domingo, 2 de junho de 2024

AS AMORAS

 Imagem da net



O meu país sabe às amoras bravas no verão. 
Ninguém ignora que não é grande, 
nem inteligente,
nem elegante o meu país, 
mas tem esta voz doce 
de quem acorda cedo para cantar nas silvas. 
Raramente falei do meu país, 
talvez nem goste dele, 
mas quando um amigo me traz amoras bravas 
os seus muros parecem-me brancos, 
reparo que também no meu país o céu é azul.


Eugénio de Andrade O Outro Nome da Terra


Sim, o nosso país também tem " o céu azul " e é lindo. Gosto muito do Verão, Amigos!

Emília Pinto

27 comentários:

  1. Lindo poema e gosto de céus azuis , amoras e sol! beijos, chiuca, ótima semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica! Gosto de tudo isso e, agora, com o verão, delicio-me. Não gosto de frio. Beijinhos e tudo de bom, especialmente, todos com saúde
      Emilia

      Eliminar
  2. Eu também gosto do Verão, e do Eugénio de Andrade.
    Abraço, saúde e um feliz mês de Junho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom ver-te por cá, querida Elvira! É bom sinal! Muito obrigada pelo carinho da visita e os meus desejos de que continues a melhorar, em todos os aspectos. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  3. Bom dia de Paz, querida amiga Emília!
    Eu amo céus azuis e estive contenplando em vários lugares celestes lindos. Faz bem à alma, dá serena alegria.
    Gosto do meu país, daqui não pretendo me mudar.
    Eugenio tem razão.
    Tenha um junho abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que muitas vezes dizemos mal do nosso país, mas, no fundo, gostamos muito dele , como sabes, também adoro o Brasil e considero que tenho duas pátrias. Obrigada, querida Rosélia e desculpa a ausência; nem sempre as coisas correm como desejamos. Beijinhos e saúde para todos vós
      Emilia

      Eliminar
  4. Eugénio de Andrade... que tanto fala do azul.. do mar, do céu... de nós...
    Adorei...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo por te pedir desculpas pela ausência, mas, como disse acima, há probleminhas que aparecem e nos afastam dos blogues. Obrigada pelo carinho e desejo-te um bom fim de semana, com serenidade e saúde. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  5. Eugénio de Andrade. Que poeta maravilhoso. Escreveu tudo o que eu gostava de ter escrito.
    Tudo de bom, minha Amiga Emília.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, este nosso poeta é maravilhoso, mas, tu, Graça também escreves muitíssimo bem e é sempre um prazer ler-te. Obrigada pela visita e espero que a dor da perda que tiveste esteja a diminuir. Leva o seu tempo...
      Beijinhos e saúde para todos vós
      Emilia

      Eliminar
  6. Uma bela escolha poética.
    Um grande poema de um grande escritor.
    Querida amiga, tem uma boa semana.
    Tudo de bom para ti e família.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Jaime, um belo poema e fico feliz que tenhas gostado. Um bom fim de semana com saúde para todos. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  7. Adoro! tenho um cesto delas lá em casa, para comer assim e para fazer uma tarte!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa! Obrigada por teres vindo conhecer o Começar de Novo e espero que voltes. Já fui conhecer o teu cantinho e, com certeza, ver-me-ás por aí mais vezes. Beijinhos e tudo de bom, especialmente no que à saúde diz respeito
      Emilia

      Eliminar
  8. Emília!
    Que coisa boa
    ler esses versos e
    reconhecer
    um grande poeta.
    Saudade de você lá no Espelhando.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te por cá, Catiaho. Sei que devo uma visita ao " Espelhando ", mas tenho andado bastante ausente dos blogues...nem sempre as coisas correm como esperamos e temos de abrandar. Mas, logo que possa far-te-ei uma visita. Beijinhos e muito obrigada pelo carinho
      Emilia

      Eliminar
  9. Emília, querida, gostei muito desse poema porque dele tirei "algo que vejo
    em muitas pessoas e em mim também!"
    Somos assim, o jardim do vizinho tem lindas flores, um belo gramado...mas não nos damos conta que caminhando um pouquinho, olhando pra lá e pra cá, veremos que temos também belos jardins, é só ter boa vontade com o que é nosso! No jardim dos vizinhos, também tem alguns desencantos, algumas pragas que não aparecem, não é, amiga?
    Eugénio de Andrade, grande poeta.
    Um beijo, querida, um feliz fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, temos a tendência de dizer mal do que é nosso, mas, no fundo, é " do nosso" que gostamos. Taís, querida Amiga, espero, sinceramente, que tudo esteja a entrar na normalidade, aí no teu estado, embora todo esse sofrimento não desapareça tão cedo; viidas perderam-se e outras ficaram sem nada e isso é de um desgosto tremendo. Desculpa a minha ausência, mas já sabes o motivo; as coisas vão melhorando...Beijinhos e fica bem, principalmente, com saúde para todos vós.
      Emilia

      Eliminar
  10. Querida Emília
    Gosto imenso de Eugénio de Andrade e... adoro amoras! 😋
    Neste belo poema podemos rever-nos. Muitas vezes sentimos que não fomos bafejados pela sorte, que tudo nos corre mal. Mas... olhando ao nosso redor acabamos por ver que, afinal, há quem esteja muito pior do que nós... e que o nosso jardim até tem belas e perfumadas flores.
    Assim é o ser humano...
    Deixo-te um apertado abraço, carregadinho de Amizade.
    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom olharmos à nossa volta e assim vermos que há muita desgraça por esse mundo fora: a vida é assim mesmo e o melhor é aceitar o que nos cabe nesta caminhada, porque não temos outro remédio. Querida Mariazita, é muito bom ver-te aqui, sempre tão carinhosa e já restablecida dos problemas de saúde que tiveste. . Espero que continues bem, assim como toda a tua familia. Deixo-te muitos beijinhos " carregadinhos de Amizade " e o meu agradecimento pelo belo comentário
      Emilia

      Eliminar
  11. Adoro amoras... E também adoro algumas da intervenções do no nosso caro Eugénio de Andrade!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa, por teres voltado cá. Beijinhos e saúde
      Emilia

      Eliminar
  12. Querida amiga, são tantas as coisas de que gosto nesta publicação: do poeta Eugénio de Andrade, de
    amoras, do céu azul do meu Portugal, do verão, de amizades... descomplicadas e verdadeiras.
    Beijos e abraços apertadinhos. Um lindo verão. Umas gostosas e tranquilas férias. 🌞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto do mesmo que eu, querida Amiga! Por isso somos as tais " amizades descomplicadas e verdadeiras " Que bom!
      Ainda não estou de férias e ainda bem, pois o tempo anda muito esquisito.
      Teresa, muito obrigada pelo carinho e desejo, a todos vós, especialmente saúde e serenidade. Beijinhos mil
      Emilia

      Eliminar
  13. Olá
    Muitas vezes não damos importância às "amoras" que estão pertos de nós, em nosso país!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eduardo, como vai? Fiquei muito feliz por ter vindo conhecer o Começar de Novo. Espero que volte mais vezes. Já fui conhecer o seu cantinho e com certeza irei lá de novo para comentar. Muito obrigada pela visita. Um abraço e até breve
      Emilia

      Eliminar