quarta-feira, 1 de novembro de 2017

SIMPLICIDADE





 Queria, queria
 Ter a singeleza
 Das vidas sem alma
 E a lúcida calma
 Da matéria presa.

 Queria, queria
 Ser igual ao peixe
 Que livre nas águas
 Se mexe;

 Ser igual em som,
 Ser igual em graça
 Ao pássaro leve
 Que esvoaça...
Tudo isso eu queria!
 (Ser fraco é ser forte).
 Queria viver
 E depois morrer
 Sem nunca aprender A gostar da morte.


 Pedro Homem de Mello, in "Estrela Morta"



Conheço Pedro Homem de Mello, mas, confesso, desconheço por completo a sua obra. Gostei muito deste poema, embora sejam  belos todos os outros que encontrei na minha pesquisa. Foi difícil a escolha! Espero que gostem!

 
Quem Foi?


 De raízes minhotas, era filho de António Homem de Melo de Macedo e de sua mulher, Maria do Pilar da Cunha Pimentel Homem de Vasconcelos, além de sobrinho de Manuel Homem de Melo da Câmara, 1.º Conde de Águeda. O seu pai pertenceu ao círculo íntimo do poeta António Nobre.
 Criado numa família que lhe incutiu ideais monárquicos, católicos e conservadores, as raízes do seu lirismo bem português mergulham na própria vivência íntima e na profunda sintonia com o povo, cuja alma se lhe abria através do folclore, tendo por cenário a paisagem do Minho.

 Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, acabando por se licenciar na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1926. Tendo iniciado a sua carreira como advogado,optou posteriormente por se dedicar ao ensino do Português em escolas técnicas do Porto (Mouzinho da Silveira e Infante D. Henrique), tendo sido diretor da Mouzinho da Silveira


Nasceu no Porto em 6 de Setembro de 1904 e faleceu a 5 de Março de 1984




Emilia Pinto

42 comentários:

  1. Adorei a poesia e adoro a simplicidade sempre! beijos, lindo novembro! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, Chica! A simplicidade para mim é a qualidade que mais aprecio numa pessoa. Lindo Novembro ainda está a ser, porque o frio ainda nāo veio, mas...não tarda e, sabes amiga, eu nāo gosto de frio. Adoro o calor do meu querido Brasil. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  2. "Povo que lavas no rio" que a Amália celebrizou (e canta muito bem) é um belíssimo poema e "avançado" para o seu tempo.

    confesso que meu coração (de poeta) se enternece com alguns dos seus poemas. este que apresentas eu não conhecia, mas gostei muito.

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel, vi esse " povo que lavas no rio ", mas depois optei por este. Como disse acima, são todos muito bons e a escolha não foi fácil. Obrigada pela visita e desejo-te uma boa noite. Beijinho
      Emilia

      Eliminar
  3. Querida Emília... li e reli esse poema tão singelo e fiquei com um nó na garganta e os olhos com brilho...Simplicidade é um luxo, amiga, poucos sabem conviver com ela! Senti tristeza nesse poema tão lindo. Mas sei o que me tocou, a súplica "queria queria..." e o poeta queria tão pouco. Pra muitos a vida é uma luta constante.

    "Queria viver
    E depois morrer
    Sem nunca aprender A gostar da morte."

    Beijo, querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Simplicidade é um luxo ", sim, Tais e num mundo como o de hoje em que as pessoas querem competir com o que têm os outros, em que se dá muito valor à aparência, ao simbolo da marca que tem a camisa, ser capaz de se viver com simplicidade é uma bênção. Imagina tu que no fim de Outubro fui a um jantar solidário realizado pelas voluntária do hospital aqui da minha cidade; destinava-se a angariar fundos para a liga portuguesa contra o cancro e teve lugar no salão paroquial da igreja. Sempre que vou, prometo a mim mesma que āo voltarei, mas acabo por ceder, pois é uma grande amiga minha que me entrega o convite; fico impressionada com as roupas que as mulheres vestem, amiga! Vão de tal maneira chiques que parecem estar numa cerimónia onde é exigido trage a rigor; usei uma roupa simples, como faço, por exemplo, quando vou jantar fora com amigos e o mesmo fez o meu marido. Há certas coisas que me chocam, pois vāo lá mostrar a roupa como se isso fosse muito importante. Esquecem-se que lá estão pessoas em tratamento ( conheci algumas ) e que para elas não se trata de uma festa. Mas, é assim, infelizmente! A aparência conta muito , mas aqui a tua amiga, sentiu-se muito bem na sua simplicidade e aproveitou o jantar para conviver um pouco com os amigos que estavam na mesma mesa. Terei sido criticada pela roupa? Com certeza fui por algumas, mas isso pouco me importa.
      Como a ti, amiga, também me tocou esse " queria, queria, "do autor, pois ele quer tão pouco e tão pouco querem também pessoas a quem a vida teima em não dar nada. Amiga, obrigada pelo comentário tão terno, tão sentido. Beijinhos e fica bem.
      Emilia

      Eliminar
  4. Gosto muito de Pedro homem de Melo, como gosto de Ruy Belo, ambos poetas em que a beleza se alia à singeleza e até a uma certa ingenuidade.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Elvira que o post te agtadou, Gosto muito da simplicidade e por isso escolhi este, apesar de ter lodo outros também muito bonitos. Não conheço nada de Ruy Belo, mas, de certeza, irei pesquisar. Obrigada pela " dica " Saúde e paz é o que te desejo, querida amiga. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  5. Um poema simples como o próprio poeta diz... Conheço alguns poemas de Pedro Homem de Mello, mas não este...
    Obrigada pela partilha...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Marta, pela visita. Fico contente que te tenha dado a conhecer um poema deste nosso grande escritor, já que conheces outros. Foi, então, boa a minha escolha. Beijinhos e uma boa semana
      Emilia

      Eliminar
  6. Querida Emília, saudades de conversar e saber de você.
    O poema de Pedro Homem de Melo que você escolheu é muito bonito, amei. E aqui no Brasil hoje é dia de finados, não sei se conheces o poema dele cujo título é "Não chores os mortos", bem a calhar para o nosso dia de hoje, por aqui. Gosto muito deste poeta, que escreve com simplicidade até nas metáforas.
    Abração amiga, beijinhos
    Léah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, Leah, estava com saudades tuas e por isso foi bom " ver-te por aqui. Cá em Portugal o dia de finados é no dia 1, precisamente no dia em que publiquei este poema. Estive para publicar esse, " não choreis pelos mortos ", mas, este dia de finados para muitos é muito triste e foi isso que me levou a escolher este. Fico contente que tenhas gostado e desejo-te uma boa semana e a completa recuperação do teu problema. Beijinhos, amiga.
      Emilia

      Eliminar
  7. Limpo poema desse extraordinário poeta. Fico a imaginar quantos poetas excelentes Portugal teve... E no momento parece que a prioridade da arte tem outro foco. Cá também temos pouquíssimos bons poetas vivos. Parabéns pela postagem! Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Laerte, temos muitos e bons poetas na língua portuguesa. Tudo muda e " a prioridade da arte " é natural que também seja diferente, mas, mesmo sim, penso , temos ainda bons poetas vivos. Obrigada, querido amigo, pela visita. Desejo-te muita saúde para ti e para os teus. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  8. Elvira querida,
    Lindo texto e valiosas
    informações.
    Adoro ler aqui sempre.
    Ótimo fim de semana
    pra você junto aos seus.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catia! Que bom ver-te por aqui. Fico feliz que gostes das minhas publicações e espero ver-te cá mais vezes. Um beijinho e uma bos semana para todos aí em casa.
      Emilia

      Eliminar
  9. Uma linda poesia! Um grande poeta. Portugal e o brasil tiveram e tem grandes poetas. Sou descendente de portugueses, acredito que por isso gosto tanto de poesias. Está no sangue kkk Abraços amiga, fica na paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa longua portuguesa é muito rica e isso reflecte-se no grande número de poetas e escritores que tem, tanto em Portugal, quanto no Brasil. Fico feliz por saber que tens descendência portuguesa e quem sabe, não vem daí a tua veia poética? Olha, eu sou portuguesa e não sou capaz de escrever uma simples quadra; poemas não são comogo, embora goste de poesia. Lourdes, um beijinho e uma boa semana
      Emilia

      Eliminar
  10. Pedro Homem de Melo tem uma obra que vale a pena ler, nomeadamente a poética.
    Este poema foi uma boa escolha, gosto muito.
    Bom fim de semana, amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Jaime, uma grande obra que praticamente eu não conheço, mas, agora, já estou um pouco mais informada sobre a poesia dele. Os blogs enriquecem-nos muito. Obrigada pela visita e desejo-te tudo de bom, junto dos teus. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  11. Olá, excelente ideia de bom gosto partilhar Pedro Homem de Mello, a simplicidade com que escreveu, tornou a sua escrita maravilhosa.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi bom ter-me lembrado dele, pois assim tive oportunidade de comhecer alguns dos seus poemas. Foi dificil a escolha, pois gostei de todos. Obrigada, António e desejo-te uma boa semana. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  12. Querida Emília

    Já tenho lido alguns poemas de Pedro Homem de Mello em alguns blogs amigos e também tenho nos ouvidos os temas cantados por Amália, conforme já foi referido mais acima. Diz-se que a sua poesia não é muito lembrada, por isso trazendo-o aqui ao nosso convívio é serviço público.

    Aproveitei a oportunidade que me deste e fui ler mais alguns poemas dele e encontrei a mesma preocupação com a vida e com a morte que encontramos neste poema "Simplicidade". Fez-me sentir a emoção de que fala a Tais Luso. Penso que há realmente aí uma certa amargura. Ao rever-se na aparente simplicidade de um pássaro que voa, de um peixe que se move nas águas ou desejar essa condição faz-me ligá-lo aos primeiros versos:
    Queria, queria
    Ter a singeleza
    Das vidas sem alma
    E a lúcida calma
    Da matéria presa

    Lembrei-me de uma das passagens do Sermão da Montanha: "Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o Reino dos Céus" ao mesmo tempo que a "matéria presa" num significado arquétipo e mitológico, mercê de algumas transformações adopta novas formas menos tensas, mais estáveis. (O Livro da Vida-Do Místico ao Quântico).

    Mas isto não passa da minha tendência para complicar. :)))

    Desejo-te um bom fim de semana. Desejo-te saúde, a ti e aos teus.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Tendência para complicar, Olinda ? Não sei se tens, mas sei que com essa tendência tu me rnsinas sempre algo e aqui de novo isso aconteceu, no que se refere " à matéria presa " . Sbes, também acho que a poesia de Pedro Homem de Mello está um pouco esquecida e ao pensar nele para o meu post, aproveitei para ler alguns dos seus poemas que me agradaram muito. É natural que se note uma certa amargura neste poema, porque quando se preza a simplicidade, é inevitável uma certa tristeza ao constatarmos que tudo à nossa volta é tão complexo. Olinda, como sempre, um belo comentário que muito agradeco e, já agora... não te importes com a tua dita " complicação ", pois com ela dás sempre algo a todos nós. Tudo de bom, principalmente com muita saúde. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  13. Querida Emília

    Pedro Homem de Melo foi eloquente na sua premissa de dissertar com graça e poesia o querer na simplicidade do feito, do encontro, do ser e do ter. Felizes seremos quando aprendermos a dar valor ao que é simples e por ser assim magnificamente belo
    Extrair e abstrair da simplicidade a essência e a grandiosidade de tudo o que nos rodeia
    Uma semana feliz e abençoada minha querida
    Beijinhos fofos no coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso precisamente como tu, Gracita, o que é simples é " magnificamente belo " e é necessário que saibamos viver com essência deixando para trás as aparências, o querer ter e ser mais que os outros e a arrogância que é muita hoje em dia. Não nos leva a lugar nenhum, a arrogância, mas , infelizmente vemo-la a cada canto. Muito obrigada, querida amiga e que os teus dias sejam alegres e com saúde. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  14. Querida amiga
    Também eu não sou grande conhecedora da obra poética de Pedro Homem de Melo. Tenho lido algumas coisas, aqui e ali, mas sem aprofundar.
    Há, contudo, um poema dele, que ADORO. É o "Povo que lavas no rio", e que publiquei no meu blog de poesias, quando este ainda estava activo :)))
    Este poema com que nos brindas é lindo!
    Duma singeleza enorme, a sua beleza pura seduz quem o lê.
    Fizeste uma excelente escolha!
    Obrigada.

    Votos de uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mariazita, pela simpatia da visita. Esse poema que citas é de facto muito bonito, aliás são todos e a principal caracteristica de todos eles é " a singeleza " com que ele trata os temas que o inspiram. Amiga, desejo-te tudo de bom, especialmente saúde para todos . Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  15. Simplicidade. Um poema de Pedro Homem de Mello. O mais difícil é ser simples, em tudo na vida. E na escrita também. Por este maravilhoso poema se vê que quando complicamos não chegamos ao coração de quem lê. Este poema entrou inteirinho no meu coração...
    Não tenho nenhum livro deste autor. E devia, com certeza. Ele escreveu muitos poemas para serem cantados.
    Uma boa semana, minha Amiga.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É estranho, Graça, mas o " o mais dificil é ser simples em tudo na vida " quando deveria ser fácil; a complexidade do ser humano faz com que torne tudo à volta também complexo e depois há o " chamamento " da sociedade e alguma pessoas não resistem, preocupando-se em demasia com o que mais " dá nas vistas ". E assim o homem vai complicando a vida. Graca, fico feliz que tenhas gostado. Um beijinho e muito obrigada pela carinhosa visita
      Emilia

      Eliminar
  16. non conosco questo poeta ma la poesia mi è piaciuta molto e la sua semplicità è la sua forza...un abbraccio cara ed una serena settimana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Angeloblue! É normal que não conheças este poeta, mas agora já ficas a conhecer alguma coisa. Volta sempre! Muito obrigada e fica bem. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  17. Oi Emília! Que delicia de se ler hem! Tanta leveza poética acalenta e embala a alma.... Não conhecia, e perdi muito por isso ate agora. Vou pesquisar outros escritos. Nasceu em setembro também! Obrigado mais uma vez, pela gentil e super agradável visita. Seus ricos comentários valorizam demais meu cantinho. Grande beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ter-te dado a conhecer mais um poeta da nossa lingua portuguesa, Beto e, pelo que escreves, dás a ideia de que também nasceste em Setmbro. São, então, dois poetas de Setembro que sabem, com a sua simplicidade de escrita entrar direto no coração de quem lê. A tua maneira de escrever também é assim, amigo. Um beijinho e muito obrigada pelas palavras tão simpáticas. Um " miminho " sabe sempre bem.
      Emilia

      Eliminar
  18. Olá Emília

    Tão bom podermos ter a oportunidade de ler algo belo e simples.
    A simplicidade para mim é uma das qualidades
    que mais aprecio,
    mas está cada dia mais difícil de encontrar pessoas simples e doces.

    Ao fim de algum tempo...
    Hoje regresso novamente

    ...tirei uns 5 dias para ir percorrer as praias do Algarve
    e da Costa Vicentina, em época baixa...
    quase só para mim ...o MAR encantou-me
    ...
    Tive azar,
    pois não consegui fazer o tão desejado passeio pelas Grutas, como era o meu sonho,
    mas devido ao furacão Ophelia o mar estava picado
    e os barcos não podiam correr perigo e não houve os tais passeios

    Tenho que lá voltar
    (só por isso vim um pouco desanimada)
    de resto, foi tudo muito bom.

    Espero a sua visita!
    Bom resto de semana, Tulipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tulipa. Fico contente que tenhas gostado deste poema e também que a tua visita ao Algarve tenha corrido bem. O passeio que não conseguiste fazer fica para a próxima. Obrigada, amiga, pela visita e desejo-te um bom fim de semana
      Emilia

      Eliminar
  19. Também gostei, Emília, do poema de Pedro Homem de Mello, poeta que vim a conhecê-lo aqui, graça a sua postagem (poema e biografia). Parabéns, minha amiga.
    Um grande abraço.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim, Pedro, com os blogs aprende-se muito e fico feliz ppr te ter dado a conhecer mais um ppeta da nossa língua portuguesa. Muito obrigada pela visita e desejo-te um bom fim de semana. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  20. Sinto este poema ,[que não considero simples . . . e como é difícil alcançar a simplicidade ] como um grito , ou melhor uma suplica .
    Senti - o como ...
    entende - me , acolhe -me [ mesmo que me encontre sem alma ]... Pois só eu sei a dor inerente de ser humano...

    Beijo grande , Emília ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, este poema parece, sim, uma " súplica, uma oração de tão terno que é. Sente-se nele uma alma que pede serenidade, que pede simplesmente para viver e, amiga, qual alma não sente essa necessidade? Há almas que sofrem muito, só não sabem transformar esse sofrimento em poesia; só podem chorar silenciosamente,, pois mais nada as alivia. Eu também " queria...queria...quetia..
      Obrigada, amiga, pelo comentário tão sentido e desejo que a tua alma alcance o que pede. Um beijinho e um grande abraço
      Emilia

      Eliminar
  21. Uma escolha perfeita, este poema é tão lindo!!!
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também, Maria, achei este poema lindo e de uma grande ternura. Obrigada pela visita e espera-me, pois um dia destes irei tomar um cafezinho contigo. Um bom fim de semana
      Emilia

      Eliminar