quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A PAZ


Hoje vou falar dela...., da paz que tanta falta faz ao mundo...., que tanto dela precisamos nós....; e é aqui..., em cada um de nós, que ela deve começar...; depois..., é deixá-la ir..., até que chegue a todo o globo e a todos os seres humanos.
PAZ - Palavrinha curta;..., simples...., de fácil compreênsão....; não precisa do uso de dicionário!.....Sente-se leveza...., doçura , quando é pronunciada, mas, o ser humano tem um incrível, inexplicável dom de transformar as coisas simples, as coisas pequenininhas da vida em terríveis problemas, em factos amargos..., tristes.E como é fácil fazer a paz!...É só pensar um pouquinho!....Primeiro, temos que a ter bem presente no nosso coração..., mantê-la nas nossas quatro paredes...., alargá-la uns centimetros até ao nosso vizinho do lado....; mais uns poucos metros aos nossos familiares que possam estar mais distantes....; ao nosso grupo de amigos...; à comunidade onde estamos inseridos.....; se assim fizessemos, fácilmente essa palavrinha cobriria todo o planeta.....; mas nós, humanos, tão inteligentes...., tão racionais...., ainda não nos apercebemos disso.Se não temos paz em nosso próprio coração, como podemos ansiar por ela nessa imensidão que é o mundo? Escolheram a pomba com simbolo da paz!...Que boa escolha!. Não a prendam!...Deixam-na voar!...Mas não se esqueçam!...Primeiro segurem a brancura dela nos vossos corações e depois...., deixem-na ir...., deixem-na clarear as mentes dos outros para assim termos a esperança de um dia vermos essa palavrinha bem nítida, bem presente , simplificada....em todos os cantos do planeta. PAZ só tem três letrinhas e, assim de repente, surgiram-me três vocábulos a partir das iniciais e que....,sem muita complicação..., sem muito pensar...., sem ser necessária muita inteligência, todos podem ver que são essenciais para a paz: Perdão...., Amor....., Zelo....É difícil? Pensem bem.!...Não é!....É só cada um fazer a sua parte....; encher o seu coração de paz e depois....deixá-la ir.......Vamos fazer isso? Vamos viver em Paz, transmitir a Paz...., trabalhar pela Paz! Não precisamos de ir para longe..., ir para os conflitos...., basta começarmos por nós próprios.

Emília Pinto

2 comentários:

  1. Oi! Emilia
    A Paz é o mais ansiado entre os homens.A ambição desmedida, impede o raciocinio da libertação, da paz.
    Os olhos são espelho da alma , estou em paz, não semeei tempestades, encobri-as sempre que pude.,mas a perfeição só em Deus existe, mas na minha imperfeição ,posoo dizer que me sinto em PAZ, com Deus e com os Homens, Cada um que faça um bocadinho e o mundo não será tão cruel.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Hermínia! É isso mesmo! Se todos fizessem a sua parte, com certeza que teríamos um mundo melor. Infelizmente, há aqueles que assim não pensam e nem sequer com eles próprios conseguem estar em paz.Um beijinho

    Emília

    ResponderEliminar