quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

SERÁ QUE VOLTAMOS À MONARQUIA???


( foto retirada da net )

De palavras está o País farto !

Governe-se com o parlamento, é esse o meu maior desejo, mas para isso é necessário que ele também faça alguma coisa. É preciso obras e não palavras.
 De palavras, bem o sabemos, está o País farto. Não quer discussões políticas das quais pouco ou nenhum bem lhe virá, o que quer é que se discuta administração, que se discutam medidas que lhe sejam úteis. Assim poderá o País interessar-se pelo parlamento; com discussões de mera política, interessará os amadores de escândalos vários, esses sim, mas fará com que a parte sensata e trabalhadora do País se desinteresse por completo daquilo que para nada lhe servirá. Por estes motivos é que eu acho inútil para não dizer... perniciosa, uma nova abertura do parlamento.

 Dom Carlos I, in 'Cartas a João Franco (1907 - Citador


Se já D. Carlos I se queixava da inutilidade do Parlamento, como podemos nós ainda ter esperanças de que deixem as palavras e passem aos actos ?. É muito difícil!!!!

Emília Pinto

22 comentários:

  1. Grito fundamentado.Ninguém aguenta, aqui ou lá, bla, bla, blás...bjs,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Chica! Aqui, aí e penso que no resto do mundo já ninguém acredita nos políticos; o que querem é encher os bolsos e o povo que se arranje. Estamos perdidos!!! Beijinhos de inverno, mas, claro,carregadinhos do calor da amizade.
      Emília

      Eliminar
  2. A história repete-se...Interessante ver como a carta de D Carlos está actual....
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com essa repetição que vemos através dos tempos lá vai desaparecendp a esperança que ainda temos temos de que algo mude. Beijinhos, Marta e obrigada pelo carinho.
      Emília.

      Eliminar
  3. Vamos a caminho de uma ditadura de extrema direita!

    Mais valia que voltássemos à Monarquia.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pouco falta, Lisa! Se calhar era melhor mesmo que voltassemos a ter cá os nossos reis e dou razão ao D. Carlos quando diz: " acho inútil para não dizer... perniciosa, uma nova abertura do parlamento ". O nosso parlamento também merecia ser fechado, pois passam o tempo num autêntico bla, blá. .; dá até raiva ouvi-los. Beijinhos, Lisa e até breve. Muito obrigada
      Emília
      .

      Eliminar
  4. Já não sei mais para onde caminhamos! parece que a história se repete.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é. Lilás, às vezes penso que o melhor é considerarmos que na realidade o poder corrompe e que o dinheiro transtorna as cabeças. O pior é que, quando vamos a eleições ficamos de " mãos atadas ", pois não vemos alternativas. Dá vontade de nem lá ir, apesar de considera que é um dever do verdadeiro cidadão ; Por isso,não falto. Beijinhos, amiga e obrigada pela visita. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  5. Olá ! Ao nosso povo brasileiro falta união e cultura, para que não voltem os mesmo políticos a roubar! abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ives! Não é só aí, não. Com o nosso povo acontece o mesmo. Apesar do desgoverno deste nosso governo, onde a corrupção é mais que muita e os mais desfavorecidos é que continuam a levar com os cortes, tenho medo que, nas eleições, levados por palavrinhas " meigas " o povo volte ao mesmo.
      A crise aqui está a ser paga pela classe média e baixa enquanto os políticos e os " senhores " capitalistas continuam com todas as regalias e vencimentos altissimos. Enfim...para falar verdade. olho para o lado e não vejo alternativas capazes de mudarem a situação. Verdadeiros líderes, amigo, estão em vias de extinção. Um beijinho e obrigada.
      Emília

      Eliminar
  6. Realmente, parece que não conseguimos nos livrar deste género de políticos.

    Beijinho e obrigado pelas palavras tão bonitas que deixou no meu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente parece, Rita! " mudam-se os tempos " mas as vontades não. Continua tudo igual, só mudam os nºs dos anos. Beijinhos e muito obrigada pela visita. Quanto às palavras deixadas no teu blog, são reflexo do que sinto ao ler as tuas cheias de poesia e que são o espelho da tua alma. Fica bem, amiga e até sempre,
      Emília

      Eliminar
  7. Sabes do que estou convencida há já muito tempo? De que Portugal encalhou numa qualquer curva do tempo e anda em círculos sobre si mesmo!

    Bom serão, menina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ser qualquer coisa desse tipo, São. Um encalhamento terrível neste cantinho tão pequenino que nos impede que saiamos do lugar. Gostei da explicação!!! Beijinhos e até sempre!
      Mila

      Eliminar
  8. Pegando nas palavras da Amiga São , percebi , agora , porque andamos a ficar um pouco tontos , enjoados e até um pouco mal humorados . . . andamos à volta sobre nós mesmos , tal como o País .

    Beijinho , Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que brincar um pouco com a situação, não é Lilaz? Este encalhamento no mar tão revolto só pode dar nisso: " tontos...enjoados e muito mal humorados " Temos de ter muito cuidado e no meio deste turbilhão todo, tentar brincar com a situação, porque senão vamos mar adentro sem salvação possível. Beijinhos, amiga e muito obrigada pela visita. Boa noite.
      Emília

      Eliminar
  9. O mundo vai parar de crescer enquanto o governo se meter.
    Beijo Lisette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de teres feito um verso, Lisette, o mundo não está nada poético. Por mais que mudemos os nossos líderes as coisas continuam um autêntico desgoverno, amiga e o melhor seria tentarmos viver sem eles. Se calhar tudo correria melhor. Estamos perdidos!!! Beijinhos e tudo de bom!
      Emília

      Eliminar
  10. A história sempre se repete, é um ciclo.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Pérola, a " história sempre se repete ", mas o que é triste é que essa repetição se note mais naquilo que de pior tem o ser humano, não é verdade? Ou será que nós temos a tendência de fixar mais o lado pior das coisas? Também é um pouco isso, penso! Um beijinho, amiga e obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  11. O tempo de Carlos I foi um tempo de transição. Foi um tempo de grandes crises políticas e económicas. Ele era inteligente e culto, algo extravagante para muitos, mas um grande diplomata, colocando Portugal no centro das relações europeias. O republicanismo já se manifestava e o Ultimato inglês, com as cedências de Carlos I, levou à revolta de 31 de Janeiro de 1891. O regime político desgastava-se na instabilidade do Rotativismo... ora com o partido regenerador no poder, que caía para dar lugar ao partido progressista, dando-se, com o tempo, cisões e dissidências com a consequente formação de novos partidos e interesses. E D.Carlos I tinha razão, o Parlamento não resolvia os problemas, debatia-se com questões menores, e disse-o. Talvez por isso, tivesse de pagar esta frontalidade com a vida. Em 1 Fevereiro de 1908, ele e seu filho mais velho foram assassinados. Depois de D. Manuel II, o último rei, veio a República com princípios de liberdade e de felicidade.Talvez a Revolução Americana, 1776, na sua Declaração de Independência, nos tenha trazido com maior acuidade este conceito de felicidade para os povos, a busca da felicidade, aliado ao conceito de república. Segundo essas ideias fundadas em grande medida no Iluminismo, os povos têm o direito de procurar a Felicidade e caso um governo não obedeça a este desideratum, deverá ser substituído.

    Busquemos a Felicidade.

    Querida Emília, um excelente tema.

    Um dia chuvoso este, mas haja paz de espírito.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora, Olinda, considero mesmo que foi uma boa escolha este tema, porque através do teu comentário recordei estes assuntos que aqui abordas, que estudei, mas que já estavam um pouco esquecidos. É por isso que gosto muito deste mundo dos blogs. Uma vez li num comentário lá no teu cantinho que sempre se aprende algo quando se visita o Xaile de Seda e , digo mais, muito aprendemos também quando nos visitas e comentas sempre com muita assertividade os posts que colocamos. As ideias do iluminismo estão certas e nós temos, sim o direito de " procurar a felicidade " e quando os governos nada fazem para isso, temos o poder do voto para que sejam substituídos. O pior é que a maioria das pessoas nem se dá ao trabalho de ir às urnas e também " tem memória curta " e voltam a votar nos mesmos. Para piorar a situação, olhamos à nossa volta e não vemos alternativas; verdadeiros líderes já não existem e o povo começa a ficar cansado de tanta conversa. Mas, como bem dizes, " busquemos a felicidade " e façamos a nossa parte para que as coisas mudem. O tempo anda terrível, amiga, mas o remédio é aguentar e procurar o sol através dos pingos grossos e dos ventos raivosos. Um beijinho e muito, muito obrigada. Enriqueces sempre muito os meus posts!
      Emília

      Eliminar