terça-feira, 19 de março de 2013

DIA DO PAI



Ainda te Necessito

"Ainda não estou preparado para perder-te
Não estou preparado para que me deixes só.
Ainda não estou preparado pra crescer e aceitar que é natural, para reconhecer que tudo tem um princípio e tem um final.
Ainda não estou preparado para não te ter e apenas te recordar
Ainda não estou preparado para não poder te olhar ou não poder te falar.
Não estou preparado para que não me abraces e para não poder te abraçar.
Ainda te necessito.
E ainda não estou preparado para caminhar por este mundo perguntando-me: Por quê?
Não estou preparado hoje nem nunca o estarei.
Ainda te Necessito."

Pablo Neruda

Hoje a minha homenagem e o meu carinho vão para todos os meus amigos que são PAIS e para os que, não o sendo ainda, querem dizer, especialmente hoje " AINDA TE NECESSITO ", PAI!  Escolhi esta mensagem, porque quero e necessito, não só hoje, mas todos os dias, de dizer " EU TE NECESSITO...AINDA NÃO ESTOU PREPARADA PARA PERDER-TE; NÃO ESTOU PREPARADA HOJE E NEM NUNCA O ESTAREI.

A todos vós, amigos, um beijinho de parabéns e os sinceros voto de que hoje o vosso dia seja especial, mesmo que, FELIZES JUNTO DOS VOSSOS FILHOS, possais apenas recordar e não abraçar o vosso pai. Não se esqueçam de que " PAI NUNCA DESISTE "... nunca desiste de amar, nunca desiste de querer ser amado e nunca desiste de dizer " AINDA TE NECESSITO "

Emília Pinto

42 comentários:

  1. Uma linda homenagem para os Pais.
    Um dia para lembrar,embora eles estejam sempre presentes no nosso coração.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O da é de facto só para lembrar, pois eles têm que estar sempre no nosso coração. Infelizmente, todos sabemos que muitos estão completamente esquecidos e se calhar nem hoje recebem um beijinho dos filhos. É para esses em especial que vai todo o meu carinho. Um beijinho, Isa e mito obrigada pela visita. Espero que o dia seja de alegria junto dos pais que, com certeza, tem na família.
      Emília

      Eliminar
  2. Belíssima homenagem.

    Estou frágil...o meu pai está internado.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei triste, Lisa. Tem esperança, amiga que ele vai se recuperar! Sei que necessitas dele e ele sabe-o mais que ninguém. Logo logo estará em casa para alegria de todos nós. Um beijinho, amiga carregadinho de FORÇA!
      Obrigada pelo carinho!
      Emília

      Eliminar

  3. Emilia
    A vida não nos deixa pensar, apanha-nos sempre desprevenidas,para mim a vida não é uma peça de teatro em queos atores somos nós, não creio,a peça de teatro é ensaiada, a nós não nos dão tempo para ensaios ,entramos diretas...
    Daí Emilia, era eu pequena,bem pequena com 9 anos ,quando me foram buscar à sala da quarta classe e me vestiram um vestido cinza e algúem me disse"o teu paizinho morreu", preparada ? A vida,é que se prepara para nos dar bofetadas, mas nós enfrentamo-la,mas ela não se compadece , sem avisar volta a pregá-las assim vamos calejando, e ajudando outros e a outros vamos buscando esperança,vamos buscando ajuda.
    Cá em casa há um paiznho já de cabelos bem brancos, recebeu hoje um cheque....( leia- se postal), ficou mesmo babadinho.
    Para si Emilia em especial lhe desejo,que por muitos anos possa ainda abraçar seu pai.
    Para todos osPais vai o meu xi bem apertado , e digo sinceramente:
    !Faz-me falta Pai!"como teria sido o meu caminho com o meu pai ao lado?
    Gostei mesmo muito,
    Até breve e parabéns ao paizinho aí de casa.
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ante de mais, Hermínia, obrigada pelo beijinho ao paizinho cá de casa. Ele agradece e eu também. Cá em casa há 3 pais, mas o que mais tenho de agradecer à vida é ainda poder dize ao meu: Eu ainda te necessito, " Pai. Não estou preparada e nem nunca estarei para só o poder lembrar, mas sei que tenho de me preparar, porque a vida não nos avisa nem se compadece.. Obrigada, Hermínia e não se esqueça de dar um abraço bem forte ao paizinho aí de casa que bem merece todo o carinho que de certeza recebeu hoje. Um beijinho muito especial e boa noite. Obrigada pelo belo comentário.
      Emília

      Eliminar
  4. Dormes, no entanto, ó meu filho abençoado!
    Não quero nem um segundo desatar em prantos!
    Certamente reina um céu, te cobrindo de encantos...

    ***

    Emília,
    Escrevi este poema ao ver o filho órfão, de um amigo, brincando sozinho na sala.
    Enquanto observava o menino, senti a graça do aconchego de um lar, de uma mãe cuidadosa (que ali já não estava mais), e do pai que amorosamente o tomava nos braços e o embalava no berço.
    Um abraço para ti e para Hermínia.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, António, um " Pai nunca desiste " e a prova está no caso que acabas de contar. O Pai será o esteio desse menino e com certeza nunca desistirá de o amar; abafará a dor da grande perda que teve para que o filho olhe o céu e só veja estrelas e" encantos", mesmo que ele, no seu sofrimento, só consiga ver nuvens e escuridão. Isso é ser PAI, António. Um beijinho e parabéns pelo teu gesto carinhosos a esse pai. Obrigada pela visita e fica bem. Até sempre
      Emília
      Emília

      Eliminar
  5. Uma óptima escolha, minha querida, este poema de Neruda!

    Ontem fomos jantar ao restaurante, o que não fazia há... muitos meses (quase um ano!): o meu filho (meu amparo no presente) com seus três filhos, e o meu genro, com suas duas filhas - eu e a minha filha como acompanhantes :)
    O meu Pai, infelizmente, já partiu há muitos anos, mas ainda o recordo todos os dias e "AINDA O NECESSITO".

    Espero que o vosso Dia do Pai tenha sido muito feliz (apesar de todas as contingêcias existentes...)

    Um beijinho muito GRANDE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente, Mariazita que, apesar das ausências, tenhas tido um dia alegre junto dos teus filhos e netos. O meu dia dos Pais foi normal, com o meu marido e filha, já que o meu filho que já é pai vive na Régua e pt não se juntou a nós. Felizmente eu ainda tenha o meu Pai, mas vive no Brasil onde este dia é comemorado só em Agosto. Mas, o que importa é que ainda lhe posso falar e em Maio cá estará para passar uns tempos connosco. Muito obrigada, amiga pelo carinho e pela visita. Fiquei muito feliz com as notícias que me deste.. Um beijinho e até sempre! Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  6. Belas palavras , as do poeta .
    Apesar de ser a lei da vida , nunca se está preparada para a sua partida , e mesmo depois , continuamos a " te necessitar " .

    Um beijo , Emilia ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é amiga, nunca estamos preparadas para receber a morte como natural e muito menos quando ela nos vem buscar um daqueles que nos deu o ser. Não estou preparada, nem nunca o estarei, mas tenho que começar a preparar-me. Gostei muito desta mensagem, porque também há muitos pais, infelizmente, que, largados em um canto qualquer que dizem a todo o momento , referindo-se aos filhos: " Ainda te necessito ", não me abandones, mas,na maioria das vezes não são ouvidos. É uma triste realidade essa. Beijinhos, Maria e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  7. Perder um pai é muito complicado e doloroso, mesmo quando poderia este ser melhor.

    no meu caso, perdi um óptimo Pai de um momento para o outro e nunca me recomporei!

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que voltou, São! Fico muito contente. Eu, felizmente ainda tenho o meu e, apesar de saber que o fim da caminhada é o que mais certo temos na vida, penso que nunca estarei preparada para isso. Sabe, São, quando escolhi esta mensagem pensei muito naqueles pais que estão abandonados em um qualquer canto e que a todo o momento dizem baixinho: " filho ainda te necessito " Penso que estes casos são muito dolorosos, porque ele o pai ainda cá está e nem sequer é lembrado. Muitos de certeza não receberam um simples telefonema neste dia a eles dedicado. Um beijinho e obrigada pela visita e pelo seu testemunho. Volte sempre!
      Emilia

      Eliminar
  8. Uma linda homenaemao Pai. Que muito me sensilizou.Infelizmente
    já não tenh pai, nem mãe, nem filhos(que não tive)e os meus
    sobrinho mais novos(que eram como filhos)tiveram qu ir para o
    estrageiro(porque os pais em Portual não conseguiam trabalho)
    portant sinto-me muito mai triste. A vida é feita de pera
    continuas.
    Beijinhos
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia, Irene, que esta mensagem ia deixar muita gente triste mas também a achei importante como reflexão; todos sabemos que muitos filhos abandonam os seus pais esquecendo-os por completo; um dia, quando se forem vão dar-se conta do quanto perderam, mas já será tarde. A vida e mesmo feita de perdas e ganhos, mas muitas vezes nós antecipamos as perdas votando ao esquecimento aqueles que nos deram tudo, não é verdade?
      É normal que te sintas triste...não serias humana se não tivesses esse sentimento, mas ele passará e ficará só a saudade. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita sempre tão carinhosa.
      Emília

      Eliminar
  9. Tenho muitas saudades do meu Pai...Não, nunca estamos preparadas para a morte, mas continuam vivos na nossa memória...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais sempre ter essas saudades, Marta, mas isso é bom sinal; é sinal de que o significado que o teu pai deixou na tua vida foi grande e que és humana. A morte chega sem aviso, mas, mesmo quando avisa, não estamos preparados para a receber. Isso é um facto Obrigada pela visita, amiga e fica bem!. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  10. Ainda bem que cheguei no dia em que a primavera dá outra tonalidade a um outro dia (de homenagem ao Pai) que para mim é que demasiado cinzento.
    Então falemos de flores e todo o encanto que rodeia esta estação que faz acordar árvores, águas e trovões de maio, misturados com seiva de nuvens. Voltaremos a sorrir, esquecendo os agasalhos que nos pesam e abafam corpo e memórias. E assim lhes quero deixar um bouquet de flores do campo, como simbolo da simplicidade de que se fazem as coisas lindas da vida.
    Obrigada sempre por vossas palavras tão lindas!
    Grande abraço Emília e Hermínia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bem que me soube receber esse bouquet de flores do campo que me trouxeram um suave perfume e me despiram dos agasalhos pesados que sufocam o meu coração e a minha alma. Mas, se não te importas, Manuela, com muito carinho vou arremessar este belo bouquet a todos os pais que se encontram abandonados pelos filhos em lugares às vezes miseráveis e que, pesar de constantemente dizerem: " Ainda te necessito ", filho, não são ouvidos. Com certeza que essas flores simples do campo vão faze-los sorrir e lembrar-lhes que a Primavera está aí convidando a terem esperança. Muito obrigada, amiga, pelo carinho da tuas palavras, pelo perfume das flores que nos deste e pelo colorido que o teu comentário sempre dá ao nosso cantinho. Um beijinho muito especial e que a tua noite seja serena contribuindo assim para que comeces melhor mais um dia de Primavera.
      Emília

      Eliminar
  11. Oi queridas
    Uma bela escolha de Pablo Neruda para homenagear um dia importante na vida dos filhos que ainda possui o carinho dos Pais.
    Aqui só comemoramos em agosto,
    e voces recebem aí a Primavera que espero venha com um sol brilhante gostoso e ameno em dias muito lindos,
    nós daqui temos o mês nostálgico e também muito lindo _ o Outono quando as árvores começam a amarelar e cair atapetando as calçadas,
    e os dias são um pouco mais leves que os do verão causticante que temos aqui,as manhãs ficam mais amenas.
    Que possamos usufruir juntas mesmo distantes, unidas pela amizade e pelo calor dos nossos corações, assim tão espontaneamente,
    É sempre prazeroso conversar com voce Herminia e com voce Emília,
    grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Lis pela sua carinhosa visita. Hoje dia da poesia, começo de Primavera uma Primavera que ainda não " deu o ar da sua graça ", pois continuamos com muito frio e o sol aparece muito receoso ainda e logo se esconde. O Outono é também uma estação muito bonita, mas para nós às vezes o frio já é muito e isso aborrece. AÍ no Brasil gostava muito do Outono e Inverno, pois eram estações suaves sem o calor e frio exagerados. Aqui temos um verão que nunca é muito quente e um Inverno que sempre é muito frio. Eu costumo dizer que para mim o clima ideal é que se sente no Inverno brasileiro. Outono e Inverno eram as minhas estações preferidas quando aí vivia. Mas...há sempre o calor dos corações e da amizade que, mesmo à distância de um oceano, se vai reforçando a cada dia através deste mundo maravilhoso dos blogs. Obrigada, Lis, por esse carinho e amizade. Um beijinho e fica bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  12. Este ano ganhei coragem para homenagear meu pai, passados que são quase 4 anos (28 de Março de 2009)
    da sua partida.
    Mas hoje é o dia mundial da poesia, e Neruda foi um dos seus grandes expoentes.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda tenho o meu, Elvira e foi pensando nele, dada a idade que tem, que me decidi por esta mensagem. É preciso muita coragem, Elvira, para que se viva da mesma maneira depois da partida dessa pessoa que nos deu o ser. Apesar de ser a lei da vida, nunca estaremos preparados. Mas a vida é isso...dor...alegria..saudade. Mas hoje é dia da poesia, começo de Primavera e, apesar de ela ainda não nos ter presenteado com a sua poesia, é tempo de renovação e de esperança de dias melhores...de dias mais floridos. Um beijinho, querida amiga e obrigada pelo carinho da visita.
      Emília

      Eliminar
  13. Cheguei com atraso, mas cheguei e me envolvi nesse belo poema de Neruda. Quanta verdade dita, dos sentimentos filiais. Como se necessita! Como se acostuma? Está sempre ao nosso lado, pois o amor é infinito: de lá pra cá... de cá pra lá. Pai, um dizer tão doce e amado!

    Emília e Hermínia, que bela homenagem, a todos os pais! Obrigada!
    Bom final de semana. Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não chegaste com atraso, não, amiga! Os amigos chegam sempre a tempo! É de facto uma mensagem muito bela, Lucia. Seja qual for o caso sempre dizemos. " como te necessito, Pai ! " Pena que alguns filhos ainda tenham a sorte de os poderem abraçar e não fazem a mínima questão disso e aí são eles que não param de dizer. " como te necessito, filho " É uma triste realidade a de muitos idosos esquecidos nos lares e que de certeza nem um telefonema receberam neste dia a eles dedicado. Olho com muita tristeza para a maneira como são esquecidas estas pessoas. Um beijinho, Lúcia e muito obrigada pela visita. Fico feliz que tenha gostado desta mensagem de Pablo Neruda. Um bom fim de semana.
      Emília

      Eliminar
  14. OI EMÍLIA E HERMÍNIA!
    POR MAIS QUE A VIDA PASSE, TENHAMOS FILHOS E QUE POR CONTINGÊNCIAS ALHEIAS A NOSSA VONTADE NOS SEPAREMOS DELES, MESMO ASSIM, SEMPRE SERÃO, ESTES PAIS AMADOS NOSSO ESTEIO E FORTALEZA.
    NUNCA, MESMO APÓS SUA IDA PARA JUNTO DO PAPAI DO CÉU, DEIXAMOS DE PENSAR NELES E COM CARINHO AGRADECER-LHES PELA VIDA E CUIDADOS QUE PARA CONOSCO TIVERAM.
    COMOVENTE POSTAGEM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Zilani, como diz a mensagem nunca estaremos preparados para ficar sem esse " nosso esteio e fortaleza " Eu, felizmente, ainda posso ver e ouvir o meu, apesar de morar no Brasil e foi pensando nele que me decidi por esta mensagem. A idade avança e eu ainda não estou nem nunca estarei preparada para só recordar. Mas...a vida é assim e temos que aceitar. Um beijinho, querida amiga e muito obrigada pelo carinho. Um bom fim de semana !
      Emília

      Eliminar
  15. Querida amiga necessitamos do carinho e amor do nosso Pai até ao final dos nossos dias. Infelizmente já não tenho o meu adorado paizinho ao meu lado, mas está e estará eternamente presente no meu coração.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  16. Olá Maria. É sempre muito bom tê-la por cá. Precisamos sempre do nosso pai mesmo que ele não esteja já entre nós. Não sei como há filhos que simplesmente esquecem os seus pais em lares numa altura em que muito necessitam dos filhos. Enfim...é a sociedade que temos. Um beijinho e obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  17. Que linda homenagem, amiga!!! Que texto de Pablo Neruda!!! Não estamos preparados para a separação, porque pouco acreditamos no Mundo Espiritual. Amo meu pai e faço o que posso para ajudá-lo em seus 88 anos de idade. Beijos.

    ResponderEliminar
  18. Que bom, Maria José!!!! Então esta mensagem " assenta-nos que nem uma luva ", pois eu tenho o meu com 85 anos; mora no Brasil com o meu irmão e onde eu também vivi muitos anos. Vem cá em Maio passar 4 meses; vem de navio. Como tu, faço tudo o que posso para que tenha uma velhice feliz e, como diz esta mensagem. " ainda o necessito " Beijinhos e muito obrigada pelo carinho. Uma bela semana
    Emília

    ResponderEliminar
  19. Lindo! :-)
    Obrigada pela partilha Emília! :-)

    Beijinhos,
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia que ias gostar, Sonia, por isso te convidei a dares cá um saltinho. Beijinhos e obrigada por teres aceitado o meu convite. Fica bem, amiga e até breve.
      Emília

      Eliminar
  20. Obrigada, Emília pelo teu carinho e constante presença.

    Estou a passar por momentos difíceis. Os meus pais estão doentes.

    Tenho os meus pais doentes. O meu pai melhorou, mas a minha mãe piora dia a dia. Teremos que a colocar num lar, pois mal nos conhece.
    É uma dor imensa. Não tenho vontade de nada.

    Agendei o blog para uns tempos e vim para Coimbra olhar pelos dois.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo a tua dor imensa, Lisa e todos os dias tenho pensado nessa dor, pensando que tivesses apenas o teu pai hospitalizado. Afinal o sofrimento é ainda maior, amiga. Sei que é difícil teres que tomar essa decisão, mas chega numa altura em que lá estão melhor, pois as condições são outras.
      Tens mesmo que ficar em Coimbra com eles, pois agora eles te necessitam mais do que o costume. Fico aqui torcendo para que eles melhorem e para que a força não te falte, amiga. Vou-te deixar o meu e-mail, para conversares se achares necessário. Podes contar sempre com a minha amizade que, para casos como estes só serve para dar apoio e força. Aqui te deixo toda ela e o meu contacto. Beijinhos carinhosos
      Emília

      micostapinto@hotmail.com

      Eliminar
  21. Hoje é Dia dos Amigos Virtuais.
    E digo, que mundo fantastico!!! Amo vários.
    Eu os conheço, voces me conhecem. Ninguem conhece uma pessoa totalmente, nem pessoalmente, nem na imaginação, mas AQUI somos 100% solidários. Nos amamos, mesmo que desta forma moderna.

    Beijos e tudo de bom a voce e a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que hoje era o dia dedicado a nós, amigos virtuais. Claro que nunca conhecemos uma pessoa totalmente, mesmo que convivamos com ela todos os dias, mas o que se passa neste mundo virtual me tem surpreendido; conhecemos as pessoas só através das palavras, mas, raramente nos enganamos; eu já conheci 3 pessoalmente e vou-te dizer que praticamente não houve surpresa; eram precisamente aquilo que eu imaginava; já me aconteceu de conhecer pessoas e passado algum tempo de convivência ter chegado à conclusão de que não eram aquilo que me pareceram nos primeiros contatos. Foi um prazer muito grande ter-te " conhecido " Sissym e tenho a certeza de que esta amizade feita através das palavras continuará e quem sabe um dia a vida não nos permitirá um encontro? Já sabes, se um dia vieres a Portugal, podes contar comigo. Portugal é um " ovo " e facilmente se chega a qualquer lado. Um beijinho e muito obrigada por este carinho. Uma Feliz Páscoa, amiga.
      Emília

      Eliminar
  22. Amiga passei para desejar uma Feliz Páscoa.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Irene, pelo carinho. Espero também que a tua Páscoa seja feliz e com muita alegria. Um beijinho
      Emília

      Eliminar

  23. Querida Emília

    Cheguei aqui hoje, com muitos dias de atraso, não é? :)
    Mas ainda a tempo de ler este belo texto de Pablo Neruda, que dá voz aos nossos sentimentos, à nossa perlexidade, à nossa impreparação para perdermos aqueles que muito amamos. Também eu penso que quando o momento chega somos apanhados de surpresa,mesmo quando se trate de desfecho mais ou menos previsto, e depois o vazio que fica nunca será preenchido. É o que eu sinto...

    Minha amiga, deixei-te votos de Boa Páscoa, um pouco acima, no post da Hermínia.

    E aqui te deixo mais beijinhos. :)

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca chega com atraso, amiga! O que importa é que venha sempre, pois é um prazer muito grande que me dá com as suas visitas. O " desfecho" torna-se previsto à medida que a idade avança, mas, mesmo quando acontece, leva tempo para que nos convençamos da triste realidade. Felizmente ainda não sei o que isso é, mas tenho a certeza que o vazio " nunca será preenchido " Um beijinho, amiga e espero que, apesar do mau tempo, a sua Páscoa tenha sido feliz. Até breve e boa noite!
      Emília

      Eliminar