sexta-feira, 11 de maio de 2018

MERCY !





"Eu nasci esta manhã / O meu nome é Mercy / No meio do mar / Entre dois países, Mercy":

 são estas as primeiras estrofes de "Mercy", canção vencedora do Destination Eurovision e representante de França no Festival Eurovisão 2018. A protagonista da canção, Mercy, nasceu a 21 de março de 2017, no SOS Méditerranée, um barco de auxílio, que salvou cerca de mil emigrantes ilegais que tentavam atravessar o Mar Mediterrâneo da Líbia para Itália. No barco de emigrantes ilegais estava uma mulher grávida, Taiwa, que entrou em trabalho de parto durante a viagem. Depois do socorro prestado pelo SOS Méditerranée, onde estavam diversos membros dos Médicos Sem Fronteiras, a nigeriana deu à luz Mercy, quando o barco desembarcou em Catania, na Sicília. A história do nascimento da pequena criança foi relatada no Twitter pelo jornalista Grégory Leclerc, que estava no barco de salvamento. Nesse mesmo dia, Emilie Satt e Jean-Karl Lucas estavam em estúdio quando conheceram a história do nascimento de Mercy: "Estavamos à procura de inspiração para uma nova canção baseada em assuntos atuais. Começámos a escrever o texto naquela tarde e terminámos no dia seguinte (...) O texto dizia-nos algo bastante forte. A canção não é moralista nem política: apenas coloca um rosto nos migrantes" afirmou Emilie Satt, vocalista do duo.

 Felizmente, há GENTE muito boa que se preocupa com o drama dos refugiados e é capaz até de trazer para o Festival da Eurovisão uma canção  dedicada a esta menina linda que hoje vive com a mãe num campo de refugiados Para mim, a França é a grande vencedora.

 Emília Pinto

38 comentários:

  1. Muito lindo e que bom que haja pessoas assim que nos outros pensem! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi esta a canção vencedora do festival da euro visão deste ano, realizado aqui em Portugal, mas terá com certeza muito sucesso pela mensage, que nos dá. Obrigada, Chica e já agora um beijinho de parabéns pelo teu dia. Que seja um dia de muita felicidade
      Emilia

      Eliminar
  2. De louvar que alguém se aproveite deste evento para chamar a atenção para um dos factos mais negros da nossa história.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Elvira, é de louvar e este anos, várias canções trouxeram mensagens importantes e actuais, chamando a atenção para os problemas do mundo. Obrigada, Elvira e desejo que estejas bem assim como toda a familia. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  3. Emília fizeste-me chorar com esta bela, inspiradora e comovente postagem. Ainda não tinha ouvido a canção. Vou voltar a ouvi-la!!
    Perdoo-te porque és minha amiga e tens um coração do tamanho do mundo, tá?!
    Mercy, querida amiga, por alertares consciências.
    Beijos, abraços apertadinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nāo era minha intenção fazer-te chorar, querida amiga, mas, sabes que foi bom saber que choraste? Claro...é sinal de que és mesmo aquela pessoa boa, sensivel e solidária que eu imaginava. Como é bom ser assim, Teresa! Não te importes com as lágrimas que te escorrem rosto abaixo quando elas forem de emoção, pois essas " lavam -nos a alma ", fazem-nos bem. Amiga, em compensação, deixo-te aquele " abraço apertadinho que só duas amigas sabem dar " e o meu muito obrigada pelo carinho
      Emilia

      Eliminar
  4. Ouvi apenas algumas canções por alto, concorrentes ao Festival Eurovisão... e confesso, que de todas as que ouvi, até ao momento, esta foi a única que me cativou... gostei imenso, de ficar a saber a história por detrás da mesma... e fico torcendo, para que ganhe... apesar da que está à frente, em termos de popularidade... seja a de Israel... :-( e que não consegui ouvir mais do que um minuto... perguntando-me a mim mesma... isto é música?!?!?!
    Beijinho! Feliz fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, agora já sabemos o resultado e a nossa canção, como já previa não foi longe; como já disse no teu cantinho, achei-a muito serena, demasiado e de tal modo que não se entendia o que dizia. Bem..como não costumo ver o festival, para mim pouco interessa; este ano vi por ser em Portugal e, sinceramente, acho que desempenhamos um bom papel e senti orgulho de Portugal. Muito obrigada, Ana! Um beijinho e boa noite.
      Emilia

      Eliminar
  5. Boa tarde, a canção representativa da França no Festival da Eurovisão, tem uma melodia de que gosto, não é favorita, a canção de Israel é a favorita, não porque, seja uma boa musica com uma boa mensagem ou que tenha boa interpretação, é favorita por outros motivos que não são alheios a quem está atento ao mundo, não vou explicar a razão, ao contrario, a canção francesa não é politica nem moralista, é a denuncia da realidade que tema em ser resolvida para, que evite mais milhares de vitimas, Taiwa e Mercy é historia de vida que vai ser sempre lembrada.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já vimos, esta canção não ganhou, mas de certeza que vai ser um sucesso em virtude da mensagem que nos deixou; também a da Itália me agradou por falar nos problemas do nosso mundo actual. Amigo, muito obrigada pela opinião sobre este assunto e desejo-te uma boa noite. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  6. Uma mensagem poderosa... A voz de todas as crianças, de todas as mães, de todos os que arriscam a vida para sobreviver...
    Porque o Mundo continua a ser cruel....
    Obrigada pela partilha...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, Marta! Uma mensagem " poderosa " e, apesar de não ter ganhado, vai fazer sucesso, acredito bem. Obrigada, querida amiga. Um beijinho e boa noite
      Emilia

      Eliminar
  7. Que maravilha!

    Desconhecia...
    "Eu nasci esta manhã / O meu nome é Mercy / No meio do mar / Entre dois países, Mercy":

    são estas as primeiras estrofes de "Mercy", canção vencedora do Destination Eurovision e representante de França no Festival Eurovisão 2018.

    Fantástica a história por detrás de uma canção!
    ...Estavamos à procura de inspiração para uma nova canção baseada em assuntos atuais.

    Tive o privilégio de estar no ALTICE ARENA na passada 2ª feira e ver e ouvir ao vivo 21 canções
    Fiquei emocionada e muito feliz, longe de mim alguma vez poder assistir ao vivo e a cores a um momento único, como este.

    HOJE vou colar os meus olhos na RTP1 e ver a FINAL

    em breve farei um post sobre o assunto

    Obrigado pela sua visita ao meu blog
    Esta semana fui ao cinema e convido os meus amigos a ver o filme,
    pois é uma Lição de vida!
    ....nos outros blogues
    continuo mostrando Singapura, local que me deixou deslumbrada!

    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tudo já passou, Tulipa, a nossa canção ficou em último e Portugal, na minha opinião, saiu-se muito bem na organização. Várias músicas trouxeram importantes mensagens e isso é o que importa. Não costumo assistir ao festival, mas, este ano, como foi em Portugal, vi quase tudo. Muito obrigada pela visita e logo que possa irei visitar-te. Um beijinhp e tudo de bom.
      Emilia

      Eliminar
  8. Também fiquei muito sensibilizada com a história que inspirou a canção francesa. E também gostei da canção e de saber que ainda há gente que se importa com o drama dos refugiados. Obrigada, minha Amiga Emília por lembrar isso aqui.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, Graça, há gente muito, muito boa por esse mundo afora e essa é a sorte de todos nós; pena que não se fale neles e pena também quee canções como esta e como a da Italia que falava dos problemas graves deste mungo ( guerras, terroriso , etc ) nào tivessesm influenciado a opinião do público, pois esta contava muito mais que a dos países votantes. Mas, todos nós também já sabemos que a maioria das pessoas pouco se importa. Graça, muito obrigada pelo carinho da visita e desejo-te tudo de bom, principalmente saúde. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  9. Pois é, querida Emília, tantas coisas para nos preocupar, que mexem com nossa sensibilidade e muitas vezes passam desapercebidas. As pessoas preocupam-se com bobagens. Esse drama dos refugiados é uma mancha que ficará nesse século. Todos se arriscam muito, mas vivem da esperança, quem não teme uma guerra, bombardeios, sua família para salvar... Gosto imensamente dos Médicos sem Fronteiras, vi alguns documentários e é emocionante. Torço para que esse século e suas gerações resolvam esses conflitos idiotas em que o homem visa a sua ganância sem pensar, sequer, nas crianças que ficam sozinhas, nos velhos que pouco conseguem escaparem, nas mães e pais que um dia tiveram um sonho. A canção é linda.
    Beijo, querida, uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Tais, guerras e mais guerras sem sentido que enriquecem muitos e tanta desgraça trazem a tantos outros. Há crianças que nasceram ao som dos canhões e que infelizmente morrem sem saberem o que é uma canção de ninar. E agora temos mais uma provocada pela estupidez do Trump, acirrando ainda mais os ânimos para as bandas de Israel e Palestina; o povo americano não soube votar e o resultado está aí. Um beijinho, querida amiga e tudo de bom para todos.
      Emilia

      Eliminar
  10. Oi Emilia! Aqui no Brasil imigrantes se dão muito bem, em vista de outros países, Aqui temos Bolivianos, peruanos, venezuelanos e por ai vai. Como nosso pais e´um pouco mais relaxado nas leis de migração, aqui eles encontram berço, e cá pra nós, sem demagogias, nós brasileiros somos bastante receptivos. Somos iguais e pronto. Adorei a historia de Mercy sendo tão belamente musicada. Mercy nasceu rumo a vida que seus pais desejaram.... não sei o desfecho, mas nos sensibiliza e muito. Grande beijo. Feliz semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei muito bem disso, Beto e não é demagogia; os brasileiros são acolhedores e aceitam bem as diferenças. Portugal não estava acostumado a receber imigrantes, mas agora é diferente e já há cá pessoas de todos os países, dando å nossa característica uma " misturinha " que eu acho muito boa; cada criança linda que nasce, com aspectos muito interessantes, resultantes dessa mistura de raças; ha quem ache isdo mau, mas eu acho que só enriquece a cultura de. qualquer pais. Eu sei bem reconhecer o aco, himento
      Eu conheço muio bem esse acolhimento por parte do Brasil, pois emigrei para esse pais e nunca me senti estrangeira; claro que a mesma lingua ajuda à integração, mas não é o suficiente; o povo colabora muito que assim seja. Beto, já fui ao teu cantinho e já me expliquei. Sei que entendes. Agradeço-te muito o carinho e deixo um beijinho e a minha sincera amizade.
      Emilia




      Eliminar
  11. Esta desconhecia, pois não ouvi o concurso, e tens razão: ainda bem que existem pessoas que se preocupam com os dramas alheios.

    Porém também me parece muito importante a mensagem da canção italiana.

    Abraço com afecto, MIla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Sao, a Italiana também trazia uma mensagem muito pertinente e só lamento que os votos do público não tenham tido em conta a essência da letra, mas também acho que ninguém se surpreende com isso, pois infelizmente a maioria das pessoas não se importa com o que realmente importa. Muito obrigada, amiga, pela visita e desejo-te tudo de bom. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  12. a vida, já se sabe, e por vezes bem injusta.
    nem sempre os que mais merecem, sobrevivem!

    a mediocridade é avassaladora!

    gostei de saber, pois passava-me ao lado esse belo gesto

    Merci.

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um " belo gesto ", sim, Manuel e a cantora ainda se deu ao trabalho de procurar a menina e a mãe; a criança está linda e com um ano e meio; vive num campo de refugiados; apareceu a foto dela, feliz no colo da mãe. Dizemos sempre que a vida é bela, mas para muitos ela é negra. Um beijinho e muito obrigada pela visita
      Emilia

      Eliminar
  13. Boa tarde Emília!
    Bonita história do nascimento da pequena criança. Felismente na vida a gente ainda encontra pessoa disposta ajudar essa gente sofredora que vive fugindo de um lugar para o outros. Os refugiados são pessoas valente por demais, não é fácil viver assim. O Brasil ajuda muito essas pessoas com alimentação, moradia. O predio que desabou em São Paulo devido a um incêndio, a maioria que ocupava o predio era pesoas de outras cidades e outros países, assim como os Bolivianos, Peruanos, Venezuelanosm Argentinos e tantos outros que vem pra cá a procura de uma vida melhor.
    A música é muito bonita.
    Boa semana!
    Um beijo minha amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa sorte, Smareis, é haver muita gente que não se cansa de ajudar os outros, mas, infelizmente pouca atenção é dada a esses heróis anónimos. Querida amiga, vais desculpar se " não me vires " tantas vezes, mas o meu irmão veio do Brasik passar cá umas semanas e por isso vou fica menos disponivel; sempre que puder far-te-ei uma visita. Deixo-te um beijinho e a certeza da minha amizade.
      Emilia

      Eliminar
  14. Gostei da canção e da mensagem que ela encerra.
    E do teu texto também gostei muito, parabéns.
    Continuação de boa semana, amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste, Jaime! Fico muito contente! Desejo-te um bom fim de semana e agradeço-te a visita. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  15. Ainda bem que tem alguns países com essa
    veia para o acolhimento.
    Linda música.

    r. O teu tapete de suculentas deve ser uma maravilha.
    Boa continuação de mês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Janice! É bom que haja quem não deixe esquecer esta catástrofe humana e assim tentar que os poderosos do mundo façam alguma coisa. Beijinhos e um bom fim de semana.
      Emilia

      Eliminar
  16. Querida Emília

    Senti-me grata quando ouvi essa canção e, da mesma forma, agora que li a tua homenagem a quem a compôs e interpretou. Ouvida por muitos milhões de pessoas de certeza que há-de chegar a quem tenha poder para fazer algo que venha resolver a situação dos refugiados e dos naufrágios no Mediterrâneo.

    Muito obrigada, minha amiga.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que sim, Olinda, que esta voz se faça ouvir por todo o lado e assim as coisas melhorem. Pelo menos para a menininha e a sua mãe, creio, a situação vai melhorar. Obrigada, amiga pelo carinho e desejo-te um bom fim de semana, agora, com o calorzinho a chegar.
      Emilia

      Eliminar
  17. Pois é, aqui também vivemos um momento delicado com esses refugiados. Alguns de Haiti, outros asiáticos e por fim uma massa de Venezuelanos. Entram por um ponto e se espalham por todo o território.
    Num país cheio de cidadãos refugiados do desemprego e falta de moradia nos quatro cantos, além de ser um problema é também uma preocupação por virar um campo de disputas.
    Só mesmo a solidariedade humana para acalentar. Que surjam muitas cantoras com olhares para os refugiados por aqui também.
    Mercy é um nome bem diferente ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela! Por todo o lado há problemas para poder acolher tanta gente fugindo de guerras, porque os paises que os recebem também têm um grande indice de desempregados e pessoas necessitando de ajuda; mas, se pensarmos que estas pessoas só querem Viver, acho que se poderia fazer mais por eles; querem muito pouco, Anabels! O nome da menina é diferente, mas foi uma maneira da mãe agradecer, usando a palavra " merci "( obrigada em Francês ) . Obrigada, amiga, pela visita e desejo-te uma boa semana
      Emilia

      Eliminar
  18. Esta música e a da Áustria, que só ouvi, no dia da final, eram belíssimas... mas a escolha da música vencedora... foi o que se viu!...
    A razão porque não apreciei a música de Israel, foi porque a mensagem que a música continha, foi passada, da pior forma... caricaturando um país oriental, que nada tem a ver com Israel... configurando aquilo que se discutiu na altura nas redes sociais, de apropriação cultural...
    E porque cacarejar... não deveria ser considerado cantar... mas hoje em dia... parece que vale tudo... também, no meio musical... acabando por ser um reflexo do que vai pelo mundo...
    Passando a deixar um beijinho, e os meus votos de um excelente final de domingo, Emília!...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo, Ana, que " hoje em dia vale tudo " e que, em todas as áreas se sente o " reflexo do que vai pelo mundo" Não gostei da música de Israel e também desconhecia essa polémica de " apropriação cultural ". O problema é o voto do público ter um peso muito grande, porque se assim não fosse, o resultado seria diferente, Não costumo assistir ao festival, mas este ano era no nosso país e resolvi acompanhar e, sinceramente, acho que devemos ficar orgulhosos pelo belo trabalho que Portugal fez. Ana, muito obrigada por teres voltado cá e logo que possa far-te-ei uma visita; o meu irmão está cá acpassar duas semanas de férias e, claro, o tempo fica mais curto. Um beijinho e uma boa semana. Os meus votos de que a tua mãe esteja já completamente recuperada.
      Emilia

      Eliminar
  19. Olá, querida Milinha!

    Estás bem? E a tua florzinha?

    já ouvi a canção da França mtas vezes, e parece-me sempre ser a primeira.
    Excelente letra, música a condizer e a intenção a ela subjacente é imensa e inominável.

    Há sempre alguém a pensar nos homens, mulheres e crianças k fogem da guerra e das suas atrocidades. Há mtos corações pulsando ao mesmo compasso. Ainda bem! por vezes, parece-nos que ninguém liga a esta desgraça.

    Gostei do teu texto explicativo, de introdução à elegante e solidária canção. Mercy será sempre merci.

    Este casal é francês e é neste país onde residem vários marroquinos, argelinos e tunisinos e onde têm tido lugar acontecimentos gravíssimos. França, Pátria da Liberdade, da fraternidade e da Igualdade.

    Gostei de algumas canções como esta, a de Inglaterra, a da Itália, com grande mensagem, a da Alemanha e pra desanuviar a de Chipre. Venceu o país, que venceu e tá feito. Foi a vontade popular e o povo é quem mais ordena, seja de k maneira for e com k meios for.

    Qto à história do mini, ah, achei imensa graça. estive a reler, mas tu não abriste o "jogo" todo, eu sei é necessário alg. filtros -rs. Tu, de casaquinho vermelho com fecho. Então, foi fácil. Recordar é viver e "comme femme" il faut avoir plaisir et enchantement.

    Já não és o k eras, pois, a idade passa por todos nós, logicamente. Os carros, agora, são maiores, é verdade, o k, pode ser benefício, por um lado, e por outro desvantagem. Continua a guardar um casaquinho vermelho, pke não sabes o dia de amanhã-rs. Vai para o ginásio para reaprenderes a fazer flexões e exercícios similares e assim a agilidade voltará -rsrsrsrsrs.

    beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu! Eu estou bem, felizmente e a minha florzinha está já a ficar crescidinha, praticamente com 5 meses. Também tenho cá o meu irmão e a minha cunhada que vieram passar umas duas semanas de férias e isso, claro, faz com que o meu tempo fique mais curto e esteja mais ausente, por isso, amiga, não estranhes se eu não aparecer, certo?
      Também gostei muito da canção da Italia cuja mensagem era muito pertinente e actual, focando a violência deste mundo de guerras e terrorismo, mas, como bem dizes " foi a vontade popular e o povo é quem mais ordena ".
      Quanto ao resto, não precisava dizer mais nada e, como disse no teu Céu, o casaquinho está " sempre à mão " aqui no armário do meu quarto. Céu, aparece por aqui, quando tiveres tempo, pois gosto muito de conversar contigo. Dorme bem! Beijinhos
      Emilia

      Eliminar