quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

URGENTEMENTE

 

Imagem da net

 
É urgente o amor 
É urgente um barco no mar 

É urgente destruir certas palavras, 
ódio, solidão e crueldade, 
alguns lamentos, muitas espadas. 

É urgente inventar alegria, 
multiplicar os beijos, as searas, 
é urgente descobrir rosas e rios 
e manhãs claras. 

Cai o silêncio nos ombros 
e a luz impura, até doer. 
É urgente o amor, 
é urgente permanecer. 

 Eugénio de Andrade, in "Até Amanhã"

Dia 19 comemora- se o centenário de Eugénio de Andrade. Escolhi este poema para assinalar a data, poema muito pertinente, porque " É urgente destruir certas palavras, ódio, solidão e crueldade"

Emília Pinto

51 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Ricardo, pelo carinho da visita. Espero que estejas bem de saúde. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  2. LInda imagem e poesia que escolheste pra comemorar a data do aniversário de Eugênio Andrade! Adorei teu comentário e quisera mesmo a paz chegasse! beijos, chica, tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu quisera que a paz chegasse, mas o ser humano gosta de uma guerrinha e acabando uma, logo outra começa. Obrigada, querida Chica e desejo-vos saúde e harmonia. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  3. É urgente a PAZ
    É urgente um barco no mar (que linda imagem)
    É urgente inventar alegria
    Oh...eu tento isso várias vezes
    e, mostro isso mesmo
    no meu post mais recente, feito hoje mesmo
    aqui:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
    tomara que goste, leia a minha história contei tudo tal e qual como aconteceu
    beijinhos da Tulipa

    Parabéns pela excelente escolha,
    obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tulipa! É urgente que o ser humano acabe com as guerras, mas, infelizmente não creio. A história mostra-nos isso mesmo. Beijinhos e saúde para todos
      Emilia

      Eliminar
  4. Boa noite de paz, querida amiga Emília!
    Vamos sim nos esforçar para trocar palavras feias por outras bonitas como o amor, a paz, o bem...
    O mal haverá de se extirpado da face da terra.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas nisso, querida Roselia? Gostaria de crer que o mal desaparecesse da " face da terra ", mas está dificil.....era preciso uma mudança drástica de mentalidades e isso não acontece. Obrigada, Amiga e que os teus dias sejam bons, principalmente no que respeita à saúde. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
    2. Acredito sim, minha querida. Caso contrário, eu viveria muito triste, sem esperança. mas, tem toda razão no que diz, é muito difícil de se concretizar. Vou tentando minimizar no que me diz respeito. Obrigada pelo seu carinho de sempre, querida amiga. Beijinhos com estima

      Eliminar
  5. Bonito poema. Pena que a humanidade não resolva todas essas urgências.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser difícil, Isa e, sinceramente, não creio que algum dia tenhamos um mundo melhor, onde o ódio seja completamente vencido pelo amor. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Um bom fim de semana, com saúde, especialmente.
      Emilia

      Eliminar
  6. E escolheste muito bem este poema.
    Porque o amor é sempre urgente.
    Continuação de boa semana, amiga Emília.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Jaime, o " amor é sempre urgente " e, se ele estivesse presente na vida de todos, principalmente na dos senhores do mundo tudo o resto era conseguido, como, por exemplo, a paz entre os os povos. Infelizmente, assim não é. Um bom fim de semana, Amigo e obrigada pela visita. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  7. Emília, minha amiga, boa tarde.
    Tanta coisa urge nesse mundo tão necessitado de paz, de complacência! Por vezes, paro o que estou fazendo e fico olhando ao redor. O que nós estamos fazendo com nossa casa? E quando me refiro à casa, não é essa, feita de tijolos e metal, e nem mesmo nosso tão sofrido planeta... já fomos além, e agora, poluímos e maltratamos o espaço.
    Violência, discórdias das mais variadas, guerras, ganância, egoísmo, ódio gratuito... E essa palavra, ódio, é tão perniciosa quanto o próprio sentimento. Não digo que sou incapaz de sentir ódio, pois ninguém sabe o dia de amanhã, mas é uma palavra que risquei de meu vocabulário. Quem sente ódio, prejudica a si próprio. Quem sente ódio é incapaz de amar, pelo menos não no sentido puro da palavra. Quem sente ódio, envelhece mais rápido, morre de um jeito mais doloroso. Quem é incapaz de perdoar também não sabe sorrir e aproveitar o beleza de tudo o que nos rodeia.
    E é tão fácil e simples sorrir, não é? Não precisa de nada gigantesco, caro, exuberante. Todos os dias, pela manhã, vou até minha horta e fico observando as abelhas minúsculas, sem ferrão, nos meus pés de manjericão. O trabalho árduo delas carregando o pólen, a eterna luta contra o vento, e, mais ao lado, uma sabiá ou um canário cantando... pronto, sorriso largo, e pronto para sentir o aroma do café recém coado. Precisa mais do que isso para se alegrar?
    É urgente, precisamos desacelerar. É urgente, precisamos nos entregar ao sorriso. É urgente, precisamos entender que estamos nesse mundo só de passagem! Nós somos finitos, e depois de mortos, não teremos como buscar esse sorriso, que é tão urgente.
    Um poema de Eugénio de Andrade, já antigo, mais que já era um presságio para os dias de hoje.
    Grato, sempre, por suas palavras quando nos encontramos, Emília. Ótimo fim de semana pra ti, minha amiga.

    Marcio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falaste aqui em muitas urgências, todas elas essenciais, mas há uma que nos obrigaria a mudar de atitudes se pensassemos mais vezes nisso, pensar " que estamos aqui de passagem, que somos finitos "; se todos tivessem presente essa finitude, talvez não perdessem tempo com tantas inimizades, injustiças e pequenas coisas que se resolveriam com um simples diálogo. Sabes Márcio tinha uma amiga ( julgava q era ) que se zangou comigo por causa de umas fofocas que nunca entendi muito bem; tentei várias vezes que me explicasse o motivo, mas, ou não atendia o telefone, ou desligava; um dia, encontrei-a num café e resolvi ir à mesa dela tentar que me ouvisse; só falava e não escutava a minha versão Então eu disse-lhe " olha, acabei de saber que o meu pai sofreu um AVC, há tantas coisas importantes na vida e nós as duas vamos zangar-nos por fofocas ? Dê cá um abraço e vamos esquecer o que se passou...."
      Sabes, Márcio, que ela não me deu o abraço? Isso já foi há uns anos, 9 meu pai já faleceu, minha mãe também e ela continua sem olhar para mim quando nos cruzamos na rua; o marido dela cumprimenta-me e ela baixa os olhos, Nunca mais quis saber o que aconteceu , porque uma pessoa que se diz amiga não dá um abraço a quem o pede, mesmo sabendo que tinha o pai doente, não merece a minima consideração. Odiar é uma palavra muito forte e eu não a odeio, simplesmente, ela morreu para mim; agora agradeço que ela tenha feito isso, pois livrei-me duma pessoa rancorosa e má. Para quê tudo isso? Como é que queremos um mundo sem guerras se vemos uma pessoa a negar um abraço a uma Amiga? Impossivel, caro Amigo! Falta compaixão, diálogo e respeito pelos outros e assim sendo, o mundo continuará com " ódio, solidão, crueldade " Márcio, agradeço-te muito o belo comentário ao tema que aqui trouxe e brevemente deixarei a minha opinião sobre o teu novo post que já li e que me fez rir bastante, Fez-me recordar, com muita saudade, o meu querido Brasil. Beijinhos e um bom fim de semana, com saúde e serenidade
      Emilia

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Obrigada, Cidália, pela visita. Um beijinho e bom fim de semana, com saúde sempre
      Emilia

      Eliminar
  9. Um poema que já li várias vezes em tertúlias de poesia e de que gosto muito.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Elvira! Mesmo que já o conheças, fico feliz por gostares de ver de novo, aqui, este belo poema. Um bom fim de semana e espero que estejas bem se saúde. Um beijinho e obrigada!
      Emilia

      Eliminar
  10. Emília, minha querida, tantas coisas são urgentes para que esse planeta se salve! A individualidade dos nossos atos, muitas vezes sem pensarmos nos animais, na flora, no clima do planeta, na nossa Amazônia aqui onde milhões cobiçam suas riquezas minerais como Manganês, Ferro, Cobre, Zinco, Níquel, Titânio, Nióbio, Fosfato, Ouro, sua madeira e tantas outras riquezas, mas não se importam com o resultado, além de cometerem crimes, são burros, tudo refletirá neles. Como somos inconsequentes, e não adianta muitos cuidados, onde houver uma oportunidade para o "banquete", lá estarão eles.
    Há coisa mais importante do que a paz? Pois é, não parece... as brigas acirradas por ideologias,
    cada um cuidando mais de seu político de estimação, criam ódio uns dos outros, furiosos, terríveis criaturas.
    Não sei, amiga, não levo muita fé nos humanos, estamos no século XXI com uma brutal Guerra, mas segundo a Rússia não é Guerra, é uma "Operação Militar Especial". Tá bom, bonito nome.
    Gente passando fome, gente matando gente nas ruas, assaltos todo santo dia, etc. As coisas estão piorando, o mundo está muito doente. E esse poema de Eugénio de Andrade é o espelho fiel de como anda esse mundinho cheio de inquilinos malucos.
    Beijinho, querida amiga, saúde e paz aí para todos os homens de boa vontade!
    Mais uma boa conversinha sobre um poema lindo e coberto de verdades, que mostra toda a nossa realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade tudo o que escreveste neste belo comentário a que chamas de " testamento " . É de lamentar o que se passa na Amazónia, destrindo-a sem que se mecam as consequências, mas sabes o que me irrita bastante? Todo o mundo critica o que os brasileiros fazem de errado nessa imensa e rica floresta, mas o que é que os outros paises fizeram com as deles ? E os indios? Será que são tão protegidos quanto o são no vosso pais? Apesar dos pesares, esses povos indigenas ainda existem no Brasil e já foram dizimados noutros locais. Por isso, Amiga, este é mais um problema do ser humano, " meter-se nos assuntos " sem olhar para o que acontece na sua própria " casa " Quanto aos ódios barbaridades que se veem por esse mundo fora, apesar de acreditar no ser humano, não creio que algum dia seja diferente, porque o dinheiro e o poder falam mais alto. Se leres a minha resposta ao comentário do Márcio, verás um caso que se passou comigo e daí se conclui que a paz entre os povos será sempre uma Utopia. Amiga, muito obrigada pelo belo comentário, assertivo e longo, como gosto. Desejo-te um bom fim de semana, sereno e com saúde
      Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
    2. Corrigir...meçam, destruindo-a...meter-se nos assuntos dos outros
      Desculpa, Amiga. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  11. Minha querida Amiga Emília, bom dia. O nosso poeta Eugénio de Andrade disse tudo o que eu gostava de ter dito. E de uma maneira que só ele sabia. Este poema é cada vez mais actual. E realmente urgente o amor e a alegria. É urgente destruir o ódio, a solidão. a crueldade, a indiferença... Belíssimo lê-lo aqui neste seu espaço.
    Um bom fim de semana.
    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaríamos de ver essas palavras trocadas por aquela que, de facto, caracteriza o Homem, a humanidade, mas, infelizmente, o seu lado pior parece sobressaír e só vemos ódio e crueladade por esse mundo fora. É triste, mas é a realidade. Obrigada, Querida Amiga Graça , pela visita e desejo-te uma boa semana, com saúde e serenidade. Há coisas que não podemos mudar, apesar de nos chocarem tanto. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  12. Excelente escolha poética para celebração do centenário de Eugénio de Andrade, o poeta da "firmeza e exatidão da palavra", um dos maiores de Portugal, o mais traduzido a seguir a Fernando Pessoa.
    É urgente a paz, a alegria e o amor, "é urgente descobrir r"osas e rios/ e manhãs claras". O que se passa na Ucrânia envergonha a Humanidade.
    Querida amiga, que belas escolhas tu fazes para partilhar com o mundo. Que estes versos consigam chegar ao coração de muitos ucranianos.
    Beijo, feliz fim-de-semana.
    (Não consigo queixar-me do frio, sabendo como está a viver o martirizado povo ucraniano.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa, pelo belo comentário. Também eu não consigo queixar-me deste frio gélido, " sabendo como está a viver o martirizado povo ucraniano " com um inverno muito mais rigoroso que o nosso e com as casas totalmente destruidas. Guerras sempre houve, mas esta está tão perto de nós e as imagens entram-nos pela casa dentro, levando-nos a ter uma maior noção das consequências de tamanha brutalidade. Fica bem, querida Amiga, com saúde para todos. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  13. Boa tarde Emília,
    Gosto imenso deste poema de Eugénio de Andrade com que o homenageou no seu Centenário!
    É cada vez mais urgente o amor e a paz no mundo!
    Quero agradecer-lhe muito a sua visita aos meus cantinhos.
    O blogue com recordações da minha aldeia é o reflexo dos meus 13 aninhos que ali vivi, até nos mudarmos para os arredores de Lisboa. Tenho ainda algumas memórias, mas terei de me certificar de alguns pormenores.
    Fiquei feliz por ter gostado e ali se ter encontrado com as suas lembranças de infância.
    São épocas das nossas vidas que nos marcam para sempre.
    Muito obrigada por ter tomado a iniciativa de me escrever.
    Gostei muito.
    Volte sempre!
    Beijinhos e um bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ailime, a infância é uma época da nossa vida que nos deixa recordações para toda a vida, embora tenhamos consciência de que há muitas pessoas que não a querem lembrar pela grande miséria que viveram. Fiquei feliz que tenha respondido ao meu chamado e, com certeza, voltarei a visitá-la . Muito obrigada! Beijinhos e que tenha uma boa semana, com saúde para todos
      Emilia

      Eliminar
  14. Querida Emília
    Hoje mais do que nunca este Poema de Eugénio de Andrade faz sentido.
    Palavras actuais e que nos põem em sentido perante tudo o que vem
    acontecendo. Poeta que completa agora o seu Centenário e que nos
    deixou um legado riquíssimo.
    Muito Importante as nossas preces, o nosso sentido de responsabilidade,
    o cuidado que devemos ter uns para com os outros. E acima de tudo o amor. Sentimento
    tão velho que se renova a cada instante. E é URGENTE realmente que o invoquemos
    e lhe demos espaço para se desenvolver e tornar-se cada vez maior.
    Minha querida, muito obrigada pelas tuas palavras lá no "Xaile de Seda", que no próximo
    dia 22, completará doze anos.
    Desejo-te muita saúde, junto à pequenina e todos da família.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito deste poema, Olinda, por nos levar a reflectir na urgência do amor. É urgente sim que o espalhemos à nossa volta já que não podemos introduzi-lo no coração empedernido dos poderosos do mundo que matam inocentes só para terem mais poder e mais uns " palmos de terra. Sabem9s que há muitos seres iluminados que tudo fazem para aliviar o sofrimento dos outros, mas são impotentes perante meia dúzia de déspotas que infernizam o mundo com as potentes armas que possuem. Obrigada, querida Amiga, pelo carinho e desejo a todos dias tranquilos, com saúde e alegria. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  15. Olá querida amiga Emília, começo com o agradecimento pela partilha do poema
    "Urgentemente" de autoria do português Eugénio de Andrade, que como você disse
    estamos no seu centenário. Agradeci pela partilha, Emília, porque até esta tua postagem
    não conhecia poeta que deve ter deixado poemas de grande qualidade, pois foi ganhador
    do Prêmio Camões. Sem dúvida nenhum poeta alcançaria tal Premio se não fosse ele um
    poeta de nomeada. Agora verei se encontro seus poemas num site português "Todos os Poetas",
    já que a referência que tenho é um sinal de que merece ser lido.
    O poema "Urgentemente", é um canto que busca soluções otimistas para trilharmos o difícil caminho de nossa existência. Esse poema mostra que devemos seguir em frente em busca do que poderá servir-nos de alento ou de bálsamo.
    Aplausos para o poeta e para a Emília.
    Um ótimo domingo, minha amiga, para ti e tua família.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do que escreveste, Pedro, que este poema " é um canto que busca soluções optimistas para trilharmos o dificil caminho da nossa existência " Eu acrescentaria que é como uma prece aos céus pedindo que dê discernimento ao ser humano, que faça com que ele se torne humano de verdade e pare com tantas crueladades que nem os animais irracionais são capazes de cometer. Também eu não conhecia este poema, Pedro; fui procurá-lo quando soube do centenário de Eugénio de Andrade um poeta que é leitura obrigatória no nosso sistema educativo. Obrigada, Pedro, pelo carinho da visita e fico feliz por te dar a conhecer mais um poeta da nossa riquissima lingua portuguesa. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  16. Uma excelente escolha, adoro este poema de Eugénio de Andrade.
    Bom Domingo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria, por teres vindo! Fico feliz que tenhas gostado. Um beijinho e saúde para todos aí em casa
      Emilia

      Eliminar
  17. Um dos meus poetas favoritos... É urgente encontrarmos soluções, é urgente amar...
    Obrigada pela partilha....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas está dificil encontrar soluções para tantas atrocidades que vemos por aí, Marta. O ser humano não muda e o amor anda muito afastado de algumas pessoas que o trocam pela ânsia desmesurada pelo poder. Obrigada, Amiga, pela visita e fica bem, com saúde para todos. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  18. Passei para ver as novidades.
    Mas gostei de rever o teu post.
    Boa semana, amiga Emília.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Jaime! Não sei quando teremos novidades, porque o meu computador avariou e não sei quando fica pronto. Um beijinho e saúde!
      Emilia

      Eliminar
  19. Olá Emília
    a semana passada convidei para ir aqui:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
    até agora não a vi por lá
    e volto cá com novidades
    Todos temos fases na vida, às vezes ando muito ausente dos blogues,
    mas agora comecei 2023 incentivada a escrever
    e não se esqueça que tenho 5 blogues, verdade!
    e, avisando que tenho post novo aqui:
    http://orientevsocidente.blogspot.com/
    Votos de uma feliz semana!
    Beijo da Tulipa/Kalinka

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, pela visita. Sabes, não tenho tido muito tempo e ainda por cima estou sem computador. Quando puder irei visitar-te. Um beijinho e saúde para todos
      Emilia

      Eliminar
  20. Um poema notável, que conserva uma impressionante frescura em relação a esta realidade agreste que nos vai cercando. Já conhecia este poema, pelo que foi um gosto imenso, recordá-lo!
    Belíssima homenagem, por ocasião do centenário deste autor maior que o tempo...
    Beijinhos! Continuação de uma feliz semana, Emília! Cuidado com o frio, que esta semana, finalmente se fará notar... e bem! Pelo menos, aqui por estes lados...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado, Ana e escolhi este, precisamente pela situação catastrófica do mundo, guerras e outras desgraças, algumas provocadas pela natureza, muitas por ódios e falta de humanidade dos que detêm o poder e não querem abdicar dele; o mundo está " de pernas para o ar " e não vemos grande vontade de mudanças. Os déspotas continuarão a subjugar os paises menos poderosos e a destruir a vida do povo inocente. Obrigada, Ana, pelo carinho e que os vossos dias sejam tranquilos e com saúde, apesar deste frio terrivel que se faz sentir. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  21. Passei por aqui, Emília, com a devida vênia, para uma visita "urgentemente", como diria Eugénio de Andrade, para reler este poema e, claro, para você conhecer-me. Sei que o Marcio não dirá quem eu sou. Pode chamar-me San ou José Carlos, rsrsrs.
    Voltando ao poema, nele, Eugénio patenteia a sua preocupação com a realidade social, contrapondo a um real de morte um amor-vida, invencível, porque este não morre. Parece dizer-nos o poeta que a morte atinge apenas o provisório, deixando intocável a força dos elementos naturais... "É urgente inventar alegria, / multiplicar os beijos, as searas, /é urgente descobrir rosas e rios / e manhãs claras".
    "É urgente o amor, /é urgente permanecer." Eugénio permanece. Quantas vezes o li na sala de aula!
    Um abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com " a devida vénia ", José Carlos? Não precisa nada disso...aliás a porta está sempre aberta, não precisa bater, nem tocar a campainha...entra e pronto. Como está muito frio, deve encontrar a lareira acesa, senta e fica o tempo que quiser ; " é urgente permanecer ", então, Amigo, espero que volte e permaneça entre os grandes Amigos que me visitam, com muito carinho. Obrigada por ter vindo. Desejo um bom fim de semana e que a saúde também seja presença onstante nas vossas vidas. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
    2. Quando eu tinha meus 18 anos, e faz um booom tempo, tínhamos os clubes de leitura. Nos reuníamos nas livrarias, ou sebos (onde se vendem livros usados), e por lá ficávamos. Eram poucas pessoas, mas eram justamente aquelas que conseguiam sincronizar a alma. Gostávamos da leitura, e éramos ávidos por conhecer outras pessoas iguais a nós. E quando acontecia, era uma alegria imensurável. Há muito não sentia essa alegria, e pois, hoje, aconteceu.
      Emília citou Sant'Anna em um comentário a minha crônica, e agora, Sant'Anna me citou em um comentário a uma poesia no blog de Emília. Belíssimo encontro. E Emília, foi ótimo saber que meu estimado José Carlos Sant'Anna veio aqui. Vocês dois são leitores que interagem com o texto de forma verdadeira, com muita intensidade e interesse puro naquilo que está escrito. Poucos como vocês ainda existem por ai. Que bom presenciar esse encontro. Sou fã e admirador dos dois. Grande abraço.

      Marcio

      Eliminar
    3. Caro Amigo, fiquei contente quando vi o Amigo José Carlos no meu blogue. Eu já o conhecia de outros cantinhos, mas desconhecia o nome e então gostei que ele viesse apresentar-se É mais um Amigo a acrescentar á minha " lista " ( Osvaldo Montenegro ...gosto muito desta música..) Obrigada, Márcio , por ter voltado aqui e ter contado a alegria nesse convivio de pessoas interessadas em leitura. Sim, Amigo, eu sempre leio com interesse aquilo que, com tanto carinho, as pessoas escrevem em seua blogues e sei que há algumas que nem sequer lêem, pelo menos é essa a impressão que dão. Um beijinho e uma boa semana, com saúde, especialmente
      Emilia

      Eliminar
  22. Olá :)
    Sempre muito bom ler Eugénio de Andrade. Cá em casa é um amigo. A filhota mais nova aos 5 anos já sabia o poema Apenas um Rumor :)
    É uma merecida homenagem.
    Gostei de a ver no Parapeito e partilho da mesma opinião, que deixou na minha publicação.
    Tanta atrocidade, e as crianças então é terrivel. De certeza que não devem conseguir sonhar no meio daquela tragédia toda.
    Mas quero acreditar que um dia ainda o consigam fazer.
    Dizer que todos nós precisamos sonhar pode até ser clichê, mas é também fundamental para nos motivar a seguir em frente.
    Deixo abraço e brisas doces ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Maria. sonhar " é fundamental para nos motivar a seguir em frente " e também para preservarmos a nossa sanidade mental; perante tantos desmandos só os resta sonhar com tempos melhores- Gostei muito de te ver por aqui, Maria e ainda mais por saber que gostam muito de Eugénio de Andrade- Obrigada, querida Amiga e desejo saúde a todos vós e, perante este frio, deixo- te um " abraço e brisas doces " Os abraços aquecem!
      Emília.

      Eliminar
  23. Olá Emília
    já cá estive, já deixei o meu comentário sobre o poema
    regresso hoje para agradecer o seu comentário e visita a um dos meus blogues!
    Obrigada pelo seu conselho: Amiga, segue em frente com as tuas viagens, com os teus posts e deixa os outros pensarem o que quiserem.
    Então, hoje convido a ver um dia que passei na cidade do Porto, espero que goste!
    Aqui:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    Bom domingo, beijo da Tulipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tulipa, pelo convite. Quando puder, visitar-te-ei Um beijinho e um bom Domingo, com saúde, sempre!
      Emília

      Eliminar