domingo, 1 de janeiro de 2023

PARA ALÉM......

 

 
Imagem Pixabay


......da curva da estrada 
Talvez haja um poço, e talvez um castelo, 
E talvez apenas a continuação da estrada.
Não sei nem pergunto. 
Enquanto vou na estrada antes da curva 
Só olho para a estrada antes da curva, 
Porque não posso ver senão a estrada antes da curva. 
De nada me serviria estar olhando para outro lado 
E para aquilo que não vejo. 
Importemo-nos apenas com o lugar onde estamos. 
Há beleza bastante em estar aqui e não noutra parte qualquer. 
Se há alguém para além da curva da estrada, 
Esses que se preocupem com o que há para além da curva da estrada. 
Essa é que é a estrada para eles. 
Se nós tivermos que chegar lá, quando lá chegarmos saberemos. 
Por ora só sabemos que lá não estamos. 
Aqui há só a estrada antes da curva, e antes da curva 
Há a estrada sem curva nenhuma. 

 Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjunto s" Heterónimo de Fernando Pessoa


Encontrei este poema de Alberto Caeiro e achei-o pertinente para o começo do novo ano. Temos uma nova estrada a percorrer e, como sempre, ela vai ter curvas e algumas bastante fechadas; saibamos fazer o caminho, passo a passo, com muito cuidado, pois nunca saberemos o que há depois da curva

Amigos, desejo-vos uma caminhada serena, com saúde para poderem desviar as pedras que encontrarem nessa estrada; " há beleza bastante para estarmos aqui ", mas também muitas  dificuldades .


Emília Pinto

32 comentários:

  1. Muito lindo e concordo contigo, bem pertinente pra data Que seja lindo nosso 2023! beijos, tudo iniciando novamente! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo a " começar de novo ", não é Chica? Que não seja muito sinuosa a estrada !!!!
      Beijinhos e obrigada pela visita
      Emilia

      Eliminar
  2. Olá, Emilia.

    No final do ano passado, discutimos bastante pelos blogs sobre a temática da pressa, do impulso exagerado e do imediatismo.E esta estrada sinuosa, do Alberto Caeiro reflete bem isso. Parece que nos dias de hoje o planejamento vem sendo negligenciado. O que mais se vê são, justamente, atos a esmo e bem pouco responsáveis. São pessoas que atropelam tudo em nome do egoísmo, da ganância e da ânsia do querer e do ter.
    Quem dera que tudo o que foi pensado no Natal e na virada do ano viesse a ser realizado. Mas é somente nessa época que se pensa nisso, não é? Lá pela segunda ou terça-feira já está tudo esquecido.
    E para nós, cá do Brasil, ainda temos governo novo, mudanças regimentais e aquela montoeira de coisa, e logo, logo vem o carnaval.
    Penso que a estrada pode, sim, ser sinuosa. Mas com responsabilidade e precaução, podemos transpô-la com toda segurança.
    Que este ano seja de muitas realizações para nós todos, Emilia. E que tenhamos um pouco mais de paz e tolerância também. Grande abraço.

    Marcio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Marcio, a pressa faz com que não apreciemos " a beleza que há em estarmos aqui e não em outro lugar " e leva-nos também a preocupamo-nos em demasia com o que está para além da curva. . Tanta pressa para quê, amigo? Está certo que temos de pensar no futuro, porque se o tivermos, precisamos que seja um tempo com alguma qualidade de vida,, mas o problema é que não queremos ter o suficiente, mas, sim, ter cada vez mais, atropelando tudo e todos nessa nossa ambição. A vida quer-se vivida com equilibro para que aproveitemos " a estrada antes da curva e a estrada sem curva nenhuma." E tentemos caminhar com o coração cheio das boas intenções que temos no Natal, pois seremos, com toda a certeza seres humanos mais felizes e realizados Não fiz promessas nem pedidos " na virada do ano " porque o que mais quero é saúde para melhor caminhar pela estrada que me foi dada percorrer. Obrigada, querido Amigo, pelo comentário tão pertinente e desejo que , neste novo ano, a tua estrada seja reta e florida e que tenhas saúde para removeres com maior capacidade todos os pedregulhos que, por acaso apareçam; pelo menos umas pedrinhas lá estarão, de certeza. Beijinhos, Amigo! Um novo ano abençoado !
      Emilia

      Eliminar
    2. Sabe, Emília, por muito tempo procurei a felicidade em coisas complexas. Eu queria ser feliz a todo custo. Tentava, com minhas crônicas e contos, fazer as pessoas virem até mim e, assim, me satisfazer. Só que era uma ilusão, e caí numa cratera enorme. Paguei caro. Com o tempo, vi a efemeridade de uma vida que não era para mim. Doeu, mas foi preciso. Fiquei cinco longos anos sem escrever nada, sequer uma linha. Mas aprendi e voltei. Voltei e tenho encontrado pessoas maravilhosas.
      Me perdoe, por Deus, me perdoe a ousadia que cometi lá no blog do Pedro, onde, ao invés de simplesmente comentar o texto, eu recomentei o teu comentário. Mas precisei, pois achei teu comentário tão pertinente, tão atento ao texto, que algo me puxou.
      Mas, o que mais me deixou feliz, foram suas palavras em agradecimento.
      Hoje, e depois do que você disse, eu entendo que a felicidade nossa vem, pura e simplesmente, do sorriso de outra pessoa, um sorriso simples que nós propiciamos.
      Você me deu uma felicidade que há muito não sentia. Grato. Grato sempre. Sorria sempre. E eu sorrirei junto. Obrigado.

      Marcio

      Eliminar
    3. Perdoar, Marcio? Tenho é que agradecer mais uma vez o valor que dás ao que escrevo Foi um comentário despretensioso onde tentei interpretar a mensagem do poema, como sempre faço. Leio com atenção os posts dos Amigos e depois deixo " sair " as emoções que me causaram os escritos, sejam em poesia ou prosa. Costumo dizer que sou um livro aberto e e isso nota-se nos comentários que faço. Tenho consciência que , algumas vezes devo fechar o livro pois nem todos me entendem e, com o tempo aprendi a não o escancarar perante determinadas pessoas, mas custa por não ser essa a minha maneira de ser. Tens razão quando dizes que a felicidade está nas pequenas coisas e nos pequenos gestos ; um elogio, uma palavra amiga, um olá, às vezes, são o bastante para mudadar o dia de uma pessoa e eu não sou diferente. Amigo, não esperava essa reacção ao meu comentário, mas que me fez bem, isso, podes crer que fez, aliás, Márcio, nós ,seres humanos, estamos sempre prontos a criticar, esquecendo que todos têm um lado bom e outro menos bom e por que olhamos muito mais para o lado mau? Temos de mudar muito nesse aspecto , não é verdade? Não precisavas de ter vindo cá de novo, Amigo, mas vieste e eu gostei. Mais um miminho que muito te agradeço Muito obrigada por tudo! Desejo-te um bom fim de semana, com boa disposição e com saúde, sempre. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  3. Gosto tanto do Alberto Caeiro. O caminho que escolhemos é aquele que vale a pena trilhar, apesar das curvas e dos tropeços. Uma mensagem muito inspiradora para o começo deste ano de 2023 que lhe desejo cheio de bênçãos. Com muita saúde e amor. Com muita paz no seu coração e no mundo.
    Uma boa semana, minha Amiga Emília.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Graça. Não conhecia este poema, mas achei-o muito oportuno, pois estamos a começar uma nova " estrada " e precisamos de reflectir para conseguirmos " fazer as curvas " com cuidado. É certo que essa reflexão deveria ser feita todos os dias, pois a cada amanhecer temos um novo começo que deve ser feito com sensatez, etica e muito respeito por tudo e por todos Fico muito contente que tenha ido ao encontro dos teus gostos, Amiga! Desejo-te um ano abençoado, com saúde para todos vós. Seria bom que tivessemos a tão almejada paz no mundo , mas, sincerante, não creio. Beijinhos carregadinhos de amizade
      Emilia

      Eliminar
  4. Um novo ano que começa, abre-se novos caminhos, encontram-se novas curvas ou talvez seja a mesma, só que nunca caminhamos por lá... Quem sabe se não encontraremos lá a Paz tão necessária?
    Não conhecia este poema, obrigada pela partilha.
    Feliz Ano 2023....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Marta, até aqui temos encontrado muitas curvas e não quer dizer que o novo ano nos traga outras curvas, outra estrada; a estrada é a mesma, só que nem sempre é lisa e florida. Só mudou o número do ano e, vai depender muito de nós e principalmente da vida, para que haja mudanças no caminho que temos vindo a percorrer; nunca sabreremos o que está depois da curva, mas de certeza que lá não estará a paz; não creio nela, Amiga! Depois de passarmos a curva, outra curva teremos e será muito bom se, em vez da curva não encontrarmos um precipício. É isso que peço, que tenha saúde para caminhar em frente sem tropeça r e rolar precipicio abaixo. Muito obrigada pela visita e desejo-te uma caminhada serena, com saúde para ti e para os teus. Um beijinho e um bom Ano
      Emilia

      Eliminar
  5. Uma excelente escolha para este início de ano. Aberto Caeiro é de todos os heterónimos Pessoanos aquele que mais me emociona.
    Abraço, saúde e Bom Ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Elvira! Tenho ideia de já teres dito que gostavas deste heterónimo de Fernando Pessoa. Encontrei este poema por acaso e achei-o pertinente para o começo do novo ano Desejo-te, amiga, saúde, a ti e aos teus para que a estrada seja mais fácil de percorrer; já sabemos que as curvas serão muitas e pedras também aparecerão, algumas bem pesadas. Um beijinho e boa noite
      Emilia

      Eliminar
  6. Feliz 2023, querida amiga Emília!
    Que novos caminhos nos surjam para mais Amar e Servir.
    "Importemo-nos apenas com o lugar onde estamos"....gostei de ler a pista do poema postado.
    Tenha dias inaugurais do ano abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Roselia! Todos os dias temos um novo começo e por isso não dou muita importância à mudança de ano. Para mim é só uma questão de número; se não mudarm9s a nossa mentalidade, continuará tudo " velho", não é verdade? De qualque4 modo agradeço o teu carinho e desejo que os teus dias sejam abençoados, com saúde para melhor enfrentares os desafios que, com toda a certeza, terás pela frente, Não sabemos o que há depois da curva e por isso, caminhemos sempre com muito respeito pela vida, Um beijinho e até breve, aí numa das tuas casas. Sê feliz, Amiga!
      Emilia

      Eliminar
  7. Excelente escolha para o começo de mais um ano.
    Emília, desejo para ti e para os teus um FELIZ 2023. De coração.
    Beijos, beijinhos, abraços.
    (Porque sei que gostas do girassol, ontem escolhi um para ti.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Teresa, gosto do girassol , porque acho que ele e o ser humano têm uma caracteristica em comum; os dois precisam de luz para que a vida lhes sorria. Nem sempre agimos da melhor forma, nem sempre o caminho que escolhemos é o melhor e nem sempre damos à vida o valor que ela merece. Precisamos muito de luz para nos iluminar a estrada, pois além das curvas, tem pedaços onde a escuridão é assustadorade e, se não nos acautelarmos corremos o risco de tropeça nas pedras que também nos aparecem pela frente. Muito obrigada, Amiga, por teres vindo e desejo-te, muito sinceramente, dias tranquilos, com paz à tua volta e, especialmente com saúde para todos aí em casa. Beijinhos mil. Obrigada também pelo girassol
      Emilia

      Eliminar
  8. Excelente, Fernando Pessoa ( Alberto Caeiro ) filosofando maravilhosamente pela vida afora.
    Por vezes somos ansiosos, vivemos o amanhã, com pressa, as vezes eu penso na frente, querida amiga, depois retorno, acho normal isso. Mas o certo é viver um dia após o outro, assim nos incomodamos menos e vivemos usufruindo a vida sem ansiedade. Com paz.
    Pedras no caminho? Sem dúvida que encontraremos, mas assim são os caminhos: com perfumes, pétalas, espinhos... então temos de aprender a colher as rosas com cuidados.
    Emília, esse mundo em que vivemos, não é para amadores, há muitas curvas perigosas, uns não notam, mas outros vão andando com extremo cuidado. Acho que dessa forma vamos evitar essas tais curvas perigosas.
    Belíssimo poema que gostei de conversar sobre ele, querida amiga.
    Já te desejei várias vezes um bom ano, com saúde e paz para tua bela família, mas aqui deixo registrado, nesse dia 4 de Janeiro. E, amanhã no meu Bom Dia, deixo mais alguma coisinha que gostas, talvez um pensamento bem bonito.
    Beijinho, querida amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho normal " pensar mais à frente" , pensar no que haverá depois da curva . Seria bom que não fizessemos isso, mas também não podemos deixar só para quando estivermos desse lado; se chegarmos lá temos de ter o suficiente para vivermos com dignidade e portanto é natural que pensemos no futuro. O que acho exagerado é a correria do presente, um corre corre tão grande que muitas vezes não vemos os filhos crescerem; muitos pensam que o certo é dar-lhes tudo o que o dinheiro pode comprar e correm, correm atrás dele esquecendo -se que o que eles mais querem é a atenção dos pais. O ideal é viver com equilibrio, mas o ideal não existe e o equilibrio é dificil de encontrar . Gostei do teu : " esta vida não é para amadores ", mas, sabes, somos todos amadores até atingirmos a idade que temos agora, onde a experiência já é muita e as preocupações são muito menores; o trabalho já foi feito, os filhos já estão criados e nós cá vamos continuando, com a esperança de que, depois da curva, não tenha nenhum abismo Obrigada, querida Amiga, pela boa conversinha e vamos lá...trilhando o caminho com cuidado para não tropeçarmos nas pedras. Saúde para todos vós e um beijinho carregadinho de amizade
      Emilia

      Eliminar
  9. Emília,
    Adorei a proposta em versos!
    Gosto da ideia de seguir
    adiante sempre .
    Quando aos percausos?
    Ah sim, vamos enfrentado
    um a um.
    Desejo a Vc um 2023 cheio om muita poesia e muitos fantásticos comentários como são os seus
    e que nós fazem muito bem.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Catiaho, por teres vindo ao meu cantinho e com palavras nuito cainhosas. Desejo a ti e familia um bom ano, sereno e com saúde, sempre. Fui hoje a uma das tuas casas e prometo que voltarei com mais frequência. Um beijinho e um 2023 abençoado
      Emilia

      Eliminar
  10. Um poema sábio, como são muitos outros, do grande Fernando Pessoa.
    Continuação de boa semana, amiga Emília.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, um poema cheio de sabedoria, escrito pelo Grande Fernando Pessoa e que nos traz um mensagem muito pertinente para reflexão. Obrigada, Jaime, pela visita e desejo-te um bom fim de semana, apesar do mau tempo. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  11. Olá, querida amiga Emília, gostei muito deste belíssimo poema,
    de Fernando Pessoa, que eram muitos e ao mesmo tempo, um
    só, um grande poeta e um filósofo dotado de grande sabedoria.
    O poema, "Da curva da estrada", mostra bem o lado filosófico do
    poeta que dá aos seus leitores a oportunidade de pensar, sobre a
    vida e sobre os obstáculos impostos a todos.
    Diz muito o poema sobre a necessidade de olharmos sobre a estrada
    que está à nossa frente, porque além dela, depois da curva, nada sabemos
    enquanto estivermos antes da curva. Então, quando passarmos da curva, e
    tivermos vista dessa parte da estrada, poderemos ficar atentos com essa outra
    parte da estrada, bem à nossa frente.
    Sem dúvida, uma sábia lição.
    Um beijo e um Ano Novo muito feliz para ti e os teus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenhas gostado, Pedro. Aqui neste poema, Fernando Pessoa leva-nos a reflectir sobre o modo que vivemos, com muita correria, sem termos tempo para apreciar as pequenas coisas deste pedaço da estrada que estamos a percorrer; a felicidade está nessas pequenas belezas, nos pequenos gentos e não nos " castelos " que poderão estar depois da curva, mas o ser humano quer os castelos e por isso corre; corre tanto que por vezes cai no " posso " que também pode estar depois da curva. Nunca sabemos e por isso caminhemos sem pressa, com muito cuidado. Um beijinho, Pedro e desejo-te dias abençoados, com saúde, principalmente
      Emilia

      Eliminar
  12. Querida Emília
    Desejo-te um excelente Dia de Reis, seguindo a liturgia Cristã/Católica, claro.
    Este poema de Alberto Caeiro mostra-nos o seu carácter simples mas não
    simplista, ele a quem Álvaro de Campos chamava "Mestre". Na estrada que
    trilhamos há que ter em atenção o que nos rodeia muito antes de nos preocuparmos
    com o que vem depois da curva. Por vezes, damos mais importância ao que se
    passa longe e deixamos de ver o que acontece à nossa porta ou mesmo dentro
    da própria família. Ou dentro de nós próprios. Para haver paz ela tem de nos habitar
    antes de mais. Depois, teremos capacidade para irradiá-la.
    A tua escolha foi excelente. Fernando Pessoa com os seus vários "eus" consegue
    tocar-nos em tudo o que ele escreveu.
    Continuação de Bom Ano, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Os vários eus de Fernando Pessoa " , como dizes tu, Olinda , leva-me a pensar que também nós temos vários " eus ", não te parece ? Creio que sim, só que não temos o talento deste nosso grande escritor, para conseguirmos distinguir as nossas diferentes facetas. Este poema tocou-me, Amiga, porque, na realidade, preocupamo-nos pouco com o que temos agora e demasiado com o futuro, com o que está para depois da curva, embora eu ache que devemos ter em conta esse tempo, porque podemos chegar lá e há que estar prevenidos. Mas não devemos exagerar...primeiro o aqui e o agora, aproveitando cada momento, dando atenção aos nossos familiares e amigos para que os nossos dias tenham mais sentido. Correr demais para ter cada vez mais é asneira, embora só cheguemos a essa conclusão quando a idade já é um pouco avançada . O equilibrio seria o ideal, mas...é dificil encontrá-lo. Pelo menos agora, Amiga, tentemos seguir os conselhos de Caeiro e aproveitemos bem a estrada antes da curva. É isso o que também te desejo, que aproveites bem os teus momentos de agora e que a vida vos abençoe com saúde, sempre! Beijinhos e muito obrigada pelo carinho
      Emilia

      Eliminar
  13. A vida não é feita em linha reta nem por estradas de veludo. Todas as rosas têm espinhos sendo lindas e perfumadas. Por tudo isso e algo mais saibamos abrir o coração e caminhar com um sorriso. A vida é linda ... saber vivĕ-la é sublime. Gostei muito do poema. Feliz ano novo de 2023.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Ricardo, a vida não é fácil e nem sempre é bela, mas estamos aqui e temos que percorrer o caminho da melhor maneira que pudermos e soubermos. Obrigada, Ricardo, pelo carinho e desejo que o novo ano vos traga, especialmente saúde. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  14. Querida Emília
    O que dizer deste poema? Fernando Pessoa é apenas igual a si mesmo, seja qual for o heterónimo com que se nos apresente.
    Este poema é excepcionalmente lúcido e de grande beleza.
    Temos de ter muita atenção ao caminho que percorremos a fim de evitar atalhos que venham a tornar-se perigosos e atribulados.
    Neste ano que agora começa desejo-te, assim como aos teus amigos e familiares, toda a felicidade que a vida tenha para vos oferecer: Paz, Saúde e muito Amor - o resto vem por acréscimo.
    E que a linda Amizade que há tantos anos nos une, querida amiga, continue incólume enquanto tivermos um sopro de vida.
    Um abraço muito apertado, cheiinho de Amizade.

    Votos de um bom Domingo
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que " a linda amizade que há tantos anos nos une " vai continuar enquanto tivermos " um sopro de vida', Mariazita e ainda não perdi a esperança de um dia nos conhecermos pessoalmente. Este poema aconselha-nos a viver o momento e não desperdiçá-lo pensando em demasia naquilo que encontraremos depois da curva, mas é dificil, Amiga; estamos sempre a pensar no dia de amanhã, se não for por nós, fazêmo-lo pelos nossos netos. Eles e os filhos andam sempre na nossa cabeça, não é verdade?
      Amiga, agradeço-te imenso todo o carinho que me tens dedicado e para ti e os teus queridos, desejo dias tranquilos, com saúde, sempre! Beijinhos e conta sempre com a minha sincera amizade
      Emilia

      Eliminar
  15. Uma escolha sublime, Emília! Adoro este poema, que nunca me canso de reler... pois eu pertenço ao team, muitas vezes, que já está a pensar na curva da estrada... antecipando realidades e soluções... com pré ocupações, antes das mesmas surgirem à séria... e apesar de nem sempre me dar mal com este modus operandi... reconheço o quanto é profundamente desgastante!
    Feliz 2023, com saúde, bons momentos, serenidade e mais paz no mundo, para reavermos o nosso mundo de antes, com bem menos ansiedade...
    Tudo de bom! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Sabes que também sou assim? Começo a pensar em tudo " antes do tempo " e nem sempre isso é bom., mas cada um é como é e custa mudar. Faça os possiveis para não ser assim, tão ansiosa, mas nem sempre consigo O an9 2023 por enquanto tem sido bom porque a saúde não 5em faltado e isso é o essencial. Espero que aí, em tua casa estejam todos bem, em especial, a tua mãe. Obrigada, Amiga, pelo carinho. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar