sexta-feira, 3 de abril de 2020

NOVO TEMPO





Sobreviveremos a estes tempos difíceis,sim! Temos de manter a esperança de que, depois de tudo passar,  UM NOVO TEMPO virá,  com as pessoas mais unidas, mais solidárias, mais humanas.


Espero que estejam todos bem e que não desanimem . É difícil ficar em casa, mas pior seria se não tivessemos casa

Emília Pinto

. . 

50 comentários:

  1. Seguimos, Emília e desejando que tu também fique bem e em casa pra depois que tudo isso acabar, termos novos olhares sobre a vida! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim, Chica, que depois de tudo passar, os olhares sobre a vida sejam diferentes, olhares mais fraternos. Um beijinho e fica bem, em casa e saudável, tu e os teus.
      Emilia

      Eliminar
  2. Olá Emília
    não consigo ter assim uma perspectiva tão positiva sobre os tempos pós-vírus!
    Há-de haver sobreviventes destes tempos difíceis,sim!

    Agora acreditar que depois de tudo passar as pessoas serão mais unidas, mais solidárias, mais humanas.Nãoooooooo!
    Se durante a pandemia já não o são,
    fazendo asneiras de grande irresponsabilidade,
    quando a vida de cada um de nós depende do "outro" do próximo...

    Mas para si, ainda bem que tem essa esperança!
    sou muito realista.
    Não é desanimar, mas sim ver a realidade

    Quando quiser
    (porque segundo dizem agora há tempo para tudo)
    aqui vão alguns links meus

    https://meusmomentosimples.blogspot.com/  

    https://orientevsocidente.blogspot.com/  

    https://momentos-perfeitos.blogspot.com/ 

    Bom fim de semana
    Beijinho da Tulipa 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tulipa. Obrigada por teres vindo dar a tua opinião. Claro que eu tambem tenho as minhas dúvidas sobre um tempo diferente, depois desta fase, mas faço os possiveis por acreditar nisso. Quem sabe? O homem tem memória curta, mas pode ser que, pelo menos alguns, aprendam. Amiga, um dia destes far-te-ei uma visitinha. Um beijinho e...cuida-te.
      Emilia

      Eliminar
  3. Boa tarde de paz e saúde, querida amiga Emília!
    Estamos bem na fé e esperança.
    O mesmo esteja assim com você, querida.
    A cada boa noticia que chega dos amigos, eu agradeço muito ao Bom Deus.
    Sem desânimo, vamos vencer com o Poder do Alto😇😇😇
    Tenha dias abençoados e na proteção de todo mal!
    🙏🙏🙏
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rolselia! Haveremos de vencer esta desgraça como outras já foram vencidas. Precisamos é de ter paciência e evitar as saídas: não é fácil, mas, se pensarmos naqueles que nem casa têm, damos graça por termos mais sorte. Um beijinho e até! Saúde para todos aí
      Emilia

      Eliminar
  4. com certeza seria melhor se não tivéssemos casa Emília! E você como está? Difícil ficar bem diante de uma pandemia, mas precisamos viver.
    Esperamos realmente que a humanidade melhore ... Mesmo assim não dá para acreditar muito quando se vê tanta gente querendo se dar bem em cima da desgraça dos outros. Golpes, preços altos, maldades de todo tipo na vida real e virtual.
    Por aqui até o governo, embora use certos panos de fundo, aproveita-se do momento para ajustar suas espertezas.
    Enfim, vivamos enquanto podemos.Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Anabela, sempre houve espertos a aproveitarem-se da desgraça alheia e há muita gente a enriquecer com as crises, mas, quero manter a esperança de que a maioria saberá repensar a sua vida e tirará boas lições desta fase tão inauietante. Como gem dizes, " vivamos enquanto podemos " e eu acrescento, dando sempre o nosso melhor para que a sociedade mude. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Boa noite
      Emilia

      Eliminar
  5. Oxalá que assim seja. Oxalá que não seja como no Natal onde são tudo sorrisos, amizade, algumas dádivas, e depois...nem bom dia, nem boa tarde, nem boa noite.

    Oxalá se prenda que o ser humano não é mais que uma gota de água no Oceano. Basta um bichito invisível para o destruir

    Uma Santa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Oxalá ", Ricardo! Muita coisa vai mudar, mas, no essencial, na mentalidade, muitos continuarão iguais, sem o minimo de respeito pelos outros. Obrigada pela visita e desculpa a demora na resposta, mas, apesar do tempi livre que temos, as notícias absorvem-nos. Espero que estejjam todos bem aí na tua casa, principalmente a tua mãe. Um beijinho e uma boa Páscoa, apesar de tudo.
      Emilia

      Eliminar
    2. Obrigado de coração.

      Tudo do melhor para ti e toda a família.
      A minha mãe está muito velhinha e... que Deus esteja sempre a seu lado

      Eliminar
  6. Emília,
    Com fé em Deus e resiliência, sairemos desta triste fase em que vivemos.
    Mas, o recomeço precisará ser bem diferente, para que esta dura lição, nos sirva de argumento de vida, para novas gerações, pois, muitas catástrofes, pestes, atentados terroristas, etc..., aconteceram em um passado recente e parece que nada aprendemos(?!)
    Mas, eu sou um otimista e ainda acredito na espécie humana!
    Beijos e cuide-se!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Douglas, as tragédias acontecem, as pessoas pensam nelas durante algum temlo, mas depois esquecem. Vamos ser optimistas e pensar que, pelo menos, a maioria vai mudar para melhor. Cuida-te, Amigo! Um beijinho e obrigada pela visita.
      Emilia

      Eliminar
  7. O importante é manter a esperança.... depois reconstrução com mais humildade e respeito...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim espero, Marta, que, depois disto tudo a " reconstrução seja com mais humildade e respeito e a mentalidade mude para melhor. Um beijinho e obrigada. Espero que por aí estejam todos bem.
      Emilia

      Eliminar
  8. Minha querida Amiga Emília, bom dia. Desejo que esteja bem e a cuidar-se. Depois disto passar estaremos melhores, mais humanos, mais solidários? Também queria acreditar que sim… Não vamos baixar os braços, não vamos perder a esperança. Vamos cuidar de nós e dos outros.
    Um beijo e desejos de boa saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Amiga, felizmente, estamos bem e continuamos a cumprir as directivas, ficando em casa. A minha esperança, Graça, é que, pelo menos a maioria, tenha aprendido que não vale a pena acharmos que somos melhores que os outros e que não têm cabimento o preconceito, a xenofobia, os desentendimentos. Somos todos iguais e o virus veio provar isso a quem achava que havia raças especiais, religiões melhores que outras, pessoas mais inteligentes, mais ricas..enfim...o virus veio mostrar-nos aquilo que uma vez alguém dissem " para se ser feliz, basta ter o suficiente ". Graça, muito obrigada pela visita e, claro, a Esperança tem de continuar de pé. Um abraço e que aí em casa continue tudo bem.
      Emilia

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Com certeza que sim, Alfacinha. Muito obrigada e desejo que estejam todos todos bem aí em casa. Um bom Domingo de Páscoa. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  10. Querida Emília
    Não o isolamento, que não me afecta grandemente, mas sim ver o que se passa à minha volta e em todo o mundo, tem-me levado a pensar muito, a reflectir em como a vida e a própria humanidade pode ser efémera quando atacada por um inimigo invisível mas tão destruidor.
    Seria muito bom que saíssemos disto "mais crescidos", mais humanos, mais solidários, menos egoístas - desejo-o do fundo do coração - mas tenho sérias dúvidas de que não volte tudo à mesma.
    Afinal, a humanidade já teve tantos avisos que ignorou...

    RE: É em momentos assim que mais nos atinge a nostalgia e a saudade dos ausentes, principalmente daqueles que não voltaremos a ver.
    Mas não te esqueças que, ainda que não possas vê-la, a tua mãezinha está a ver-te, e a zelar por ti...
    Deixo-te um abraço apertado com os melhores desejos que continues de boa saúde.

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Mariazita, acredito que a minha Mami, está a zelar por mim, mas, tenho pensado muito nela; é inevitável, pois nesta época de isolamento, de perigo que estamos vivendo, os 90 anos dela seriam um problema muito sério. Por muito que me custe admitir, ela soube " fugir" do sofrimento, tanto do cancro, quanto deste virus.
      Amiga, eu tenho medo que, depois de tudo isto passar, o ser humano volte à sua pouca humanidade. Os actos de solidariedade são imensos e até comovem, mas depois ? Não acontecerá como no Natal? Querida Mariazita, esperemos que as coisas mudem para melhor e, entretanto, vamos fazendo a nossa parte, contribuindo para uma sociedade mais fraterna, mais humana.Desejo que estejas bem, querida Amiga e que o isolamento não esteja a incomodar-te muito. Um forte abraço carregadinho de amizade
      Emilia

      Eliminar
  11. Querida Emília

    Uma canção com letra que vem mesmo a propósito dos momentos que estamos a viver.

    Tenhamos fé e esperança de que depois das dificuldades e perigos, nós, seres humanos, saiamos mais puros e solidários.

    Tempos de reflexão sobre o que devemos mudar na nossa postura na vida em comunidade e dentro das nossas famílias.

    Desejo-te bom fim de semana, com saúde para ti e família.

    Beijinhos repenicados para a pequenina Beatriz.

    Tudo de bom, minha amiga.

    Beijos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Olinda, só hoje reparei que não tinha respondido ao teu comentário, mas, com tanta noticia sobre esta pandemia , a nossa cabeça fica até zonza e depois acontecem coisas assim. Temos de ter esperança de que, depois de tudo isto, um Novo Tempo surgirá, com o ser humano mais solidário, mais fraterno e menos preconceituoso, mas...não sei, querida Amiga; vemos o homem a fazer tanta asneira nestes tempos complicados que me parece que tudo vai ficar igual ; os que são humanos e sensatos continuarão a sê-lo e os que não têm um pingo de humanidade serão iguais ou piores. Olinda, minha Amiga, apesar de tudo, vamos mantendo acesa a esperança de um Novo Tempo porque isso faz-nos bem e ajuda a que aceitemos melhor estes dias dificeis; pelo menos a natureza já se beneficiou, com o ar mais puro e as águas dos rios mais límpidas. Desejo que continuem todos bem aí em casa e que não percam a paciência com este isolamento; o dia hoje está bonito, mas podemos ir à varanda e apanhar um pouquinho de sol; se não houver varanda, há uma janela, não é verdade?. Beijinhos, querida Amiga!
      Emilia

      Eliminar
  12. Bom dia querida Emília!Sei que parece difícil acreditar nisso, mas tudo isso vai passar e vamos conseguir viver novamente e sorrir. As coisas podem estar complicadas agora, mas creio, que é só um teste para que possamos resistir e superar muitas coisas que estão por vir. Viver não é fácil, algumas vezes a vida nos dá uma rasteira e pensamos que ficaremos no chão para sempre; não é assim, exceto para a morte. Tudo tem uma saída e creio que essa pandemia também. Grande beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo passa, Beto e esta crise terrivel também há-de passar; é como dizes, só a morte não tem solução e por isso a normalidade voltará; é de lamentar que tantas vidas estejam a ser perdidas e que muita gente esteja a sofrer com falta de dinheiro, de tecto e de comida. Nós queixamo-nos, mas há pessoas com imensas dificuldades e depois que tudo passar, essas dificuldades não desaparecerão, Amigo, Uma realidade terrivel para muita gente. Beto, apesar do tanto de tempo disponivel, estou em divida para com muitos amigos; não tenho tido muita vontade, mas, com certeza que o ânimo voltará. Espera-me lá naquela curva ou na esquina...onde achares melhor. Um beijinho e um bom fim de semana, apesar dos pesares.
      Emilia

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Olá, querida Mila!

    Não conhecia esta canção, e estive vendo e ouvindo o vídeo que postaste. Acreditar não custa nada. Façamos todos um esforço. Gostei mto das imagens e da letra da mesma.

    Não é a 1ª, nem 2ª, nem a 3ª que a Humanidade vive tempos pandémicos e o comportamento é sempre igual, assim nos diz a História. Mto receio durante, mas após, volta tudo ao mesmo. As consequências económicas e sociais são terríveis, sobretudo para os mais desfavorecidos, mas eles aproveitam, as medidas todas da redução disto, daquilo e mais do outro. Sei de pessoas com bom poder económico que já vão pagar as rendas e mais não sei o quê em duodécimos. Infelizmente, as pessoas não mudam, apesar dos apertos que o Universo lhes dá.

    Bem, desta vez, pode ser k eu esteja enganada (das outras, eu ainda não tinha nascido), e que sejamos todos mto solidários e fraternos uns com os outros.

    O lema da revolução francesa cumpriu-se agora, finalmente: IGUALDADE. Rico, pobre tudo igual, tudo em casa, confinados e dizem alguns stressados e não é o dinheiro que faz a diferença.

    Espero que vocês estejam todos bem. Por aqui, e que eu dê por isso, está tudo como dantes.

    Beijos e um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem tudo igual, Amiga Céu; o virus não escolhe, mas, enquanto uns estão confinados em " prisões de luxo " onde não falta nem dinheiro nem comida, outros estão presos em barracos, pais e filhos amontoados e com pouco ou nada para comer. Há aqueles, ainda, que vivem " ao relento " e se não houver umas mãos caridosas que os ajudem, nem sei o que lhes acontecerá. Quanto ao ser humano, penso como tu, haverá quem mude a maneira de ver a vida, mas continuará a haver aqueles que se aproveitam da desgraça alheia para meterem uns trocos ao bolso e o caso das rendas é um deles. Por aqui, Céu, continua tudo normal e fico contente por saber que conrigo acontece o mesmo. Obrigada, querida Amiga e sucesso com a nova forma de ensinar; vais " tirar de letra ",como se costuma dizer. Beijinhos e até...
      Emilia

      Eliminar
  15. PS: só agora reparei que aquele louco do costume se fez passar por mim. Enfim, não há vírus que lhe chegue.

    Sê feliz e saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Problema dele!!! Não te preocupes com isso. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  16. "pior que ficar em casa é não ter casa"...
    uma síntese perfeita das dores da actualidade.

    tudo bom para ti e os teus, amiga Emília
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é assim, Manuel? Estamos mal, mas, se pensarmos um pouco, há quem esteja muito, mas muito pior. Espero que por aí esteja tudo bem, caro Amigo. Por cá, felizmente, tudo normal. Obrigada pela presença. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  17. Emília, querida amiga, nesse momento não estou otimista e nem pessimista, na verdade não sei como estou: uma hora fico com medo de minha família ser atingida, não estou preparada para coisa desse tipo. Por outro lado estamos aqui em casa tranquilos, e meus filhos em suas casas, também. Acho que os que estão envolvidos com muitas coisas, se mantém mais calmos. Contudo vejo o gravíssimo momento que abate o mundo inteiro, como agora a África do Sul entrou na mesma roda. Aqui estamos escutando de tudo: uma hora é para abrirem o comércio, outra é para não abrirem. A economia precisa girar, se fortalecer. Mas penso: e a saúde? Morto come e bebe? Compram produtos? Realmente estamos confusos, tanto é que tenho visto, via TV, parques, Bancos, Mercado Municipal com bastante gente. Muitos vão para as ruas, não sabem o que fazem. Mesmo que for liberado, nós ficaremos em casa. Nós e milhões! E essa atitude de alguns está gerando mais conflitos, o que é péssimo.
    Querida Emília, a verdade é que ninguém ainda sabe ou acredita na potência desse vírus. Então penso em 'segurar' ainda (bastante), dentro de casa. Espero que tudo esteja mais ou menos equilibrado pra você e família, já que é difícil de não termos preocupações.
    Beijinho, amiga, cuide-se!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para terminar... sim, sairemos mais fortalecidos, mais humanos, mais condescendentes, mais solidários dessa estranha pandemia!
      Beijo.

      Eliminar
    2. O problema é precisamente esse, Taís, saber o que fazer. É muito desconhecido este virus e ainda ontem alguém disse na televisão que era mais fácil para os governantes imporem o isolamento do que decidirem o momento adequado para deixar a economia recomeçar. É certo que não se pode continuar sempre assim, pois há pessoas com sérios problemas financeiros, pois o seu restaurante, a sua lojinha, o seu salão de beleza foram fechados. Muito complicada a situação, Amiga. Ontem seguiu uma " cartinha ", mas não te preocupes...responde quando estiveres disposta; esta clausura começa a fazer efeito e, apesar do muito tempo que temos, a vontade para fazer o que é necessário, diminui. Está a acontecer-me isso. Já fui ao teu blog, mas não tive vontade para comentar; estive a ver as noticias do Brasil. Taís, deixo-te um beijinho e os desejos de que continuem bem. Por aqui está tudo normal
      Emilia

      Eliminar
  18. Olá. Independentemente de ler o texto/poema, aqui inserto, passo a fim de desejar uma Páscoa muito feliz, independentemente dos condicionalismos, inerentes e impostos, pelo afastamento social, e quarentena, que todos nós estamos a viver e a sofrer. Votos extensíveis a toda a sua família.
    .
    Abraço virtual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo! A Páscoa foi passada a dois, ao contrário do usual que é a mesa cheia, em alegre convivio. Mas teve que ser assim e nem nos devemos queixar, pois houve muita gente que, nesse dia, não teve nada para colocar na mesa do almoço . Um beijinho, Ricardo e espero que estejam todos bem, na tua familia
      Emilia

      Eliminar
  19. Vamos «falando» em outros lugares, mas aqui te quero deixar um abraço bem apertadinho e desejar-te uma SANTA e FELIZ PÁSCOA, junto dos que mais amas.
    Tudo passará. Passa, sempre!
    Saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Teresa, tudo passa sempre e só espero que todo este " tormento " sirva para aprendermos a ser pessoas melhores, A Páscoa foi boa, passada a dois, mas, felizmente, com saúde. Amiga, que tudo continue a correr bem e queesta fase passe depressa pois este isolamento cansa. Deixo-te aquele abraço bem apertadinho e a minha sincera amizade
      Emilia

      Eliminar
  20. P elo Amor derramado

    A paz enfim reinou

    S ó nos resta o Amado

    C om todo esplendor

    O sol nos vem calado

    A contemplar tanto Amor.

    Boa Páscoa, querida amiga Emília!
    Bjm festivo, carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Roselia! A Páscoa não foi como de costume, as procissões que se faziam na minha cidade, omo por exemplo o enterro do Senhor, foram canceladas assim como as cerimónias nas igrejas. O almoço do domingo foi a dois sem filhos e netos, como costumava ser, mas, o importante é que continuemos todos de saúde ; o virus ajudou a que a época da quaresma fosse vivida mais de acordo com o sofrimento de Jesus, mais sentida. Espero que tu e os teus continuem bem. Um beijinho e...tenhamos calma, pois esta fase vai passar.
      Emilia


      Eliminar
    2. Que delicada você é, minha 🌺!
      💐🕊️🍀🙏😘

      Eliminar
  21. Querida amiga, não me apercebi desta sua publicação. Peço desculpa, mas como sabe os meus olhos estão mal, nem todos os dias, consigo fazer visitas, e ainda por cima parti os óculos de ver ao perto e não posso ir agora ao médico. Uso os do marido, mas como tem menos graduação passado um bocado tenho dores de cabeça.
    Tenhamos fé que Deus tenha misericórdia da humanidade.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Elvira, não tens de pedir desculpas. Os Amigos se não vêm é por algum motivo e, pprtanto não há nada a desculpar. O que importa, Amiga é que estejas bem, que os teus olhos se recuperem totalmente e que já tenhas resolvido o problema dos teus óculos. Isso é mesmo o que eu gostaria. Tudo se vai resolver e esta pandemia também vai passar, embora não imaginemos quando. É um virus desconhecido e a dificuldade de se lidar com ele é enorme. Um abraço carregadinho de amizade.
      Emilia

      Eliminar
  22. "quem nunca pecou que atire a primeira pedra", apetece dizer
    mas há sempre excepções à regra.

    como está a minha amiga?
    cuide-se bem
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Manuel! Estou bem, felizmente e espero que tu e os teus também estejam com saúde. Nestes momentos dificeis, a saúde ê o que mais nos preocupa. Espero que um Novo tempo chegue e com ele uma nova maneira do ser humano ver a vida. Amigo, estou sem divida contigo, mas, confesso, este confinamento está a tirar-me a vontade de fazer seja o que for e as visitas aos amigos ficam atrasadas. Desculpa, sim ? Um beijinho e FICA BEM!
      Emilia

      Eliminar
  23. É verdade, Emília! Às vezes a gente desanima, por coisas, que não têm razão de existir... realmente tanta gente, ensandecida por ficar tanto tempo em casa... quando o grave, mesmo... seria não terem casa ou saúde!... Mas a insatisfação, está no ADN das pessoas... sempre por uma ou outra razão...
    Adorei este tema de Ivan Lins... que não poderia reflectir melhor, esta fase... que traz de facto, um novo tempo... com tudo de bom e menos bom, que o mesmo implicará... pois ainda não é um regresso a uma normalidade... mas a progressão para um tempo, em que muita coisa, na nossa vida, ainda permanecerá em suspenso...
    Um beijinho grande! Votos de tudo a correr pelo melhor por aí!...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O novo tempo trará, de certeza, coisas boas, menos boas e muito más, mas o que nós desejariamos, Ana, é que trouxesse uma nova mentalidade ao ser humano, uma mente mais fratena, solidária, com mais ética e muito mais respeito pela natureza e pela sociedade em que está inserido. Mas, esta mudança custa a chegar, embora ache, que, muitas pessoas vão aprender alguma coisa com esta pandemia. Obrigada, Ana, pelo carinho e SAÚDE para todos aí em casa. Um beijinho
      Emilia



      Eliminar