa muito simples que nos pode fazer como a Emilia diz "agir verdadeiramente como seres humanos" só que crescemos sempre com a ideia de que há só um. Falo de Deus. Crescemos com a ideia de que ele é inatingivel e que é um ser para ser adorado. Só que nos esquecemos que desde sempre ele nos criou à imagem e semlhança, o que entendo por isto é que se sou a imagem e semelhança, sou um espelho, logo reflito a imagem de quem se vê nele, logo eu sou ELE. E se sou Deus, eu consigo e sei que posso, porque é essa a minha essencia, fazer o que ele faz,. não só apregoar o Amor Incondicional como também apregoá-lo. Li que o "problema" que temos é de nao dar voz ao nosso pensamento mais sublime e isso dificulta as nossas coisas. Sim, somos diferentes de Deus, ele criou-nos com livre arbítrio, para ele proprio se conhecer. Ora, se tenho poder de escolha, eu sou responsavel por tudo o que vivo. Está na hora de olharmos para nós, ouvirmo-nos e fazermos o que vai na nossa essencia. Todos sabemos o que diz o nosso coração. No dia-a-dia pensamos, sentimos e experienciamos e disso é que temos que fazer a nossa vida. Somos responsaveis...somos Deus...SOMOS (uma palavra que se lê da mesma maneira da direita para a esquerda, como da esquerda para a direita)

    ResponderEliminar
  36. Que alegria me deste com a rua visita, Que Voa!!! Já estava com saudades! Eu adorei o teu comentário; digo sempre que faço o que o meu coração manda; ele quase nunca erra, mas se isso acontece, eu digo: fiz o que o meu coração mandou e portando voltaria a fazê-lo; não deu certo, paciência, na próxima dará: O SOMOS é completo e forte; somos o que nos foi ensinado a ser, o que é necessário ser, muitas vezes o que é forçoso ser, mas, acima de tudo, o que queremos ser, porque as nossas capacidades são ilimitadas e devemos ser sempre nós e só nós a decidir o que queremos fazer com elas.Começando da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita não deixamos de ser; SOMOS de qualquer maneira; há portanto que escolher a melhor. Adorei o teu comentário e espero que voltes mais vezes. Um grande beijo e Obrigada.
    Emília

    ResponderEliminar
  37. Tudo o que escreveste é bem verdade...Por vezes somos muito egoista, e pensamos que só a nossa vida corre mal...Eu tento sempre ver o lado positivo das coisas e tento sempre tirar uma lição de cada vivência...Nada acontece por acaso:)

    ResponderEliminar
  38. Obrigada, PedacinhoDeMim, pela visita; pensar positivo só nos faz bem, mas nem sempre é fácil optimizar, isto é ver o lado positivo mesmo quando acontece algum de mau na nossa vida; sei que há pessoas capazes disso e faço um brinde a elas, pois às vezes é muitissimo difícil fazer isso. Um beijinho
    Volte sempre!
    Emília

    ResponderEliminar
  39. Emilia, visitei sim o blog Presente do Presente e me emocionei muito com as postagens, a cada dia faço uma visita e leio um pouquinho, e no que eu puder ajudar conte comigo. Emilia querida, vou ficar alguns dias sem postar, hoje estou visitando os blog's amigos e deixando um recadinho, amanhã estarei fazendo uma pequena cirurgia para retirada de um nódulo (nada sério), em breve estarei aqui novamente.

    Beijos e fique com Deus!

    ResponderEliminar
  40. Muito obrigada, Natália pela simpatia; sei que fará sempre o que puder para ajudar os outros; às vezes um simples « olá » faz a diferênça. Espero sinceramente que a cirurgia corra bem e que volte rápidamente e feliz com o resultado. Um beijinho e boa sorte.
    Emília

    ResponderEliminar
  41. Oi Emilia!! Obrigada pelo lindo comentário...
    Amo quando vc me visita e me deixa belas palavras....
    beijos!! Tenha um ótimo final de semana!!!

    ResponderEliminar
  42. Gosto também muito dos seus comentários aqui no nosso cantinho; espero que não deixe de nos visitar. Um beijinho e obrigada pelo carinho. Um bom fim de semana par voc~e também
    Emília

    ResponderEliminar
  43. Olá Amigas,

    Amigas, face a este texto deixo aqui uma interrogação
    Mais especificamente, será que o SER HUMANO algum dia teve ou tem tempo, para parar e se perguntar a si próprio se realmente é feliz no seu peq.mundo limitado ou ilimitado.
    Possivelmente haverá muitos que não tem esse tempo para pensar neste pormenor.
    É evidente q cada um terá a sua definição de felicidade, assim como irá depender de quem você é, se tem uma sensação de Paz no seu coração,um sentimento de segurança no presente, passado e futuro. Se sente realizado quando acorda de manhã... enfim pequenas coisas que fazem a diferença.
    Exmp. disso é quando gostamos do trab. que estamos a realizar, quando estamos apaixonados, o nosso SORRISO contagia quem nos rodeia. As pessoas que vivem bem consigo próprias, fazem bem sem olhar a quem incluindo o respeito carinho e amor.... Resumindo, somos SERES que temos o poder de uma MENTE que CRIA TUDO, tanto para o positivo como negativo.Seria maravilhoso se as SOCIADADES fossem mais colectivas, mais igualdade mais HUMANIDADE. O que será que se passa no MUNDO que impede das pessoas serem boas e serem felizes. Porque... muitas pessoas não gostam de ver a felicidade dos outros? Porque gostam de criar confusões, conflitos....vivemos num MUNDO do CAOS.


    Bjs e borrifes de Jacarée
    Votos de um otimo fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  44. Mais um belissimo comentário, Jacaree! Essas perguntas também as faço e não entendo, porque nos sentimos muito melhor quando fazemos o bem do que quando o não fazemos; mas há pessoas que infelizmente parecem sentir prazer quando fazem sofrer os outros;Acho que nunca vamos perceber essas mentes! Obrigada e tenha um óptimo fim de semana. Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  45. OLÁ AMIGAS EMILIA E HERMIN IA

    PASSEI PARA LHES DESEJAR UN BOM FIM DE SEMANA
    E AGRADECER VOSSO CARINHO.

    BEIJOS

    ALVARO

    ResponderEliminar
  46. Obrigadas Alvaro pela atenção. Que tenha também um bom fim de semana. Um beijinho
    Emília e hermínia

    ResponderEliminar
  47. Olá!
    Estou passando para agradecer sua visita e também por estar acompanhando meu blog: sejamuito benvinda sempre.
    Eu gosto iemnsamente da Maria do Rosário e sim, vou ajudá-la a divulgar o projeto dela assim que tudo estiver pronto.
    Muito prazer em conhecer você.
    Fique com Deus.

    ResponderEliminar
  48. Olá Elaine, seja bem-vinda aqui ao nosso cantinho. Muito obrigada pela visita e por apoiar a Ro; ela precisa do apoio de todos nós, pois também nos ajuada mostrnado-nos o que é coragem para se enfrentar os problemas. Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderEliminar