quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A RACIONALIDADE IRRACIONAL




" Eu digo muitas vezes que o instinto serve melhor os animais do que a razão a nossa espécie. E o instinto serve melhor os animais porque é conservador, defende a vida.
 Se um animal come outro, come-o porque tem de comer, porque tem de viver; mas quando assistimos a cenas de lutas terríveis entre animais, o leão que persegue a gazela e que a morde e que a mata e que a devora, parece que o nosso coração sensível dirá «que coisa tão cruel». Não: quem se comporta com crueldade é o homem, não é o animal, aquilo não é crueldade; o animal não tortura, é o homem que tortura. Então o que eu critico é o comportamento do ser humano, um ser dotado de razão, razão disciplinadora, organizadora, mantenedora da vida, que deveria sê-lo e que não o é; o que eu critico é a facilidade com que o ser humano se corrompe, com que se torna maligno. Aquela ideia que temos da esperança nas crianças, nos meninos e nas meninas pequenas, a ideia de que são seres aparentemente maravilhosos, de olhares puros, relativamente a essa ideia eu digo: pois sim, é tudo muito bonito, são de facto muito simpáticos, são adoráveis, mas deixemos que cresçam para sabermos quem realmente são. E quando crescem, sabemos que infelizmente muitas dessas inocentes crianças vão modificar-se. E por culpa de quê? É a sociedade a única responsável? Há questões de ordem hereditária? O que é que se passa dentro da cabeça das pessoas para serem uma coisa e passarem a ser outra? Uma sociedade que instituiu, como valores a perseguir, esses que nós sabemos, o lucro, o êxito, o triunfo sobre o outro e todas estas coisas, essa sociedade coloca as pessoas numa situação em que acabam por pensar (se é que o dizem e não se limitam a agir) que todos os meios são bons para se alcançar aquilo que se quer. Falámos muito ao longo destes últimos anos (e felizmente continuamos a falar) dos direitos humanos; simplesmente deixámos de falar de uma coisa muito simples, que são os deveres humanos, que são sempre deveres em relação aos outros, sobretudo. E é essa indiferença em relação ao outro, essa espécie de desprezo do outro, que eu me pergunto se tem algum sentido numa situação ou no quadro de existência de uma espécie que se diz racional. Isso, de facto, não posso entender, é uma das minhas grandes angústias.


 José Saramago, in 'Diálogos com José Saramago

Também me custa a entender e gostaria de salientar..

".simplesmente deixámos de falar de uma coisa muito simples, que são os deveres humanos, que são sempre deveres em relação aos outros, sobretudo "

" E é essa indiferença em relação ao outro, essa espécie de desprezo do outro, que eu me pergunto se tem algum sentido numa situação ou no quadro de existência de uma espécie que se diz racional."

Emília Pinto


44 comentários:

  1. Concordo com você, amiga. O homem sabe usar o seu lado mau com propriedade que nos choca.
    Eu também preciso do sol para viver com mais alegria.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, amiga! às vezes penso que ele até sabe usar melhor o seu lado mau do que a parte boa que todo o ser humano tem. Coca muito! Hoje o sol deu um ara de sua graça, mas pouco tempo e acompanhado de muito frio. . Um beijinho, Maria José e obrigada pelo carinho.
      Emília

      Eliminar
  2. Defendemos valores e às vezes, tratamos os outros de uma forma tão agressiva, tão intolerante...O animal mata para comer, mas o ser humano "mata" por ambição, por desprezo, por vingança....
    Obrigada pela partilha...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mata sem dó nem piedade; parece um animal da selva quando apanha a presa e a desfaz em minutos para saciar a fome. É chocante tanta irracionalidade que vemos. Um beijinho, Marta e obrigada pela sua presença sempre carinhosa. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  3. Apenas devo agradecer este artigo que está lindamente escrito.
    Não tenho dúvida que o homem é o pior dos animais e também o mais cruel.
    Desde cedo as nossas crianças são ensinadas a competir e a serem penalizadas por não conseguirem serem perfeitos, mas isto está errado.
    As crianças têm de ser felizes e aprender a respeitar-se respeitando os demais.
    A nossa sociedade auto-mutila-se. Dia a dia a degradação é maior.
    Nem só os nazis foram maus e cruéis. A chacina continua aos olhos de todos nós na actualidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre se pensou que não se voltaria a ver as barbáries do tempo de Hitler, mas, infelizmente, elas continuam. A irracionalidade é tanta que nos choca e até evitamos ver as notícias que nos chegam. Claro que estamos a contribuir para que tudo isto continue, quando não educamos as nossas crianças a respeitarem os outros; Queremos que eles sejam bem preparados, acumulando-os de actividades em demasia, não lhes dando tempo para serem crianças e isso vai reflectir-se, por muito que nos custe admitir. Já várias vezes aludi aqui a uma frase da Juma, personagem de uma novela que passou já há anos, o pantanal; ela era uma pantaneira, habituada a lidar com todos os animais selvagens e dizia ela " o homem é o único ser que suja a água que bebe ". Uma frase que nos leva a reflectir, pois a Juma era uma pessoa sem formação, mas que aprendeu a ver a diferença entre o homem dito racional e os animais classificados de irracionais.Muito obrigada, Luis, pelo comentário tão assertivo. Um beijinho e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  4. Se o instinto é uma segunda natureza, a crueldade é o pior dos sentimentos.
    Com ela se comete todo o género de atrocidades, quantas vezes para satisfazer desvios que não são conformes ao raciocinio capacidade do ser humano. Será que só? Então o Homem será ainda o pior dos animais. Segundo Voltaire, o homem nase bom, a sociedade é que o corrompe. E será que a genética não tem aqui a sua parte da culpa? E se tem , a razão não é para discernir? E entre razão e coração, quem vence? O coração, sempre! Por isso o Homem é um ser que nem coração tem! Uma sociedade que vai perdendo valores na irracionalidade da sua crueldade.
    "O homem quando nasce, nasce selvagem". Melhor viver na serenidade e paz da selva!
    Beijinho meu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E essas interrogações que faz, Manuela, são as que faz muita gente que, felizmente ainda se preocupa com a irracionalidade do ser humano. Creio que há um pouco de cada coisa nessa transformação que se vai operando desde o nascimento., mas depois, há a educação...a formação escolar que se vai fazendo e os valores que se vão transmitindo; de tudo isto nem sempre sai vencedor o coração, infelizmente. Concordo com Voltaire...nascemos todos bons,mas estamos inseridos numa sociedade que nem sempre deixa entrar o coração e aí a razão domina nem sempre com o discernimento que a ela compete; deixamo-nos dominar por uma razão sem discernimento e quem vence é a irracionalidade.E por todos estes motivos, querida amiga , temos de tentar todos os dias viver com serenidade e paz nesta sociedade tão selvagem; só assim poderemos preservar a nossa saúde mental tão importante na nossa caminhada. É preciso que não nos deixemos contaminar e que ponhamos sempre à frente o coração; ele, sim, é o nosso guia! Beijinhos e obrigada! Boa noite!
      Emília. ,

      Eliminar
  5. Não violência ,respeito pela vida, justiça ,solidariedade, tolerância, respeito ...etc...etc...deveres praticamente extintos nesta sociedade cruel em que vivemos!

    Beijinhos.

    Lisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diz o autor, falamos muito dos direitos do ser humano, mas esquecemos os deveres e os deveres são esses mesmos, Lisa, respeito pela vida e nela se inclui tudo o resto. Falta a maioria desses deveres na sociedade actual e por isso a irracionalidade corre solta por esse mundo afora. Muito obrigada, amiga, pelo carinho e vamos lá...tentar sobreviver nesta selva em que se está a transformar a sociedade. Não sei se chegaremos a viver essa tão desejada mudança de mentalidades.. Beijinhos, amiga e boa noite.
      Emília

      Eliminar
  6. Sempre mensagens tão pertinentes, Emilia. Esta um grito de quem sofre com uma sociedade cada vez mais cruel , egoista.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom vê-la por aqui. Tulia. Muito obrigada pelo carinho.Procuro sempre mensagens que vão de encontro aquilo que me choca ou então Este texto é, sim, uma revolta de quem não entende essa crueldade vista no ser humano e de facto, vemos coisas que não somos capazes de entender como são possíveis em seres tão inteligentes.. Um beijinho, amiga e volte sempre. Brevemente far-te-ei uma visita.
      Emília

      Eliminar
  7. Infelizmente é assim....o mal prevalece....
    Beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisette! O mal prevalece e é isso que nos custa muito a entender, pois praticando o bem, deixando sobressair o nosso lado mais humano sentimo-nos muito melhor, não é verdade? Mas, infelizmente as guerras cruéis a que assistimos todos os dias dão-nos provas de que a irracionalidade impera. Beijinhos, amiga e obrigada.
      Emília

      Eliminar
  8. A chegada da razão ao espirito humano realça seus instintos primários, a impedir que possamos devorar uns aos outros, mas ainda há muitos que não descobriram a Divindade na razão! abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo com a" divindade na razão", Ives, mas para isso é preciso que a razão ande de mãos dadas com o coração; se assim fosse o homem mostraria a sua verdadeira racionalidade. Não é o que acontece e os resultados estão à vista; por todo o lado vemos seres humanos a devorarem-se um abraço, amigo e até breve.
      Emília

      Eliminar
  9. Bom dia, querida
    A minha modesta incursão no campo da poesia deu origem a um post que publiquei hoje, dia 30.
    Devo continuar? É melhor desistir? Qual é a tua opinião?
    Aguardo-te na minha «CASA», para te pronunciares…
    Obrigada.
    Beijinhos

    PS - Possivelmente já te terei dito que gosto imenso de Saramago, que li toda a sua obra, e que tenho na minha biblioteca quase todos os seus livros (os que não tenho, tem a minha filha...). Ele era um profundo conhecedor do Homem.
    As cenas de "crueldade" entre os animais custam-nos a ver, é claro!
    Eu, simplesmente, fecho os olhos quando essas cenas aparecem.
    Mas... é a lei da sobrevivência para eles. Matam e comem por necessidade.
    O ser humano mata, maltrata, exerce todo o tipo de violência (da mais simples à mais brutal) apenas pelo prazer de dominar!
    Ó raça desgraçada!!!
    + 1 beijito

    ResponderEliminar
  10. Olá Mariazita. Claro que irei ao seu cantinho ver a sua poesia que, com certeza ser´boa como os contos.Eu também tenho lido alguns livros de José Saramago; no início custou-me a adaptar-me à sua maneira de escrever não usando pontuação e em algumas obras não usar nomes, como no caso do ensaio sobre a cegueira Depois habituei-me e já não estranho. Também fecho os olhos quando vejo um animal despedaçar um outro em minutos, simplesmente porque mne horroriza ver tanto sangue. Mas, amiga, desvio o olhar com muita tristeza quando vejo corpos estendidos no chão à espera que as autoridades os lancem numa vala comum e muito mais triste fico quando são crianças; vemo-las todos os dias nos campos de refugiados, sozinhas algumas depois de terem vistos os pais a morrerem nessas malditas guerras sangrentas, guerras entre irmãos, o que é ainda pior. E assim o homem " domina, trazendo à tona a sua mais completa irracionalidade. E também digo, amiga.." Ó raça desgraçada"!!!. Muito obrigada pelo seu contributo à mensagem de José Saramago , pois é bom sabermos a opinião das pessoas sobre temas tão perturbadores. Um beijinho e até breve!
    Emília

    ResponderEliminar
  11. O ser humano faz todos os desvarios para alcançar o poder .
    Ando triste com a maior parte dos meus companheiros , humanos , de jornada .
    E cada vez mais me aproximo dos meus amigos de quatro patas ou de duas asas .

    Beijo grande , Emilia , e obrigada por trazer José Saramago ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ando cada vez mais triste com a " maior parte dos meus companheiros, humanos, de jornada; não me aproximo" dos meus amigos de quatro patas ou de duas asas, porque não os tenho, mas que cada vez os admiro mais, isso, sim.. Choca-nos quando temos de comparar uns com os outros, não é verdade Maria? Um beijinho e muito obrigada pela visita. Boa noite!
      Emília

      Eliminar
  12. Quer-me parecer que ao afastarmo-nos dos instintos básicos vestimos uma humanidade onde vale tudo.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A inteligência de que somos dotados levou-nos e, com lógica, a" afastar-nos dos instintos básicos", mas,nessa tentativa de sermos superiores ao dito animal irracional deixámos que a humanidade que existe em nós fosse " engolida" por uma irracionalidade que assusta. Li já o teu post de hoje onde falas dos amores não perfeitos e lembrei-me de fazer a comparação com o seres humanos; também não existe os perfeitos, mas há sempre a razão e, como diz a nossa amiga Manuela acima, ela serve para discernir e seria lógico que com esse discernimento deixássemos sobressair o nosso lado mais humano e não a brutalidade que vemos e não conseguimos entender. Obrigada, Pérola, pela visita e boa noite. Beijinhos
      Emília.

      Eliminar
  13. É bom encontrar textos em que revisitamos as nossas convicções, sobretudo se vieram de um escritor como Saramago. É sumamente gratificante.
    Porém acrescentaria: nem todas as crianças são exemplos de pureza e autenticidade. Educação e exemplos são muito, mas não tudo e a natureza tem a sua quota parte de responsabilidade, além da pressão dos grupos que seduzem e convencem.
    Racionalidade... onde e como, se o grupo e os sus valores forem tudo menos racionais?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " A pressão dos grupos que seduzem e convencem " é de facto um grave problema e não adianta a educação e os valores que lhes foram transmitidos; deixam-se dominar por eles e lá vão de encontro à irracionalidade . Eu também acho que ler artigos destes é muito bom, pois assim refletimos e " revisitamos as nossas convicções. Cada vez nos deparamos com mais actos irracionais, tanto nos conflitos que matam a torto e a direito, como em actos envolvendo jovens, já com muita formação e idade suficiente para terem alguma sensatez. Dado isto, Maria, as esperanças de que o homem venha a ter mais humanidade começa a ser muito pouca. Muito obrigada pelo carinho do comentário e, apesar da chuvinha que continua, espero que tenhas um bom fim de semana. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  14. Um belíssimo texto. Desejo que a amiga esteja bem.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou bem, sim, Irene! Claro, um pouco aborrecida com esta chuvinha constante que não nos larga há tanto tempo, mas não há nada a fazer quanto a isso. Também achei o texto interessante, dadas as irracionalidade que todos os dias entram nas nossas casas através das notícias e resolvi partilhá-lo. Fico contente que tenhas gostado. Um beijinho e um bom fim de semana, amiga!
      Emília

      Eliminar
  15. Boa tarde, Emília
    Muito obrigada pelo teu comentário expresso na minha «CASA», e pelas palavras elogiosas que, é claro, sabe sempre bem ouvir/ler.

    Não percebes nada de poesia??? Pois olha, não parece:))) 

    Falo de despedida, sim, querida, a pensar apenas em UMA, (sabes ao que me refiro) já que, como bem dizes, houve muitas despedidas na minha vida (como na da maioria das pessoas). Basta pensar na vida de saltimbanco que comecei a levar mal me casei, com as idas ao Ultramar, por exemplo. Para além de ter muitos familiares que tenho a viver no estrangeiro, o que também origina despedidas.
    Para não me alongar muito… direi que, com o apoio que me dá a tua opinião e de todos, afinal, que me visitaram, vou arriscar mais um ou outro poema – tenho alguns (bastantes..) rabiscados. Com uns retoques, talvez se aproveite alguma coisa.

    No dia 11 cá estarei (se não for antes) para festejar o nascimento dum espaço de que tanto gosto!

    Um óptimo fim-de-semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que a minha modesta opinião também tenha contribuído para que partilhes connosco a tua poesia; pois com certeza vai proporcionar-nos bons momentos; gosto de poesia, embora não seja capaz de a fazer. Cá fico à espera, amiga e, já agora, imaginei a que partida te referias, pois foi de certeza a mais dolorosa. Obrigada, Mariazita, pelo carinho. Apesar deste tempinho tão desagradável, espero que tenhas um bom fim de semana.. Beijinhos.
      Emília.

      Eliminar
  16. Tantas vezes os seres humanos se comportam como verdadeiros irracionais...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Fá, tanta irracionalidade que nos aterroriza.. Por exemplo na Síria, , a brutalidade é tanta que não sei se vai restar algo ou alguém , quando um dia os combates cessarem. É irracional, simplesmente tudo o que lá se passa. Beijinhos, amiga e até sempre. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
    2. Excelente post, muito adequado á hora negra que nos obrigam a sofrer.

      Os animais não são cruéis. Cruel e sem compaixão é o ser humano!!

      Beijnhos, muitos

      Eliminar
    3. Os animais dão verdadeiras lições de racionalidade ao tal " Homo Sapiens " São, por isso cada vez gosto mais deles. Um beijinho e obrigada pela explicação que me deste sobre a rosa no chão., lá no post do teu cantinho. Um beijinho e obrigada
      Emília

      Eliminar
  17. Tenho o enorme prazer em convidar a todos vocês blogueiros para a votação do top Blogueiro na Ilha da Lindalva e sua presença dará um brilho especial a essa interação blogueira, cujo o verdadeiro sentido é não deixar fenecer a blogosfera. Conheçam todos os blogs participantes antes de votarem.
    O meu blog tbm esta participando entre outros. Mas convido a todos a entrar e interagir com todos os blogs, e votarem no que mais lhes agradarem...e não na amizade.Fiquem a vontade.
    Conto com a colaboração de todos vcs amigos blogueiros.

    http://anos-da-ilha.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Célia pelo convite. Irei lá ver com certeza. Um beijinho e um bom Domingo
      Emília

      Eliminar
  18. Emília , obrigada por trazer um comentário tão bonito e profundo. Isso é compensador e inspirador!

    Não repare minha morosidade nas visitas, estou com alguma inflamação no ombro direito, de maneira que estou impaciente para ler e escrever.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sissym, a interpretação da mensagem deixada por alguém é sempre diferente; nunca conseguimos saber o que o outro queria manifestar com as palavras que nos deu a ler; quando as leio, deixo aquilo que senti. penso que é o que acontece em interpretações de qualquer assunto, não é verdade? Quanto à assiduidade, não se preocupe; os amigos aparecem sempre que podem e é isso o que conta; aqui não há obrigações; há sim amizade e por isso compreensão. Um beijinho e espero que o seu ombro melhore
      Emília

      Eliminar
  19. E com todas estas palavras, com escritos sobre os valores humanos, a solidarieda, a igualdades, os Nobel da Paz, com todos os esforços e boa vontade que uns tiveram e tên, o homem nunca sairá deste seu lado irracional, infelizmente.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que nos vale é pensarmos em todos esses " homens de boa vontade " que felizmente existem por esse mundo afora para continuarmos a viver com algum optimismo e esperança. Apesar de tudo a que aludes, cantinho, infelizmente o ser humano continua a mostrar uma irracionalidade que assusta. Muito obrigada, pela visita, amiga. Apesar do frio e da chuva que não nos larga, desejo-te uma boa semana e, claro, a ouvir as " doce " recordando os bons anos da adolescência. Beijinhos´
      Emília

      Eliminar
  20. OI EMÍLIA!
    ACHO QUE A MAIORIA DOS SERES HUMANOS, AO INVÉS DE EVOLUÍREM, COMO SERIA DE SE ESPERAR, ESTÃO A REGREDIR, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS RELACIONAMENTOS ENTRE SI.
    ÓTIMO POST.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Zilani e é com tristeza que vemos que o ser humano não tem aprendido nada com as atrocidades cometidas no passado, muitas das quais julgavamos não voltar a ver; infelizmente continuam o que nos leva a pensar que a razão não serve para nada. Do" Homo Sapiens " pouco existe. Um beijinho, amiga e volta sempre!. Obrigada"
      Emília

      Eliminar
  21. Querida Emília

    Também eu, às vezes, faço-me esta pergunta: Por onde andarão os valores da ética, da honestidade, da lealdade, da probidade, do respeito mútuo? Se nós, de entre todos os animais, detemos o privilégio da razão, deveríamos elevar-nos acima da mesquinhez. Infelizmente, nem sempre isso acontece.

    Tal como dizes, e bem, no post anterior, para obtermos a Serenidade é preciso trabalhar nisso todos os dias.Para a obtenção de boas regras de vida e de comportamento o trabalho não é menor. É necessário um afinco continuado na sua prática, com vista a alcançar resultados para o nosso próprio bem e para o bem da sociedade onde nos encontramos inseridos.

    Beijinhos e uma boa semana.

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente que ainda há muito boa gente que se questiona sobre esses valores, sobre a inteligência que nos distingue dos outros animais, mas a resposta é sempre a mesma: " não sabemos e não conseguimos entender ". Como bem dizes, temos que trabalhar todos os dias neste aspecto, porque todos nós somos responsáveis e devemos dar o nosso melhor para que com o nosso exemplo, principalmente em relação aos mais novos a mentalidade do ser humano comece a mudar. Vemos muitas irracionalidade no comportamento de muitos dos nossos jovens e aí, não podemos fugir à nossa quota parte de responsabilidade; eles foram e são formados por nós, pais, professores e demais sociedade e essa formação tem mudar, principalmente em casa. Muito obrigada, querida amiga pela sua visita e, apesar do tempo horroroso que está hoje,, desejo-te uma semana, plena de harmonia. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  22. Emília, ficamos pasmos, certas vezes até onde pode chegar a irracionalidade do homem e também por vezes, as racionalidade para o mal direcionada! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Chica !É muito difícil entender e aceitar tanta insensatez e maldade do ser humano. Choca muito ver tanta irracionalidade que nem as crianças poupa. Beijinhos, amiga e muito obrigada pela visita.
      Emília.

      Eliminar