COMEÇAR DE NOVO... E CONTAR COMIGO... VAI VALER A PENA... TER AMANHECIDO... TER ME REBELADO... TER ME DEBATIDO... TER ME MACHUCADO... TER SOBREVIVIDO... TER VIRADO A MESA... TER ME CONHECIDO... TER VIRADO O BARCO... TER ME SOCORRIDO... COMEÇAR DE NOVO ......
quinta-feira, 19 de junho de 2014
CHICO BUARQUE - 70 anos!
Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro fica assim pensando
Assim pensando o tempo passa e a gente vai ficando prá trás
Esperando, esperando, esperando Esperando o sol,
esperando o trem Esperando aumento desde o ano passado para o mês que vem
Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro espera o carnaval
E a sorte grande do bilhete pela federal
todo mês Esperando, esperando, esperando, esperando o sol
Esperando o trem, esperando aumento para o mês que vem
Esperando a festa, esperando a sorte
E a mulher de Pedro, esperando um filho prá esperar também
Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém
Pedro pedreiro tá esperando a morte
Ou esperando o dia de voltar pro Norte
Pedro não sabe mas talvez no fundo Espere alguma coisa mais linda que o mundo
Maior do que o mar, mas prá que sonhar se dá O desespero de esperar demais
Pedro pedreiro quer voltar atrás Quer ser pedreiro pobre e nada mais, sem ficar
Esperando, esperando, esperando
Esperando o sol, esperando o trem Esperando aumento para o mês que vem Esperando um filho prá esperar também
Esperando a festa, esperando a sorte Esperando a morte, esperando o Norte Esperando o dia de esperar ninguém
Esperando enfim, nada mais além Da esperança aflita, bendita, infinita do apito de um trem
Pedro pedreiro pedreiro esperando Pedro pedreiro pedreiro esperando Pedro pedreiro pedreiro esperando o trem
Que já vem Que já vem Que já vem...
Um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, Chico Buarque completa 70 anos nesta quinta (19). Quarto dos sete filhos do historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista amadora Maria Amélia Cesário Alvim, ele nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1944, e desde muito cedo demonstrou interesse pela música.
O seu primeiro disco foi Pedro Pedreiro- gravado em 1965
Emília Pinto
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Gosto muito do Chico e seu Pedro Pereiro, muito legal! Linda homenagem ao menino de 70 anos! beijos,chica
ResponderEliminarOlá Chica! Sempre gostei imenso do Chico Buarque e não podia deixar passar o seu 70º aniversário sem lhe fazer esta pequena homenagem. Não conhecia esta música, mas, digo-te, está actualissima não só´aí, quanto cá. Um beijinho, amiga e muito obrigada pelo carinho. Um bom fim de semana.
EliminarEmília
OI EMÍLIA!
ResponderEliminarQUE BELA HOMENAGEM, CHICO MERECE E DO ALTO DE SEUS 70 ANOS, CONTINUA FIRME E FORTE.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Claro que merece, Zilani.Sempre lutou através das suas músicas contra a ditadura e as injustiças sociais e aqui está a prova, com este Pedro Pedreiro, que, ainda muito jovem já queria que as suas músicas tivessem algum significado. Beijinhos, amiga e um bom fim de semana. Obrigada pela visita.
EliminarEmília
Gosto imenso de Chico Buarque. E embora conheça inúmeras músicas dele - e tenho muitas no pc, que ouço de vez em quando - não conhecia este "Pedro Pedreiro".
ResponderEliminarGostei imenso, e o poema é bem actual... apesar da idade! :)
Obrigada pela partilha.
Obrigada também pelas tuas palavras na minha «CASA», onde me dás a conhecer mais um pouco de ti...
Bom fim de semana, querida.
Beijinhos
Infelizmente este poema que também não conhecia é actual. Há imensos Pedros por aí esperando...esperando...esperando e a vida parece que não olha para eles. É sempre um prazer para mim deixar umas palavrinhas lá na tua casa e, como sou um livro bastante aberto facilmente deixo parte de mim por onde passo. Obrigada pelo carinho, amiga, e fico feliz que tenhas gostado de recordar o Chico. Uma boa semana e um grande abraço.
EliminarEmília.
Um poema muito actual....estamos sempre à espera que...
ResponderEliminarObrigada pela partilha...
Beijos e abraços
Marta
Estamos sempre à espera de alguma coisa, dado que somos seres muito insatisfeitos. Porém, acho que muitas vezes esperamos coisas de que não necessitamos e isso causa-nos angústias desnecessárias Agora, há de facto muitos " Pedro Pedreiro " que esperam o mínimo necessário para uma vida com dignidade e, coitados, parece que a vida em nada os ajuda. Beijinhos, Marta e muito obrigada pelo carinho. Uma boa semana.
EliminarEmília
Magnífica homenagem.
ResponderEliminarChico Buarque fez parte da minha juventude.
Não sabia que Pedro Pedreiro tinha sido o seu primeiro disco.
Beijinhos.
Lisa
Lisa, gosto muito e sempre gostei de Chico Buarque; ele também fez parte da minha juventude e além disso morei no Brasil, como sabes; no entanto nunca tinha ouvido falar nesta música e muito menos de que tinha sido o seu primeiro disco;Foi por acaso que tive conhecimento e procurei a letra que muito me agradou, pois, apesar da idade está muito actual, infelizmente. Beijinhos, querida amiga e uma boa semana
EliminarEmília
Olá, Emília
ResponderEliminarChico Buarque é um marco no mundo da música brasileira, e não só, no mundo das letras também.
Não me recordo bem... mas tenho ideia de uma polémica qualquer que houve por causa de um prémio de literatura... já lá vão uns anos...
Eu gosto IMENSO dele!
Fizeste uma óptima escolha.
Minha Amiga, no próximo dia 24 publicarei novo post. E ainda não viste o actual... Como vai ser? Se deixas acumular... vais ter mais trabalho, porque não dispenso a tua presença... :)
Um beijo
Miguel
Olá Miguel. Sei que estou bastante atrasada e fico contente que " não dispenses a minha presença. Irei logo que possa fazer-te uma visita. Eu também gosto muito do Chico e por isso resolvi fazer-lhe esta pequena homenagem. Obrigada pela visitá e até breve. Um beijinhos
EliminarEmília
Boa tarde, Emilia!
ResponderEliminarChico Buarque é humanista, poeta e cantor, marcou a minha geração com as suas belas musicas que transportam sempre uma mensagem para os povos mais desprotegidos, é assim que conheço o grande compositor.
Dia feliz
AG
http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/
E foi assim que ele sempre tentou ser conhecido, lutar da maneira que melhor sabia contra as injustiças sociais principalmente na ditadura o que lhe causou problemas sérios. Fez parte também da minha geração e sempre gostei muito das músicas dele. Muito obrigada, António e até breve. Um beijinho e uma boa semana
EliminarEmília
Olá, Emília.
ResponderEliminarChico Buarque, é o Maior e Melhor Compositor Brasileiro, dos últimos 70 anos. Existe uma poética musical antes do Chico, e um Brasil poético com o Chico. Contribuiu, mais com a língua aportuguesada brasileira, que muitos escritores. Motivo de orgulho e deslumbro para nós brasileiros
Confesso que tenho toda a obra dele musical, em CD, em minha estante.
Um abraço.
Motivo de orgulho para os Brasileiros e para a lingua Portuguesa, josé Maria. Fico muito feliz que tenhas apreciado tanto este meu post. Não podia deixar de lhe prestar esta simples homenagem e, pelos comentários constato que são muitos os que o apreciam também aqui em Portugal. Obrigada, amigo pela visita. Um beijinho
EliminarEmília..
Gosto muito do Chico Buarque, oiço-o há muitos anos, mas não conhecia este Pedro Pedreiro. Obrigada pela partilha.
ResponderEliminarUm abraço e bom Domingo.
Obrigada, querida Elvira. Também não conhecia este Pedro Pedreiro e gostei muito da mensagem que essa música transmite. Um beijinho e até sempre.
EliminarEmília
Olá querida amiga,
ResponderEliminarem primeiro lugar o rápido restabelecimento do pai Emília.
Hoje, desde que na hora certa, supera-se.
Depois, também é a primeira vez que volto depois de uns tempos com muito trabalho. Nem sempre podemos estar tão presentes quanto gostaríamos.
E o Chico Buarque é incontorrnável. Sempre um prazer ouvi-lo
Renovo os votos e boas melhoras
muitos beijinhos
Olá Manuela. Segundo os médicos ele vai recuperar, embora, claro, demore. A idade também não ajuda, mas, vai ficar bom, acredito.É verdade...nem sempre podemos fazer o que queremos na altura em que pensamos, pois há imprevistos que ora nos tiram o tempo ora nos levam a disposição. De qualquer modo, aos poucos tudo vai voltando à normalidade e lá vamos conseguindo fazer o que queremos. Muito obrigada pelo carinho e desejo-te tudo de bom principalmente saúde.Beijinhos, amiga!
EliminarEmília
Olá Emília!
ResponderEliminarDesejo rápidas melhoras para o seu pai. Que as obras estejam concluídas e que a vida volte à normalidade.
Quanto a Chico Buarque...quem não o aprecia?! É um marco na história da música do nosso e de todos os tempos!
Um grande abraço, amiga.
Muito obrigada, querida Emília. As obras já terminaram e o pó também já foi todo pela porta fora o que foi um grande alívio. O meu pai lá vai recuperando aos poucos, mas parece que ficará bom. Obrigada pelo teu cuidado.. Quanto a Chico, é isso mesmo " um marco na história da música do nosso e de todos os tempos " Que bom que gostaste! Uma boa semana e um beijinho de grande amizade.
EliminarEmília
Olá Emília, cá estou eu, para agradecer e retribuir a visita tão amável que me fizeste.
ResponderEliminarA homenagem que fazes a Chico Buarque é merecidíssima, porque além de ser um excelente poeta e músico, ele é um dos raros artistas que é coerente com a obra que tem produzido até hoje!. "Pedro pedreiro" é uma das suas obras-primas!
Agora irei fazer "um passeio" pelo blog para conhecer mais do teu "cantinho"
beijos e uma ótima semana!!!
Olá Cirandeira. Fico muito feliz que tenhas aceitado o meu convite e espero que o " passeio " feito pelo Começar de Novo te tenha agradado e assim voltes mais vezes. Concordo contigo, amiga, Chico é coerente com a obra que tem produzido e nem sempre isso acontece. Um beijinho e muito obrigada. Até breve. Uma boa semana.
EliminarEmília
ResponderEliminarOlá, Emília
Aqui estou eu atrasada nesta minha visita a este espaço tão agradável, que nos oferece sempre momentos prazerosos. Como agora, com o nosso queridíssimo Chico Buarque, sempre com textos muito bonitos, de crítica social, chamando a atenção para situações do quotidiano que quase passam despercebidas. Surpreende-me que aquele rapazinho esteja já com 70 anos. De voz doce e música suave. Canções que nos ficaram na memória como aquela do "cheirinho de alecrim" da "banda a passar", etc.
Querida amiga, desejo-te dias luminosos e agradáveis. Eles estão agora um pouco frios, com chuva e tudo mas o que interessa é que haja saúde e paz.
Beijinhos
Olinda
Sempre atrasada, Olinda? Mas como, se nunca faltas com os teus oportunos comentários? E que bem que me sabe esta tua presença constante, amiga! Eu, sim, tenho andado mais ausente do que o costume, não só pelas obras, mas, principalmente por problemas mais graves que me tiram um pouco a disposição para escrever. Com certeza já leste aqui o principal motivo e sei que entendes.. Quanto ao Chico, Olinda, esse tal de " rapazinho " já está nos 70 quando penso nisso parece que me dá um " arrepio ", porque significa que sigo atrás dele mais depressa do que gostaria.. Mas, como dizes, o que importa é aproveitar o sol que o verão nos irá trazer( por enquanto parece " medroso "...) e que haja paz e saúde. Muito obrigada, querida amiga pelo grande carinho e não te esqueças de aparecer sempre que puderes, sim? Tentarei fazer o mesmo
EliminarBeijinhos e até sempre!
Emília
Emília,
ResponderEliminarEle é inconfundível, isso me encanta nele, ninguem o imita, a voz é unica.
Bjs
Olá! Que linda homenagem, com uma texto fenomenal! abração
ResponderEliminarA letra é de facto " fenomenal" e, infelizmente continua muito actual. Mudaram-se os tempos, mas os " Pedro pedreiro " continuam por todo o lado esperando...esperando sem desistirem de esperar que a vida lhes dê força para continuarem a ter esperança..Obrigada, Ives, pela visita e fico feliz que tenhas gostado. Aparece sempre, amigo! Um beijinho e até sempre.
EliminarEmília
Adoro a música do Chico, tem algo que mexe comigo apesar de não saber bem o quê. Também gosto imenso da forma como escreve, enfim, sou uma fã incondicional :)
ResponderEliminar
Beijinhos e obrigado pela partilha.
Então somos duas, ou melhor, pelo que vejo aqui, os fãs dele são imensos tanto aqui quanto no Brasil. Também gosto do que escreve e tenho dois livros dele para ler neste Verão. Beijinhos, Rita e obrigada pelo carinho. Irei brevemente fazer-te uma visita, pois estou com uma " dívida " bastante grande.. Fica bem, amiga!
EliminarEmília
Chico dispensa comentários. Eu não sabia que essa música foi a primeira gravação dele. Merecida homenagem, Emília.
ResponderEliminarBeijos!
Também não conhecia este Pedro Pedreiro e muito menos que tinha sido a sua primeira gravação, mas gostei de saber e encantou-me a mensagem da letra. Shirley, muito obrigada pela visita e fico contente que tenhas gostado. Um beijinho e até sempre
EliminarEmília
Sou fã do Chico, um grande poeta. Gosto de todas as suas canções,
ResponderEliminarbjs.
Que bom, Lourdinha! Fico sempre muito feliz quando vou de encontro aos gostos dos meus amigos. Fica bem, amiga! Um beijinho e obrigada pela visita.
EliminarEmília
Querida amiga
ResponderEliminarPenso que algumas pessoas,
pela inspiração que provocam
no mundo,
deveriam viver duzentos anos...
____________________________
Há quem acredite
que felicidade
vem por acaso.
Mas felicidade
é um compromisso
com a vida,
com os outros,
e com nós mesmos.
Por isso faça e seja feliz.
Que este seja o seu compromisso fiel.
Tens razão, Aluísio, a " felicidade é um compromisso com a vida, com os outros e com nós mesmos " e por isso só depende de nós esse " ser feliz ".
EliminarFaço por isso, querido amigo, mas, confesso, nem sempre sei " ser feliz " apesar de só ter motivos para isso. Mas...a alma do ser humano é às vezes complexa e sem que se saiba o motivo, sente-se inquieta.Obrigada, Aluísio pelo comentário tão bonito; senti-me muito acarinhada por eles. Fica bem e não te esqueças de ser feliz. Um beijinho de grande amizade
Emília
Ele faz parte da história da música, beijo Lisette.
ResponderEliminarE aqui em Portugal sempre fez enorme sucesso e não há quem o não admire. Beijinhos, Lisette e obrigada pela visita.
EliminarEmília
Minha querida
ResponderEliminarAdoro Chico Buarque e esta música é linda.
Quero agradecer as palavras de carinho e apoio que me deixaste e que recebi emocionada por esse carinho e amizade que me aquece o coração e me ajudou a voltar. OBRIGADA.
Um beijinho com carinho
Sonhadora
Não podia deixar de o fazer, Rosa Maria e mais uma vez te peço que continues, pois não é justo que deixemos de fazer o que gostamos por causa de pessoas de má indolo. Fico muito feliz que tenhas gostado da homenagem ao Chico. Muito obrigada, querida amiga e FORÇA. Beijinhos
EliminarEmília
Uma bela homenagem.
ResponderEliminarQuem não gosto de tamanho artista?
Beijinhos
Estou até um pouco admirada com o número de pessoas que aqui vêm e manifestam a sua grande admiração pelo Chico Buarque. Ele merece. Um beijinho, Pérola e muito obrigada pelo carinho.
EliminarEmília.
Um artista, cantor e compositor, que admiro muito.
ResponderEliminarBoa semana, querida amiga Emília.
Beijo.
É sempre muito bom quando se vai ao encontro dos gostos dos amigos que nos visita. Não podia deixar de homenagear este grande artista, pois sempre gostei muito das suas músicas. Obrigada, Nilson, pela visita e fica bem! Um beijinho
EliminarEmília