quinta-feira, 18 de abril de 2019

A MELHOR PROVA....









Imagem - Pixabay




.... duma real amizade está em evitar os compromissos entre aqueles que se estimam. Ainda que devendo muito aos que muito me louvam, eu não quero ser-lhes obrigada pela gratidão. Mas sim grata porque estou com eles, devido a circunstâncias que a todos nós agradam e são um laço mais entre nós, sem constituírem um dever.
Eu pretendo dizer da amizade o que Diógenes dizia do dinheiro: que ele o reavia dos seus amigos, e não que o pedia.
Pois aquilo que os outros têm pelo sentimento comum não se pede, é património comum. Neste caso, a amizade.




Agustina Bessa-Luís, in 'Dicionário Imperfeito'




A todos os meus AMIGOS, desejo uma Santa Páscoa; que a alegria da Ressurreição continue em todos os dias que a vida vos conceder e que a verdadeira amizade seja sentida, principalmente nos momentos mais difíceis.


Emília Pinto












41 comentários:

  1. Lindas palavras e mensagem! Que a Páscoa seja linda e bem viva dentro do coração! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica! A tua presença aqui deixa-me sempre muito feliz, apesar da minha ausência actualmente. A netinha chegou para felicidade de todos, mas requer cuidados e atenção e o tempo da vovó fica mais curto. Mas, sei que os amigos entendem! Uma Páscoa doce, com alegria, principalmente com a criançada feliz com os ovos coloridos. Um beijinho, Chica e até breve.
      Emilia

      Eliminar
  2. É dar e receber sem pressas, sem questões, sem recriminações...
    Obrigada pela visita...
    Uma boa Páscoa...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste tudo em poucas palavras, Marta! Amizade sincera é isso mesmo. Obrigada pela visita e que a tua Páscoa seja alegre junto com todos os que amas. Um beijinho, querida amiga.
      Emilia

      Eliminar
  3. Que a alegria da Páscoa invada os nossos corações irradiando LUZ para iluminar e fazer brilhar o mundo em que vivemos, enchendo-o de Saúde, Paz e Amor.
    Lembremos os que não podem estar à nossa mesa, mas estão, SEMPRE, nos nossos corações. Feliz Páscoa!
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Mariazita, lembremos os que já partiram como se estivessem sentados à mesa, bem juntinhos a nos; no coração estão sempre vivos. Um Páscoa feliz junto dos teus queridos e obrigada pelo carinho. Um abraço carregadinho de amizade.
      Emilia

      Eliminar
  4. Boa Tarde!
    Estamos na semana Santa.
    Não poderia deixar de passar aqui, mesmo que seja com um comentário colado, fique na certeza de que os meus votos são verdadeiros.
    Cada Semana Santa é uma oportunidade de revivermos o amor de Deus por nós e para que continuamos no caminho da conversão.
    Na Semana Santa, celebramos a paixão, morte e ressurreição daquele que veio ao mundo para modificá-lo, JESUS, e trazer a boa nova que os homens de boa vontade esperavam para transformar o mundo em lugar mais harmonizado.
    O VERDADEIRO ESPIRITO PASCOAL é a RENOVAÇÃO. Renovação de nós como seres humanos em todos os sentidos.
    Desejo que o verdadeiro sentido da Páscoa esteja presente na sua vida com muita paz, muitas alegrias, paz, esperança muito amor e muitas energias renovadas.
    Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga. É uma pena que o ser humano pouco tenha aprendido com o que Jesua pregou, mas, temos de fazer a nossa parte, lembrando-nos, pelo menos na Páscoa de que é tempo de renovarmos tudo o que pudermos, começando por nós mesmos. Muita saúde, paz e alegria para ti e para os teus. Feliz Páscoa Lurdes! Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  5. Uma boa reflexão. Adorei ler :))


    Hoje, com a participação de ambos:- Páscoa :- JESUS é Amor, Luz, Felicidade (Poetizando e Encantando)

    Bjos
    Votos de uma óptima noite, e uma Santa Páscoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Larissa. A Páscoa foi passada em familia e com muita alegria, apesar de parte dela estar do outro lado do Atlântico. Desejo-te uma boa semana e que a alegria vivida ontem, dia de Páscoa, continue. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  6. Amizade é uma troca de sentimentos que unem corações sem nenhuma cobrança
    Uma feliz e abençoada páscoa para você e seus familiares
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Gracita, " uma troca de sentimentos que une corações sem cobranças", e, quando assim não é, creio que a amizade não é verdadeira. Obrigada, amiga e até breve, aí em tua " casa ". Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  7. Querida Emília,
    Amizade... essa palavra pra mim só vale quando vem envolta em sentimento, sem obrigações, sem provas, sem cobranças. Por isso não acredito naqueles que dizem ter uma multidão de amigos! A amizade não é assim, não tolera tantos envolvidos. É carinho, é querer o bem do outro, mesmo sendo duas pessoas diferentes.
    Amizade é saudade, é querer contar logo suas tristezas ou alegrias porque sabe que pode confiar e que o amigo(a) também pode errar. É difícil? Sim, mas existe! A amizade deveria ser um sentimento que tolerasse uma opinião diferente, porque esse sentimento é único, não se mistura a outros. Mas acima de tudo, ser amigo(a) é querer o bem do outro, e não querer saber do tamanho dos egos.

    Beijinho, querida, gostei da postagem, muito.
    Uma feliz Páscoa juntinho daqueles que amas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que ninguém tem " uma multidão de amigos ", essa multidão é de conhecidos; Os AMIGOS" contam-se pelos dedos, pelo menos no meu caso é assim. Querida Tais, muito obrigada pelo carinho e fiquei contente que tivesses
      gostado do texto desta nossa Grande Escritora. Um beijinho e boa semana
      Emilia

      Eliminar
  8. Ser amigo é não esperar retribuição, porque a amizade em si já é toda amor.
    Quem dera pudéssemos visitar todos os amigos com assiduidade...mas não há tempo suficiente depois do advento da Internet.
    O importante é sabermos que o amigo está lá e cá, distante fisicamente de nós, mas guardadinho dentro do nosso coração.
    Um abraço carinhoso e uma Páscoa abençoada a você e seus familiares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é esse mesmo, Sandra, nunca arranjamos tempo para visitar, por exemplo, um amigo que está doente, mas depois, se ele morre, o tempo aparece para ir ao funeral; temos de aprender que há prioridades na nossa vida e que, se quisermos, o tempo chega para tudo. Sabemos que podemos contar com os amigos verdadeiros, mas, devemos pensar neles e visitá-los, principalmente, quando se encontram com problemas, quer seja de saúde ou de qualquer outro tipo. Amiga, muito obrigada pela visita e desejo-te dias agradáveis, sempre com amigos por perto. Um beijinho
      EmIlia

      Eliminar
    2. Gostei muito da sua resposta ao meu comentário, verdade que arrumamos um tempo para ir aos funerais e não fazemos o mesmo com os que estão presentes.
      Obrigada!

      Eliminar
    3. E não e verdade, Sandra? Infelizmente, sim! Beijinhos e obrigada
      Emilia

      Eliminar
  9. A verdadeira amizade é assim mesmo.
    Querida amiga Emília, um bom fim de semana e uma Páscoa feliz.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é isso que te desejo, Jaime, que te sintas rodeado de AMIGOS VERDADEIROS, pois é muito bom sabermos que há alguém pronto a ajudar-nos quando precisamos de " colo " . Muito obrigada, amigo, pela visita e tudo de bom para ti e os teus. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  10. Boa noite de silêncio inteiror, querida amiga Emília!
    Muito lindo! A amizade deve ser gratuita e verdadeira.
    Você tem um bonito pensar e coração de ouro.
    Tenha uma noite abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Roselia! Fico muito feliz quanto te vejo aqui, sempre carinhosa e simpática. É bom saber que esta mensagem te agradou. Estou a dever-te uma visita, amiga, mas...aí chegarei apesar de um oceano nos separar e de ter a minha netinha para cuidar. Sei que entendes! Um beijinho e boa noite. Que possas contar sempre com verdadeiros amigos
      Emilia

      Eliminar
  11. Minha Amiga,

    Eis um preito à Amizade que muito me apraz. A Amizade é o sentimento que nos une a todos em cadeia e quem tem muitos e bons amigos pode considerar-se uma pessoa rica e feliz.

    Obrigada pela tua amizade. Desejo-te uma Páscoa Feliz com toda
    a Família.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Olinda, ter BONS AMIGOS, mesmo que poucou ( estes nunca podem ser muitos..) é uma bênção e por isso devemos " regar " essa amizade com carinho; temos que fazer como com as plantas, regar sem exagerar na água, pois em demasia estraga. Com os amigos também não podemos ser exagerados, por vezes, exigindo demais deles; para tudo é preciso equilibrio. Querida Olinda, também me sinto mais rica por ter-te conhecido e espero que esta nossa amizade continue enquanto a vida o permitir. Ela manda mais do que nós, não é verdade? Desejo- te muita saúde e que os bons amigs nunca te faltem. Obrigada! Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  12. Amiga, que tenhas uma doce Páscoa junto a que queres bem

    Abraço com carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sao! Já passou a Páscoa e foi o esperado, um almoço alegre com parte da familia. Agora é seguir em frente tentando levar a vida o melhor possivel, Espero que contigo esyeja tudo bem, principalmente, claro, no que respeita à saúde. Um beijinho, querida Amiga.
      Emilia

      Eliminar
  13. Mais do que a inteligência, precisamos da afeição e doçura.
    (Charles Chaplin)

    Feliz Páscoa, querida amiga Emília!
    Bjm carinhoso e pascal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que a " doçura " desta época continue, traduzida em " afectos e boas acções tornando assim mais fácil a nossa vida e a dos outros. Um beijinho, Roselia, e boa noite,
      Emilia

      Eliminar
  14. A verdadeira amizade... é isso mesmo... é um dar, permanente... e tantas vezes, sem pensar em nada receber... mas acho que será neste ponto... que a divindade se separa do factor humano... pois de alguma forma... até quem dá sem nada esperar receber... um dia acaba por se cansar... ao contrário do verdadeiro protagonista da Páscoa... que deu tudo de si, até ao fim... sabendo que nem assim, teriam contemplações para com Ele...
    Votos de continuação de um feliz domingo de Páscoa, Emília, na companhia de todos os seus!
    Um beijinho grande!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costumo dizer que Jesus deu tudo aos outros sem esperar nada em troca e ainda por cima, ofereceu a outra face: também digo com frequência que Ele se voltasse à terra teria de expulsar de novo os vendilhões do templo, pois, penso, não entenderam nada do que Ele pregou e deturparam tudo. Há certas coisas na religião cristã que me custa a entender que Jesus aceitaria. Claro que quem é verdadeiramente Amigo, oferece e ajuda o Amigo, sem esperar nada, mas, certamente gostaria de receber um " miminho " de vez em quando. Com todos nós acontece isso, se estamos sempre à disposição dos nossos maiores amigos, ficamos muifo tristes quando somos esquecidos em momentos importantes ou até dolorosos. Quando perdi o meu pai, fiquei assim, pois Amigos que muito considero ( e sei que posso contar com eles...) não se lembraram de me telefonar para me consolar, Sei que continuam lá, sempre prontos e Amigos, mas, não posso deixar de dizer que me doeu; em contrapartida, recebi consolo de outros que não esperava. Como bem dizesm Ana, não somos " santos " e miminhos todos gostam de receber. Obrigada, querida amiga e votos de muita saúde para todos e de uma boa noite. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
    2. E talvez seja por isso, que eu sou agnóstica, Emília... pois como já alguém disse... eu creio no Deus que fez os homens, e não no Deus que os homens fizeram...
      De facto, são sempre nos episódios mais tristes da nossa vida... que finalmente ficamos a conhecer muitos "amigos"... quem nos desilude, e quem nos surpreende!... Até os acontecimentos que mais nos entristecem... trazem sempre algo mais, para aprendermos... e seguirmos em frente... mais fortes, mais atentos e preparados...
      Aproveitando que passei por aqui, espreitando se entretanto teria perdido alguma novidade... deixo um beijinho, e os meus votos de continuação de uma boa semana!
      Ana

      Eliminar
    3. Obrigada, Ana, por teres voltado aqui. O facto de ter de cuidar da minha netinha, quando a mãe tem de ir trabalhar, faz com que atrase as minhas publicações, mas, chegarei lá....
      Quanto a este teu comentário, concordo plenamente e estou a ficar muito desacreditada da igreja que os homens tem criado ao longo dos tempos; ; há certas coisas que me " tiram do sério. ..." Fica bem, cara amiga e muita saúde, principamente para a tua mãe. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  15. Agustina Bessa-Luís uma Mulher muito sábia, minha Amiga. Gostei tanto deste texto sobre a amizade. Desejo que tenha tido uma Páscoa muito redentora e abençoada.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Graça, a Páscoa foi o que dela esperava; um dia de convívio alegre e feliz com filhos e netos e uma toca de conversas e fotos com o restante dos familiares no Brasil, a minha mãe, irmão e respectiva familia. Nunca se tem tudo, Amiga, mas, o importante é saber que podemos contar uns com os outros, mesmo com um oceano a separar-nos. Obrigada, Graça e desejo que os teus dias sejam abençoados com saúde e bons amigos à tua volta. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  16. Corrigindo...troca
    Desculpa, Amiga! Beijo
    Emilia

    ResponderEliminar
  17. Perfeito, Emilia. Amizade é algo gratuito e não uma troca de favores.A amizade está presente na vida de todas as pessoas. Não há ninguém que seja feliz totalmente sozinho, pois o ser humano vive em sociedade e necessita sempre de ter alguém por perto. E como é bom podermos viver aventuras e momentos inesquecíveis junto de pessoas que nos amam de verdade.

    Uma amizade não tem prazo de validade, mas requer cuidado e atenção. Assim como se rega na medida adequada a flor mais linda do nosso jardim, um bom amigo merece respeito, lealdade e gestos de carinho. Somos responsáveis por estimar e dar atenção a nossos companheiros e certamente que nenhum deixará de retribuir se agirmos desse jeito.Grande beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Beto, pelo belo comentário com o qual concordo inteiramente. Para se fazer BONS AMIGOS custa muito, mas, para perder um é muito fácil e por isso devemos cuidar deles com muito cuidado e com equilibrio; sufocar a amizade, ser obssessivo, achando que aquele Amigo é só nosso não dá certo; há que dar " espaço " a esse Amigo, não cobrando em exagero a sua presença nem invadindo o seu espaço com demasiada frequência. Não saberia viver sem os AMIGOS que são poucos, mas que me fazem uma falta imensa. Acho que, como toda a gente, conhecidos tenho muitos, mas AMIGOS, tenho poucos; faço uma grande distinção entre estes casos , pois há muita diferença entre uma coisa e oitra. Beto, desejo - te tudo de bom, principalmente saude, para ti epara os teus. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  18. deixo meu abraço tardio,
    mas nem por isso menos sincero

    caloroso abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os abraços dos amigos nunca são tardios, Manuel e agradeço -te sempre o carinho que tens para com o começar de novo. Retribuo o abraço com votos de alegria e saúde para todos aí em casa. Obrigada.
      Emilia

      Eliminar
  19. A verdadeira amizade não pode ter contabilidade...
    Querida amiga voltei, correu tudo bem, e passei para deixar um beijinho para a pequenina. Mais um mesinho!!!
    Para ti deixo um abraço dos nossos, bem apertadinho.
    (Espero que estejas bem.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste bem, Teresa, a " verdadeira amizade não pode ter contabilidade ", mas há casos em que tem e isso estraga tudo. Fica-se a contar as visitas que se fez e as que não foram retribuidas, os telefonemas, etc e com essas contas todas lá se vão os amigos. Teresa, fico contente que tudo tenha corrido bem e já estava com saudades tuas. A Beatriz está uma " mulher " já, mas continua uma menininha calma e muito sorridente; já está na fase da sopa ao almoço e jantar e frutinha à tarde e, claro, mais tempo tira à vovó, mas...é muito bom! Ela manda-te aquele beijinho lambuzadinho e eu, muito, muito agradecida, deixo-te a minha Sincera Amizade ( sem contabilidade ) e um abraço bem, bem apertadinho.
      É verdade...eu estou bem, apesar de ter andado um pouquinho mais nostálgica; o meu pai fez aniversário dia 27 e andei preocupada com a minha mãe, mas parece que ela passou esse dia razoavelmente bem. Teresa, obrigada e spero que também estejas bem. A cartinha não seguiu, mas, há-se ir....
      Emilia

      Eliminar