domingo, 2 de março de 2014

UMA MARAVILHA!




 Num meio-dia de fim de primavera eu tive um sonho como uma fotografia: eu vi Jesus Cristo descer à Terra. Ele veio pela encosta de um monte, mas era outra vez menino, a correr e a rolar-se pela erva
 A arrancar flores para deitar fora, e a rir de modo a ouvir-se de longe. Ele tinha fugido do céu. Era nosso demais pra fingir-se de Segunda pessoa da Trindade.
 Um dia que DEUS estava dormindo e o Espírito Santo andava a voar, Ele foi até a caixa dos milagres e roubou três. Com o primeiro Ele fez com que ninguém soubesse que Ele tinha fugido; com o segundo Ele se criou eternamente humano e menino; e com o terceiro Ele criou um Cristo eternamente na cruz e deixou-o pregado na cruz que há no céu e serve de modelo às outras
. Depois Ele fugiu para o Sol e desceu pelo primeiro raio que apanhou. Hoje Ele vive na minha aldeia, comigo. É uma criança bonita, de riso natural. Limpa o nariz com o braço direito, chapinha nas poças d'água, colhe as flores, gosta delas, esquece. Atira pedras aos burros, colhe as frutas nos pomares, e foge a chorar e a gritar dos cães. Só porque sabe que elas não gostam, e toda gente acha graça, Ele corre atrás das raparigas que levam as bilhas na cabeça e levanta-lhes a saia
. A mim, Ele me ensinou tudo. Ele me ensinou a olhar para as coisas. Ele me aponta todas as cores que há nas flores e me mostra como as pedras são engraçadas quando a gente as tem na mão e olha devagar para elas. Damo-nos tão bem um com o outro na companhia de tudo que nunca pensamos um no outro. Vivemos juntos os dois com um acordo íntimo, como a mão direita e a esquerda
. Ao anoitecer nós brincamos as cinco pedrinhas no degrau da porta de casa. Graves, como convém a um DEUS e a um poeta. Como se cada pedra fosse todo o Universo e fosse por isso um perigo muito grande deixá-la cair no chão. Depois eu lhe conto histórias das coisas só dos homens. E Ele sorri, porque tudo é incrível. Ele ri dos reis e dos que não são reis. E tem pena de ouvir falar das guerras e dos comércios. Depois Ele adormece e eu o levo no colo para dentro da minha casa, deito-o na minha cama, despindo-o lentamente, como seguindo um ritual todo humano e todo materno até Ele estar nu. Ele dorme dentro da minha alma.
 Às vezes Ele acorda de noite, brinca com meus sonhos. Vira uns de pena pro ar, põe uns por cima dos outros, e bate palmas, sozinho, sorrindo para os meus sonhos. Quando eu morrer, Filhinho, seja eu a criança, o mais pequeno, pega-me Tu ao colo, leva-me para dentro a Tua casa. Deita-me na tua cama. Despe o meu ser, cansado e humano. Conta-me histórias caso eu acorde para eu tornar a adormecer, e dá-me sonhos Teus para eu brincar

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa e Maria Bethânia juntos, o resultado só poderia ser FABULOSO.

Emília Pinto

42 comentários:

  1. Que maravilha ele faz parte de nossa vida...
    Beijo Lisette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de Bethânia e já tive o prazer de a ver ao vivo aqui em Portugal duas vezes. Achei este video uma maravilha e não conhecia este poema de Fernado Pessoa, apesar de ser um grande escritor Português, há algumas obras dele que desconheço. Claro...é enorme e nunca se conhece tudo. Um beijinho, Lisette e obrigada!
      Emília

      Eliminar
  2. Querida amiga

    O que gosto em Betânia,
    é esta entrega total
    aos sentimentos...

    Li o livro que indicaste
    do Augusto Cury.
    Realmente é uma preciosidade.

    Que o amor nos vista a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Aluísio! Ela se entrega de uma maneira impressionante ao poema que está a declamar. Ficamos presos e sem palavras. Fiquei muito contente que tenhas gostado do livro. Como professor fascinante que és, tinhas que conhecer o livro. Beijinhos e muito obrigada pela visita. Uma boa semana, amigo!
      Emília

      Eliminar
  3. Concordo plenamente, um post absolutamente fantástico, a beleza da música de Betânia e o encanto da escrita de Pessoa.
    Boa semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vi este video fiquei tão fascinada que pensei logo em partilhá-lo. Já tinha reparado que ela adora cantar Fernando Pessoa, mas, nunca a tinha ouvido. Duas figuras grandes da lingua Portuguesa e, juntos, dão-nos um espectáculo maravilhoso. Um beijinho, Maria e muito obrigada pela visita. Boa noite e uma boa semana.
      Emília

      Eliminar
  4. Minha querida

    Um texto soberbo de Pessoa que adorei ler. e a música de Betânia é ouro sobre azul.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia que ias gostar, Rosa Maria.! Poetisa que és, com certeza que irias adorar ler esse magnífico poema de Pessoa, interpretado pela Bethânia de uma maneira fabulosa; poesia pura nas suas palavras, na sua expressão corporal, enfim...em todo o sentimento que coloca em cada palavra que diz. Uma boa semana, querida, amiga e muito obrigada por teres vindo. Beijinhos
      Emília.

      Eliminar
  5. A primeira vez que ouvi esta interpretação , foi ao vivo .
    As minhas lágrimas misturaram -se com as de muitos outros espectadores .

    O poema , é o meu preferído de Alberto Caeiro , e Maria Betânia di - lo tão sentidamente .
    Fico sempre comovida nesta parte " Despe o meu ser, cansado e humano. Conta-me histórias caso eu acorde para eu tornar a adormecer "

    Isto não é lindo , é lindíssimo .

    Um beijo , Emilia , e boa semana ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi duas vezes a Bethânia no Coliseu do Porto e, claro, adorei. Todo ele comove, dito com tamanho sentimento pela Maria Bethanis. Os dois juntos são uma verdadeira maravilha. Obrigada, Maria, pelo carinho e fico muito feliz que tenhas gostado. Uma boa semana, apesar da chuva. Beijinhos e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  6. Olhar as coisas mais simples com amor, com essa paz que tanto necessitamos e nos negam...
    Lindo....Obrigada pela partilha..
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  7. E isso é poesia, Marta, a essência da poesia. Aqui estão dois Mestres da poesia, poesia escrita, poesia falada, interpretada...poesia sentimento . Obrigada, querida amiga e uma boa semana. Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar
  8. Uma junção sublime!

    Um poema que nos faz reflectir.

    Obrigada pela partilha.

    Beijinhos.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, Lisa! Como sempre, Fernando Pessoa a lembrar-nos que as coisas, infelizmente não mudam, mas que há sempre um menino que com as suas brincadeiras e sorrisos nos fazem continuar a acredita. E a junção destes dois interpretes da língua portuguesa é de facto " sublime". Obrigada pela visita e uma boa semana, apesar da chuva que não nos quer largar. Beijinhos, amiga!
      Emília

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Essa palavra " sublime " diz tudo, Pérola. Um beijinho e muito obrigada pelo carinho. Desejo-te uma bela semana
      Emília

      Eliminar
  10. Minha querida amiga

    Que beleza de texto! Não o conhecia. Fernando Pessoa inventa um menino igual aos outros com as tropelias e as birras comuns a todas as crianças e com a candura e a bondade que também fazem parte delas.

    Ele levou esta criança para dentro de si próprio para, juntamente com ele, sonharem os melhores sonhos. Uma companhia, um amigo imaginário, mais um heterónimo que, ao fim e ao cabo, é ele próprio.

    Eterno ser múltiplo que, com a sua sensibilidade, consegue chegar ao nosso coração e contar-nos coisas apenas entrevistas e que gostaríamos de saber expressar.

    Querida Emília, este foi um momento precioso.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei imenso de ouvir Maria Bethânia. Divina, declamando estas palavras de Fernando Pessoa.

      Obrigada por esta partilha. :)

      Bj

      Eliminar
    2. Querida Olinda, eu também não conhecia e achei-o fantástico. Todos nós precisamos de trazer para o nosso interior aquele menino alegre...brincalhão, que cria...imagina..sonha e tudo nele é espontâneo...sincero e puro. O nosso problema é deixarmos fugir esse lado " criança " que temos dentro de nós e colocarmos no seu lugar aquilo que de pior temos.
      Quanto à Bethânia, creio que Fernando Pessoa se sentiria orgulhoso por ter uma pessoa tão sensível a interpretar as suas palavras e a transmiti-las desta maneira soberba. Penso que ninguém o faria melhor que ela. Muito obrigada, Olinda, por este belo comentário e quero que saiba que fico muito contente que tenha gostado tanto. Um beijinho, amiga!
      Emília

      Eliminar
  11. Claro que o resultado foi fabuloso! maravilha digo eu!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente que tenha gostado. Lilás. Penso que ninguém fica indiferente à maravilha deste dois que tanto dignificam a nossa lingua Portuguesa. Hoje o sol resolveu visitar-nos, amiga e só espero que ele não desapareça tão cedo. Fica bem e muito obrigada pelo carinho. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  12. Uma autêntica e única maravilha.
    E que conjugação perfeita.
    Obrigada.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei " perfeito e único! Uma maravilha que não conhecia. Beijinhos, cantinho e espero que o sol continue para o aproveitares como fizeste nestes dois dias em que ele apareceu. Boa noite!
      Emília

      Eliminar
  13. OI EMÍLIA!
    MARAVILHA É POUCO NÉ AMIGA?
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Sim, Zilani, " maravilha é pouco ", pois é um poema enternecedor interpretado com um sentimento difícil de definir.Não há palavras para classificar estes dois que tão bem honram a lingua portuguesa. Obrigada, amiga pela visita e um bom fim de semana. Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  15. É sempre bom, muito bom, rever este fabuloso poema dito tão esplendorosamente por Maria.

    Grato abraço por estes belissimos momentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impossivel não se gostar, tanto do poema, quanto da interpretação, não é, amiga? Sabia que assim seria, que iriras gostar muito. Um bom fim de semana, hoje com um sol lindo, e obrigada pela visita. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  16. Adoro Fernando Pessoa, tenho imensos livros dele. Foi um homem muito
    inteligente que se perdeu muito novo mas que tanto nos deixou.
    Desejo-lhe um bom fim de semana.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  17. É verdade, lrene, partiu cedo, mas deixou uma grande obra que o tornou imortal e não só no nosso pais, como se vê neste video. Como sabe vivi no Brasil muitos anos e lá ele é muito conhecido. Às vezes até ficava surpreendida com isso. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita. Um bom fim de semana e aproveite bem o sol
    Emília

    ResponderEliminar
  18. Querida amiga
    A minha missão de hoje (nobre missão!) é apresentar parabéns e desejar um muito feliz DIA DA MULHER!
    Um beijo especial pelo dia de hoje.
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Miguel pela atenção Desejo-te a continuação de um bom fim de semana. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  20. Querida Emília

    Este dia já está quase no fim, mas ainda é tempo para te desejar todo o bem do mundo ao lado dos que te são queridos. Aliás, Dia da Mulher são todos os dias, não é? Pois sendo um ser multifacetado a Mulher consegue abranger tantos e tão importantes aspectos da sociedade. Houve mulheres que ficaram na história e há aquelas, muitíssimas, anónimas, que com a sua acção vão contribuindo por um mundo melhor.

    Minha amiga, muito obrigada pelos teus comentários, pelas bondosas palavras que me dedicas. Muito e muito obrigada.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os teus parabéns ainda vieram muito a tempo, Olinda, até porque o nosso dia é a cada dia que começa, pois ocupamo-nos de tantas coisas ao mesmo tempo que não há homem que a nós se compare, por mais que tentem. Não foi à toa que fomos escolhidas para a função mais importante de todas, a maternidade. Esta minha alusão aos homens é brincadeira, mas que somos melhores que eles, isso somos mesmo ( eles que não nos ouçam!!!!).
      Muito obrigada, querida amiga, por teres cá voltado e também pelas palavras sempre carinhosas que muito me incentivam. São um miminho que me acalenta. Beijinhos e um bom Domingo.
      Emília

      Eliminar
  21. Fabuloso! É isso: o encontro do maior poeta com a grande intérprete.
    Vim trazer-lhe meu abraço, neste nosso dia e agradecer a sua amável e querida
    presença, lá na Cadeirinha...
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes Lúcia, quando morei no Brasil sempre me admirava do conhecimento que os brasileiros tinham deste nosso grande poeta. Não conhecia este poema de Fernando Pessoa e quando o ouvi declamado pela Bethania fiquei fascinada e resolvi partilhar. Fiz bem, pois acho que agradou muito a todos, portugueses e brasileiros. Fiquei muito feliz por te ver aqui, minha amiga e espero que esteja tudo bem contigo, agora numa nova casa. Um beijinho e até sempre!
      Emília

      Eliminar
  22. Boa Noite.
    Hoje tão somente hoje quero deixar de alguma forma meu
    carinho a todos que sempre dedicou um dia de carinho para mim .
    Meu desejo seria retribuir de alguma forma tudo que aprendi na vida e nos últimos anos
    como um grito de amor nesse dia Internacional da Mulher.
    Rogo a Deus por todos as mulheres que ainda sofre em todo o Mundo.
    Pela falta de compreensão , discriminação pela raça , pela cor , pela classe social
    pela mutilação .
    Que nesse Dia você possa olhar para dentro de si mesmo e dar
    graças a Deus pela vida ter sido generosa ,
    pois a mim você sempre deu carinho afeto e companheirismo .
    Quando estava prestes a desistir, lembrei-me.
    Tinha a maior riqueza do mundo sua (Amizade)
    Hoje deixo essa mensagem independente de ser amiga ou amigo.
    Eu preciso muito da sua amizade e capacidade
    de aceitar - me como sou quero sim
    sua amizade esse sim é o presente que peço nesse Dia Internacional Da Mulher .
    Com todo carinho saberei recompensar sua amizade com o mais puro amor
    que existe dentro do meu coração.
    Deixo nesse dia beijos no coração e afagos na Alma.
    Deixei na postagem um mimo encontre o que você gostar é minha gratidão
    por tudo que representa na minha vida.
    Carinhosamente.Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Evanir por tanto carinho Espero que tudo lhe corra bem e que todos os dias sejam para você motivo de festa Um beijinho muito carinhoso.
      Emília

      Eliminar
  23. Emilia,

    Vc me fez lembrar de um sonho que tive uma vez, com Deus, Ele me falava sobre limites e metas. Era divino. Adoro a voz e a interpretação de Maria Bethania.

    Feliz Dia Internacional da Mulher.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela inspiração, esse sonho, Sissym pois é esse o nosso dever, atingir as metas, respeitando os limites Fico contente que tenhas gostado. Uma boa semana, amiga, sempre com bonitos sonhos. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  24. Olá, querida Em[ília
    Lindo demais o vídeo e o copiei...
    Bjm fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, querida amiga. Um beijinho e uma bela semana. Até sempre!
      Emília

      Eliminar