terça-feira, 1 de abril de 2014

O HAVER




Uma mensagem de Vinicius na qual devemos reflectir. Espero que gostem

Emília Pinto

47 comentários:

  1. Eu gostei. E muito. E tem razão. Devíamos reflectir nesta mensagem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que sim, Elvira! Fico contente que tenha gostado. O Vinicius tem letras muito boas, sempre com mensagens que nos levam a reflectir sobre a maneira como devemos viver. Um beijinho e muito obrigada pela visita. Fica bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  2. Muito lindo isso! Adorei! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A obra de Vinicius toda ela é linda, não é verdade, amiga? Sabes isso melhor do que eu. Beijinhos, Chica e obrigada por estares sempre aqui.
      Emília

      Eliminar
  3. Magnífico poema em que senti a constante procura de um mundo melhor.

    Não conhecia o poema.Obrigada pela partilha.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi o que senti, Lisa e acho que Vinicius buscou sempre esse mundo melhor, usando aquilo que bem sabia fazer, a escrita e a música. Um beijinho amigo e os votos de que estejas bem.
      Emília

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Sempre belos os momentos que nos proporciona Vinicius que, com os seus poemas e músicas, tentou fazer do mundo um lugar melhor para todos. Fez a sua parte como assim devemos fazer todos nós, cada um com a "arma " que tem. Obrigada, Pérola, pelo carinho da visita. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  5. Muito bom esse vídeo Emília, já o conhecia, e acho que são momentos que deixa a gente em reflexão.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso eu não conhecia, mas, como gosto de Vinicius e das mensagens que tão sábiamente nos transmite, fui à procura e encontrei este fabuloso " Haver ". Foi uma boa decisão, pois agradou-me imenso. Beijinhos, Smareis e gostei de a ver cá. Até breve, aí em tua casa. Fica bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  6. Boa tarde,
    Essa forte mão de homem é muito significativo, O poeta popular António Aleixo que certamente conhece, tudo que escreveu é profundo.

    "Que importa perder a vida
    Em luta contra a traição,
    Se a Razão mesmo vencida,
    Não deixa de ser Razão?"

    Abraço
    ag

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Essa forte mão do homem é muito significativa " e sempre nos esquecemos do poder que ela tem; somos seres com capacidade para tudo,mas, não sei por que motivo, ela tende mais para o lado mais insensato e desumano. Claro que conheço o nosso grande António Aleixo, mas não conhecia esta quadra dele que também é profunda e nos leva a refletir na importância de lutarmos pelos nossos direitos e pelos direitos de todos os que nos cercam. Um abraço, amigo, e muito obrigada pela visita..
      Emília

      Eliminar
  7. Uma bela mensagem do Grande Vinícius.
    Obrigado pela partilha.
    Um beijo, querida amiga Emília.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito conte que tenhas gostado já que poeta és também. Não conhecia este poema de Vinicius e para mim foi também uma bela surpresa, pela mensagem que nos transmite
      Beijinhos e muito obrigada pelo carinho.
      Emília..

      Eliminar
  8. Fiquei sem palavras com a beleza tranquila das palavras e dos sentimentos que me abraçaram...
    Obrigada pela partilha...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou como tu, Marta, " fiquei sem palavras com a beleza " e serenidade destas palavras.. Uma mensagem digna de grandes poetas, como é o caso Um beijinho, querida amiga e agradeço-te muito o carinho que mostras para com este espaço.
      Emília

      Eliminar
  9. São demasiados temas para uma só reflexão... ainda estou focada na mensagem do título, que os engloba a todos...e com muita vontade de agradecer tão belo testemunho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Maria, quando procurava uma mensagem de Vinicius ( gosto muito delas ) o que me chamou a atenção foi o título. HAVER, um verbo simples mas que só ele dá para uma boa reflexão. Há tanto a dar...a fazer..a receber...a acarinhar...a respeitar... a agradecer....enfim há tanto a SER! Muito obrigada, querida amiga pelo belo comentário...simples, mas profundo. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  10. Emília,

    Ele era genial. Até lembrei de uma frase que li não tem muito tempo, dizia assim:

    "Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir." - René Descartes

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Ele era genial " , sim Sissym e o titulo HAVER por si só já me encantou, pois adivinhava-se uma profunda mensagem. Não conhecia essa frase de Descartes, mas tem muito o que se lhe diga, também; andamos tantas vezes de olhos fechados e não fazemos o mínimo esforço para os abrir ; talvez seja por que não queremos enxergar a realidade que nos rodeia. Obrigada, amiga, pela visita e também pela bela frase que partilhaste aqui
      Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  11. Agradeço o teu abraço neste adeus à dona Carminda, minha sogra.
    A Mensagem é muito importante. Precisamos de saber viver. Aprender a linguagem do amor, dos gestos simples da delicadeza e do perdão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço o carinho da tua vinda cá, apesar da dor da perda da Dª Carminda. Obrigada, Luis!
      Tempos que começar a aprender que" a linguagem do amor., dos gestos simples da delicadeza e do perdão, é a mais importante de toda; é ela que fica depois que tudo se vai. Um abraço amigo, Luis.
      Emília

      Eliminar
  12. Um grande homem e poeta, onde também reisto o "Procura-se um amigo"...

    beijo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniel.
      Concordo, amigo ! Gosto muito das letras de Vinicius e " procura-se um amigo " é também muito sábia Já a publiquei aqui no Começar de Novo há muito tempo. Obrigada, amigo pela visita e desejo.te um bom fim de semana.
      Um beijo amigo.
      Emília

      Eliminar
  13. Boa tarde, Emília. Adoro Vinícius e toda a sua grandiosa sensibilidade.
    Encontrei você no blog da amiga e poeta Zilani Célia, e resolvi te conhecer.
    Parabéns pelo espaço.
    Eu já li algumas postagens e fiquei por aqui para voltar com calma.
    Tenha um excelente fim de semana de paz!
    Beijos na alma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia! É sempre uma felicidade receber novos amigos aqui no meu cantinho e desde já o meu agradecimento. Espero que tenha gostado e que volte sempre. Irei com toda a certeza conhecê-la.. Quanto a Vinicius gosto muito do que escreve e sempre procuro mensagens dele para o meu Começar de Novo, pois são verdadeiras lições de vida. Um bom fim de semana, amiga e cá te espero de novo. Beijinhos
      Emília

      Eliminar


  14. Querida Emília

    Esta mensagem de Vincius de Moraes é toda ela de uma magnitude extraordinária. O seu título quase que me conduz a uma mágica contabilidade com 'deve' e 'haver' e que, depois de feitas as contas, feito o balanço dos nossos erros, fraquezas, omissões, ainda resta muitíssimo do legado que nos vem da alma, da nossa sensibilidade, da nossa essência. E com o que resta, o nosso 'haver', poderemos fazer tanto tanto, bastará termos a mente aberta, o coração lavado, as mãos estendidas. É o constante esforço do cotidiano, as pequenas coragens que somadas fazem a diferença, a capacidade de admirar a beleza, de chorar perante a injustiça, de nos sentirmos iguais aos outros, com a nossa humildade, a capacidade de rir à toa, de rirmos de nós próprios ... enfim, um mundo de sensações e bons propósitos aliados à coragem de vencer ou reconhecer os nossos medos, inclusivamente, o medo da morte.

    Minha amiga, desejo-te um excelente fim de semana. Já se sabe o 'Inverno' voltou... :)))

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Olinda, interpretaste este titulo de uma maneira tão precisa que me encantou.. Foi este HAVER que, na minha busca, me fez escolher este poema, mas não tinha refletido nesta " mágica contabilidade com o" deve e haver " neste balanço que devemos fazer, pelo menos de vez em quando , do nosso comportamento perante a vida.. Na realidade a vida é uma magica contabilidade " que deve ser feita com muita cautela para que consigamos o equilibrio entre o " deve e o haver "
      Agradeço-te muito, amiga este belo comentário e a fantástica interpretação do titulo que Vinicius deu à sua mensagem.. Muito me disse este Haver, mas ainda não tinha conseguido.interpretá-lo de uma maneira que me satisfizesse por completo; tu fizeste-o na perfeição. Um excelente contributo à mensagem, como sempre, Olinda.
      E a chuva voltou e o frio também parece que não nos quer largar. Que pena!!! Gosto tanto de sol!!!. Beijinhos e um bom fim de semana, amiga.
      Emília

      Eliminar
  15. OI EMILIA!
    NOSSO ETERNO POETA VINICIUS.
    "RESTA" OUVI-LO E SE ENCANTAR...
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Resta.nos ouvi-lo " e lembrar-nos sempre dele, do jeito que , através das suas músicas lutava por um mundo mais justo, mais fraterno e pacífico. Ainda bem que gostou, Zilani. Obrigada pela visita e uma boa semana.
      Beijinhos.
      Emília

      Eliminar
  16. Maravilhoso momento de poesia. Resta a maravilhosa capacidade dos poetas tocarem o nosso coração.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. Sempre muito bom vê.la por cá e mais ainda saber que gostou deste poema. Achei fantástica a mensagem e resolvi partilhá-la. Obrigada, amiga, pelo carinho e só me resta desejar que tenha uma linda semana. beijinhos
      Emília

      Eliminar
  17. O eterno "poetinha"! Obrigada,
    Emília, por me fazer revisitá-lo.
    Bom domingo.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi para mim uma boa surpresa quando li este poema, pois não o conhecia. Achei a mensagem fantástica e esse titulo Haver fascinou-me, pois " tem muito o que se lhe diga ", como se costuma dizer. Fico feliz por levá-la a recordar o querido Vinicius. Um beijinho, Lúcia e desejo-te uma bela semana
      Emília

      Eliminar
  18. Hello, i think that i saw you visited my blog thus
    i came to “return the favor”.I am attempting to find things to improve
    my site!I suppose its ok to use some of your ideas!!



    Feel free to visit my site: Boom Beach Hack

    ResponderEliminar
  19. Ele nos deixou tesouros, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Lisette, verdadeiros tesouros e, este, era um daqueles tesouros escondidos, pelo menos para mim. Um beijinho amiga e obrigada pela visita. Uma bela semana
      Emília

      Eliminar
  20. Como não gostar?

    Acabei de ler, recentemente, ""O Operário em Construção" e tem poemas lindos...que só ainda não partilhei nenhum , por serem muito longos.

    Mas tenho que o fazer, nem que seja copiando aos poucos.

    Luminosa semana, MIla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço " Operário em construção " e há muito tempo já partilhei-o aqui no Começar de Novo. Claro que tens de o publicar, pois a mensagem é profunda e de necessária reflexão. Beijinhos, amiga e que todos os teus dias sejam iluminados. Muito obrigada, São, pela visita.
      Mila

      Eliminar
  21. Vinícius encantou-me e emocionou-me... realmente amiga Emília, esta magnífica poesia é para ouvir, reflectir e voltar a escutar!!! Adorei... Obrigada por partilhá-la connosco e pelo carinho lá no meu cantinho, "a saudade é o amor que fica" gostei muito desta bela frase e também penso assim :)
    Tenho andado afastada... mas ás vezes, falta o tempo, a disposição e o ânimo! Beijinho carinhoso minha amiga, é sempre com agrado que passo por aqui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que agradável surpresa, Camila! Muito bom voltar a vê-la, mas entendo...o ânimo falta-nos muitas vezes por variados motivos, mas aos poucos ele vai voltando e o encontro com os amigos ajuda. Fiquei muito feliz por ter gostado desta linda mensagem de Vinicius que devemos " ouvir, reflectir e voltar a escutar". Muito obrigada pelo carinho e brevemente far-lhe-ei uma visita. Fica bem, amiga . Beijinhos carinhoso
      Emília

      Eliminar
  22. Conhecia o poema , mas dito pelo seu autor , ganhou mais força , mas uma força onde a ternura e emoção estão presentes .

    Gosto , muito , de tudo que nos deixou .

    Agradeço este momento , Emilia .

    Um beijo ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não conhecia o poema, Maria, mas de certeza que se não o ouvisse pelo próprio Vinicius não teria ficado tão fascinada. Declamado por ele tem, sim, muito mais força. Muito obrigada amiga, pela visita e fiquei muito feliz por teres gostado tanto. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  23. Boa tarde; Emília!
    O meu conterrâneo António Aleixo foi um poeta que em poucas palavras conseguia ser objetivo.
    Obrigado pela sua simpática visita ao meu blog.
    ag

    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um grande poeta, o nosso António Aleixo, sim, amigo. Um dia trá-lo-ei aqui ao Começar de Novo. Obrigada pela visita. Um beijinho e fica bem!
      Emília

      Eliminar
  24. É muito lindo Emília, essa poesia e na voz de Vinicius só 'resta a saudade',
    Obrigada kirida pela bela escolha
    Amo tudo que ele deixou!
    abraços do Brasil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Só resta a saudade " e a imensa obra que deixou o que faz dele um ser imortal. Obrigada, Lis pelo carinho. Sabe que tudo o que vem do Brasil me agrada , pois foi um país que me deu tudo muito e considero-o por isso a minha 2ª Pátria. Beijinhos, querida amiga e até sempre!
      Emília..

      Eliminar