quarta-feira, 13 de julho de 2022

O ÊXITO

 

.


O êxito parece a melhor das coisas
A quem nunca venceu na vida. 
Ter a compreensão de um néctar
Exige a mais dolorosa necessidade. 

De entre o purpúreo Exército 
Que hoje empunhou a Bandeira 
Nenhum outro poderá dar uma tão clara 
Definição da Vitória 

Como o vencido - agonizante - 
Em cujo ouvido interdito 
A distante ária triunfal 
Ressoa nítida e pungente! 

 Emily Dickinson, in "Poemas e Cartas" Tradução de Nuno Júdice

Nem sempre é a melhor das coisas, principalmente  o êxito nas guerras, só há "vencidos - agonizantes" 


Emília Pinto 

37 comentários:

  1. Citação e poema simplesmente deslumbrantes. A conjunção poética perfeita.
    .
    Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo, desculpa só hoje te responder mas, não sei o que se passou....devo estar um pouco cegueta....bem...a idade faz destas coisas. Muito obrigada pela presença e fico feliz que tenhas gostado. Um bom fim de semana, especialmente com saúde. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  2. Boa tardinha de Paz, querida amiga Emília!
    Que sensatez em seu post na mensagem com sua conclusão!
    Querer ter razão (vencer) é para os orgulhosos, os prepotentes.
    Oxalá almejemos a justiça tão somente. Assim, não venceremos sempre, mas teremos a consciência reta e menos agonizantes.
    Obrigada por nos ofertar mensagens edificantes.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno
    😘🕊️💙💐

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural que desejemos ter êxito nas nossas funções, mas precisamos de ter consciência de que não pode ser conseguido a qualquer preço; o respeito pelo outro é fundamental e agir com ética tem que ser uma prioridad não podemos vencer sempre e muito menos pisar nos outros para progredirmos na vida. Obrigada, Rosélia e espero que estejas bem de saúde. Um beijinho e boa noite
      Emilia

      ,

      Eliminar
    2. Olá, querida amiga Emília!
      Venho agradecer seu carinho deixado pelo meu aniversário. Muita gentileza sua. Gratidão
      Beijinhos 💐

      Eliminar
    3. Querida Rosélia, como disse acima ao Amigo Ricardo, devo andar com a cabeça " aluada " , pois também não vi este teu comentário. Deve ser da idade!!! Não tens de agradecer, Amiga! O que importa é que tenha sido um dia feliz e que assim continuem todos os outros , principalmente com saúde. Beijinhos e um bom fim de semana
      Emilia

      Eliminar
  3. Emília, desde o quadrinho inicial à poesia, só verdade aqui e importante recado que deveria ser sempre ouvido e lembrado! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também considerei " um recado " a todos nós, Chica . Esta ânsia de ter êxito, esquecemo-nos dos " vencidos"" que agonizam tantas vezes por lhes term9s posto os pés em cima; Uma pessoa com valores, é automaticamente uma pessoa bem sucedida. Obrigada, Chica, pelo carinho e desculpa a ausência. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  4. O post já diz tudo... Adorei
    .
    Beijos
    Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdadem Cidália, está tudo dito nesses pouos versos. Beijinhos e obrigada
      Emilia

      Eliminar
  5. Estão a perder-se valores, porque acham que ter êxito é o mais importante...Uma mensagem poderosa...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, Marta! Hoje há uma " cultura " do sucesso, do êxito e isso, só por si, não tem mal nenhum: o problema é quando não se olha a meios para os atingirem, quando se pisa em todos os que atrapalharem. Aqui são esquecidos todos os valores éticos, mesmo entre familiares. Obrigada, querida Amiga e desejo que estejam bem de saúde. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  6. Querida Emília
    Cada vez mais existe o culto do êxito.
    No entanto, muitas vezes, depois dele obtido, chega-se à conclusão que não era assim tão importante.
    É que, não raras vezes, para se obter êxito é necessário esquecer certos princípios, abdicar de valores, passar por cima de algumas pessoas... enfim, adoptar um procedimento pouco recomendável.
    Aí chega a hora em que, metendo a mão na consciência, se chega à conclusão de que "não valeu a pena".
    A Humanidade não é perfeita...

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muitas as vezes em que chegamos a essa conclusão, Mariazita, a de que " não valeu a pena" O sucesso é bom, todos o desejam, mas é preciso que não ultrapassemos certos limites, é preciso que respeitemos os outros. Como bem dizes, " a humanidade não é perfeita ", mas há certos defeitinhos que poderiamos corrigir, não é verdade, Amiga? Agradeço-te muito o carinho e espero que estejas bem, assim como os teus. Um beijinho muito especial e saude!
      Emilia

      Eliminar
  7. Numa guerra nunca há vencedores, minha Amiga Emília. Quanto ao êxito é realmente uma coisa que não serve para nada. É tão efémero e não confere carácter a ninguém, ao contrário dos valores que orientam a nossa vida. Sempre reflexivas as suas postagens.
    Tudo de bom para si.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Amiga, pelo carinho. Não há mal algum em querermos êxito naquilo a que nos propomos, mas sempre tendo em conta que os outros importam e que " os valores que orie tam a nossa vida " nunca devem dser esquecidos O respeito e a ética devem nortear o nosso dia a dia. Saúde para todos, Graça! Um beijinho e a minha sincera amizade.
      Emilia

      Eliminar
  8. Querida amiga, é preferível manter nossos valores, ir escalando honesta e calmamente a montanha, do que lá chegar empurrado por forças que ninguém sabe e levantar a bandeira do sucesso a qualquer preço. Sucesso acontece, mas temos que ver como aconteceu. O primeiro êxito é o das boas intenções, das boas ações, dos bons princípios. Aí sim, é aquilo que explode como exemplo para todos nós.
    Bela postagem, querida amiga.
    Beijinho, saúde e paz para todos aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás coberta de razão Tais, todos nós queremos " subir na vida ", é normal, mas é necessário que saibamos subir degrau a degrau sem atrpolar os outros com a nossa ânsia de vencer. É preciso muito respeito e caminhar sempre " com boas intenções " comentário muito assertivo, Amiga! Obrigada! Beijinhos e espero que estejam todos de boa saúde.
      Emilia

      Eliminar
  9. Os valores das pessoas não andam a ser valorizados como deve ser. Os êxitos são vistos como mais importantes na sociedade atual.
    Gostei deste teu post, há verdades que convém serem recordadas de vez em quando.
    Continuação de boa semana, amiga Emília.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Jaime, hoje, atropela-se tudo e todos para se alcançar êxito, pois a sociedade vivem em completa competição. Um beijinho e obrigada.
      Emilia

      Eliminar
  10. Querida Emília
    Todos nós ansiamos por ter êxito em tudo o que nos propomos realizar nas nossas vidas. Mesmo que seja nas tarefas mais prosaicas bem como na educação dos nossos filhos, nos nossos empregos. Aí se põe realmente o cuidado de não atropelarmos os outros para conseguirmos o êxito almejado.
    Na guerra, há as impostas e as que os países demandam pela vontade de impor o seu poder. Em ambos os casos quem sofre é o povo que nada tem a ver com essas quezílias. E como tal tem de pagar pelos erros de quem governa. O ideal é haver Paz, essa dama tão desejada e que pouco se faz para alcançá-la. Mesmo entre nós, no quotidiano, por dá cá aquela palha sai logo zaragata. Penso que será preciso nos imbuirmos de que estamos todos no mesmo barco e que o melhor mesmo é sermos tolerantes uns com os outros.
    Um tema de reflexão muito importante nos trouxeste, minha amiga.
    Muito obrigada.
    Saúde junto aos teus.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Olinda, como queremos paz no mundo se nós, " no quotidiano, por dá cá aquela palha sai logo zaragata " e muitas vezes é zanga para a vida toda ? Não pode ser! Temos de começar por nós e passar essa ideia às crianças, desde bem pequeninas, poie serão elas os futuros cidadãos. O êxito, só por si, é natural e devemos esforçar-nos para o conseguir, mas não a qualquer custo, passando por cima dos outros. ' Sermos tolerantes e respeitadores é a base para uma vivência pacifica e para atingirmos os nossos objectivos sem " peso na consciência ", de uma maneira saudável, passo a passo, sem atropelos. Amiga, agradeço o belo comentário, com a tua opinião sempre assertiva sobre os temas que aqui trago. Muito obrigada e tudo de bom, principalmente com saúde para todos. Beijinhos e boa noite
      Emilia

      Eliminar
  11. Olá, querida amiga Emília, espero que Portugal esteja
    com um clima mais ameno, pois como temos visto aqui
    pela televisão, Portugal está sofrendo muito com as altas temperaturas que está fazendo nesse verão daí. Vimos , também, muitas matas incendiadas e numa das reportagens a morte de duas pessoas, uma delas um bombeiro. Tudo isso é uma lástima que esteja existindo, em razão da falta de cuidados com a natureza.
    Quanto ao poema de Emily Dickinson, é de grande beleza e sabedoria, daí, o duplo valor de sua leitura, beleza na aprendizagem com essa sábia mulher.
    Uma ótima semana, para si (como vocês dizem aí em Portugal) e para toda a família.
    Um beijo, minha amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, Pedro, ainda há fogos e não podemos culpar só as altas temperaturas, mas, sim os descuidos e o ateamento criminoso. O calor só por si não incendeia e com certeza haverá interesses por trás de tamanha desgraça É assim, o ser humano, Pedro, inconsciente e maldoso. Gostei muito deste poema, pois vivemos num mundo com guerras, onde se disputam o poder, a fama, os milhões nas contas bancárias , mas, dessa disputa, nenhuma das partes sai vencedora, nenhuma consegue qualquer êxito , mesmo que pense que sim. No fim o que vê é miséria e destruição. Amigo, muito obrigada pelo carinho da visita e desculpa a minha ausência lá no Veredas; já li mas saí sem dizer nada ; eu sei...deveria ter dito pelo menos um " olá ", mas...
      Beijinhos, Amigo e saúde para todos
      Ps " Uma boa semana para si??? Gostaria mais se fosse " para ti "..menos cerimonioso Amigo !
      Prometes que vai ser assim?
      Beijos
      Emilia

      Eliminar
  12. Toda a gente procura o êxito e isso nada teria de mal se tanta gente não tivesse de espezinhar o seu semelhante para subir na escala social. E como tem razão minha amiga. Na guerra o êxito só deixa atrás de si a fome e a morte.
    Desejo-lhe uma boa viagem para o Brasil e boas férias.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Elvira ! Esta ida ao Brasil não vai ser muito agradável, pois já não encontrarei os meus pais que faleceram, o pai há 4 e a mãe há dois, mas a vida continua e temos de aceitar o inevitável. Irei no próximo dia 8. Espero que estejas melhor dos teus olhos e que o teu marido se encontre bem. Beijinhos e mais uma vez, obrigada pelo carinho que me dedicas. Mereces todo o êxito do mundo, principalmente na resolução dos problemas os olhos.
      Emilia

      Eliminar
  13. OLÁ EMÍLIA
    neste momento, nem sequer isso eu já procuro - o êxito!
    Perdi o interesse por tudo, enfim...

    há muito que "desapareci"
    hoje regresso e explico a razão da minha ausência!
    Quando quiser e puder veja aqui:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    Venha ler a crónica que apresento.
    Boa semana e beijinhos da Tulipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela presença, Tulipa. Saúde e uma boa semana. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  14. O meu comentário de há dias não chegou ao destino... ou estará no spam do teu blogue?
    Em qualquer caso, digo:
    Os êxitos e os valores raramente andam de mãos dadas.
    Excelentes escolhas, o pensamento de Einstein e o poema do Emily Dickinson.
    Continuação de boa semana, querida amiga Ailime.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça ao teu aviso, Jaime, descobri muitos comentários no spam. Tenho de lá ir todos os dias verificar.Muito obrigada, Amigo e desejo-te uma boa semana, com saúde, especialmente. Beijinhos
      Emilia.

      Eliminar
  16. A liberdade total
    Só se tem se não quiser
    Ser; e não ter qualquer
    Resquício de capital,
    Atendo-se ao espiritual
    Estado, como se um santo.
    Desejar nada. Entretanto
    Valorizar o que tem
    Para o ser sentir-se bem
    E a alma plena de encanto.

    O poeta é quase um santo
    Por não possuir e ter
    O que o cerca. Com prazer
    Senti-se dono do encanto
    Da natureza e o seu canto
    Que canta entre seus versos
    Com sentidos bem diversos
    Tem sua alma no meio
    Que faz dela certo esteio
    De seus meios e universos.

    Eu, mero versejador,
    Emília, olho de longe
    E sinto o poeta um monge
    Sem mosteiro, mas senhor
    De si e do seu amor
    A tudo que possa ver.
    O importante é seu ser
    Ser dono de si apenas
    Para amar as pequenas
    Coisinhas que o dão prazer.

    Abraços. Laerte,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querido Amigo, por abrilhantar o meu post com um belo poema, como já é costume e nele tu já dizes tudo sobre os nossos exitos que devem sempre ter em contra o outro Beijinhos e saúde para todos Emilia

      Eliminar
  17. Olá Emília! Valores e êxitos nem sempre se dão bem. Vejamos nossos políticos, que na maioria das vezes se metem em escândalos por causa da ganancia. Estamos vivendo um tempo de guerra e rumores de outras guerras. Todos nós já começamos a pagar por isso. Enfim, numa guerra, todos saem perdendo de alguma forma. A pior forma , é pensar que venceu sem sofrer derrota....Grande beijo!

    ResponderEliminar
  18. Tens razão, Beto, nem sempre se dão bem, o êxito e os valores e, infelizmente não é so nos politicos; era bom que fosse só neles, Amigo ....na sociedade, em geral, há muitos que atropelam tudo e todos para conseguirem os seus objectivos. Obrigada pelo carinho da visita. Saúde para todos vós aí em casa. Beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar
  19. A sensação de êxito é sempre tão relativa... exige tanto de cada um, para manter essa renovada sensação... que tantas vezes, apresenta um custo demasiado elevado... às vezes até custando a própria saúde...
    Um tema bem actual... pois as pessoas cada vez mais novas são formatadas para terem êxito e pensarem que terão vidas principescas... quando a realidade se apresenta cada vez mais dura e problemática, em que a engrenagem da vida, só admite tantos anónimos... de valor... mas aos quais nem sempre se lhes reconhece o devido valor... e há que saber conviver com isso... havendo cada vez mais pessoas despreparadas para tal... para a falta de êxito... tal como inicialmente o teriam interiorizado...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Ana, hoje em dia, não preparamos as nossas crianças para a decepção, pois queremos dar-lhes tudo o que o dinheiro pode comprar e muitos pais não conseguem dizer " não " Mas na vida eles vão ter muitas desilusões e nem sempre terão o êxito que esperavam. Mais uma vez, querida Amiga, obrigada por sempre voltares atrás para comentares os antigos posts. Uma simpatia que muito agradeço. Beijinhos e saúde, principalmente para a tua mami
      Emília

      Eliminar