terça-feira, 13 de novembro de 2012

DIA MUNDIAL DA GENTILEZA

 
 
GENTILEZA: a importância dos pequenos gestos

“Obrigado” e “por favor” são expressões que poderiam aparecer mais no nosso vocabulário. Esperar um pedestre atravessar a rua por convicção e não por medo da multa, em um mundo ideal, deveria ser natural, mas na realidade das ruas é uma raridade. Entre nós, a gentileza tem sido mais um acessório que item de série.

Para lembrar a importância dos pequenos gestos na construção de um mundo melhor foi criado o Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, data em que, em 1998, começou a primeira conferência do Movimento Mundial pela Gentileza (World Kindness Movement).
Ser amável beneficia principalmente o autor do gesto. Não que exista uma medida do percentual de melhora na vida do gentil, mas é impossível não sentir o coração se aquecer (por mais subjetiva que essa sensação seja) ao receber de volta um sorriso de bom-dia. Praticar pequenos gestos com a delicadeza de olhar nos olhos surpreende e acaricia – e não precisa de reconhecimento. Mesmo assim, ele acaba vindo. Muitos headhunters acreditam que ser gentil seja fundamental para ganhar também o reconhecimento do mercado. Ser educado, acessível, bom ouvinte e aberto a propostas – códigos que denotam gentileza no mundo corporativo – coloca a pessoa muitos degraus à frente no caminho do sucesso

in CPFL energia


"Sê gentil sempre que for possível. É sempre possível."

Dalai Lama

Aproveito este dia para vos deixar um beijinho muito especial por toda a  GENTILEZA que recebo de todos vós. Muito obrigada!

Emília Pinto

62 comentários:

  1. A gentileza ou delicadeza,são virtudes que devem ser de todos e praticadas como se fosse um ritual!
    A convivência fica mais fácil, a amizade solidifica-se e até o amor para florescer, necessita desta gentileza.
    E deixa-me confessar-te: o mundo ficaria tão bonito!!
    Mil beijos
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaria sim mais bonito, Graça!E é tão fácil ser-se gentil, não é? Infelizmente hoje vemos tão poucos actos de gentileza...parece que as pessoas se esqueceram do que antigamente ninguém deixava de fazer; era considerada uma grande falta de educação a quem não dissesse um bom dia a qualquer lugar onde chegasse. Parecia um acto sem importância, mas obrigava-nos a olhar para quem falava e às vezes até se iniciava uma boa conversinha. Aconteceu isso muitas vezes comigo; hoje as pessoas até baixam a cabeça quando se cruzam comigo aqui no prédio, ao entrar no elevador ou nos corredores. É triste, mas é assim. Compete a cada um de nós tentar mudar essa mentalidade tomando a iniciativa desse bom dia, como vai?. Não custa nada e às vezes representa muito. Um beijinho, amiga, e obrigada pela gentileza de cá vir dar o seu contributo a este tema tão necessário.
      Emília

      Eliminar
  2. Parece que em muitas casas - famílias - a gentileza desapareceu e vivem num mundo de exigência e arrogância sem precedentes.
    É urgente reinventar a gentileza, a cortesia e todas as boas práticas que nos distinguiam em tempos passados.

    É tão simples pedir alguma coisa = por favor = muito obrigado =

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Luis, em muitas casa já a gentileza acabou há muito; chegam a casa e nem sequer há aquele beijinho aos filhos, à mulher ou ao marido e também aos pais. Isso " passou de moda" e o que é pior, não estamos a ensinar aos nossos jovens aquilo que, no nosso tempo, era considerado uma grande falta de educação. Ai de nós se chegassemos ao pé de alguém e não cumprimentassemos, se não pedissemos por favor ou se não dissessemos " obrigado". Hoje isso acabou. Beijinhos, Luis e muito obrigada por esta GENTILEZA.
      Emília

      Eliminar
  3. E como tudo seria mais fácil!
    E é preciso tão pouco!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo seria mais fácil, tudo seria mais bonito e com certeza mais sorrisos apareceriam nos rostos das pessoas, hoje tão sisudos. Muito obrigada amiga. És sempre muito gentil! Fica bem, Isa! Beijinhos.
      Emília

      Eliminar
  4. Um grande beijinho Emília e Hermínia por todas as vossas gentilezas e por tornarem este mundo bem mais bonito de se viver. Obrigada, do coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti-me abraçada e aconchegada com tanto carinho, Teresa. Tentamos sempre dar o nosso melhor e, felizmente, só temos a agradecer tanta gentileza recebida dos nossos amigos. Muito obrigada, Teresa, por mais esta prova de amizade. És sempre muito GENTIL Um beijinho muito especial e espero sinceramente que os teus dias sejam repletos de actos gentis. Até breve!
      Emília e Hermínia.

      Eliminar
  5. A gentileza é uma característica do ser humano , infelizmente em extinção!

    Essa gentileza devia ser passada de pais para filhos. Vivemos num mundo onde os valores estão a ser esquecidos.

    É tão simples e faz tão bem!

    Um beijinho muito especial para as duas, sempre tão gentis!

    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais uma vez...uma Grande GENTILEZA tua, Elisa. É sempre bom ver-te por aqui o que muito te agradeço. Os valores estão esquecidos e, infelizmente, por causa de muitos pais de hoje que acham isso uma " trenguice ". Mas...ainda espero que as mentalidades mudem. Ai de nós se perdemos a Esperança!!!
      Muito obrigada, amiga, pela tua presença sempre gentil no nosso cantinho. Um beijinho muito especial
      Emília

      Eliminar
  6. A vida seria mais agradável se o ser humano não esquece-se essa frase de Dalai Lama. Obrigada pela gentileza que aqui encontro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E uma GENTILEZA a visita que sempre nos fazes e é com enorme satisfação que a recebemos Muito obrigada e desejo-te uma boa noite um dia de amanhã excelente...sempre com pessoas gentis à tua volta.Beijinhos Lila's
      Emília

      Eliminar
  7. Todos os dias devim ser Dia Mundial da Gentileza. Afinal custa tão pouco afagar a alma de alguém, mas simultaneamete é um acto tão difícil de concretizar.
    Um abraço grande e obrigada por nos ter trazido este tema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre uma GENTILEZA que nos fazes visitando-nos e dando o seu contributo ao " debate" que sempre se trava com os temas que são colocados. Custa pouco, sim, mas, não sei porquê, torna-se tão difícil de concretizar. Por que será, amiga? Temos que tentar reverter esta situação começando por nós mesmos; quando saírmos de casa uma coisa que nunca devemos esquecer é levar connosco os pequenos gestos de GENTILEZA.
      Muito obrigada, Isabel e desejo sinceramente que te tratem sempre com a gentileza que mereces.. Um beijinho muito especial
      Emília

      Eliminar
  8. OI EMÍLIA E HERMÍNIA!
    O EXERCÍCIO DA GENTILEZA É TÃO MAIS PRAZEROSO QUE O DA ESTUPIDEZ, QUE DEVERIA SER MAIS UTILIZADO, ATÉ PORQUE COMO BEM FALA EM TEU TEXTO, AQUECE O CORAÇÃO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E você sabe sempre ser gentil connosco, Zilai. Muito obrigada pelo carinho e pelas visitas sempre tão amáveis aqui em nossa casa. Aqueceram-me o coração as tuas palavras e o teu abraço. Retribuo com um carinhosos beijinho e os votos de que não te faltem os pequenos gestos de gentileza. Até breve e boa noite, amiga.
      Emília

      Eliminar
  9. Como o mundo seria melhor, se a gentileza fosse uma constante!
    Obrigado por serem gentis. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria muito melhor, de certeza, Rita e ver-se-ia os rostos das pessoas muito mais risonhos. Infelizmente só cruzamos por pessoas de cabeça baixa, acabrunhadas, como se nas ruas só elas caminhassem. Muito obrigada pela GENTILEZA com que sempre nos tratas, amiga! Um beijinhos e espero que do teu lado caminhe sempre a GENTILEZA. Até breve!
      Emília

      Eliminar
  10. Só tarde da noite, e através do teu gentil gesto de me visitares, e das tuas gentis palavras, fiquei a saber que ontem foi "Dia da Gentileza".
    E agora, como posso retribuir a tua gentileza???

    Até agora estive a tentar fazer gracinha... mas, falando seriamente, tu és uma das pessoas mais gentis que conheço na blogosfera.
    E não é apenas por gentileza que o digo, mas sim porque o penso e sinto (sobretudo SINTO).

    Concordo contigo que o mundo está, cada vez, menos gentil. Talvez isso se deva, pelo menos em parte, à vida stressante que as pessoas são obrigadas a viver, e as leva a esquecer os mais simples gestos de cortesia.
    Mas... sabes, às vezes o ser humano precisa de um "empurrão" que lhe faça vir à tona sentimentos que andam "encobertos".
    Foi o que sucedeu com os meus vizinhos no falecimento do meu marido. Alguns (são muitos, 10 andares com 2 habitações por piso) eu mal os conhecia, limitava-me a dizer um sóbrio "bom dia" quando nos cruzávamos. Pois todos mostraram enorme simpatia, oferecendo-se "para tudo que for preciso". Sensibilizaram-me!

    Desculpa alongar-me tanto...

    Ah! Há post novo na minha «CASA».

    Mil beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ates de mais, o meu agraecimento por palavras tão simpáticas e gentis sobre mim. Acho que não mereço tanto, mas...souberam bem...aqueceram o meu coração. A propósito do que me contas, costumo dizer que hoje em dia, as pessoas correm tanto que se esquecem dos amigos e até dos familares, mas, se algum morre, faltam até ao emprego para ir ao funeral; é triste, mas é a realidade. Isso tm-me levado a pensar que tempo aranja-se sempre nem que seja para pegar no telefone e ligar àquele amigo que está mais longe e que raramente vemos; um dia se morrer, fazemos de um tudo para o acompanhar na sua última caminhada; será que interessa? Nao te preocupes com o facto de te alongares, porque eu gosto de uma boa conversa; se reparares os eus comentários são semprre " testamentos " como costumo dizer. Gostei muito, Mariazita, deste teu contribuo a este tema que é mais importante do que parece. Fica bem, amiga e me espera...brevemente far-te-ei uma visita. Beijinhos
      Emília

      Eliminar

  11. Querida Emília

    Ontem de manhã vi o teu post, lá do meu painel, e fiquei logo 'em pulgas' para vir lê-lo. À noite vi a tua mensagem que me emocionou e agradeço-te a ti e à Hermínia a gentileza de que dão mostras aqui no blog e que espalham pelos outros blogs, inclusivamente, no meu. Agradeço-vos também os vossos posts, em que assinalam os valores que nos devem nortear pela vida e mostrando especialmente o seu lado positivo.

    Este tema,a gentileza,é de grande importância. Realmente, nos pequenos gestos, num sorriso, numa gentileza, há um fervilhar de bons sentimentos e de boas vontades que temperam a vida e que fazem as pessoas felizes, sem que para isso tenhamos de despender seja o que for em termos materiais.

    Aproveito para, a propósito, contar-vos o seguinte: Era o meu primeiro dia naquele emprego,trabalho novo,terra estranha...Entrei com timidez à espera que alguém me conduzisse ao meu posto de trabalho quando vejo ao fundo uma rapariga ao telefone, fazendo-me um aceno amistoso e enviando-me um grande sorriso. O meu coração disparou de alegria e a parafernália técnica ou tecnológica que tinha que enfrentar já não me parecia tão gigantesca, assim como os muitos colegas que olhavam para mim expectantes. Nunca mais a esqueci...a Lúcia. Não sei onde ela estará, mas daqui envio-lhe muitos beijinhos e abraços.

    Obrigada, querida Emília, também pela tua presença no XailedeSeda, dando-me grande apoio,sempre,inclusivamente nos últimos posts, em que apresento a reprodução da Carta de Pêro Vaz de Caminha, uma forma de homenagear o Brasil e um homem que soube tão bem captar, também com gentileza, pormenores estranhos para ele mas que tentava interpretar e compreender. Além disso da Carta, apresentarei ao longo do ano outros apontamentos históricos, procurando uma visão do outro lado do Atlântico, e também alguns poetas e música.

    :)

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma grande GENTILEZA está a demonstrar para com o povo brasileio e para com todos aqueles que gostam do país, como eu. Devo muito a ess Brasil que me deu aquilo que na altura o nosso Portugal não cnseguia dar. Já te agrdeci e faço-o agora de novo. Também acho o Pero Vaz de Caminha muio interessate cm o seu jeito de contar com todos o pomenores o que vai conhecendo e sentindo do país e do povo que achou. Antigamente, diziamos que o Brail foi descoberto por nós; há uns anos começou-se a falar do achamento do Brasil e achei este termo mais apropriado; quando lá chegámos, já lá havia tudo, inclusive um povo e por isso foi um achamento que fizemos. O que aqui contas sobre o teu primeiro emprego dá-nos a prova do quão importante é um acto de gentileza. Na minha vida também tenho casos em que um sorriso, uma palavra de confianção fizeram toda a diferença no meu estado de espírito. Parecem coisinhas pequenas, insignificantes, mas são de uma importância enorme. Muito obrigada, Olinda, pels palavras sempre tão gentis a nosso respeito. Foi para nós uma grande gentileza da vida ter-nos permitido conhecer-te; é só através das palavrs, mas elas bastam para que conheçamos as pessoas. Um dia, espero quea vida nos proporcione o grande gosto de te conhecer pessoalmene. Fica bem, amiga e muito obrigada. Beijinhos
      Emíli


      Eliminar
  12. A maneira sutil que escreve, te expõe sendo gentil e educada, como todas as pessoas deveriam ser, para assim colaborar para um mundo mais humanizado e fraterno, que bom saber que pessoas inteligentes como você, toma a iniciativa e faz sua parte.Se cada um fizer a sua, todos ganham neste ponto fundamental. Mais um grande e fraterno beijo à minha blogueira favorita.:-BYJOTAN.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que grande GENTILEZA, Byjotam!!! Sei que não sou tudo isso, mas, tenho que confessar que me agradou este miminho. Quem não gosta de um elogio, de uma gentileza? Eu gosto e soube-me muito bem. Muito obrigada, amigo por seres tão gentil. É claro que cada um de nós tem que fazer a sua parte; se formos gentis, com certeza teremos carinho, sorrisos e olhares radiantes de volta. Não custa, nada; Fica bem, amigo e mais uma vez, muito obrigada pelo carinho que sempre mostras para com o Começar de Novo.
      Um beijinho e até breve!
      Emília

      Eliminar
  13. Mais um tema, que agrada a todos ,fica-se sempre mais além do que já sabiamos, do que nos foi ensinado.
    nem todas as formas de estar sÃO as mais corretas infelismente , ontem como hoje os pais não tinham assim tanto tempo para dar uma educação completa a um filho, mas o pouco que era dado era bom e marcava, depois vem as escolas, e os amigos, o convivio e aí se integram e se ajustam às boas maneiras e ao seguimento daquilo que lhes foi dado.
    Como em tudo há regras , mas há sempre exceções, alguns estão mesmo se "burrifndo" para esses tais pequenos gestos, Pelo menos o básico, depois é só acrescentar pela vida fora, os tais valores, que se distinguem.
    Patroinha,sorria seja gentil ,porque está a ser filmada.....a dona da câmara sou eu, se tudo correr bem se der sexta encontramo-nos para aquele abraço.
    Porte-se bem e até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que enfim apareceu, patroa!!! Estava a ver que tinha ido viajar.....
      Hoje, infelizmente, ser-se gentil, significa ser-se retrógado; os pequenos gestos são para os atrasados, os parolos, como gostam de dizer os mais jovens. Se algum se levanta para dar o lugar a um idoso ou a uma senhora, é logo apelidado de " trengo " de "anormal". Infelizmente é o que acontece hoje em dia.Quanto ao seu GENTIL convite, tenho a informá-la de que irei visitar os meus netinhos. Claro, vou até deixar a GENTILEZA de lado, mas...prefiro ir ver os meus fofos do que saír com a patroa. É assim...não é nada delicado, mas, é assim...
      Fique bem, patroa e divirta-se. Um beijinho e obrigada pelo comentário bem pertinente.
      Emília

      Eliminar
  14. Olá!
    Obrigada pela gentileza de visitar o meu blog e deixar sempre belas palavras. Ser gentil (educado ) é algo que está a ficar fora de moda( salvo raras excepções). Fico horrorizada com o vocabulário usado por alguns jovens( muitas raparigas)com o maior à vontade!!
    Um abraço amigo.
    M. Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Emilia, ser delicado e gentil hoje é ser " parolo", retrogada. A má educação virou moda e a mim também me desagrada muito o vocabulário usado principalmente pelos jovens que, apesar da boa formação escolar que têm não se sabem comportar como pessoas civilizadas. Vemos muito boa educação às vezes em pessoas que nem sabem ler e nenhuma em pessoas licenciadas. Infelizmente está assim a nossa sociedade, amiga. Muito obrigada pela Gentileza de cá vires e espero sinceramente que tudo te corra bem e que estejas rodeada sempre de pessoas gentis. Um beijinho e boa noite.
      Emília

      Eliminar
  15. Excelente texto, mas educação faz a gentileza acontecer, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Lisette, " a educação faz a gentileza acontecer", mas, infelizmente o que nós vemos hoje é uma grande falta de educação, apesar da maioria dos nossos jovens ser licenciados; têm informação quanto baste, mas os pais esqueceram-se de lhes dar a educação e isso leva-os à falta de Gentileza. Ser Gentil para eles é démodé, já não se usa, é cafona. É triste, mas é a realidade em que vivemos. Muito obrigada, amiga pela delicadeza da visita. Aí no Brasil têm um feriadão. Espero que o aproveites da melhor maneira possível e que no trânsito a delicadeza esteja presente, pois nestas alturas os acidentes são muitos. Um beijinho e até breve.
      Emília

      Eliminar
  16. Minha querida

    Por vezes apenas um gesto ou um sorriso faz toda a diferença na nossa vida.
    Obrigada pela visita carinhosa, não sabia que era o dia da Gentileza.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa. Olha, eu também não sabia que havia o dia da GENTILEZA. Soube por uma amiga e por isso aproveitei para chamar a atenção de todos nós que os pequenos gestos gentis têm muita importância, apesar de parecerem insignificantes. Sabe muito bem receber um carinho e esquecemo-nos muito desses pequenos pormenores. Fica bem, amiga, e muito obrigada pela gentileza que sempre nos dedicas. Boa noite. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  17. Tão simples como um sorriso!
    Mas quando a amargura é o açúcar do coração, quando depois de um sorriso se esconde o artefacto da falsidade, a semnteira fica comprometida! Claro que não vamos supôr que é sempre assim. Aqui seja ou não verdadeiro o sorriso, é um cumprimento que acaba por comprometer a sementeira provocando uma reação de dádiva com o mesmo sorriso, a mesma gentileza.
    Gentileza essaq também faz parte da sensibilidade e dum certo saber estar e ser com e na sociedade...
    Sobretudo uma dádiva incondicional de carinho para com o nosso semelhante
    Mas uma reflexao tão necessária nos dias de hoje1
    Beijinhos Em. e Herm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela. É claro que muitas vezes "depois de um sorriso se esconde o artefacto da falsidade", mas com o tempo nós vamos descobrindo quais são esses sorrisos. Não só eu, mas penso, que toda a gente é surpreendida a cada dia com sorrisos desses. Isso acontece-me com frequência, mesmo aqui no prédio onde moro; quando não consigo " escapar" vai também um sorriso " forçado", um pouco falso, mas, quando me dou conta a tempo que vou receber esse sorriso eu me desvio e nem sequer olho para o lado. Desses eu não quero...fujo deles, pois não gosto de falsidades. Para compensar esses há também aqui no mesmo lugar sorrisos que me enchem o coração de alegria e esses eu até os procuro...fico feliz quando os encontro. A maturidade nos vai dando a sabedoria necessária para conhecermos as pessoas através dos olhares, dos sorrisos e daquelas palavrinhas " mansas " (como diz o povo)e assim saber distinguir a GENTILEZA verdadeira da falsa. Infelizmente, parece-me que temos mais a falsa do que a sincera. No entanto, há que dar valor àquela que é autêntica e " deitar ao lixo " aquela que chega a ofender-nos de tanta falsidade. Amiga, a tua eu sei que é sincera e agradeço-te do fundo do coração. Muito obrigada pela presença constante e sempre gentil aqui no Começar de novo e desejo sinceramente que a cada dia encontres pelo menos um sorriso sincero. Valerá a pena esse dia se te for concedida essa GENTILEZA. Fica bem! um carinhoso beijinho.
      Emília

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Olá Catia, como vai? Fico feliz por vê-la aqui no Começar de novo, pois é sempre muito gratificante quando alguém entra na nossa casa trazendo a GENTILEZA de um beijinho. É a primeira vez que nos visita, mas espero sinceramente que tenha gostado e apreça mais vezes. Já fui ao seu cantinho e pode ter a certeza de que me verá por lá com frequência. Fique bem! Um beijinho e muito obrigada pela visita.
      Emília

      Eliminar
  19. Excelente. Gentileza devia ser uma das nossas condições de humanos, mas infelizmente o que se vê no dia a dia, é cada vez mais a intolerância, o egoísmo e a violência.
    Um abraço

    À margem relativamente ao movimento de libertação de livros, e respondendo ao que me disse no Sexta, quem adere a este movimento, não deixa pura e simplesmente o livro abandonado. Dentro fica um bilhete Que dá conta do movimento, tem o endereço eletrónico onde se podem informar sobre o movimento e que tem ainda uma mensagem que diz "Sou um livro livre, não estou perdido! Fui libertado para que outras pessoas tenham oportunidade de me conhecer. Leve-me consigo, leia-me e liberte-me novamente. Participe também dessa corrente."
    Como vê quem acha o livro fica a saber do que se trata, não pensa que foi esquecido.
    Eu mesma o ano passado achei um no autocarro. O BookCrossing realiza-se duas vezes por ano, normalmente em Março e Novembro.
    Este termina amanhã dia 16. Espero que tenha ficado esclarecida.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elvira. Foi uma grande GENTILEZA da sua parte vir cá esclarecer-me sobre este tema do BookCrossing. Assim já dá mais gosto participar; não tinha mesmo a menor ideia de como era feito.. Muito obrigada e vamos lá...cada um tentando fazer a sua parte para que a GENTILEZA seja praticada todos os dias. Um beijinho e fique bem. Até breve!
      Emília

      Eliminar
  20. E é tão fácil dizer, mas há realmente pessoas que acham que perdem "status", que é sinal de fraqueza se disserem "obrigada" e "por favor"...
    Felizmente, há excepções e se por dizermos "obrigada", "por favor", somos "estranhas","não existimos"...adoro ser "ave rara"...
    Obrigada pela visita...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje, infelizmente é démodé ser-se GENTIl e cada vez se vê menos actos de gentileza. Ainda aqui há pouco tempo nos correios estava uma fila enorme e estava uma senhor idosa e parecia doente, sentada enquanto uma outra guardava o lugar dela. Eu estava quase no fim da fila, mas estive quase a ir à frente e pedir a alguém que deixasse aquela senhora ir primeiro. Não o fiz e lembro-me muitas vezes disso. Acobardei-me só para não ser indelicada. Fiquei muito arrependida e pode crer, Marta que não voltarei a fazer isso. Fiquei indignada pela pessoa que estava na frente não ter tido essa consideração, mas eu devia ter ido lá e pedir-lhe para olhar a senhora que denotava um cansaço enorme. Também acho que deveria haver mais sensibilidade por parte dos funcionários, mas se calhar também não se aperceberam. Bem...este tipo de coisas denota bem a falta de gentileza das pessoas e da correrai em que andam, embora eu ache que mais 5 minutos ali nos correios não fariam diferença na vida das pessoas. Um beijinho, amiga e tenhamos esperança que deixemos de ser " aves raras". Até breve.
      Emília

      Eliminar
  21. Oi Emília
    É sempre uma honra recebe-la no meu espaço com seus comentários sempre gentis e acolhedores.
    Quem dera nossos países pudessem conviver com a elegância da gentileza e não o temor da violência.
    Um grande abraço as duas amigas Emilia e Herminia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade,Lis! Seria uma maravilha, mas não vejo jeito. Parece que o ser Humano não está disposto a mudar a sua mentalidade; está cada vez mais insensato. Mas...há que manter a esperança, não é? Muito obrigada pela GENTiLEZA da visita e palavras sempre carinhosas. Um beijinho muito especial e espero que esteja a ter um belo feriado.
      Emília

      Eliminar
  22. A gentileza faz parte da nossa pele , ainda que possa ser trabalhada , com tempo .

    Agradeço e retribuo o beijo gentil e carinhoso , que é vosso apanágio ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre somos gentis, embora na realidade a GENTILEZA "faça parte da nossa pele", mas devemos a cada dia tentar sermos afetuosos com os outros. Mesmo que andemos aborrecidos a pensar nos nossos problemas temos que pensar que os outros não têm culpa e ao sermos gentis ficamos muito melhores. Faz-nos muito bem também a nós. Muito obrigada pelas palavras carinhosas e desejo-te um bom fim de semana. Fica bem, Lilaz. Um beijinho!
      Emília

      Eliminar
  23. Respostas
    1. Olá Fá. Que bom vê-la por cá. Infelizmente os pequenos gestos de delicadeza estão a perder-se, e isso é sempre culpa nossa, dos mais velhos que não soubemos transmitir esses valores aos mais jovens. Mas...é sempre tempo e portanto vamos lá...insistir nesses gestos que parecendo insignificantes, são de uma importância enorme. Um beijinho, amiga e desejo-te tudo de bom. Obrigada pele visita
      Emília

      Eliminar
  24. Como entre nós já foram trocadas as gentilezas:), cabe-me agradecer a gentileza da tua visita:)

    Agrada-me saber que tens planos para visitar a América. Penso que não vais arrepender-te, pois a América não é só arranha-céus (isso é N.York city). Há muitas coisas bonitas para se verem. Não podemos ir à espera de ver monumentos centenários - país com pouco mais de 200 anos não tem disso. Mas em Washington, por exemplo, há monumentos lindíssimos (não antigos) que se podem visitar. Já lá fui duas vezes (a Washington), e não me impotaria de lá voltar.

    Por agora... desejo-te um bom fim-de-semana.
    Beijinhos com todo o carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, quero dizer-te que estou a ter um belo fim de semana, pois estou a passá-lo com os meus netos; eles vivem na Régua ( Douro ) e por isso não os tenho sempre. Tenho sim ideia de visitar os Estados Unidos. Não vai ser ainda em 2013, pois tenho de ir ao Brasil. Os meus pais moram lá e já estão com 82 e 84. Estiveram cá no verão, mas parece-me que no próximo anos não virão; já lhes custa bastante a viagem, de modo que terei de ir lá eu; tenho que os aproveitar ao máximo enquanto os tenho cá. Eu gosto sempre de todos os países que visito, pois são diferentes, mas cada um com uma beleza própria. Muito obrigada, amiga, pela delicadeza de teres voltado cá e desejo-te um bom Domingo. Um beijinho muito, muito carinhosos.
      Emília

      Eliminar
  25. Querida amiga

    Gentileza
    é uma forma
    de amor,
    escrita com o coração...

    Que haja sempre
    sonhos por sonhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Que haja sempre sonhos por sonhar»...afetos para oferecer e muito carinho e amizade para dar. É isso que recebemos sempre de ti, Aluisio, muita amizade e gentileza. Muito obrigada, amigo, pela visita. desejo-te um bom Domingo. Um beijinho e até breve.
      Emília

      Eliminar
  26. Olá amiga. Se as pessoas fossem, normalmente, gentis, com certeza o mundo estaria recheado de amor. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é Maria José, o mundo anda esquecido demais dos pequenos gestos e o resultado é o que temos visto. Não há tempo para nada, mas vai chegar uma altura em que o tempo até vai sobrar, mas aí...já não vamos a tempo...já estamos sozinhos e sem amigos. Os laços vão-se perdendo sem que prestemos atenção, porque andamos na correria para Ter cada vez mais e isso não pode ser; os afetos são muito importantes e temos que começar a aprender a equilibrar as coisas para que não fiquemos com demasiados bens materiais e escassos bens afetivos. Não servirão para nada os outros se não tivermos também estes.Muito obrigada pela visita e desejo-te uma bela semana. beijinhos
      Emília

      Eliminar
  27. Olá Emília,

    A gentileza faz bem pra alma,para o coração. Essa é uma forma de demostrar carinho, amizade e amor pelo próximo.São os pequenos gestos que anda faltando nas pessoas.

    Adorei a postagem. Obrigada Emília!

    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoraste a postagem e eu adorei a tua visita. Uma GENTILEZA que agradeço muito e que me aconchega o coração. Os pequenos gestos estão faltando na vida das pessoas e isso, parece que não, mas influencia muito a vida delas; andam mais tristes e mais sós. São se criam amizades sem demonstrar carinho pelos outros e os amigos fazem-nos uma falta enorme. Desejo que tenhas uma bela semana, Semareis e que voltes sempre, pois fazes falta aqui no Começar de Novo. Um beijinho muito especial e até breve!
      Emília

      Eliminar
  28. Emilia uma palavra ou gesto gentil ilumina quem dá e quem recebe.
    "Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas os seus ecos são efetivamente infinitos." (Madre Teresa de Calcutá)
    Obrigado pela sua amizade e carinho.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro a Madre Teresa, principalmente pelo facto de para ela ser importante o ser humano, independentemente da religião que professasse; o mais pobre dos pobres era a preocupação dela e por ele dava tudo, mesmo que tivesse que se dirigir e pedir ajuda a dirigentes que professassem outra fé ou até nenhuma; A Santa de todas as religiões foi assim considerada. Obrigada, Maria por me dares a conhecer esta bela frase que sintetiza a grande importância da GENTILEZA.Um beijinho e até breve. Uma bela semana!
      Emília

      Eliminar
  29. ... a Emília é particularmente gentil!...
    Obrigada pela sua amizade e desculpe a minha aparente ausência.
    Um abraço amigo...
    Sempre,
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma grande e carinhosa GENTILEZA recebi eu agora, Isabel. Aqueceu-me o coração neste dia tão frio. Não tem que pedir desculpas por nada; sei que não esquece os amigos e pode crer que eu também não esqueço; sabemos que às vezes o tempo não chega para tudo, embora também ache que em muitos casos nós o desperdiçamos com coisas que pouco importam. Muito obrigada, amiga, por ser sempre tão Gentil para com o Começar de Novo e me espere que um dia destes bater-lhe-ei à porta para tomarmos um cafezinho.. Um beijinho muito especial
      Emília

      Eliminar
  30. Obrigada Emília. Torço por esse dia!... faz tempo que repito as palavras de desejo de conhecer ao vivo os amigos que tenho feito aqui... Se algum dia vier a Leiria... por favor avise! Mas haverá um dia em que numa ida a Lisboa, conseguiremos realizar esse encontro!
    Obrigada Emília.
    Abraço apertado.
    Sempre,
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter a certeza que, quando for a Leiria a avisarei e seria mesmo muito bom um dia reunirmo-nos com a Teresa e a Joana. Quem sabe no Verão ou férias da Páscoa não preparemos essa visita? Beijinhos, amiga!
      Emília

      Eliminar