sábado, 4 de maio de 2019

AMOR FINO





O amor fino não busca causa nem fruto. Se amo, porque me amam, tem o amor causa; se amo, para que me amem, tem fruto: e amor fino não há-de ter porquê nem para quê. Se amo, porque me amam, é obrigação, faço o que devo: se amo, para que me amem, é negociação, busco o que desejo. Pois como há-de amar o amor para ser fino? Amo, quia amo; amo, ut amem: amo, porque amo, e amo para amar. Quem ama porque o amam é agradecido. quem ama, para que o amem, é interesseiro: quem ama, não porque o amam, nem para que o amem, só esse é fino.

Padre António Vieira, in "Sermões"


Queridos amigos, o próximo Domingo é o dia dedicado a todas as mães, em Portugal e,  uma semana depois será a homenagem às mães no Brasil. Grandes Amigas tenho cá e muitas também naquela que considero a minha segunda Pátria. Quero deixar o meu abraço especial, carregadinho de carinho, a todas as amigas, de cá e de lá, desejando que tenham um dia muito especial junto dos vossos filhos e que se sintam sempre muito amadas.
Escolhi este texto por considerar que só uma MÃE é capaz de amar com um  AMOR FINO, aqui tão bem tratado pelo Pre António Vieira

Emília Pinto

55 comentários:

  1. Li n do texto. Felicidades pelo dia das mães! B bjs,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica! Foi um dia muito bom, com fikhos e netos, mas com saudades da minha mãe que vive no Brasil. Beijinhos, querida Amiga e, como és mãe e avó, desejo que no próximo domingo tenhas um dia muito especial
      Emilia

      Eliminar
  2. A mãe começa a amar o filho antes mesmo dele nascer. É um amor incondicional. Acabei de ler um livro interessantíssimo. !Continua desaparecido" de Beth Gurcheon. Conta a história de uma mãe a quem raptaram o filho de seis anos. Da sua luta para recuperar o filho, do seu sofrimento da fé inabalável de que o filho estava vivo e da continuação da sua procura, mesmo depois que um homossexual foi preso e acusado de ter violado e morto a criança. Contra tudo e contra todos, que a achavam meio louca e fora da realidade. Uma luta que durou um ano até que o filho foi descoberto e salvo.
    Abraço e feliz dia das mães.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dói-me o coração quando vejo casos como esse do livro que leste, Elvira e aqui em Portugal temos casos desses, ou melhor, piores que esse, pois continuam desaparecidos e as mães com um sofrimento terrivel.. Obrigada, querida Amiga! O dia da mãe passou, mas o amor delas pelos filhos não passa e espero que te sintas sempre muito amada pelo teu,. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  3. Bom dia de paz e Amor, querida amiga Emilia!
    Amo este poema, que feliz voce foi ao te-lo escolhido para homenagear as maes!
    O Amor fino, elegante e fiel cabe no peito da mae com largueza. Dentro do seu 💝 nao ha espaco para mais nada alem do Amor.
    Muito obrigada pelo carinho conosco, brasileiras, a reciproca e verdadeira em relacao a minha pessoa. Amo Portugal e minhas queridas amigas portuguesas.
    Fique na alegria! Seja abencoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Roselia ! Achei, sim, este texto do pdre António Vieira muito apropriado ao amor de uma mãe e no proximo domingo será a tua vez e o melhor que te posso desejar é que te sintas amada com este amor " fino " que também os filhos sabem dar. Um abraço muito amigo
      Emilia

      Eliminar
  4. O Padre António Vieira também era filósofo e os seus sermões são um tratado para a vida. Este excerto sobre o amor é divinal.
    Obrigado pela partilha.
    Querida amiga Emília, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia este texto do pdre António Vieira, mas este " amor fino " caracteriza muito bem o amor de mãe e, sejamos sinceros, há filhos que tambem dedicam este amor aos pais. Sinto-me uma privilegiada, pois acho que recebo esse tipo de amor. Jaime, muito obrigada pelo carinho da visita. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  5. Emília,
    Lindo escrito.
    Gosto da data para reflexão.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Catia. Esta data também serve para reflexão, sim. Há mães que não merecem esse nome, pois maltratam os filhos e algumas ate os matam, mas, costumo pensar que as que fazem isso devem ter problemas graves e, em vez de procurarem ajuda, praticam esses actos abomináveis. O melhor é não julgá-las, não é verdade? Beijinhos, amiga!
      Emília

      Eliminar
  6. Boa tarde. Um brilhante e emocionante texto (feliz dia da Mãe) para amanhã.

    Hoje :- A tua competência orgulha quem te escuta [Poetizando e Encantando]

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito do texto que não conhecia e fico contente que ele tenga agradado aos meus amigos. Larissa, obrigada pelo carinho e desejo-te uma bela semana. BeijInhos
      Emília

      Eliminar
  7. A escolha do texto foi providencial para esta linda homenagem
    Para ti, Emília, deixo o meu carinhoso abraço e meu desejo de que o seu dia iluminado pelo amor fino dos filhos amados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi, sim, um dia lindo com os meus filhos e netos, Gracita. Muito obrigada pelo carinho da visita.
      Tudo de bom, querida amiga. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  8. Olá, querida amiga, então amanhã é o Dia das Mães em Portugal! Deixo um grande abraço e beijo pra você, que esse dia leve muita felicidade ao teu coração, sei que tua Mami está aqui no Brasil e entrará no teu coração, mais do que todos os dias, pois terá a tua homenagem, sem dúvidas.
    Grande beijo, querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Tais, a minha " mami " está no Brasil, mas conversei com ela e fiquei feliz por vê-la bem de saúde e com uma carinha alegre. Graças às novas tecnologias, conversei com ela, ao mesmo tempo que a via no pequeno ecrã do celular. Obrigada, minha grande amiga e desejo que no próximo domingo te sintas amada, como hoje me senti hoje. Um beijinho e um abraço daqueles da nossa amiga Teresa, " bem apertadinho "
      Emilia

      Eliminar
    2. rsss, li agora! Aquele abraço, querida, tipo da Teresa e você!!!
      Adoro essas minhas amigas...
      beijinho, li embaixo também, conheço esse moço...não sei da onde!rsrs

      Eliminar
    3. Esquisito, Tais!!!! Vejo esse " moço " rondando muito lá o teu espaço. .. será que não trabalha num escritório ao lado do teu? Deve ser daí!!! Beijinhos e, quando cruzares com o tal " moço " diz-lhe que lhe mando um abraço, certo?
      Emilia

      Eliminar
  9. Olá, Emília!
    Está tua ótima crônica, Emília, "Amor Fino", diz bem sobre o rumo que vai tomar (a crônica): "O amor fino não busca causa nem fruto." Quem poderá negar essa verdade? Quem virá para contestar o que disse o Padre Antônio Vieira?
    Parabéns a ti, Emília, pelo "Dia das Mães", que será comemorado no próximo domingo, em Portugal. Parabéns a todas a mães de Portugal pelo seu dia.
    Um excelente domingo, querida amiga Emília.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez tenhas razão, Pedro, este " amor fino"daria uma bela crónica e quem sabe, a nossa cronista-mor não nos brindarå com uma daquelas que só ela sabe fazer? Tu, que estas sempre com ela, podias usar a tua influência e pedir-lhe esse favor, que achas! De certeza que o pdre António Vieira não reclamará os direitos de autor. Obrigada, Pedro e fico muito feliz que tenhas gostado deste " Amor fino". Beijinhos e boa noite
      Emilia

      Eliminar
    2. Leia-se..que achas?
      Desculpa, amigo!
      Emilia

      Eliminar
  10. Olá, Emília!
    Gostei de ler aqui o Padre António Vieira. Escolheste muito bem o texto para homenageares as Mães, pois como dizes «só uma MÃE é capaz de amar com um AMOR FINO».
    Feliz Dia, querida amiga. Na companhia dos que amas, com o coração vibrando mas o pensamento voando... Eu sei que sim!
    (Amei o teu comentário no Rol.)
    Beijos e abraços apertadinhos, cheios de amizade e carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não conhecia este texto, mas achei muito interessante esta designação de " amor fino " , Teresa. Creio que não haverá melhor expressão para classificar o amor de uma mãe pelas suas " crias ", embora por vezes eles na lhe dêem grande valor; como uma vez me disse uma senhora aqui do meu prédio, com lágrimas nos olhos. " os filhos são muito ingratos" e, no caso dela tinha razão, embora eu tenha a certeza que se eles voltassem, ela os receberia de braços
      abertos, como sempre fazem as mães. Teresa querida, amanhã é outro dia, mas continuamos a ser mães e o nosso amor continuará " fino " enquanto por cá andarmos.. Um abraço do tamanho do mundo e a minha amizade sincera e certa, sempre.!
      Emília

      Eliminar
    2. Leia-a...elas não
      Beijinho, Amiga
      Emilia

      Eliminar
  11. O amor é único e este texto do Padre António Vieira é uma grande homenagem às Mães.
    A minha Mãe morreu há 9 anos, no mês de Maio, três dias antes do meu aniversário, que deixei de festejar.
    Um dia feliz para todas as Mães e em especial para si...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marta. Foi por isso que escolhi este texto, precisamente por retratar o Amor de Mãe. Um beijinho e tudo de bom, com muita saúde sempre. Boa noite
      Emilia

      Eliminar
  12. Concordo que o amor das mães é um amor que não tem limites. Talvez seja esse amor fino de que fala o Padre António Vieira.
    Desejo também um dia cheio de carinho a todas as mães e a eterna saudade das que já partiram.
    Um grande beijo, minha Amiga Emília.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se era ao amor de mãe que ele se referia, mas achei este termo muito adequado para o amor que é dedicado aos filhos, um amor, como dizes " que não tem limites "Graça, muito obrigada pelo carinho e os meus desejos de que, passado ests dia, continues a sentir-te especial para os teus filhos. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  13. Passei para deixar um abraço e desejar feliz dia da mãe.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, muito obrigada pelo carinho de teres cá voltado. O dia da mãe passou, mas o nosso amor continua presente todos os dias e sempre pronto a afagar os nossos filhos. Beijinhos, querida Elvira,
      Emilia

      Eliminar
  14. Oi Emilia1 O amor tem que ser gratuito, assim sendo, sem cobranças. O amor de mãe; esse sendo incondicional, penso eu, assim como todos, ser o maior e mais fino sobre a terra. Lhe desejo uma feliz semana. Grande beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso escolhI este texto, Beto, pois acho que o amor de mãe é o mais " fino " que existe, o maior e incondicional, completamente " gratuito " Beto, obrigada pelo carinho e até breve lá naquelas " curvas, retas e esquinas " Chegarei...
      Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  15. Esse é, sem dúvida, o amor de Mãe - O "Amor Fino"!
    A Mãe ama incondicionalmente. E quantas vezes o seu amor é desprezado e não é retribuído... Mesmo assim, ela continua a amar o seu filho.

    Escolheste um tema excelente para o dia de ontem, em que as Mães foram homenageadas em Portugal e mais alguns países - Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha, Moçambique e Angola (estes são os que eu sei...)

    E, já que te encontras em Portugal (ainda que com uma costela no Brasil...) desejo que tenhas tido um dia muito feliz, querida Amiga.

    Votos de uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  16. PS - Esqueci-me de referir o que me dizes sobre Saramago.
    Eu sou fã incondicional de Saramago. Li toda a sua obra e tenho a maior parte dos seus livros na minha "biblioteca". Os que eu não tenho tem a minha filha mais nova, também ela fã do nosso prémio Nobel.
    Efectivamente... a pontuação não é o forte de Saramago, mas não me importo muito com isso.
    Sabes? Quando, devido à falta de pontuação, não se entende muito o que acabámos de ler... voltamos a ler. Essa será a maneira de o fixar 🤣
    Seria essa a ideia dele? Fazer com que as pessoas não se esquecessem?😉

    Mais um beijito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Mariazita, fui mãe no Brasil e agora tenho lá a minha e também outras mães, a minha cunhada e minha sobrinha; no próximo domingo será a vez delas, mas o que importa é que se sintam amadas pelos filhos sempre e não só no dia dedicado a elas. Somos mães todos os dias e a todas as horas, mesmo quando os filhos não reconhecem o tanto que fazemos por eles. Infelizmente há casos desses, mas, como bem dizes, " ela continua a amar os filhos ". Quanto ao Saramago, continuo a gostar de o ler, mas, às vezes tenho mesmo de voltar
      ao inicio para não me perder; nada disso, no entanto me levará a deixar de o ler, embora continue achando que alguma pontuação não faria mal nenhum. A ideia dele, talvez alguém saiba qual foi, mas não me lembro de ter lido nada sobre o assunto. Quem sabe, não foi esse motivo que apontas? Bem, com pontuação ou sem, continuemos a ler Saramago, pois ele merece que os seus livros cheguem a todos. Mariazita, muito obrigada pelo carinho e que a vida te abençoe sempre com o amor dos teus filhos e netos. Um bdijinho e a minha sincera amizade
      Emilia

      Eliminar
  17. Querida Emília

    Quando vi o título do post, lá do meu painel, "Amor Fino", decididamente adorei-o e só podia ser um Amor boníssimo, incondicional. E tens razão, se há quem possa sentir um Amor assim é na certa uma Mãe. No entanto, pode ser que apareçam mais pessoas a amar assim. Nunca se sabe. O ser humano tem dessas coisas: surpreende-nos.

    Amiga: Muito obrigada pelas tuas queridas palavras pelo momento doloroso que estou a atravessar.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certez haverá outras pessoas capazes de um amor assim , por exemplo aqueles que se dedicam aos outros com muita abnegação , em serviços de voluntariado, sem esperar nada em troca. Temos, felizmente muitos heróis anónimos que fazem o bem sem estarem preocupados que vire noticia. Mas, mais fino que o da mãe, penso que não são; também, convém que sejamos sinceros, há mães que não merecem esse nome e cometem atrocidades contram os filhos, abandonando-os e até matando, mas, feluzmente são minoria e com certeza são pessoas perturbadas. Olinda, muito obrigada por teres vindao aqui, apesar da tua dor e o que mais desejo é que ela se vá atenuando e alguma alegria comece a voktar ao vosso lar. Um beijinho e muita força, Amiga!
      Emília

      Eliminar
  18. Boa noite Emilia,

    Um tetxo muito bonito. Parabéns pelo Dia das Mães. Aqui no Brasil é no próximo domingo.
    Depois de um tempinho ausente cá estou de volta.
    Uma boa noite e uma excelente semana!
    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom, ver-te por cá, Smareis. Sim, no próximo domingo é o Brasil a homenagear as mães e aproveito já a oportunidade para te desejar um dia lindo. Tenho a minha mãe no Brasil e foi aí também que fui mãe, portanto são especiais para mim estes dois domingos de Maio. Querida amiga,num dia destes far-te-ei uma visitinha para saber das novidades. Obrigada pela visita. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  19. AMOR e mais amor
    Padre António Vieira, in "Sermões"

    Sentimento que... anda afastado da minha Vida!
    Desejou:
    se sintam sempre muito amadas!
    Obrigada, mas... eu sinto-me todos os dias muito ignorada.

    Vou mostrando como foi o dia do meu aniversário, pois...
    Para quem "pensa" que não faço férias "cá dentro",
    tenho post novo sobre o ALENTEJO, aqui:
    Momentos Perfeitos

    Tal como digo, NUNCA tive NINGUÉM que me preparasse uma festa de anos
    nem fizesse planos comigo disto ou daquilo
    TUDO vem da minha cabeça
    e da vontade de experimentar algo novo e diferente

    Aguardo que venha ver o meu passeio de barco
    Beijinhos.

    Não sei o que é viver com amor, respeito e carinho mútuos
    daí o meu escape seja as viagens e as fotografias
    Nisso sou Feliz.

    Boa semana
    Tulipa

    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tulipa, obrigada pelo carinho e já fui ver o teu blog: como te disse lá, acho que és uma mulher muito corajosa e que não precisas de ninguém para planear as tuas viagens; não sei se eu conseguiria fazer isso. Sinto-te muito desanimada neste comentário e espero sinceramente que esse sentimento desapareça e te sintas melhor em relação aos afectos. Sei que tens filhos ( n sei se um ou mais ) e uma neta e por isso creio que essa decepção que mostras nos teus escritos mais cedo ou mais tarde acabará por desaparecer. Sei que muitas vezes não há o amor necessario entre familiares, mas devemos fazer tudo o que estiver ao nosso allcance para que as coisas melhorem. Amiga, vai dando noticias, sim ! Um beijinho e tudo de bom, principalmente, saúde
      Emilia

      Eliminar
  20. Querida amiga
    Estive cá ontem, mas apercebendo-me de que algo de grave se passava com a nossa querida amiga Olinda, nem escrevi nada aqui, fui da abalada para o xaile de seda.
    Coitada da nossa amiga, sofreu um grande desgosto. Mas Deus vai ajudar na sua conformação - é o único remédio para casos assim. E todo o apoio que pudermos dar-lhe, é claro...

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste muito bem, querida Amiga! Nestas alturas os amigos precisam muito de apoio e já que não podemos consolar com a nossa presença, devemos fazê-lo com as nossas palavras de força e solidariedade. Obrigada, Mariazita por teres voltado aqui. Um bom fim de semana, com alegria e saúde. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  21. Amiga Emília , viva .
    Tenho andado tão " fugida " , mas não esquecendo os amigos .
    E como saborosa foi a tua visita , que agradeço .

    Um forte abraço e que fiques bem .
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que sim, Maria , que não esqueces os amigos e agradeço-te muito teres vindo cá. Deveria visitar-te com mais frequência, mas, com a minha netinha de 7 meses, o tempo fica mais curto, embora esteja a adorar a companhia dela. Um bom fim de semana, querida Amiga e muita saúde para ti e para os teus. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  22. Um texto perfeito para comemorar um amor incondicional como o é o Amor de uma mãe.
    Minha amiga nem sabe como me doí o coração ter os meus netinhos tão longe de mim, eu sei que a minha filha e a sua família estão bem em Macau e adoram lá estar, mas ainda agora ela esteve no hospital e eu sem poder fazer nada ...😔... apenas dá para falar e dar apoio moral. Enfim já passou e ela já está em casa.
    O tempo de infância passa super rápido, há que aproveitar ao máximo cada momento que estamos com os nossos meninos.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria, pelo carinho. Sim, deve ser muito triste ter os netinhos longe e não poder acompanhar o crescimento deles dia a dia, mas a vida é assim e escolhe por nós. É como dizes, o tempo da infância passar rápido e quando damos conta eles estão uns homens. Mas o que importa é que estejam bem, dizemos nós, mas o que gostariamos era de ter a familia toda junta, não é verdade? Eu também sofro desse mal, pois, como sabes, mãe e irmão estão no Brasil, Amiga, desejo-te um bom fim de semana e que saúde e alegria não faltem para todos vós. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  23. Olá, querida Mila, dedicada mãe e babada avó!

    "Engraçado" o adjetivo k o Padre António Vieira escolheu para "classificar" o amor de mãe. Pensando no k significa fino, temos algo delicado, elegante, alto, esmerado entre outros sinónimos.

    É verdade k o amor de mãe, das mães normais, é profundamente delicado e esmerado, nada pede em troca e tudo dá, abnegadamente. Não há condições, nem "esquemas", nem negociações. Ele brota como a água da nascente mais pura.

    O "homem dos sermões"-rs era, e não podemos esquecer, um orador famoso, que até com os peixes falava (para os homens ouvirem e entenderem as suas palavras, metáforas mto inteligentes e algumas bem acutilantes), um excelente escritor e um religioso pertence à Companhia de Jesus. A sua vida foi uma missão, foi missionário, e isso faz com k use determinados vocábulos, que nem sempre os conseguimos contextualizar. Eu, pelo menos, não sou capaz ou tenho dificuldade em fazê-lo.

    Assim sendo, eu não sei se o adjetivo "FINO" não terá cunho religioso, também, ou seja, o amor de mãe é tão fino, tão perfeito, qto o que deus ou jesus tem por nós, isto sendo crente, obviamente.

    Ele, Padre António Vieira, nasceu e morreu no século XVII e nesse período de tempo aconteceu a Reforma e logo depois a Contrarreforma, já pra não falar do Concílio de Trento e a sociedade vivia um tempo de confusão e de transformação, a todos os níveis, mas o amor de mãe pelos filhos nada sofreu, logicamente, pelo menos a História nada regista.

    Imagina, Milinha, um pó de alta qualidade, mas que se quer ainda melhor, perfeito, direi. Então, faz-se a decantação e o pó, que é como diamante ou melhor, vai ficando cada vez mais apurado, mais fino, tão fino que a nossa vista já não alcança, tal o valor e o quilate dele. Penso que entendeste onde quis chegar.

    Hoje, é Dia das Mães no Brasil, tua 2ª Pátria e em outros países e a tua mãe está distante, fisicamente, de ti, mas o WhatsApp (estará bem escrito?) e afins fazem com que tu a vejas e ela a ti e k falem uma com a outra. Tão aconchegante! Um dia feliz para ela e um beijinho meu.

    E tu, a tua nora e a tua filha também são mães e embora o vosso dia fosse comemorado no domingo passado, espero que tenham tido todas um dia mto feliz e mto amoroso.

    FELIZ E ESMERADO DIA DA(S) DAS MÃE(S), ONTEM, HOJE E SEMPRE!

    Um beijo mto amplo e um abraço bem sincero. Para a Florzinha, sete beijos, visto ter feito no dia 29 do passado mês, sete meses. Para os teus outros netos, beijos também, e muita saúde, felicidade e sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Céu, começo por te agradecer o belo comentário, porque, além de dares a tua opinião sobre o assunto, acfescentas informações que, muitas vezes são por mim desconhecidas. Talvez o Pdre António Vieira estivesse a referir-se ao amor de Jesus ou de Deua, porque segundo a doutrina é o amor mais perfeito que existe, Ele não se refere ao amor de mãe, mas,eu, procurando algo de interessante para o dia da mãe, achei que este " amor fino " combinava na perfeica com o amor que uma mãe dedica aos filhos. Quanto ao amor de Jesua ou de Deua, não me sinto habikitada a discutir assuntos tá a complexos. Quanto ao dia da mae, fiquei muito feliz , porque a minga mae oncordou em ir almocar com o filho, netos e bisnetos e, nas fotos estava com um rostinho alegre. Falei com ela pelo whatApp ( estará bem escrito ?...tenho sempre
      dúvidas) e gostei , pois pareceu-me muito bem. Estava com receio que ela não quisesse ir, mas perante a insistência dos de lá e dos de cá, ela foi e tenho a certeza que lhes fez bem. Amiga, este fim de semana vou ter ca os netos maiores e no Domingo chegam o meu irmão e cunhada que vêm passar uns tempinhos cá, umas três semanas, creio. Como deves imaginar o meu tempo vai ser escasso, mas, gosto de os ter cá. Obrigada, Céu, pelo carinho e pelos beijinhos; a florzinha está uma graça, muito bem disposta e sempre risonha; já está com 7 meses e parece que nasceu ontem; é assim...sou uma vovó já meio " velhinha ", com netos de 12, 10 e 7 meses; eles crescem e nós diminuimos, mas é muito gosgoso. Amiga desejo-te fudo de bom, com saúde e com.as tuas mãozinhas já completamente boas. Beijos e boa noite
      Emilia

      Eliminar
    2. Vamos lá corrigir...acrescentas, perfeição, habilitada, tão, minha, concordou, almoçar, gostoso, tudo

      Sabes, estou a teclar já deitada na minha cama. Não pode sair grande coisa, não é verdade? Desculpa os erritos. Bjo
      Emilia

      Eliminar
  24. Grande Mestre o Padre António Vieira - da Oratória e da Vida!

    beijo, amiga Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Manuel, um " grande Mestre, este nosso pdre António Vieira. Obrigada pela visita. Um beijinho e boa noite
      Emilia

      Eliminar
  25. Maravilhosa reflexão do Padre António Vieira, que adorei apreciar e descobrir por aqui, e que também ainda não conhecia!...
    Tenho andado um pouco ausente, daqui e de mais um montão de blogs onde ainda não consegui chegar... aproveitando os dias para algumas limpezas e arrumações de Primavera... e o facto de mãe se encontrar melhor... e antes de me ausentar por uns dias... pelo que não tendo conseguido chegar aqui, a tempo do dia da Mãe... desejo contudo, que o mesmo, tenha sido passado de uma forma muito feliz, na companhia dos seus, Emília!
    Um beijinho grande, Emília! E até muito breve!
    Ana

    ResponderEliminar
  26. Obrigada, Ana! És sempre muito carinhosa e, já que a tua mãe está melhor, tens que aproveitar para fazer o que antes não podias. O dia da mãe foi passado com os filhos e netos, tendo sido, portanto um dia feliz. Pena não ter tido a minha mãe cá, mas sei que passou o seu dia com o filho, netos e três bisnetos e que, apesar da tristeza de não ter o marido junto, esteve bem disposta o que deixou toda a gente mais feliz ainda. , Ana, ddixo-te um abraço e os votos de que tudo continue a correr bem, principalmente com a tua mãe
    Emilia

    ResponderEliminar