terça-feira, 13 de novembro de 2018

AMAR



 Não podemos evitar os contratempos que a vida nos traz, por isso, a melhor opção é AMAR, apesar de tudo


. Emília Pinto

47 comentários:

  1. Linda verdade! Bjs e tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica! Que nunca sintas falta de amor é o melhor que te posso desejar. Um beijinho, não praiano, mas invernoso. Hoje o sol apareceu e portanto o beijo vai mais quentinho
      Emilia

      Eliminar
  2. Lindo de verdade. Adorei :)

    "Dando asas ao coração"

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Larissa que te agradou. Logo que possa irei ver o " teu coração " Beijinhos e obrigada pela visita
      Emilia

      Eliminar
  3. Boa Tarde, querida amiga Emília!
    Uma poesia muito bem declarada que emociona e enleva o estado de espírito nesse momento de escuta.
    Obrigada por tão lindo momento.
    Deus te abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem
    🌺🌻🌷🌼🌹💐🌸🏵⚘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Rosélia, um poema cheio de ternura, mas com grandes verdades nas quais devemos reflectir. Um beijinho e obrigada pelo carinho.
      Emilia

      Eliminar
  4. Amar tudo e todos . É impossível não associar a Natureza a todo o Amor que ela espelha. Impossível não ficar embevecido com crianças sejam elas bafejadas pela sorte ou desvalidas . Em tudo o Amor é o elo que liga o mundo e se assim não for , somos seres errantes à procura de um sentido
    Um sentido de vida, uma alegria como a estás a sentir com a tua princesinha , teu mundo novo , tua renovação de experiência maternal . Tendo essa experiência já , sempre te direi , querida Emília, que jamais pensei que este sentimento fosse tão extraordinário!
    Aproveita cada bocadinho porque cada dia há sempre novos movimentos, novas alegrias . Muitos parabéns pela tua Beatriz e que o Criador a proteja com saúde .
    Um terno abraço ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos parte da natureza, Manuela e por isso é impossivel não a incluir nessa necessidade de amar tudo e todos. Infelizmente isso nāo acontece e ela é completamente esquecida pela maioria dos seres humanos, por mais que, constantemente ela nos lembre de que, sem ela, não somos nada. Mas, se o homem nāo ama o seu igual, como vai amar a Natureza? Quanto às crianças, também elas sentem falta de amor e são maltratadas muitas vezes por aqueles que mais as deveriam amar. O homem é um ser muito estranho, amiga! Obrigada pelo carinhoso comentário e, quanto à Beatriz, tenho aproveitado muito esta " renovação da minha experiência maternal " e nestes quase dois meses as novidades têm sido muitas; a cada instante algo de novo nos deixa embevecidos. Ė um sentimento extraordinário, sim, querida amiga, um sentimento que já experimentei com o Lucas e a Eduarda que agora já estão crescidinhos, mas que continuam a ter um lugar muito especial nos nossos corações. Pena que façam uma diferença tāo grande da prima
      , mas....paciência...pelo menos vão ser os protectores dela e vão estragå-la com miminho. Amiga, espero que estejas bem e que os probleminhas de saúde se vão resolvendo. Um abraço apertado e muito amigo.
      Emilia

      Eliminar
  5. Olá, Emília!
    Que bela escolha, Carlos Drummond de Andrade. Esse poema lindo, na voz da já falecida, Marília Pera, grande atriz brasileira.
    "Amar solenemente as palmas do deserto..." Isso é maravilhoso!
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sandra, respondo ao teu comentário antes de o fazer aos anteriores, para te informar de que não consigo aceder ao te " letras que se movem " aparece-me o aviso de que o blog é só para convidados e por isso não estou autorizada a aceder. Achei estranho, pois já lá fui uma vez e isso não aconteceu. Com os outros blogs acontece o mesmo Lamento, mas talvez me possas explicar o que acontece Até lá, deixo-te um beijinho e agradeco-te muito a visita, Boa noite, amiga!
      Emilia

      Eliminar
  6. Um poema lindíssimo.
    Espero que esteja tudo bem consigo. E principalmente com o bebé.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente está tudo bem e a bebé está a crescer forte e saudável. Obrigada, Elvira pelo carinho. Espero que contigo e com os teus também esyeja tudo certo, principalmente no que respeita à saúde, nosso bem mais precioso um beijinho, querida amiga!
      Emilia

      Eliminar
  7. Bom dia, minha querida Emília!
    Esse é um dos mais belos poemas de Drummond, e sendo de Drummond...é só aplausos, admiração, reflexão. Tudo dele é sempre atual, parece que foi escrito ontem.
    Cala fundo, é um convite a amar, um hino ao amor.Acho que devíamos ler mais vezes esse poema, não precisamo ir a fundo para sabermos que estamos com profunda falta de amor.

    Este o nosso destino: amor sem conta,
    distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
    doação ilimitada a uma completa ingratidão,
    e na concha vazia do amor a procura medrosa,
    paciente, de mais e mais amor.


    Beijo, amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. corrigindo: não precisamos ir a fundo para sabermos que estamos com falta de amor.
      beijinho!

      Eliminar
    2. Querida Tais, este poema é lindissimo e leva-nos a uma reflexão sobre a nossa maneira de viver a vida. Sublinhaste uns versos que dizem muitto e levaram -me a pensar na tua atitude em relação ao assunto da nossa conversa por e-mail Deste um exemplo de amar, apesar de tudo. Obrigada pelo belo comentário e desejo-te alegria, serenidade e muita saúde. Um beijinho e até breve aí em Portalegre ( seria bom!!!)
      Emilia

      Eliminar
  8. Um belo poema, lindo.
    Uma verdade irrefutável e aprendizagem.
    Gostei muito
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá de novo

      Já há um novo capítulo de Um Oceano entre nós
      Espero que goste.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Querida amiga, obrigada por vires cá apreciar este lindo poema de Carlos Drummond. Fiquei contente por teres gostado. Irei ver o novo capitulo com toda a certeza. Entretanto, deixo-te um beijinho e votos de dias com momentos felizes.
      Emilia

      Eliminar
  9. Amar...A falta que faz ao Mundo...
    Lindo...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Marta! Não deveria ser tão dificil smar, não é amiga? Mas, parece que é. Obrigada pela visita e fica bem. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  10. Querida Amiga Emília , também tenho andado muito ausente . . .
    Mas neste momento há algo mais importante que tudo isso .
    O valioso presente que a vida te deu .
    Muitos e muitos parabéns , anda que atrasados , e votos que tudo esteja a correr bem .

    Mais tarde voltarei . Hoje foi para agradecer a tua visita e
    manifestar o meu contentamento com a tua felicidade , e demais família .

    Apertado abraço e beijo grande .
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria, muito obrigada pelo carinho! Que bom receber um mimInhi destes de uma amiga! Sim, a vida deu-me um presente precioso que está a ser a alegria de todos nós. Uma razão, Maria, para amarmos a vida, amarmos os outros, nunca esquecendo a natureza e todos os outros seres que a compõem. Sabemos que nem sempre é fácil, mas, temos de tentar para que a nossa caminhada por cá faça algum sentido. Agradecendo mais uma vez, deixo-te um beijinho muito especial e os meus sinceros desejos de que encontres muito amor à tua volta, sempre.
      Emilia

      Eliminar
  11. intriga-me a ideia de amar o "beijo tácito"... mas enfim!
    em qualquer caso um grande poema.

    beijo, amiga Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel. Sabes que a mim também me intriga? Mas os poetas têm destas coisas e tu, sendo poeta, deves entender melhor que eu. De qualquer modo é um belo poema de um Grande poeta e aqui também estamos de acordo. Deixo-te um beijo de boa noite, pedindo desculpas pelo atraso na visita ao relógio de
      pêndulo. Obrigada pela visita
      Emilia

      Eliminar
  12. O amor sempre estará no princípio, causa e no fim de tudo... E odeia-se... quando não se suporta a falta de amor...
    Um poema lindíssimo... e adorei recordar a voz dessa saudosa actriz, que tanto apreciava...
    Finalmente passando por aqui, com algum atraso, Emília... mas nem sempre os afazeres o permitem... e por estes dias, ando um pouco mais ausente... com a habitual ronda de exames e consultas, de rotina, da minha mãe...
    Belíssima partilha, Emília! Desejando que se encontre de saúde, assim como o seu netinho, e demais família...
    Beijinho! Desejando-lhe um feliz fim de semana!...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural, Ana, que depois de tanto tempo de férias, haja muitas coisas a fazer e as visitas aos bolgs amigos fiquem atrasadas, por isso não te preocupes; o que importa é que esteja tudo bem com a tua mãe, pois a saúde, não só dela, mas de todos aí em casa, é o que mais interessa. Obrigada por teres vindo cá, apesar de fudo. Eu também tenho andado mais ocupada por causa da minha, netinha, mas aos poucos tudo vai voltando à normalidade. Um beijinho, Ana e boa noite

      Eliminar
  13. Amiga, Emília!
    Vou daqui de coração a transbordar de amor e gratidão.
    Amor porque dele me "abasteci" ouvindo versos do grande Carlos Drummond de Andrade e gratidão por seres uma amiga especial.
    São lindas as tuas palavras sobre a difícil arte de amar. Vou guardar, para reler e não esquecer.
    Mil abracinhos. Fica bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Teresa! Este poema é muito ternurento e dito desta forma pela Marilia Pera faz dele ainda mais especial. Especial e Grande Amiga também tu és e bendigo o dia em que te encontrei, apesar de te conhecer apenas pelas palavras; mas elas conseguem mmostrar-nos o que vai no intimo de uma pessoa e isso é o essencial. Agradeço-te muito as palavras de carinho que retribuo bem embulhadinhas num grande abraço; é apertadinho e portanto segurarå bem o carinho. Fica bem, querida amiga!
      Emilia

      Eliminar
  14. Marília Pêra disse tão bem este poema magnífico do Drummond, que me encantou. Fiquei com vontade de pegar de novo no livro deste grande poeta para voltar a lê-lo. Obrigada, Emília minha Amiga por este momento lindo.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradou-te tanto este poema que te apeteceu pegar o livro de Drummond para reler. Mas que bom Graça! Fico muito contente.! Também me encantou a maneira como Marilia Pera o disse; ficou ainda mais belo. Querida Amiga, muito obrigada pela visita e deixo-te um beijinho carregadinho de amizade.
      Emilia

      Eliminar
  15. Oi Emília,
    Amei o post pois adoro Drummond, e suas palavras uso muito nos posts
    da casa.

    Com certeza nem tudo são flores nem morando em um belo jardim k.
    Problemas sempre vão ter, solucionamos uns e aparecem outros e assim
    ficamos mais fortes, compreensivos, etc. k pelo menos é pra ser
    assim não é? k A vida seja ela qual for que decidimos trilhar sempre vai ter contratempos a questão toda é: qual o tipo de pessoas queremos ser briguentas, reclamonas, deuses da doença, nuvem preta na cabeça k, e por aí vai k. as vezes não é fácil dá uma raiva! somos humanos.
    Uma pessoa me disse uma vez: que seja pra chorar que chore, mas
    não esqueça de enxugar as lágrimas e principalmente levantar de novo.
    Tenhas uma boa semana.
    E obrigada pela sua presença lá na casa; agradecimentos e apreço
    nunca serão em demasia.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jannice. Gostei muito do teu comentário, principalmente da frase : " agradecimentos e apreço nunca serao em demasia " . Uma frase simples, assim como é simples agradecer e mostrar apreço pelos outros, pelas suas atitudes, mesmo quando não agradam muito; neste caso, em vez de discutir, uma boa conversinha fará toda a diferença para essas pessoas e também para nós. A vida nem sempre nos permite escolher o caminho, mas escolher que tipo de pessoa queremos ser, isso, sim, é opção nossa; tens toda a razão, quando dizes que nem sempre é fácil e que às vezes ficamos com muita raiva, mas...devemos tentar acalmar e, se nāo conseguirmos à primeira, coj o tempi conseguiremos; afinal somos humanos e muito imperfeitos. Amiga, muito obrogada pelo carinho da visita e em Dezembro lá estarei no teu sitio para tomar um cafezinho contigo junto dessas lindas flores. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  16. Linda escolha amiga, amar incondicionalmente é muito difícil, porem sem amor é impossível viver. Aprender a amar sem cobrar em troca, é para isto que viemos aqui, acho que o ser humano ainda está longe deste aprendizado, por enquanto parece que só aprendemos as lições contrárias que são odiar, guerrear, matar, roubar... Vai por ai à fora.
    Mas o poema dá o que pensar além de ser lindo, assim como seu post.
    Boa semana para você com muito amor, sempre.
    beijinhos
    Léah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que o ser humano " ainda está longe desse aprendizado " e nāo sei se alguma vez chegará a isso ; seria muita perfeição, Léah. Já era muito bom se ele deixasse de matar por nada e parasse com as guerras; sonhar com o resto, já é utopia, infelizmente. Tentemos, pelo menos nós, amar tudo e todos ao nosso redor e ser harmoniosos, evitando querelas entre visinhos, entre amigos e familiares; é imperdoável não conseguirmos paz junto dos que estão perto, não achas? Obrigada, querida amiga, pela visita e desejo-te saúde e harmonia aí em casa e naqueles com quem convives. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
    2. Só agora vi um erro imperdoável, Léah...vizinhos e não como escrevi. Desculpa. Beijo
      Emília

      Eliminar
  17. É sobremodo difícil e doloroso, amar o áspero, o rude, o cruel e quem finge que nos ama...
    Um mensagem extrema que nos deixou o Poeta num texto de expressão profunda e admirável.
    Dias agradáveis e tranquilos.
    Beijos
    ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria uma perfeição nada propria do ser humano, amar " o áspero, o rude, o cruel, Majo e creio que isso nunca acontecerá; há outras pequenas manifestações de amor que poderiam fazer parte do nosso dia a dia , mas que infelizmente, andam arredadss da nossa sociedade; já seria muito bom se as começassemos a sentir com mais frequência. Muito obrigada pela visita e, quanto aos dias, amiga, não têm sido agradáveis, pois o inverno desagrada-me
      muito, mas....junto da lareira tenho feito com que sejam melhores. Um beijinho e muita saúde para todos aí.
      Emilia

      Eliminar
  18. Oi Emília, amar é mais que opção, faz parte da alma do ser que sem amor é um espectro de ser, pois que o homem já nasce fruto do amor (mesmo que seja apenas carnal - o que não creio). Amar é que nos faz gente à semelhança do Criador, porque Deus é Amor! Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Laerte, pelas palavras, como sempre, assertivas. Amar é o que nos " faz gente " e é triste ver certas atitudes do ser humano que provam que esse sentimento anda bastante ausente. Os animais ditos irracionais dão -nos verdadeiras lições de amor. Um abraço, amigo e tudo de bom para ti e para os teus.
      Emilia

      Eliminar
  19. Querida Emília

    Ando um pouco desaparecida mas sempre convosco no pensamento. Gostei imenso de ter notícias da bebé que faz as delícias da avó, dos papás e de toda a família. Realmente agora o tempo tem outro ritmo, o ritmo que ela imprime com as suas necessidades. A hora da maminha, do soninho, do banhinho, tudo pequenino em termos de palavras mas imenso nos cuidados e na prontidão que ela requer em qualquer desses momentos, não é verdade?

    É sempre um prazer aqui vir, começar de novo através dos temas que nos trazes, como este, "Amar", que pelo título parece nada ter de novo mas, puro engano. Drummond de Andrade não receia as palavras. Emprega-as excessivamente e quer lá saber se nos sentimos assoberbados com o peso que elas exercem sobre a nossa fraca disponibilidade para amar, assunto deste poema. É amar, amar perdidamente (como diria Florbela), sem limites e obstáculos, se os houver, são nada. Aliás, o poeta num outro momento inventa o verbo "Pluriamar" que nos convida a conjugar, pois que é "o verbo fundamental essencial//o verbo transcendente, acima das gramáticas//e do medo e da moeda e da política//o verbo sempreamar//o verbo pluriamar//razão de ser e de viver". A partir deste repto caberá a cada um de nós escolher o caminho a seguir na certeza de que somos capazes de amar muito mais do que pensamos.

    Muita saúde e alegria te desejo ao lado de toda a família.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, querida Olinda, por enquanto a Beatriz manda e imprime à nossa vida o seu ritmo, mais tarde virá aquela nossa obrigação de lhe mostrar que o " nāo " existe e que nem tudo roda em torno dela. Mas agora é um ser indefeso que não pediu para vir ao mundo e portanto tem de ser amada e trayada em todas as suas necessidades.
      Nem imaginas, amiga, como fiquei encantada com o teu comentário! Sim, encantada! Este poema de Drummond é uma maravilha e a maneira como a Marilia Pera o declama torna-o ainda mais belo, mas tu, Olinda completaste-o de uma maneira fantástica. : aqui convidas-nos a reflectir nos outros verbos que se podem criar a partir deste importantissimo verbo amar..." pluriamar, sempreamar, verbos " acima das gramáticas e do medo, da moeda, da politica, verbos que deveriam constar no, não menos importante " viver " ; Amar, Viver sempre com muita preocupação com o verbo Ser. E aqui, Olinda, como bem dizes, compete a cada um de nós " conjugar " todos estes verbos da melhor maneira que soubermos e, quem sabe, não comseguiremos descobrirr mais uns tantos a partir deste verbo AMAR? " Temos de fazer dele a nossa razão de ser e de viver "; seriamos capazes, sim, de " amar mais " se quisessemos. Acho, Olinda, que já escrevi muito; o teu comentário diz tudo o que faltou dizer no poema. Obrigada! Desejo-te saúde e serenidade junto dos teus e uma boa noite. Beijinhos carregadinhos de amizade
      Emilia

      Eliminar
  20. Magnífico o poema do Drumnond. Obrigado pela partilha.
    E o amor é mesmo o melhor para tudo... apesar de por vezes não ser nada fácil.
    Emília, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso sabes tu muito bem, Jaime, que " o amor é mesmo o melhor para tudo ", pois tråta-lo muito bem e de muitas formas esse teu rio sem margens. Esquisito um rio sem margens, mas, se calhar, hå-os, eu é que nāo conheço. Obrigada, amigo, e que tenhas sempre motivos para falar de amor.Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  21. Olá Emilia
    começo por agradecer a sua visita!
    Percebi que gostou de ver outra tradição!
    Escreveu: adorei o batizado da criança.

    Por aqui fala-se de Amar
    Acredite que é um verbo difícil de usar...

    Uso mais.... adoro isto ou aquilo!
    Digo muitas vezes que adoro a Natureza...

    Li algures que tem uma Beatriz
    passei por isso há 16 anos, tanto tempo....
    Sejam todos felizes e com saúde, é o principal. Parabéns!

    Tenho uma novidade,
    visto que tenho estado um pouco ausente
    ver aqui se quiser espreitar:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

    Boa semana,
    beijinho da Tulipa

    ResponderEliminar
  22. E dizes muito bem, Tulipa, adorar a natureza é uma forma de amor qur nāo pode estar dissociado ao amor pelas pessoas, pois sem ela nós nāo somos nada; é verdade, sim, tenho uma Beatriz de 2 meses, neta por parte da minha filha, mas já tenho os do meu filho, já crescidinhos, o Lucas de 11 anos e a Eduarda de 9 ; esta vive perto de mim e por isso tenho andado um pouco mais acupada, coisa que não aconteceu com os outros que vivem no Douro. Amiga, muito obrigada pelo carinho e, logo que possa irei ao teu momentos perfeitos. Deixo-te um beijinho e votos de uma boa semana, de preferência com menos chuva
    Emilia

    ResponderEliminar
  23. Oi Emilia1 Estou meio sumido da blogosfera. A correria do dia a dia nos consome às vezes.Carlos Drummond não se cabia ; não é mesmo? Amar é isso tudo e muito mais. Não se cabe, pois seria os versos infindáveis. Mas amar o próximo , e´mesmo que mar com ondas mansas e praia acolhedora. Grande beijo. Vou lá na outra postagem. rsrs

    ResponderEliminar
  24. Obrigada, Beto. Eu também ando mais ausente que o costume, pois " perco-me " com a minha netinha, mas..os amigos entendem. Um beijinho e que o amor nunca falte nos teus dias
    Emilia

    ResponderEliminar