A todo o inimigo da fauna , da flora
Aquele que promove a poluição
Aos donos do dinheiro, a quem nos devora
Aos ratos e gatunos de toda nação Sim, vai pra toda essa gente ruim
Meu desprezo, e será sempre assim Já não temos nenhuma ilusão Aos donos da verdade, pobres criaturas
Aos pulhas e covardes sem opinião
A todo populista, traidor do povo
A todo demagogo, todo mau patrão
Aos sete justiceiros do planeta Terra
Os mesmos agiotas desse mundo cão
Aos grandes predadores dessa nova era
Vetores da miséria, eu lhes digo não
Alceu Valença
Alceu Paiva Valença (São Bento do Una, 1 de julho de 1946) é um cantor e compositor brasileiro. Seu disco de estreia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo. Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do sertão com o agreste. Influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções. Índice [esconder] 1 Biog [editar]Biografia rafia 2 Discografia 3 Ver também 4 Ligações externas O envolvimento de Alceu com a música começa na infância, através dos cantadores de feira da sua cidade natal. Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês, três dos principais irradiadores da cultura musical nordestina, foram captados por ele. Em casa, a formação ficou por conta do avô, Paulo Alves Valença, que era poeta e violeiro. Aos 10 anos vai para Recife, onde mantém contato com a cultura urbana, e ouve a música de Orlando Silva e Dalva de Oliveira, alternando com o ritmo de Little Richard, Ray Charles e outros ícones da chamada primeira geração do rock'n'roll
Não tenho mais nada a actescentar às palavras. de Alceu Valença a não ser que aqui deixo também o meu DESPREZO
Emília Pinto
E junto-me a ti no teu desprezo.
ResponderEliminarObrigada pela partilha de algo tão importante nos dias que vivemos.
Beijo.
isa.
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarIsa, o desprezo é um sentimento que devemos evitar, mas, nestes casos, acho que devemos manifestá-lo com todas as nossas forças. Obrigada pela visita e por te juntares a nós nese " grito de revolta " Um beijino e até sempre
EliminarEmília
Alceu Valença(que também é Paiva, eu não sabia, vai ver é meu primo rs), diz sempre o que lhe na alma nordestina (que é a gente brasileira mais sofrida), diz sempre o que pensa. Você citou outros, como ele nordestino: Jakson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês e Sua Gente(esse era o nome de seu grupo). Todos representaram muito bem a cultura de seu povo. Todos eles povoaram a minha infância e juventude. Só Alceu Valença vive, e como vive!
ResponderEliminarEsta canção\ desabafo...DESPREZO...é universal!
Obrigada, Emília, pela partilha.
Beijos!
Pois é, Lúcia, quem sabe não é mesmo teu primo???? Tens que pesquisar!!! Sempre gostei de Alceu Valenaça desde os tempos em que vivi aí, mas agora raramente o ouço. Achei esta música como que aquele grito que todos temos vontade de dar contra aqueles que não sabem ser verdadeiros cidadãos. Corrupção, criminalidade, acções que destroem o osso planeta estão por todo o lado, infelizmente e devemos prestigiar aqueles que usam o eu poder em favor das boas causas como é este caso.. Muito obrigada, amiga, pela visita e carinho. Um beijinho e fica bem!
EliminarEmília
Olá Emília!
ResponderEliminarNão conhecia Alceu mas valeu a pena vir aqui. Estou plenamente de acordo. Há gente que não merece um mínimo de consideração, pois só pensam neles próprios e estão sempre a ver se "lixam" (desculpa a expressão) o próximo. Só dando-os ao desprezo. Beijos.
M. Emília
Fico feliz que tenhas gostado, M. Emília. Inferlizmente são muitos aqueles que não respeitam os outros, não respeitam a natureza e fazem tudo para atingir os seus objectivos. O dinheiro aliado à ansia do poder é um dos maiores flagelos da nossa sociedade e temos, sim, de gritar o nosso desprezo a esse tipo de pessoas. Um beijinho, amiga e muito obrigada pela visita.
EliminarEmília
Junto ao teu o meu grito de revolta a quem nos tem espenhizado...
ResponderEliminarBeijinhos.
Lisa
São muitos os que nos espezinham, os que destroem a natureza, os que não têm a miníma consideração por nada a não ser pelos seus próprios interesses. Para eles tem que ir o nosso total DESPREZO. Um beijinho, Lisa,e fico felz que tenhas vindo. Obrigada.
EliminarEmília
Quanto desprezo me consome a alma e as forças todas contra esses arautos da desgraça do país, do mundo e de todo o povo.
ResponderEliminarOs maus políticos que não cumprem com a suas obrigações e apenas protegem e promovem as desigualdades sociais e a destruição do nosso planeta para eles o meu desprezo mas não o meu desconhecimento das suas maldades.
Um dia receberão o pagamento em dobro pelos seus erros e conivências.
Tens razão, Luis, todos esses poderosos corruptos que não olham a meos para atingirem os seus fins causam-nos " nojo ", revolta e, pequenos que somos, pouco podemos fazer. Podemos sim, repudiá-los, mostrar o nosso desprezo e tentar de toda a maneira denunciar a sujeira que por aí anda. Um beijinho,amigo e obrigada pelo carinho que sempre tens para com o Começar de Novo
EliminarEmília
Querida amiga,
ResponderEliminarPor mais que eu tente não demorar com as minhas "loucuras" há uma incrivel sintonia em todos os posts que me faz "perder-me"!
Eu que nunca estive "nem aí" para a política, vejo-me neste hora numa roda dentada donde por mais que queira não consigo libertar-me. Nem é política- mas também, mal de nós se fossemos amorfos- mas é este lodo que de tão podre nos faz escorregar sem uma única oportunidade para tentar "COMEÇAR DE NOVO". Sim, confio no azul, Emília, se não for o meu, o nosso, pelo menos o do Universo, esse é igual para todos. Lamento, ou fico condoída com a menos fé, para não dizer falta de fé de tantos orfãos, que aguentam os embates sem o amortecedor do Infinito. Mas nesta sociedade a quem foi dado tanto, prometendo muito mais, para quê o tédio
do Divino se a Ciência se basta/explica?
Nem sei se desprezo se lamento se me dói. Sei é que eu tenho necessidade deste azul, dos nossos pássaros, das nossas bonecas perecíveis de gesso, das nossas flores pequeninas mas imensas de harmonia, nos campos da nossa aldeia!
Obrigada pelas palavras sempre em sintonia!
Um grande abraço de luz!
Sabes, Manuela, quando li os teus " Cardos " mais uma vez senti uma sintonia entre nós, uma sintonia que muito me apraz; ecolho os temas tentando refletir o que me vai na alma, pois não o sei fazer da maneira bela como tu o fazes; mas...cada um à sua maneira, o que importa é que se exteriorize os sentimntos, preocupações, as " inquietudes Nunca gostei de política, embora saiba que é nosso dever de cidadãos sermos " políticos " estarmos integrados na sociedade, vivendo e conhecendo os seus problemas, colaborando e fazendo a nossa parte. Mas...esta maneira de fazer polítia na sociedade em geral está completamente errada e desviada da sua principal função que é cuidar do ser humano. Considero que sou uma alma inquieta que necessita muito de essência e essa essência para mim está nas pessoas...nas pequenas flores...no sol...no azul do céu...na amizade e nos meus " voos " até aquela casinhade da aldeia onde uma menininha de olhar triste comtempla a boneca de gesso desfigurada pela chuva. Fcou triste a menina, ma hoje sorri ao recordar. E apesar dos escorregões deste " lodo " podre, Manuela, o azul está lá e vamos de certeza, a cada dia que nasce, Começar de Novo; podem-nos tirar tudo, mas a luz do sol e o azul do firmamento, esses estão sempre ao nosso alcance e são " iguais para todos ". Obrigada pelo carinhoso comentário, amiga e espero que tenhas uma boa noite.
EliminarEmília
E o que havemos de oferecer a esta "gente" que nos oprime, vende,escarniça, rouba, enxovalha...senão, um duro desprezo!? E não chega minha amiga, podes crer! Quem remete um povo para o degrau da pobreza, sem o mínimo piscar de olhos...não merece o nosso respeito. Este grito, deve ser de todos nós.
ResponderEliminarBeijo
Graça
Por isso o colquei aqui, Garaça...um grito de desprezo que deve ser de todos nós. Esta música já não é nova, mas, nada mudu, nfelizmente; prece ate que tudo está pior, tanto no desrespeito pela natureza quanto na opressão ao ser humano em todos osspectos. Obrigasda, amiga e vamos lá...coninuar a mostrar da forma que pudermos o nosso DESPREZO por esses a quem chamam de gente. Um beijinh
EliminarEmília
Mulher .
ResponderEliminarMulher , mãe uma fera na defesa dos seus
filhos.
Mulher, avó segunda mãe jamais esquecida
por um amor incondicional ,
netos segunda gestação dos próprios filhos.
Mulher ,bisavó nessa fase entendemos,
nossa geração foi londe nosso amor foi infinito.
Eu sou essa mulher .
Sim..tia , irmã , mãe , avó , bisavó por isso venho te abraçar
pelo Dia da Mulher.
Por me sentir especial .
Para você acreditar que tudo vale a pena
quando abrimos a janela nosso coração ,
e deixamos o amor entrar.
A vida é eternizada por nós mesmo,
não importa os obistaculos,
que a vida coloca já que é impossível viver sem eles.
Quero apenas ser lembrada com carinho.
Mãe blogueira.
Avó Blogueira.
Por Fim bisavó blogueira.
Sou essa mulher que veio
para deixar um carinho no Dia das mulheres.
Ser mulher é algo Divino.
Desde ,que nos sentimos um ser especial
diante de Deus.
Parabéns não só a mulher,
mais a eterna companheira .
Beijos no coração carinhos na alma.
Evanir.
Mimo se gostar na postagem.
Muiuto obrigada, Evanir pelo cainho. Hoje é sim dia dmulher, mas considero que todos os dias devem ser dedicados a ela. Um beijinho muito especila e parabéns pelo nosso dia.
EliminarEmília
Desprezo sim , muito desprezo por todos os assassinos da Mãe Natureza e seus Habitantes , mas à mistura muita tristeza e dor .
ResponderEliminarDói muito ver o que amamos ser destruído e chacinado .
E não é por acaso , que as facturas estão aparecendo cada vez mais .
Beijos , para as duas e um bom resto semana,
Maria
Costuma-s dizer qe " tudo se paga " e que o pagamento é-nos feito aqui durante a cainhada. Por isso, amiga, " as facturas" não páram de chegar e estamos a ver-nos impossibiltados de as liquidarmos, tão grandes são a aseiras que se continuam a fazer. Desprezo e dor, é isso mesmo, Maria. Obrigada por acrescentares a tua indignação a estas palavras de Alceu e por teres cá vindo com o carinho de sempre. Um beijinho
EliminarEmília
Emilia gostei deste grito de revolta, o dele junta-se ao nosso.
ResponderEliminarO despreso é pouco, para quem põe uma maioria no limiar da pobreza, destruturam familias,e já há filhos a voltarem à casa paterna.
Que se faça justiça,a tal apregoada e quase nunca resolvida, que os mentores sejam punidos e não o comum dos mortais.
A União faz a força.
Até breve e gostei!
Herminia
Infelizmente, Hermínia é pouco, mas nada mais podemos fazer a não ser dar-lhes o nosso desprezo e na altura do voto castigá-los. É essa a nossa arma e também a contestação pública e pacífica, como tem acontecido. Mas, aqui eu me confesso também; nós nem sempre desempenhamos a nossa função de veradeiros cidadãos. Eu, por exemplo, desprezo-os, voto sempre, mas sou incapaz de sair à ruas mostrando a minha indignação. Deveria ir sempre! Admiro e aplaudo as pessoas que são corajosas e que não se importam com a chuva ou com o sol para se juntarem nas ruas gritando bem alto o seu DESPREZO. Um beijinho, patroa e vamos lá, pelo menos fazendo algma coisita aqui no blog; é o mínimo dos mínimos, penso!Boa noite
EliminarEmília
OI EMÍLIA!
ResponderEliminarALCEU VALENÇA, ESTE POETA BRASILEIRO QUE SABE FALAR AS COISAS QUE TODOS GOSTARÍAMOS DE GRITAR AOS QUATRO VENTOS,DENUNCIA COM PROPRIEDADE OS INIMIGOS DA PÁTRIA, DA FAUNA DA FLORA, ENFIM, DE TUDO QUE NOS FOI OFERTADO POR DEUS POR EMPRÉSTIMO E PELO QUE SOMOS RESPONSÁVEIS.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI
Não estamos a saber cuidar com o merecido respeito das coisas qe nos foram ofertadas para colorir a ajudar-nos a fazer a nossa cominhada duma maneira mais feliz. Esuecemo-nos que sem tudo isto não há vida e assim vamos dando cabo dela. Muio obriada pela visita, Zilani e pelo comentário ão pertinente. Um bom fim de semana. Beijinhos
EliminarEmília
Também não acrescento nada, só o meu respeito por tanta sinceridade! Bjs,
ResponderEliminarOlá Sonica! Tem toda a razão! Devemos acrescentar a este grito de revolta o nosso " respeito por tanta sinceridade " e o nosso aplauso pela coragem que pessoas como esta têm de mostrar ao mundo o seu desprezo por tanta insanidade que o ser humano mostra nas suas atitudes. Muito obrigada pela visita e um bom fim de semana. Um beijinho e até empre.
EliminarEmília
En el Dia Internacional de la Mujer, recibe mi abrazo, acompañando estos sentires para que mimen tu ser:
ResponderEliminarEn lo femenino la ilusión es realidad
En lo femenino la gota de rocío es alimento
En lo femenino el beso no es una casualidad
(Frag: Jose Luis Padilla)
Cariños
E foi sim, um grande mimo que recebi neste dia a nós dedicado. Muito obbrigada, Abuela, por te teres lembrao de mim e retribuo os parabéns e o abraço carregadinho de amizade e carinho. Um bom fim de semana também, amiga!
EliminarEmíia
Olá Emília. Parabéns pelo dia internacional da mulher, a todas nós, fortes, guerreiras, poderosas, que conseguimos alcançar o sol nos dias de chuva. Beijos.
ResponderEliminarÉ verdade, Maria José, só a mulher consegue a coragem suficiente para " alcançar o sol nos dia de chuva" Se calhar foi por isso que fomos escolhidadas para gerar vida. É preciso muita coragem para ser mãe Um beijinho muito especial e obrigada pelo carinho
EliminarEmília
Emília, querida amiga
ResponderEliminarEstou muito zangada! Estive aqui a escrever um comentário (enorme, como é o meu defeito...)e no final, quando cliquei para Publicar, apareceu um aviso dizendo qualquer disparate do género "Não é possível mostrar não sei quê...porque... não sei quantos..." - enfim, o comentário desapareceu.
Tentando reconstituir, direi que não conhecia Alceu Valença, mas gostei imenso do seu "Desprezo" - especialmente declamado, pois ele imprime-lhe uma enorme força.
Também eu me junto ao seu desprezo, tal como inúmeras pessoas, lesadas nos seus interesses e revoltadas com o que se está passando - repara que entre os teus comentadores não há uma só voz dissonante.
Contudo, penso que SÓ desprezo não chega; é necessário aquela revolta interior, aquela não aceitação do "facto consumado", aquela raiva quase animal... para que tudo mude de rumo.
É certo que, muitas vezes, antes da tempestade se vive uma certa calmaria... Será isso???
Desejo que tenhas passado um excelente Dia da Mulher, e que o fim de semana seja óptimo.
Muito obrigada pelas tuas palavras de carinho, sempre presente.
Beijinhos muito amigos
Olá Mariazita. Às vezes também me acontece depois de ter escrito os meus " testametos " como lhes costumo chamar ( escrevo sempre muto ) faço alguma asneira e tudo se vai. Claro, por mais que tente já não consigo dizer a mesma coisa. Fico feliz que tenhas gostado, amiga. É uma mensagem de repúdio a todas as acções insensatas do ser humano que, infelizmente, vemos por todo o lado. Na realidade não basta sentirmos desprezo é necessário que façamos algo de concreto paa tentar que as coisas mudem; somoms todos resposáveis por tudo o que nos rodeia. Espero, Mariazita, que já estejas completamente recuperada e que tenhas uma boa semana, apesar do tempo tão chuvoo, pelo menos por estes lados.
EliminarMuito obrigada pelo carinho. Um beio e até sempre
Emília
ResponderEliminarQuerida Emília
Palavras fortes contra um mundo que vai perdendo valores e não respeita o que há de mais nobre no ser humano, que é a sua dignidade.
E hoje é o nosso dia :). Estamos por cá todos os dias a cumprir a nossa missão em todas as frentes. Mas é bom estarmos hoje em uníssono a falarmos de nós e também a ouvir palavras belas, não é?
Muito obrigada pela tua visita. Só agora pude aqui vir. Desejo que tanto tu como a Hermínia tenham passado um dia muito Feliz, ao lado da Família.
Beijinhos.
Olinda
Olá Olindo. Muito pertinete o teu comentário, como sempre. O mundo precisa dests palavras fortes para que " acorde ". Tenho poucas esperanças que isso acontece, pois o exemplo que estamos a dar aos mais jovens não é o que seria de se esperar de todos nós , educadores deles. Mas...não há só coisas feias na nossa sociedade, infelizmente e muito também se tem feito em relação, por exemplo, às mulheres. Embora ainda haja muitas a sofrem preconceito, temos de concordar que se deu um grande avanço nese aspecto. Espero que tenhas passado um dia feliz junro dos teus e deixo-te um beijinho muito especial, porque afinal continuas mulher e mereces parabéns todos os dias. O meu dia da mulher foi bom, felizmente e por acaso até estava na Régua e tive também a companhia dos meus netinhos. Fica bem, amiga e qualquer dia aí me terás para me aconchegar no macio xaile de seda que sempre colocas à nossa disposição. Beijinhos
EliminarEmília
Emilia para pessoas sem o minimo de dignidade o desprezo é ainda uma "arma" muito branda. Embora já bem tarde ainda venho para desejar que todos os seus dias sejam plenos de felicidade. Feliz dia da Mulher.
ResponderEliminarBom fim de semana
Beijinhos
Maria
Muito obrigada, Maria! Um beijinho muito especial por seres uma grande mulher. O dia já passou, mas continuas mulher e por isso mereces parabéns todo os dias.. Claro que desprezo é muito pouco para seres tão desprezíveis como os que, infelizmente, nos passam pela frente todos os dias, mas somo tão pequenos em relação a alguns que a única arma que temos é o Desprezo e a manifestação do nosso desagrado. Isto podemos fazer e não há poderoso algum capaz de nos tirar essa liberdade de pensamento. Um beijinho, querida amiga e muito obrigada pelo carinho
EliminarEmília
Parabéns pela data de hoje. Afinal, você é mulher,e merece comemorar.
ResponderEliminarhttp://mulheresprendadasxmulheresmodernas.blogspot.com.br/2013/03/porque-toda-mulher-e-especial.html
Muito obrigada, Anabela. Somos mulheres e por isso temos de comemorar todos os dias. Felizmente que s coisas têm melhorado, mas ainda há muito a fazer para trazer dignidade a algumas mulheres que ainda sofrem só pelo simples facto de terem nascido mulheres.
EliminarUm beijinho muito especial e espero que o teu dia da mulher tenha sido passado de uma maneira alegre e feliz junto dos qe mais amas. Fica bem, amiga e até breve.
Emília
Também eu digo não.
ResponderEliminarObrigado por partilhar este texto tão forte e verdadeiro.
Beijinhos e com fim de semana
É sempre muito bom ver-te por aqui, Rita! O texto é forte e verdadeiro e dá-nos um grande " abanão " porque todos somos um pouco responsáveis. Fazemos parte desta sociedade e por isso cabe-nos a nós também fazer a nossa parte para que as coisas melhorem. Nem sempre o fazemos, pelo menos no que respeita à natureza. Um bejinho e obrigada pela visita. Um dia destes ter-me-ás aí para um cafezinho. Aé breve!
EliminarEmília
Precisaria de um post inteiro
ResponderEliminarpara enumerar o que desprezo.
Acho que sim, amigo..." um post inteiro " não chegaria para enumerar aquilo que nos leva à indignação; aqui o Alceu Valença já diz muito, mas há tanta coisa errada neste nosso mundo que seria difícil estarmos a enumerar tudo. Vamos, pelo menos falando do que mais nos choca nesta sociedade feita de seres ditos humanos e racionas. Um beijinho e muito obrigada pela visita.
EliminarEmília
Junto o meu ao vosso desprezo...e nada mais acrescento, está tudo dito.
ResponderEliminarBeijinhos
Nada,de facto, temos a cescentar às palavras de Alceu Valença. Está tudo dito aqui e só no resta juntarmo-nos a ele e mostrarmos a nossa indignação pelo que se passa não só aqu, mas em todo o mundo. Muito obrigada, Lilas, pela visita e espero que tudo te corra pelo melhor. Um beijinho e até sempre.
EliminarEmília
Junto também o meu desprezo. Cada vez mais me sinto mal
ResponderEliminara conviver com o sistema político vigente.
Um grande beijinho e boa semana.
Irene Alves
Que bom que te juntas a nós, Irene! Pouco podemos fazer a não se gritar bem alto e fazer sentir que desprezamos toda a insensatez do ser humano. O sistema politico está cada vez pior; os verdadeiros líderes estão em vias de extinção, por isso não vejo grandes alternativas. E o pior é que os nossos jovens pouco se importam com a vida púbica e assim sendo, não nos restam grandes esperanças. Um beijinho amiga, e obrigada pela visita. Fica bem
EliminarEmília