quinta-feira, 4 de maio de 2023

A MATERNIDADE......

 

........ não me Aborrece 


A maternidade não me aborrece e devo afirmar até que, dada a influência determinante de minha mãe, em mim, sou uma pessoa marcada pelo signo materno. 
Tenho um apreço muito especial pela maternidade. Só que à mulher não compete apenas uma maternidade de tipo fisiológico. Cabe-lhe ultrapassar esse aspecto na medida em que pode conquistar uma sabedoria de tipo maternal para intervir no mundo, e orientá-lo. 
Um mundo onde só o homem tem a palavra, palavra essa que é origem de tantos desmandos, guerras, conflitos e soluções precárias de carácter económico e social. 
Estruturalmente, a mulher é avessa, alérgica à ideia de guerra e de conflito. 
A sua própria experiência maternal a predispõe contra a guerra. 
Dá vida mas não gosta de contribuir para a sua destruição. 
É por uma actuação pacífica. 

 Natália Correia, in 'Entrevista (1969)'


Estamos a chegar ao dia de homenagem AS MÃES e assim sendo, deixo aqui o meu abraço muito especial a todas as que me visitam; que o nosso pensamento vá, especialmente para aquelas que sofrem os horrores das guerras espalhadas por todo o lado. Deixo também a minha homenagem aos homens que, não sendo mães, têm uma e também àqueles que, por motivos vários, desempenham e muito bem as duas funções, a de Pai e Mãe

Parabéns Amigos!

24 comentários:

  1. Eu adoro ser mãe dos meus 4 filhos ,hoje todos adultos...Sinto saudade de tê-los todos em escadinha ainda ao meu redor... Mas a vida passa voando e cada um tem sua própria família. Me deram 7 netos e assim, só posso feliz ficar! Parabéns pra todas as mamães daí e aos papais que ajudam as mamães... beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não imaginaria a minha vida sem a maternidade, querida Chica e como sinto orgulho dos dois filhos, que hoje são adultos responsáveis. Um filho e uma filha que me deram três netos, duas meninas de 13 e de 4 anos e um menino de 16 , claro que também sinto saudades dos tempos em que tinha os meus filhos " ao meu redorer " , mas a vida anda para a frente, e para trás só podem andar as recordações que são muito boas. Beijinhos, Chica e obrigada! Lembremos sempre as mães que sofrem, dedicando esse dia a elas. Saúde e um bom fim de semana
      Emilia

      Eliminar
  2. Acredito que uma mulher ser mãe, visto que tive mãe, é uma bênção de Deus.
    .
    Um dia feliz ... abraço.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também considero que seja uma bênção, Ricardo, pois eu não seria a mesma se não tivesse sido mãe e agora avó. Não quero dizer com isso que todas as mulheres têm de ser mães, mas eu, quis e felizmente consegui. Tenho pena de já não ter a minha, mas, era inevitável; nascemos, crescemos e morremos, como seres vivos que somos. Obrigada, Amigo e saúde para todos. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  3. Muito obrigada pela parte que me toca. Belíssima Homenagem!
    .
    Sem rumo. Refletindo...
    .
    Beijos e uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens nada a agradecer, Cidália! Fico feliz que tenhas gostado e espero que o dia, nós mães, dedicado tenha sido bom para ti com muitos miminhos dos teus filhos. Beijinhos, Amiga!
      Emilia

      Eliminar
  4. Olá, querida amiga Emília!
    Ser mãe de três prendas foi minha prioridade desde os 19 anos (da gestação à maternidade propriamente).
    "Dá vida mas não gosta de contribuir para a sua destruição. "
    Nós, mulheres e mães sofremos muto na atualidade com tantas guerras e lares desfeitos.
    Um enfoque bonito deu ao dia que chega de mansinho por aí.
    Ainda tenho de sobremesa quatro netinhos lindos.
    Um abençoado Dia Especial a você, querida!
    Deus tenha piedade das mamães que sofrem tanto por inúmeras razões.
    Beijinhos festivos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de " sobremesa " três lindos netos ( duas meninas e uma menino ) e sou mãe de " duas prendas" , um rapaz e uma menina e não saberia como viver sem todos eles. O nosso dia especial correu normalmente, sabendo eu que estavam todos felizes e com saúde. Isso é o que acalanta o coração de uma Mãe. No próximo domingo é a tua vez, Rosélia e, de certeza, vais ter muitos miminhos das tuas " três prendas" e nesse convivio, não faltarão as " sobremesas " que darão um sabor ainda mais especial. Obrigada, Amiga e tudo de bom, especialmente no que respeita à saúde . Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  5. Querida Emília aplaudo a escolha das palavras poderosas de Natália Correia, uma Mulher não Mãe, para a tua linda e emotiva homenagem às Mães.
    Sinto falta da minha Mãe. Todos os dias.
    Desejo-te um Feliz, muito Feliz, Dia da Mãe.
    Deixo-te um abraço apertadinho, como só duas amigas sabem dar. 🌻🌻🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de já ter passado esse dia dedicado às Mães, a Maternidade continua; já não temos a nossa, querida Teresa, mas continuaremos Mães até ao nosso último suspiro e, com a velhice, se lá chegarmos, ficaremos à espera que se lembrem de tanto amor dado e sejam os nossos filhos a cuidarem de nós com aquela dedicação que só uma mãe sabe dar. É triste pensar assim, mas a realidade é essa. Obrigada, querida Amiga, pelo carinho e deizo-te um abraço carregadinho de Amizade
      Emilia

      Eliminar
  6. Ser mãe é um verdadeiro desafio...
    Que seja um belo dia das mães pra todos os seus...
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Janicce, é " um desafio " que nem sempre sabemos levar a cabo da melhor maneira possivel: tentamos, mas há sempre contratempos e decisões dificeis; educar não é nada fácil, Amiga. Aproveito a oportunidade para te desejar um dia feliz, no próximo Domingo, dia das Mães aí no Brasil, Saúde e muitos miminhos nesse dia especial. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  7. A Natália é sempre uma leitura que vale a pena. Também me sinto marcada pelo signo materno. Além disso também sou mãe. Desejo que o dia da Mãe seja bom para todas as mães e todas os filhos, sem esquecer todas as mães que sofrem neste mundo sem regras, sem amor, sem solidariedade.
    Tudo de bom, minha Amiga Emília.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um dia normal, querida Graça, feliz por saber que os meus filhos estavam bem e todos com saúde, mas, claro, com alguma nostalgia por já ão ter a minha. Mas a vida é assim , com todos os seres vivos finitos e temos de aceitar. Obrigada, querida Amiga e desejo que continues a ser mimada pelos teus filhos, pois é isso que farás sempre por eles. Um beijinho e saúde para todos.
      Emilia

      Eliminar
  8. Olá, querida amiga, ser mãe é uma bênção, a mulher se completa com a maternidade,
    e tenho saudades da minha, hoje é o Dia para recordações e das saudades aí em
    Portugal, das homenagens merecidas.
    Meus votos é para que passes um Dia muito feliz rodeada dos filhos e netos, enfim, junto à linda família que tens.
    O texto de Natália Correia é lindo. E o mundo ainda faz Guerras, incompreensível...
    E é nessas horas terríveis que fica uma interrogação sobre o amor!
    Há amor, mas não o suficiente, falta o 'amor de mãe' nesses Governos, que plantam tanto terror.
    Beijinho, amiga, Feliz Dia! 🌷🌺🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um papel que exige muito da mulher, pois, além de ter de trabalhar fora, o trabalho em casa é muito e educar não é fácil; apesar de tudo, é uma bênção e eu não imaginaria a minha vida sem a maternidade. Taís, obrigada pelo comentário e aproveito para te desejar, no próximo domingo, um dia feliz, junto dos filhos, todos com saúde e muita alegria. Beijinhos e boa noite, Amiga,
      Emilia

      Eliminar
  9. Querida Emília
    O Dia já vai no fim mas, como se diz e bem, o dia da Mãe é todos os dias.
    Mesmo assim, é bom termos um Dia em que todos falamos desse Milagre
    da Criação, da Concepção, da Maternidade.
    Ser Mãe é uma missão que dura toda a vida. Amamos os nossos filhos e
    netos, a nossa descendência, e não há sacrifícios que não façamos para que
    eles se sintam bem.
    Trouxeste-nos um belo texto da Natália Correia, cujo Centenário se comemora
    neste ano, penso que em Setembro. Ela refere uma coisa muito importante,
    referindo-se à Mulher-Mãe:
    "A sua própria experiência maternal a predispõe contra a guerra. " E assim é,
    nenhuma mãe quer ver filhos seus em guerras, com o perigo de perder a
    vida.
    Feliz continuação do Dia da Mãe, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que mais me chamou a atenção neste texto, a predisposição da mulheres contra a guerra, segundo a autora e creio que assim é. Actualmente já se vê mulheres que seguem a vida militar, mas a maioria não está interessada; vi o que sofreu a minha mãe com a ida do meu irmã para a guerra, na Guiné. Gostei de saber que o centenário desta escritora será este ano, aliás, sei muito pouco sobre Natália Correia, infelizmente. Amiga Olinda, a maternidade continua por todo o lado e só é pena que tantas mães sofram as mais variadas privações e violências. Um beijinho e que continues a ser uma mãe muito mimadinha pela filha e por todos os que te rodeiam. Saúde, Amiga!
      Emilia

      Eliminar
  10. Se o mundo fosse governado por mulheres não haveria guerras.
    Um magnífico texto, obrigado pela partilha.
    Boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos haveria muito menos, Jaime, embora ache que as mulheres não são " santas " e algumas lá vão fazendo " as suas guerrinhas", embora sem a gravidade das que vemos por aí. Beijinhos, Jaime e obrigada pela visita. Saúde, Amigo!
      Emilia

      Eliminar
  11. Natália... sempre à frente do seu tempo, e de uma actualidade impressionante...
    Relativamente a maternidade... continuo a acabar de criar a minha mãe... que continua a crescer! Para baixo, diz ela... São as raízes, que é para ires ficando por cá muito tempo ainda, digo-lhe eu... :-))
    Enfim! Há muitas formas de maternidade!... E nos tempos que correm, cada vez mais criativas...
    Estimo que tenha passado este dia de uma forma muito feliz, Emília!
    Um beijinho! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Ana e chega uma altura em que precisamos de ser mães das nossas mães, pois com a velhice ficamos mais fragilizados, necessitando de muita ajuda dos filhos. Muito obrigada, querida Amiga e saúde para todos, principalmente para a tua mãe. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  12. Ao teu interessante e justo final , junto os parabéns às mães que desempenham simultaneamente o papel de mãe e pai.

    Gostei das palavras de Natália Correia.

    Que todos os teus dias sejam Dia da Mãe.

    Minha amiga , te deixo caloroso abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, São! Há sim, mães que se desdobram nos dois papéis, de pai e mãe e merecem toda a nossa admiração. Beijinhos e que a vida te abençoe com saúde e muito carinho da parte dos que amas
      Emilia

      Eliminar